Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdir Teixeira da Silva

    A maior parte da população de rua é devido ao vício em drogas e não diretamente à pobreza. Moradores de rua atualmente é muito mais um problema de saúde pública do que de miséria. A grande maioria das muito pobres vivem em favelas ou moradias precárias e não na rua.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    A professora do INSPER foge da questão central como o diabo da cruz. Trata-se tão somente, em escala planetária, do fim do "Welfare State" que foi erigido sobre os escombros da II Grande Guerra. E o foi, exatamente, para superar a instabilidade, precariedade e insegurança generalizadas disseminadas pelo capitalismo livre e solto, que deu na crise de 29 e liberou os instintos mais primitivos da besta nazi-fascista. Volta-se ao "State of Social Malaise", após o fracasso do Consenso de Washington.

    Responda
  3. Ricardo Nunes de Carvalho

    É muito difícil cada um perceber o quanto contribuiu para isto. No caso citado pela reportagem, desde tratar como invisíveis aqueles que executam trabalhos mais simples, isto quando não são humilhados, até quando fazemos escolhas por produtos que claramente estão bem abaixo do custo, produzidos por trabalhadores em situação precária, ou mesmo adquirindo produto pirata, nós os empurramos gradativamente para a rua, para sobreviverem com as nossas sobras.

    Responda
  4. José Cardoso

    Acho que a principal causa é a abundância de sobras nas cidades mais ricas. É possível viver da ajuda esporádica e catando lixo. Há bem menos disso em lugares pobres. O início foram os hippies, que era um nome glamouroso para morador de rua meio drogado.

    Responda
  5. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Neste século, após 15 anos de administração do PT., queria o que? . Veja a extrema esquerda também em Cuba, Venezuela , Argentina, Nicarágua entre outros . O rastro vergonhoso de miséria deixado pelos "companheiros" terraplanistas sosialistas dos anos 60.O Brasil ferrado de novo com os petralhas.

    Responda
    1. Leila de oliveira

      Esse Joaquim só diz m3rd4.

    2. Marcio da Costa Pereira

      Alemanha aumento de 15% ao ano, Inglaterra 14% ao ano. Os estados mais de direita do Brasil tem a maior elevacao no percentual de pessoas em situação de rua. Brasil 12% ao ano...leu a reportagem?

  6. Emanuel Mello

    A população de rua cresce porque acabaram com os hospitais psiquiátricos

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Tambem, quero dizer, contribuiu.

    2. José Abreu

      Emanuel vc tocou na questão central. Acabaram os hospitais psiquiátricos e devolveram os doentes as suas famílias. Quem tem um ente querido com problemas sérios mentais sabe quão impossível e conviver com eles. Os doentes vão para as regiões nobres onde sobra alimento e tem mais segurança. O ser humano sabe escolher o melhor p si. Mas não vejo o poder publico distribuindo os medicamentos necessários p essa população, ai só lhes resta o crak.

  7. Caubi Maciel da Nóbrega

    Antes de buscar soluções deveria ser feita uma ampla pesquisa, sem qualquer viés ideológico, sobre as causas reais desse problema. Certamente devem existir pessoas que estão na rua por gosto, por doença mental, por aversão ao trabalho e a outras exigências sociais e econômicas. Depois, a busca de soluções pode ser compartimentada por categoria. Eu acho.

    Responda
    1. Bruno Andreoni

      Números de uma pesquisa do Ministério dos Direitos Humanos: 60% dos que moram na rua estão lá por falta de alternativa; 25% por comodismo e 15% por vício em drogas. Parece faltar projeto, só há ações espasmódicas. Lembrar que é problema mundial.

    2. Carlos Silva

      Concordo contigo Caubi. Nos dias de hoje, tudo vai para os extremos, e o bom senso nunca está nos extremos ideológicos. Para mim não importa se é esquerda ou direita, mas pessoas vivendo nas ruas sem destino nem esperança.

  8. José Fernando Marques

    O crescimento da vulnerabilidade econômica leva ao crescimento da população de rua. Concordo com a colunista que os que estão nessa situação precisam de apoio, acolhimento, solidariedade (mas como promovê-las?). O fato maior é que o modelo econômico, não só no Brasil mas no planeta, não responde como deveria às necessidades básicas das pessoas. Isso afeta as redes de apoio, que deveriam ser mais amplas e eficazes do que são.

    Responda
  9. Paolo Valerio Caporuscio

    Mídias querendo esconder a realidade, a pobreza continua e há poucos dias divulgou que a fome aumentou nas cidades e periferias , então parem de enganar de tampar o sol com a peneira.

    Responda
  10. NACIB HETTI

    Redução da pobreza?!

    Responda
  11. Luiz Antonio Sypriano

    É muito simples, Folha! Está relacionado a concentração de riquezas e rendas, como a grilagem de terras, nas mãos de poucos.

    Responda
  12. ELIZEU DINIZ

    A indignacao deveria ser trocada por solidariedade e irmandade. As pessoas se individualizaram e tornaram-se mesquinhas. Só o belo, o consumo desenfreado e a vaidade deram corpo para uma nova civilização tecnológica e desumana e ainda pior o papel do Estado, catanho e cheio de politicagem,virou o maior apoio para esta realidade.

    Responda
  13. Alípio Dias dos Santos Correia

    A concentração de renda chegou a um índice recorde. Portanto, é natural que políticas sociais tímidas não são capazes de erradicar a pobreza de forma definitiva.

    Responda
  14. Eduardo Freitas

    Redução da pobreza? Redução da pobreza dos políticos laddrões e seus amigo$?

    Responda
  15. Vanderlei Nogueira

    Censura: existe algum estudo sobre a política racial de migração em massa para reformas trabalhistas, políticas e principalmente étnicas ?

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Pressão política da esquerda para convencer promotores da liberação de verbas

  16. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Redução da pobreza no Brasil? Em qual universo paralelo isso poderia ser verdade?

    Responda
    1. Valeria Cavalcanti Rolla

      No seu

  17. MARCIA CIARALLO PESCUMA

    Redução da pobreza no Brasil? Em qual universo paralelo isso poderia ser verdade?

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo, não consegui me segurar. Dado não é informação, informação não é conhecimento, conhecimento não é sabedoria. A cada dia eu acredito mais nisso.

    2. Paulo Augusto

      No universo verdadeiro, com dados.

  18. Gaya Becker

    A indiferença no núcleo familiar é muito comum atualmente. Ninguém mais quer se comprometer em ajudar um familiar em apuros. É mais cômodo abandonar e deixar se perder nas ruas. As famílias não se protegem mais como antigamente. Nascem e crescem no mesmo núcleo mas é cada um por si. Incluindo os pais que se separam, abandonando a formação dos filhos ainda menores e vão em busca de novas relações, criando novos núcleos e tudo que já foi feito vai ficando pelo caminho, ponta acima, ponta abaixo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Concordo, no passado havia muito mais pobreza, não existia Bolsa Familia, Minha Casa, Minha Vida,as escolas não forneciam alimentação e nem livros, mas as familias se ajudavam, outra coisa, havia mais responsabilidade dos pais e das mães.

  19. Edimilson Volpe

    Que texto medroso. A culpa é toda a sociedades que ocorre mais em áreas de renda mais elevada? Como os mais pobres seriam os culpados?

    Responda
  20. Marcelo Magalhães

    Belo texto! Concordo totalmente que é uma questão absolutamente complexa e que talvez seu melhor entendimento signifique um grande passo para uma civilização melhor.

    Responda