Samuel Pessoa > Olhando para a frente e para trás Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Seu Samuel, contrariamente a alguns colegas, eu acho excelente esse exercÃcio de verificar o grau da PitonÃsia, se alto ou baixo - supondo que a Pitonisa era padrão de qualidade, coisa desconfiável, até. Mas a comparação do ocorrido com o predito é, adicionalmente, honestidade intelectual, e só a vi em um outro seu colega articulista - deve haver mais, eu que tô desatento. Enfim, excelente 2O24 pra vossa senhoria!
Vai errar de novo!
Não só errou feio, fez fiasco. Escolhe outra profissão: jogar búzios ou taro.
Quem quer saber o que vc acerou ou errou ? Quem perguntou? Economista brasileiro e que nem técnico de futebol brasileiro. Serve pra treinar a várzea. Pior só o jornal abrir uma coluna para isto,
O Taxista da esquina ebo Garçons dos botecos proximo da Faria Lima acerta mais e melhor que os economists e os "tais analistas financeiros Faria Limmers"
Errou em tudo, ficando um pouco mais perto nós penduricalhos, porém, errando feio no principal, o crescimento. Esse erro capital se deve ao caráter extremamente ideológico que balizam o posicionamento do colunista. Ano que vem ouviremos mais desculpas esfarrapadas e outra tentativa de dizer que só errou num ponto.
Samuel 'pessonha' que erra feio e ainda quer achar desculpas.
Ele é um dos que previram o caos econômico no Brasil ,apostaram todas moedas que tudo daria errado ,quebram a cara ,devem estar babando de ódio ,coisas de loucos Bolsonaristas !
Não contava com o Lulinha da Sorte....
Lula da muita sorte...kkkk Haddad da muita sorte...kkk Esse pessoal do pt da muita sorte quando governador...kkk
Seu sobrenome deveria ser 'empáfia'.
Errou feio e nem ruborizou.
Errou na previsão de crescimento, está reprovado.
Faltou humildade ao colunista. Assumir que errou, que chutou um cenário negativo porque desejava (no intimo) que o governo se desse mal. Aliás os economistas erraram feio no último ano. Talvez um astrologo se desse melhor nas previsões sobre a economia brasileira.
Errei na hora de bater o pênalti decisivo do campeonato, mas os escanteios e laterais eu acertei todos.
Este comentário sintetiza todos os demais!
Talvez o Senhor precise reavaliar se está no caminho certo. Profissionalmente, talvez?
Uai, pensei que o mundo ia acabar em 2023. Não acabou. o PaÃs cresceu, o desemprego diminuiu, a inflação controlada, juros em baixa. No mundo liberal, é tudo uma questão de números e modelinhos. No mundo real, o Brasil voltou à normalidade institucional e aà vem arcabouço fiscal, reforma tributária, inserção na vida internacional e por aà vai... e tudo isso, que não está no modelinho liberal, tem a ver com economia, que não cabe em fórmulas e tem que se relacionar com a polÃtica, com o social...
Se diz que foi bem nas previsões é porque eram previsÃveis por demais. E mesmo que tivesse acertado algumas, não importaria: não há economista sério que se paute no que diz o insignificante Samuel Pessoa.
Botafogo campeão brasileiro em 2024
E o Vasco no vice
Previsão do Samuel Pessoa e do Mick Jagger
Troque a bola de cristal. E o viés polÃtico-econômico também.
Se fosse apenas incompetência, ok! De repente é sobrinho de algum dos donos do jornal... Mas não é... É discurso ideológico, maquinado, pensado pra atrapalhar. No fim, tem a ver com honestidade e outros bichos....
Nosso Samuca é assim: um quase-nunca-acerta. Mas para nossa sorte, e diferente do profeta bÃblico, esse nosso Samuca nunca é ouvido por Deus.
Samuel errou feio no crescimento, que é justamente a previsão mais importante. Melhor se aposentar e parar de fazer chutes enviesados pela perspectiva neoliberal.
