Marcelo Leite > 2024 será mais quente que 2023 e o ano mais fresco na vida de nossos netos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A questão climática parece ter virado crendice. Vamos nos ajoelhar e rezar.
O que cada um de nós pode fazer: 1- parar de comer carne. Este é o mais importante de de maior efeito. 2- Não tomar banho quente com chuveiro elétrico- se estiver muito frio, abrevie o banho; 3- se tiver carro abasteça com etanol e tente substitui-lo por bicicleta; 4- se mora até o 3p andar, não chame o elevador , desça pela escada; 5- não passe a ferro roupa de cama, na Europa ninguém faz isso; 6-avião? Só se a firma está pagando.
Para aqueles que negam as mudanças climáticas pela ação humana, seja por má fé e por falta de aprofundamento em tudo que já foi pesquisado, ficam os questionamentos: a: o desmatamento não provoca nenhum alteração na vida? O princÃpio da precaução não deveria ser a base de: na dúvida não desmate e não comprometa os recursos hÃdricos, não acabe com as espécies responsaveis pelo equilÃbrio da natureza, não polua para não adoecer, não acabe com o que é fonte de inspiração e de vida"?
O PIB da construção civil já supera o do Agronegócio. DifÃcil saber quem emite mais CO2. No Brasil carro elétrico anda com energia produzida por usina termoelétrica, continua usando combustÃvel fóssil. A nÃvel municipal, vereadores ignoram o aquecimento global e autorizam o desmonte da legislação ambiental. A leitura da coluna é necessária.
Finalmente li um comentário sobre as barba r idades faladas na CPI das ONGs. É inacreditável o que foi dito ali. O tÃtulo do artigo resume bem e é muito triste. Outro ponto que o texto acerta em cheio é sobre o enfado e resignação que nos fazem in ertes diante do cola pso.
Para manter um mÃnimo razoável de sanidade mental me recuso a perder tempo com aquele circo grotesco. Sim, infelizmente estamos inertes diante do colapso. Colapso ambiental e civilizacional.
Onde você estava cara pálida quando Aldo fez um código florestal moderno e ponderado?
A solução: parar o agronegócio e replantar florestas, proibir o uso de combustÃveis fósseis e eliminar 95% da população mundial. Só isto!
A elite capitalista, gente como Elon Musk, por exemplo - que vocês da extrema-direita tanto endeusam - já está providenciando, a todo vapor, a "solução" do extermÃnio da maioria da população mundial.
Pombalino, por um involuntário descuido acabei curtindo o seu comentário. Portanto, desconsidere.
"Não abusar da ironia, faca de dois gumes cegos, inúteis para fazer picadinho do desgosto."
Que tal ser menos patético e pensar em utilizar as terras ociosas ao invés de aumentar o desmatamento, em utilizar fontes de energia renováveis e evitar a sexta extinção em massa da história de nosso planeta?
Saber que a Terra está aquecendo é fácil, concluir que é por ação do homem e este tem como reverter até agora ninguém assegurou, apenas opinam sem a certeza de qualquer resultado.
Nossos netos olharão para nós e dirão: " Mas vcs sabiam e não fizeram nada?".
O problema é sistêmico. Nós, pobres mortais, por mais conscienciosos que sejamos sobre os problemas ambientais, nada ou quase nada podemos fazer contra um sistema que tem enchido os bolsos dos donos do mundo e de suas corporações. A solução dependeria da boa vontade dessa gente ou de uma revolução global. Como nenhuma dessas duas situações vai rolar, resta esperar o fim do mundo. É o realismo capitalista.
Quem não acredita no aquecimento é de má-fé!
Está difÃcil pra nós mortais sabermos a verdade, assim como é difÃcil acreditar que as chuvas do sul e sudeste vem dos rios aéreos oriundos da Amazônia, que se vê que não tem umidade nem pra ela.
Caro Pombo, recomendo o filme "Não olhe para cima". Você vai gostar!
Será que não está na hora de não ter mais netos? Isso se pode alcançar não gerando filhos. Topam ? Porque a mudança climática não pode ser freiada pelo Homem. Não é a primeira nem a última vez que a Terra passa por este fenômeno.
Eloisa, embora a população mundial continue crescendo, a tendência cada vez maior é que as taxas de natalidade declinem em todo o mundo. Já acontece nos paÃses de maior IDH há alguns anos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > 2024 será mais quente que 2023 e o ano mais fresco na vida de nossos netos Voltar
Comente este texto