Opinião > Ano de alívio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
Muita cara de pau da FSP terminar o editorial criticando o lobby empresarial . Até ontem insurgia-se contra o término de desoneração fiscal na folha de pagamentos. Aplaudiu mesmo que o Congresso tenha imposto derrota ao Governo nesse assunto.
A Folha não se manifestou contra o fim da desoneração da Folha, pelo contrário, foi um dos poucos jornais a apoiar o Governo nesta questão. E o fez em editorial. Você mente!
O dólar só caiu devido ao efeito Nunklet. Com a curva abaixo de F2, os valores apresentaram tendencia para baixo.
Hilário! Pena que esse miraculoso Nunklet não tenha funcionado para o Guedes.
Não seria "bolsonarismo contido"?
É outro bilete da Folha. Agro não é subsidiado? Conta outra. E segundo o CEPEA/CNA o PIB do agro até setembro teve retrocesso de 0,9%.
O homem tem uma estrelinha da sorte, assumam.
Prenderam ele para pular a pandemia. E ainda jogaram a extrema direita no fogo…. O anjo da guarda é forte. Eu votei no anjo da guarda dele e não me arrependi. No creo en brujas, pero que las hay, las hay.
Ana. Competência, diplomacia e negociação combinam com a sorte.
“A regulamentação do sistema tributário exigirá trabalho persistente contra a ação de lobbies por privilégios” O editorial da Folha criticando lobbies por subsÃdiosÂ…. É muita hipocrisia!!! Pergunta para o Grupo Folha se ele é a favor da reoneracão da folha de pagamentos.
O desempenho do ministro Haddad surpreendeu a Folha mas não a mim. Haddad é bacharel em Direito, professor universitário,mestre em Economia ,doutor em Filosofia, capaz,trabalhador e honesto.Cmo ministro da Educação administrou de forma ilibada e eficiente um orçamento de 100 bilhões de reais.Como prefeito abateu 50 bilhões de reais da dÃvida da cidade e obteve grau de investimento da agência Fitch.
Se o assinantes pudessem eleger os jornalistas que escrevem os editoriais da Folha, com certeza que a abordagem seria outra.
O primeiro ano do governo Lula foi muito bom. Aliás que alÃvio deixar o fascismo raso e pobre. Simples assim.
Boa análise, correto. Quem não gostar não precisa ler jornal, leia o boletim da CUT. Aviso ao pessoal que passa pano, manerem. Acabou o estoque do jogo de tabuleiro do MST.
Correto para quem? Lemos pq queremos debate democrático. Não ficamos na bolha. Mas é preciso ter muito rancor neoliberal para não reconhecer o sucesso das medidas econômicas de Haddad e a recuperação da credibilidade internacional com Lula. Folha torceu contra desde.o inÃcio, fez previsões de caos, e qdo contrariada, usa argumentos falaciosos. Temos base fatica para contestar a Folha.Nos informamos bem até em jornais estrangeiros. Veja como The Economist pensa diferente da Folha sobre Lula
A extrema-direita e seus defensores são um samba de uma nota só.
Reacionário heim!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Tava indo mal, mas quando falou da eficiência empresarial, com Lemann das americanas comprando fraudulentamente a eletrobras, TarcÃsio com pior... tive que parar de ler, é muita cara de madeira do bilionário banqueiro, parasita de juros, dono da Folha. Este jornal é inimigo do brasileiro e assim deve ser tratado.
Exatamente . Bal. Camboriu está bombando ! Apartamentos de cinco milhões de reais e prédio de cinquenta andares são coisa normal por lá . O foguetório de amanhã será patrocinado por árabes . E o "zero quatro" será eleito prefeito de Bal. Camboriu no ano que vem ! O fim do mundo está próximo !( Apocalipse cap. vinte e cinco , verso quinze)
Folha petista? E vc diz q assina a Folha há 40 anos? Mau intérprete de textos. É o seguinte: sp foi tucana, neoliberal. Campeã na defesa da Lava-jato. Qdo os tucanos desmoronaram, chegou a namorar Bozo. Mas o miliciano é muito bronco para a finesse da Folha. Adoravam o Guedes, mas o grotesco Bozo estragava tudo. Torceram por Moro presidente, mas deu no q deu. Resta distorcer fatos e torcer contra o governo Lula.
