Mario Sergio Conti > Fidalgos das Americanas deram o golpe de 2023 com hipocrisia e arrogância Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O artigo é excelente, mas tem que ter a continuação. Faltou esclarecer o ataque à Eletrobrás que hoje é controlada pelo trio, sem ter gasto um real. E dessa vez a fraude vai bater no governo, pois são os maiores acionistas, ou acionistas de referência. Faltou dizer também que o calote recebeu proteção judicial. É a primeira vez que roubo é protegido pela justiça. E por último, tem que ser comentado o fato da fundação Lemann administrar mais de 6 bilhões de reais da verba da educação.
Conti, reta ainda outra pergunta, não respondida, sobre o tema. As americanas por terem ação na bolsa, são auditadas por grandes empresas da área, as três ou quatro dominam o mercado. Auditam bancos, seguradoras e a maioria das empresas listadas na bolsa. Não identificaram 40 BI de rombo? O que aconteceu com elas? O nosso mercado financeiro e seguro, quando auditorias não identificaram 40 bilhões de rombo, e atestaram que a empresa e saudável e vc pode comprar ações daquela empresa ???
Conti, realmente o cinismo e sarcasmo de grande partes destes "liberais" exploradores são coisas que nos enojam, porque as "autoridades" os tratam como pessoas "bem sucedidas", os "vencedores" e exemplo para os "perdedores", na concepção neoliberal, é claro. Enquanto isso, se a gente se engana por centavos numa fonte de pagamento na declaração de imposto de renda, temos que fazer uma retificadora. Pobres ou classe média? azar o seu!!!! dizem eles.
Puxa vida caro Mário. Tinha esquecido dessa estória, mas agora com sua retrospectiva do trio do bilhão alheio fiquei de novo enojado.
Concordo com a Maria Pirlin, só o Conti falou a verdade sobre o trio escravagista Visitei por muitos anos unidades da Abelv como fornecedor e vi como trituravam os funcionários e pisavam nos fornecedores, amigos que trabalharam na Americanas falavam o mesmo.Mas ele está certo nada vai acontecer aos "exemplos" de empresários bem sucedidos!
Ah, Conti, que injustÃcia! Demorei a ler essa magnÃfica esculhambação, supinamente fundamentada, esplendidamente desopiladora, infelizmente inócua no que diz respeito aos justos Ãmpetos vingancistas que porventura emergissem - todavia, como "vingança" é treco anticristão, não sou nem de demandá-la nem de justificá-la. Mas, se ocorrer por conta de alguma imprudência, tipo siricutico de demitido descendo lenha em patrão pppiicareta, não seria eu a achar ruim, não. Se alguém fizer, lastimo. Numas
Nguyen Van Thieu, obleskblom, em guerra civil bilionário baixa o tom
Conti, vc foi o único (que eu tenha lido) que pingou todos os is. Um consolo (pequeno perto da lambança e da sabujice das otoridades e do tal mercado) que é que essa trinca nunca mais vai poder posar de vestires ou gente fina. Tranbiqueiros e pilantras.
Gestores ou gente finaÂ…
porque tanta censura , o que os incomoda ? depois vem falar dos militares da ditadura , voces são piores!
Conforme o próprio articulista cita o caso da LavaJato, JBS,Odebrecht, sem contar outros tantos financiados com o dinheiro do brasileiro através do BNDES, e agora novamente estamos a mercê desse mesmo doador ,bondoso, bem intencionado e pródigo com o seu dinheiro, para dar aos amigos e correligionários. Pobre PaÃs , pobres brasileiros .Só apareceu esse rombo agora porque tem um governante amigo que vai ajuda-los nessa apropriação do dinheiro alheio , é bom ter amigos!
Artigo sensacional, o melhor que li em anos na folha. Um pontapé no trio soberbo, vaidoso e larápio
O autor do artigo está de parabéns! Não poderia haver melhor descrição de um dos maiores crimes financeiros no Brasil. Esse trio deveria estar encarcerado, mas no Brasil este tipo de crime compensa, pois envolve muito dinheiro. Quem tem muito dinheiro não vai preso, pois pode contratar hábeis advogados especializados em livrar réus de crimes desse tipo.
Excelente artigo, pelo tema tão necessário e pela maravilhosa escrita do autor. Um deleite para quem gosta de ler. Quanto ao tema, é lamentável que tamanho roubo fique por isso mesmo.
Excelente! Não cabe mais nada, nenhuma palavra.
“ …De repente é quela corrente pra frente, Parece que todo o Brasil deu a mão! Todos ligados na mesma emoção, Tudo é um só coração… “ . É o capitalismo em ação, é a meritocracia que abrangerá também os herdeiros. Vencerão, tá no sangue, são exemplares ! Todos, se quiserem, terão a mesma oportunidade. Salve o corporativismo, o capitalismo! Não é à toa que temos horror a um tal de socialismo, mesmo que muitos nem sabem o que é. Social… sociedade, nem pensar! Nosso mundo é outro!
Na verdade há um precedente. A fraude do banco nacional levou à condenação criminal do Marcos Magalhães Pinto 7 anos depois. Parece que só ficou 1 dia preso e enrolou com recursos até sua morte. Mas agora com a ética da lava jato será diferente. Ah, esqueci que voltamos ao que era antes.
O trio conseguiu o que queria tomou a empresa pra si quase de graça. Agora vão valorizar artificialmente as cotas nos próximos anos para irem vendendo quando permitido e pegando o dinheiro de volta. Sobre a doação para o filho, foi feita no Brasil, ou seja pagaram o ITCMD? ou fizeram no exterior para não pagar impostos? Não sei o domicÃlio fiscal do filho, mas o governo do estado em questão poderia mostrar a guia de arrecadação.
