Blogs Cozinha Bruta > Pior cuscuz do Brasil coroa o ano das listas bizarras de comida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vicente de Oliveira Sampaio

    Arroz com pequi é uma visão do inferno! Não dá pra engolir!

    Responda
  2. raul neto

    Gostei da analogia. E aconteceu. Se alguma página, nem sei se é isso, disser que o bozo foi um estadista a la Churchill a imprensa compra imediatamente. E não adianta o genocida ser o primeiro cara a não ser reeleito a presidência. Os jornalistas preguiçosos já decidiram que bozo é a reencarnação do Winston e pronto.

    Responda
    1. raul neto

      Pagina de Twitter, X, sei lá

  3. Carlos Dias

    É claro que uma "coisa" americana, que possui a melhoir alimentação de ultraprocessados do mundo pode opinar sobre as delícias brasileiras. Aliás, opinar, pode, pq eu tb odeio o q eles comem, só não podem dizer q essa avaliação é global. Salve a população americana com sua maioria com IMC acima dos 40!

    Responda
  4. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Parabéns amigo , como sempre hilário e sério ao mesmo tempo , feliz ano novo :)

    Responda
  5. jose roberto prado

    É simplesmente, inacreditável, um verdadeiro acinte à culinária a opinião desses pseudos críticos da cozinha brasileira, ao colocar o maravilhoso cuscuz Paulista, como o pior prato do nosso, amplo, generoso e diversificado menu! Não passam de fantoches a serviço dos que não conhecem a realidade e as gostosuras da nossa tradição gastronômica.

    Responda
  6. ADONAY ANTHONY EVANS

    O tema de que a Imprensa está perdidinha com o advento da Internet, eu diria perdidaça, é lapidar. Foi um dos pontos apontados por mim em carta ao Ombudsman do jornal, José Henrique Mariante, essa semana. No início do século XX, os carroceiros fecharam a passagem da ponte de Londres contra a concorrência estabelecida com o aparecimento dos caminhões. Claro que não adiantou nada. Prova disso é que, à exceção dos cavalos do rei náo há mais b- nas ruas. Espero que os jornalistas façam melhor.

    Responda
  7. Francisco Blazquez

    Ninguém levaria este tipo de lista que o próprio articulista adjetivou adequadamente para não dizer outra coisa, a sério. Todos sabem que não há qualquer metodologia científica por trás delas, não são pesquisas eleitorais. Elas servem apenas para diversão num momento de tédio, ou para preencher espaço de coluna de jornal e insinuar que o leitor merece o mesmo adjetivo que o articulista usou para a lista, para não dizer outra coisa.

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Caro Adonay, tente conversar com mais pessoas do povão, se surpreenderá com o bom senso do brasileiro que mal estudou na escola da esquina,

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Francisco, nem todos tem sua formação em Harvard e Princepton, com passagens em Cambridge e Oxford. As pessoas acreditam sim. Tanto acreditam que elegem até militares de vocação terrorista, achando que o Messias chegou

  8. ROSA REGINA OLIVEIRA DELGADO

    O pior é que essas listas vão ditando o que é bom e o que é ruim, interferindo na diversidade da nossa cultura, homogeinezando os gostos e contribuindo para o apagamento das memórias afetivas. A quem interessa essa homogeneização? Com certeza interessa a alguém. Como bem observou alguém aqui nos comentários, as comidas mais antigas são as que fazem parte dessa lista. Com essa observação dá pra arriscar quem são os reais interessados nessa homogeneização e nesse apagamento de memórias afetivas.

    Responda
  9. Francisco Blazquez

    Só alguém muito besouro levaria este tipo de lista besoura a sério, besouro para não dizer outra coisa.Todos sabem que não há qualquer metodologia científica por trás delas, não são pesquisas eleitorais. Elas servem apenas para diversão num momento de tédio, ou para preencher espaço de coluna de jornal e insinuar que o leitor é besouro

    Responda
  10. MARCIO Gionco

    Eu gosto de cuscuz. No da foto faltou a sardinha

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Apoio e adiciono, sardinha quando sobra mês depois do fim do salário, camarão quando ainda não pagou a conta de luz e o condominio.

  11. Sergio Moraes

    Excelente

    Responda
  12. Vito Algirdas Sukys

    A variação genética causa, geralmente em homens, que sejam cegos a cores, incapazes de distinguir entre uma maça verde de uma vermelha. Outros genes influenciam o gosto ou sabor, para alguns infelizes indivíduos, o coentro tem o sabor de sabão; outras não conseguem formar imagens, outras têm uma vívida imagem mental. Sobre gosto estamos em desacordo pois não levamos em conta as variações genéticas.

    Responda
  13. jose eduardo serrao

    Genial

    Responda
  14. guto duncan

    Muito bom ler seus textos!

    Responda
  15. NACIB HETTI

    O articulista bem que avisou. Matéria chinfrim para encher linguiça no fim do ano.

    Responda
  16. Audrey Constant Bruno

    Sou do Rio de Janeiro e gosto muito de cuscuz paulista, acho bonito e nutritivo, um prato completo. Estas listas são tentativas de reter e resumir o ano, segurar o tempo, e pior, são muito direcionadas por torcidas e algoritmos. Quem não gosta do cuscuz paulista, me dá que eu gosto.

    Responda
  17. Claudio Vieira

    Ótimo texto! Um grupo de pessoas votou em massa para eleger uma pequena padaria em São Paulo ,que ganhou o título de campeã. Está folha (assim em minúsculo) sequer foi verificar a veracidade,simplesmente repetiu a informação. Isto com um ranking alimentar,imagine com temas mais relevantes

    Responda
  18. Pedro Paulo Carreira Torres

    Amo cuscuz paulista!