Ideologia cega! Por mais que se diga que não é ideológico.
O Samuel sempre acerta tudo que ele não erra. Aguardando as novas previsões, inclusive para o ano 3224.
Devia ser proibido economista fazer prognóstico. Não acerta uma. Melhor ficar analisando o passado, e ainda assim erram feio pelo viés ideológico que possuem, seja para um lado, seja para outro. De fato o governo Lula sobrou no quesito econômico neste ano. Economista não conta o fator trabalho (porque será?) de Lula e quem está a frente do Ministério da Fazenda ou Economia seja o que for. É o trabalho que faz a diferença. Coisa que o presidente do BC não sabe o que é.
De fato, o colunista é bom em prever o passado...
Samuel errou atrás e errará à frente.
Mãe Diná também erra, relaxe Samuel...kkk
"Cenário relativamente benigno" = copo meio cheio meio vazio = o que vier eu acertei
(Continuação) Se fosse algum presidente do PSDB, todas essas medidas do Haddad seriam aceitas normalmente sem nenhuma crÃtica. Haddad é mais liberal que todos esses economistas juntos. Só que o Haddad é da linha liberal-social, e esses economistas são da linha mais neoliberal. A ideia de "justiça tributária" do Haddad é muito liberal, mas como é um governo do Lula essa turma acaba criticando. Daà se fosse um presidente do PSDB eles estariam elogiando por serem medidas liberais (e são mesmo).
Foi mal, Don Samuel.
Isso tudo é culpa do preconceito ideológico que esses economistas têm do governo Lula, mesmo já tendo tido a experiência do primeiro mandato, que foi mais liberal do que desenvolvimentista. Lula sabe como circular entre as duas correntes econômicas de pensamento, mas mesmo assim ficam "prevendo" que tudo vai dar errado e afundar. Na verdade, eu não vejo incompetência, mas oportunismo e previsões "fabricadas" pq na verdade queriam alguém do PSDB. As mesmas medidas do Haddad seriam aceitas.
Tentar prever Ãndices é muito difÃcil, tentar prever o que ministros e polÃticos vão fazer em conjunto é quase um demonstração de insanidade. Muito melhor do que publicar previsões, seria dar informações fidedignas sobre a situação da economia, e a partir delas traçar cenários genéricos, dependendo de como os agentes públicos podem se comportar. Como atenuante para o pretencioso comportamento do autor, deve-se registrar que todos os economistas fazem previsões.
Pessoa, com excessão do déficit vc errou todas. Tira umas férias e vai salgar os paÃses baixos nas areias de Cubatão. Na volta, agradece os leitores e muda de ramo. Lojinha de aviamentos, conselhos sentimentais pelo whatsapp. O que dói mais, não é o erro é o grau máximo de certeza nos vaticÃnios furados.
Economista da Folha e Daniel Esteves. Faria Lima, wusnto pior para a população melhor para esses abutres!
..quanto pior..
Pessoa também não previu o recorde de pessoas empregadas,o recorde na balança comercial, o salto da 12ª para 9ª economia mundial, a saida do paÃs da condição de pária internacional e volta do respeito mundial
Pessoa, como todos os demais analistas, relativisam seus erros, basta rever suas análises e ver o tom negativista contra a ação de Haddad, que por sua vez apresentou Ãndices mais perto dos verificados, que todos os informantes do boletim focus, é só pegar o de 13 de janeiro de 2023 e comparar.
Esse foi mais um dos cavaleiros do Apocalipse que se viram frustrados em dois mil vinte três. Ele gostava do Guedes. Faria Lima $ e povo comendo osso por quatro reais em SC. De graça em Cuiabá. No lixo em Fortaleza! Em nome de Gzuis, do deus mercado e do agrotóxicos. Enquanto isso, Ricardo Salles compra orgânicos para sua famÃlia.
