Txai Surui > 2023 é um dos anos com mais mortes por suicídio entre os guaranis Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Bob MacHado

    Prezada Txai, fiquei muito triste e profundamente comovido com essa notícia. Os povos originários e os afrodescendentes são o que há de melhor na nossa cultura, na nossa sociedade. Trouxeram para o nosso caldeirão social a alegria incondicional, resiliência física e mental, sabedoria, conhecimento, fé e força física. Conte comigo para ajudar você nessa missão! Viver é preciso! Viver bem é necessário!

    Responda
  2. Nerisvaldo José Santos

    Não entendi por que o gaiato disse que os índios que se mataram fizeram o L. O absolutamente lógico é que devem ter feito a arminha ridícula com os dedos, como aquele ex cremen to.

    Responda
  3. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Fizeram o “L” ?

    Responda
  4. Carla C Oliveira

    Realmente, uma situação muito preocupante.

    Responda
  5. José Felipe Ledur

    Prezada Txai. Sua denúncia é como "uma voz que clama no deserto". Desperta pouco interesse de quem não se encontra abaixo da "linha da humanidade". As declarações iluministas que há mais de 200 anos afirmaram a humanidade, o direito ao livre desenvolvimento da personalidade, não alcança os povos subjugados pelo colonizador.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Txai querida, impressiona demais essa realidade. Eu tô passando uns dias numa quebrada aqui em Minas, numa pequenina comunidade entre Aiuruoca e Alagoa. Pois também aqui, uma roça simpática entre montanhas, repleta de mato e água (bens valiosíssimos, não?), gentes vêm se matando com inédita regularidade. Minha hipótese é que lhes falte mundo adiante: suas perspectivas estão, no mínimo, sendo tolhidas, estão acanhadas. Não encontram lugar no presente e no futuro. Nao é de se estranhar, não.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Poizé, ate o ano passado a culpa era do jair. E agora? Comente dona anete

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Com certeza quem atacou os indigenas no Parana eram bolsominions , o odio continua

    2. Marcos Benassi

      Óia, Florentino, eu ainda atribuo ao Bozo, à Bozofrenia e à continuada Bozolinagem uma parte substancial dessa responsa. Aquilo que foi destruído e desvalorizado, a barbárie (em formas diversas e criativas) tomada como um valor, são resíduo que levará anos pra ser limpo. O Bozo Mau ainda matará Chapeuzinho por muito tempo na floresta.

    3. Ediney Fortes do Prado

      Bolsonaro não criou o genocídio contra indígenas, ele só aumentou o que já acontecia há 5 séculos. Ele deu aos assassinos o direito de matar. Agora temos uma longa luta pela frente para impedir que mais indígenas morram e sejam covardemente mortos.

  8. Alexandre Pereira

    Gostaria de ver as estatísticas das demais etnias no país.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.