Leia-se "bulhufas".
O texto do Conti, magistral, passou na censura da Folha porque os examinadores não entenderam bulhuvas do que está escrito com a maestria verbal do Conti. Feliz Ano Novo e vida longa apreciado Conti!
Mario Sergio Conti foi impecável na crÃtica, na análise, no uso brilhante da lingua portuguesa. Ainda bem que temos liberdade de imprensa. Tocou na ferida de um Legislativo vassalo do poder econômico. Li uns dias atrás como os fornecedores vão receber o que a Americanas deve. Uma vergonha. Vai causar demissões também nna cadeia de fornecedores. É o Brasil que é visto lá fora, onde se pode de tudo. Vergonha. Conti, parabéns.
Texto corajoso...o unico tropeço foi falar em "trinca de azes".É trinca de ases, Conti ...
Claro que pensei nisso,Washington...nao vejo problema o Conti ter derrapado na lÃngua mater...mas se se tratasse de ironia o mÃnimo que ele podia fazer era ter escrito azes entre aspas...
Acho até que é intencional. Combinaria com a ironia no tratamento do sapatênis.
Conti, depois dessa, 70/ dos colunistas da FSP deveriam pedir demissão e se dedicar ao plantio de alface. Atividade imensamente mais nobre do q a q fingem exercer hoje.
Excelente texto, Conti. Em um jornal que escamoteia seus posicionamentos e quase sempre com a intenção de municiar a visão faria lima de mundo, ver alguém pondo o dedo na cara dos ladrões da Americanas é um ato e tanto. Continue assim.
O liberalismo brasileiro de muitos milionários se resume a isso. E há os babões de plantão com carro e imóvel financiados até o talo.
Este texto lavou minha alma. Presente de final de ano. Parabéns Conti. Às vezes quando saio com minha filha e meu genro, este quando vê um carro destes que poucos tem, ele olha, e me diz o ano de fabricação, modelo, preço, é capaz até de me dizer o nome do dono do carro. Eu só me limito a perguntar como é que o proprietário ganha o seu dinheiro para comprar um carro daqueles....
Eu a partir de agora só tomo Itaipava e Heineken .
Eu também me pergunto o que acontecerá com a empresa de auditoria, que da mesma forma, ou foi incompetente ou conivente.
Perfeito! E quanto levou a empresa de auditoria, que nada viu?
E esses bandidos são tratados como reis ,prÃncipes da meritocracia. Do que adianta bilhões,e bilhões e no fundo serem punguistas de quinta "catigoria"
Dois mundos: megaempresários de direita, e centrão, mamando nas tetas públicas; e o resto !!!
Isto só prova que o mundo dos negócios é sempre incerto, tiveram sucesso na AmBev e na burguer king, insucesso nas americanas e na empresa de catchup nos EUA .
Mario S. Conti, fechastes o ano com chave de ouro! Belo texto que ajudou-nos a lavar a alma ferida e lesada. JK
Conti descreve a mais pura verdade. Desde o inÃcio, nunca bati palmas para esse trio. O que fazia meus amigos e colegas de trabalho acharem um absurdo, já que os caras eram considerados "deuses" em eficiência e competência. A manada de cordeiros de sempre. O Brasil não muda em certas coisas.
Trio de Ladrões. Nada além disso.
Texto excelente, retrato fiel da realidade.
“Minha famÃlia a serviço da sua”. Nossa contribuição foi de apenas 17k para as festas de final de ano das famÃlias beneficiadas, acho que não dá nem para o champagne.
O que fez até agora a CVM? Que só conseguiu punir o mensageiro!!!
Infelizmente a minha idade me permitiu assistir a inúmeras falcatruas perpetradas por gente graúda que tenho certeza que esta não será a última!
Só faltou uma questão importantÃssima. Qual foi mesmo a justificativa da empresa de auditoria independente?? Estas sociedades representam uma das criações mais exitosas do sistema capitalista. São elas que garantem à sociedade e ao mercado a veracidade das informações contábeis das sociedades por ações, ou seja, sustentam a alma do capitalismo, garantindo a confiança do investidor, dos fornecedores e clientes. Se não justificaram, o que pensar de todos os demais pareceres emitidos por ela??
Cada paÃs tem a liderança empresarial que merece. Essa trÃade é a nossa. Vergonha pouca é bobagem.
Concordo com comentário anterior. Essa turma da Americanas está por trás da DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO.
Inconsistências contábeis se equivalem a recursos não contabilizados. Entendedores entenderão.
É a mesma turma que quer a desoneração da Folha de pagamento, com aval do congresso.
Batata liberal que co estudou em harvard me milho na mao de Lemann sera prefeita
Essa coluna, talvez sem querer ser, não deixa de ser uma homenagem a Jânio de Freitas e Luiz Nassif....
Uma das melhores coisas escritas na “isenta” mÃdia nativa nos últimos tempos. Será que o seu Luiz Frias não vai magoar?
Achei de muita coragem expor assim esse trio torpe, com todas as letras e no apagar das luzes desse ano tão visceral para a democracia brasileira. Suas práticas predatórias de enriquecimento já são de conhecimento público, e o case Americanas fez corar até principiantes em Administração. Só não vejo punição à vista, já que nosso Congresso ainda está em frangalhos, logo, sempre mais corruptÃvel.
M S Conti, sempre um artigo bem escrito e bem colocado. Em geral, assuntos que a maioria dos coisinhas de jornais brasileiros jamais ousaria comentar. Parabéns!
A ganância em progressão gemétrica!!
Geométrica!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mario Sergio Conti > Fidalgos das Americanas deram o golpe de 2023 com hipocrisia e arrogância Voltar
Comente este texto