    Responda
  19. joão moreira

    Neste caso específico, o que teria ficado para trás não somos nós diante da velocidade da tecnologia, mas a eventual fragilidade da metodologia da pesquisa (ou enquete, melhor). Mas vamos concordar em uma coisa: ô cumidinha ruim esse tal de anusanus Paulista!!!!

    Responda
  20. João Paulo Aumond

    Calma, esquece esses rankings, tome um Chá de GPT que passa.

    Responda
  21. CLAUDIA DE OLIVEIRA

    Cuscuz paulista é bom demais. Parece q essa farsa de "pior prato " não passa de uma tentativa de diminuir a culinaria paulista.

    Responda
  22. Anna Rodrigues

    Pois é né, a terra não gira, capota, os paulistas fizeram o que fizeram com o cuscuz e depois chegam aqui achando um escândalo que come pizza com ket chup. Pizza se come com azeite, mesmo se vcs preferirem com ket chup, quem, manda no paladar de vcs somos nós. ...E tacam essa treinhada no cuscuz...

    Responda
  23. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Pode comer com a boca ou só cuscus?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Hahaha! O ataque do tiozão. Não se esqueça de levar o cachorrinho Nabunda para passear de barco.

    2. RENATO PASCHOALINOTO

      É só pavê! (vem, meteoro!! kkkkk)

  24. Milton Nauata

    Conheci muita gente, os mais enjoados são aqueles q nem tem o q comer. Toda comida é boa, se for feita com higiene é sadia. Traço qqr prato, aprendi desde criança, comida boa é a q temos.

    Responda
  25. Andre Ribeiro

    Dá pra polemizar, dá pra dizer que é irrelevante, da pra burlar a votacao. Mas a verdade é que listas são divertidas, quase todas as comidas dessa lista são ruins mesmo, por coincidência ou não. Não é porque uma comida é popular que necessariamente é boa, o mau gosto é popular também.

    Responda
  26. maria eloisa montero miguez

    Cuscuz Paulista é comida herdada de caiçaras e caipiras com alumentos disponiveis como milho, palmito, peixe ou galinha. É um prato maravilhoso. É necessário comer um cuzcuz bem feito para opinar e não simplesmente avaliar pela aparência e dizer "não gosto".

    Responda
  27. Carlos Moura

    Boa!

    Responda
  28. Vitório Tomaz Cabral

    Viva o cuscuz paulista!

    Responda
  29. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Fecho de ouro para 2O23, Marcão! Bem que ele avisou: não é sobre cuscuz, esthhupido!

    Responda
  30. Antonio Ferreira de Castilho

    Melhor coluna do ano! Quem sabe ler e entender vai concordar!

    Responda
  31. Marcelo Fernandes

    Pois vamos mo rrer atirando. Atirando Cuscuz Paulista neles. Obrigado por mais um ano de Cozinha Bruta, mestre, e que venha 2024!

    Responda
  32. Vito Algirdas Sukys

    De acordo com Paul Bloom de Psych, a psicologia não se reduz à neurociência, apesar desta nos contar coisas interessantes. O ataque da neurociência à psicologia repousa numa confusão sobre como a explicação científica funciona. Sabemos pouco sobre a vida mental. Cuscuz paulista com camarão rosa do Mercadão da Cantareira é um ótimo prato para o Réveillon. Meus parentes da Bahia aprovam. Não resolvemos todos os problemas da psicologia, mas cuscuz paulista que minha irmã faz nem na Le Cordon Bleu.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Para decidir sobre cuscuz paulista precisamos da epistemologia social da culinária que envolve tratar do conhecimento gastronômico levando em conta outras pessoas não apenas o sujeito do conhecimento; a questão do testemunho; como uma comunidade gastronômica pode ficar em desacordo racional entre pares; conhecimento culinário num mundo social. Muito pano pra manga. A discussão continua.

    2. Vito Algirdas Sukys

      Minha irmã fez faculdade de Belas Artes, é pintora e especialista em história da arte e decoração. O cuscuz paulista dela é decorado com os camarões rosa, como num prato de cerâmica trabalhado. O cozinheiro pode melhorar, afinal isso se aprende na Le Cordon Bleu em Paris. O cuscuz paulista pode ser aprimorado, não precisamos parar no tempo e achar que a comida brasileira não evolui, fica presa à Idade Média. Um camarão à Provençal da Le Cordon Bleu e o cuscuz paulista da minha irmã, ganha o dela

  33. maria cristina caldas da fonseca

    Grande Marcão! Perspicaz, afiado, excelente! Noto que as mal votadas são comidas das antigas, até tradicionais, e despretenciosas, como a mentirinha e maria mole. Acho que quem votou nem conhece, não sabe como se come.

    Responda
  34. Gregorio Amarante

    Primeiro, se a apresentação de um prato é um ponto relevante, então o cuscuz deve estar entre as piores comidas mesmo. Sua aparência é horrível! Segundo, o amigo esta metendo a lenha na imprenssa e vem aqui e faz a mesma coisa, dando audiência para um assunto que já tinhamos até esquecido. Tá achando ruim? Então faça diferente!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Leia de novo, vamos lá! Quem sabe na quinta vez você entenda!

  35. Rubens Ventura

    No cuzcuz da foto faltou a sardinha, cuzcuz paulista é com farinha de biju de milho, e é muito bom.

    Responda
  36. SAMUEL COSTA NETO

    Pode até ser bom (não aprecio), mas que é feio é

    Responda
  37. antonio claudio da silva

    Adoro Cuscuz Paulista !!!!!!!!! Comida boa barata com gosto de casa !!!!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.