Como Haddad foi bem ,vc foi mal.Mesmo com um congresso corruptive chantagista,, em menos de 1 ano, nova regra fiscal e reforma tributária aprovadas, Desenrola beneficiando 20 milhões de pessoas, Agenda Verde decolando e promoção de justiça fiscal eliminando privilégios e isenções tributárias dos super ricos, Bolsa sobe 22% ,dólar cai 8% , juros em queda, recorde de empregos e na balança comercial, salto de 12ª para 9ª posição na economia mundial. V.Sa não previu nada disso mas aconteceu
Sugiro apostar na megasena, talvez seja mais fácil acertar e não precisa pedir desculpa depois.
Não precisa se justificar, o colunista não errou, só era mal intencionado nas previsões, do contrário, não trabalharia para o bilionário banqueiro parasita de juros da Folha.
Eu acho que se pegar as análises de fim de ano do colunista nos últimos 10 anos será sempre a mesma. Tem hora que parece que nem precisamos ler, pq a explicação já vem pronta
Perfeito. De fato, algum constrangimento ao reconhecer erros nas previsões, mas enfim as reconhece. O que pergunto diz respeito não só a Pessôa, mas a todos os economistas, sobretudo os titulares de colunas na imprensa: quando é que vão dar destaque (ou ao menos mencionar) as altas e quedas na qualidade de vida da população? Salários. Alimentação. Saúde. E não digam que esses tópicos estariam fora do rol de assuntos. São economia pura e dura, da cabeça aos sapatos.
Calma José, fazer bem a população é ser populista, ruim segundo os colunistas, bom é fazer bem ao grande capital.
" meu cenário relativamente benigno..". Mostra o constrangimento do " analista '" mor do mercado com as inesperadas boas notÃcias cuja indução ao erro deveu- se lógico a eventos externos..
Samuel, aparentemente tem previsões suas que não batem entre si. Se em 2023 com taxa de juros real e nominal altas, aparentemente um pessimismo em relação ao novo governo, e outras variáveis negativas. Em 2024, com as taxas de juros americanas caindo (mas não muito) nossa taxa de juros por volta de 9,5% no fim do ano, o agro deve ficar com uma safra similar, sem crescimento. Nosso fiscal estará menos pior que 2023, não tem motivo pra prever algo pior para o PIB do que 2 a 3% sendo pessimista.
Isso é que dá: empregadinho do mercado faz previsões negativas pra constranger o governo pra conseguir facilidades pro patrão e cortar benefÃcios dos trabalhadores. Xô! Pai da mentira, espalhador de fake news travestidas de previsões.
Samuel, o auto elogiou dos seus erros é patético. Vc e aquela jornalista de economia da band , são patéticas. Sem falar naquele comentarista chamado Cláudio Humberto, que disse que reuniões no MEC ex ministro de Temer deveria ir nestas reuniões de colete a prova de bala? Como assim? Peço explicação.
Mude de profissão!
Quando este economista fala do potencial de crescimento da economia ( com certeza numérica) sabendo que seu prognóstico ( de crescimento econômico) foi bem diferente do "calculado"...
Vc previu aumento de PIB em 1% e ele aumentou 3%. Um erro em 200% não é pouco. Fora que os EUA já não tem tanta importância assim na economia mundial e 2023 foi a prova disso, alo china e Rússia. Acho q suas previsões não estão muito corretas
É embaraçoso ver o colunista se auto-elogiar, partjicularmente qdo omite seus erros de previsão. Ele não só errou grosseiramente o crescimento do PIB, q é o fator mais importante, mas tbém errou muito no cambio, o q convenientemente não mencionou. Previu depreciação do Real, q está cotado hoje a 4,85 em relação ao dólar, contra 5,30 no final do ano passado. Se vc tivesse investido em dólares com base no q disse o colunista, estaria feliz? Errou muito no PIB e no câmbio, mas acha q foi bem!
Mãe Dinah querendo dar credibilidade para seus chutes
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Samuel Pessoa > Olhando para a frente e para trás Voltar
Comente este texto