O fascismo reina no editorial da Folha. Chega a ser repugnante.
Não são fascistas, nem petistas, como qualquer pessoa de bom senso percebe.
O Mau hálito da folha é repugnante .
Como assim ? eu assino a FSP há mais de quarenta anos . Eles sempre foram peh-teh-bas .
Outro ponto interessante. A própria Folha é beneficiária de mais uma medidas protecionista aprovada pelo Congresso para alguns pouco setores, que pagam, e continuarão pagando, menos que os demais para a previdência, sabe aquela cujo déficit era responsável por toda a desgraça nacional? Medida essa que, por sinal, foi duramente criticada quando adotada pela Dilma e agora virou salvação nacional dos empregos, mais uma!
Corte de gastos? Que tal o fim dos subsÃdios, incentivos e renúncias fiscais, que superam os R$ 5OO bilhões? Nem vou falar no impacto dos juros estratosféricos nas contas públicas. Aliás, que tal ricos pagarem impostos ao menos no nÃvel da classe média?
Correto! E que tal os donos de jornais trazerem o dinheiro que têm em paraÃsos fiscais?
Todo mundo é responsável pela melhora, a sorte, o Agro, os planetas , menos o presidente Lula que tem sorte, interessante a FSP tentando desmerecer o trabalho incansável do presidente do Ministro Haddad!
mudaram as estações, nada mudou. o antipetismo da folha continua o mesmo. não aprendem. ideológicos são os outros, né
Cenário externo favorável? Vejamos: duas guerras, combate à inflação mundial, redução do crescimento da China. Cenário interno: paÃs devastado pela pior administração da história, inflação nas alturas, taxa de juros estratosféricas, a maior do mundo, orçamento inexequÃvel recebido do inominável. Muito favorável isso! Agro independe do estado? E a Embrapa, e o plano safra, e a liberação de veneno, e as vistas grossas ao desmatamento, e a subtributação?
Comentário perfeito!
Só uma coisa Dagmar! Pergunte ao pessoal do agro quem eles preferem. Se o Bolsonaro quem os apoiou de verdade, ou o Lula que nâo faz outra coisa a nâo ser incentivar invasões de terras produtivas! Vamos, pergunte!!!
Saia do zap, senhor! Nem o Lula, nem o PT estimularam ou estimulam invasões de terras produtivas! Ao contrário são plantadores de soja, criadores de gado que ameaçam as terras de pequenos produtores e avançam sobre as terras indÃgenas! A banda do agronegócio apoiada por bolsonaro é a banda podre de escravocratas, grileiros e desmatadores!
É evidente que o PT não tem estimulado invasões de terras, cuja ocorrência sequer neste ano. Aliás, o MST vive às turras com o Ministro de Desenvolvimento Agrário. Basta ler jornal para constatá-lo. Quanto ao apoio de Bolsonaro, foi só para a banda criminosa do agronegócio, grileiros e desmatadores em primeiro lugar.
Precisa tratamento psiquiátrico!
Arrais, sei que seria pedir demais, mas poderia se informar sobre o MST e todas causas sociais que apoia, também maior produtor de arroz orgânico da AL. Também não se esqueça que muitos dos grandes fazendeiros são grileiros incendiários e não se importam em fazer lobby para colocar veneno na mesa dos seus.
Ô Arrais, perdeu, aceita!
nem disfarça né folha. tudo voltando para os trilhos no paÃs (apesar do lula e do PT, para este jornal). vai ter que engolir, PT ganhou a eleição, e se brincar, ganha de novo
Que dificuldade em admitir de maneira clara e objetiva o sucesso que foi o primeiro ano do governo Lula. Mas, vindo da Folha já é alguma coisa esse reconhecimento fajuto. Voa, Brasil!
A Folha é um jornal independente: independente do que aconteça, ela odeia o Lula e o PT.
O sujeito passou 40 anos sem entender uma linha do jornal que assinou.
Eu assino a FSP há mais de quarenta anos , e eles sempre coram peh-teh-bas .
Se a forte campanha contra a eleição de Fernando Haddad em 2018, nao tivesse sido eficaz, imagine como estarÃamos hoje.
Sugestão para "o que a Folha pensa" para os próximos 3 (ou 7?) anos: temos de engolir um governo que não segue a cartilha que proporciona acumularmos mais riqueza à s expensas da miséria da maioria. Além de revoltantes, vocês são ridÃculos.
A Falha de sumpaulo calada é uma puetakkkk
A Folha é impressionante! Não descansa e não desiste. Toda semana um editorial do tipo. Parece sempre o mesmo texto (conteúdo), só reformatado. Que antipetismo nauseante!
EstarÃamos melhor, sem os quatro anos de trevas que tivemos.
Bem lembrado!
Editorial de um jornal que no ultimo ano perdeu seus melhores jornalistasÂ…Â…..
Seu comentário foi perfeito.
FSP a ruminar seu ranço. Já que o sinais positivo da economia são impossÃveis de negar, optou por apontar a conjunção astral e a influência lunar das mares como as responsáveis pelo resultado. Nunca esquecerei FSP sua campanha torpe pelo impeachment de Dilma e a demonização da esquerda, os anos obscuros vividos com Bolsonaro estão na sua conta...uma caricatura de jornalismo.
Méritos do governo Federal e da sua polÃtica econômica parabéns Lula, PT e o ministro Haddad.
Não li a reportagem porque senti o fedor de reaças e também porque estou me poupando para a festa da virada. Mas, o negócio é o seguinte: se não fossem por partidos como o PT, PSol e por pessoas progressistas, o Brasil ainda estaria na idade média. Isso mesmo! Se dependesse dos reaças direitistas até hoje terÃamos mão-de-obra escrava e o pouco de Estado seria apenas para o Ricos, os donos dos escravos. Pode pesquisar os projetos de lei momentos anos da Abolição.
Impecável!
Por sorte são poucos que ainda pensam como bilionário dono da Folha quer. Piraz quer o mesmo que nós, apenas não tem capacidade para entender a relação da miséria e violência no Brasil, com donos de jornais que defenderam golpes ou bilionários banqueiros que parasitam juros. Em sua ingenuidade e desinformação, Piraz defende este sistema sugando as riquezas brasileiras.
Mas, é claro que para gente como você, qualquer crÃtica ao Governo só pode vir de um bolsonarista ou neoliberal. Imagino que por muito pouco o próprio Ministro Haddad (excelente ministro, aliás!) não mereceria os mesmos adjetivos da sua parte.
Dagmar, eu vejo muitos méritos na atuação do Governo, a começar pelo fato de ser um governo democrático. Nem de longe acho que o editorial é tão crÃtico ao Governo como alguns leitores querem entender. Quem espera da imprensa apoio ou elogio irrestrito sempre irá se frustrar. Como aprovo o governo com ressalvas, mesmo não sendo "neoliberal", aprovo também o editorial.
Apenas para neoliberais desonestos que não veem nenhum mérito nas escolhas do governo, embora usufruam dos benefÃcios de uma economia bem gerida. Quanta diferença, hein? Confiança internacional reconquistada, programas sociais revividos, justiça social sendo bem encaminhada. Mérito do governo, é o que dizem até analistas internacionais, como The Economist. Mas pode tentar esconder o sol com a peneira. Não vai funcionar.
É reincidente. O sucesso dos governos Lula 1 e 2 sempre foram atribuÃdos pelo jornal a fatores externos, embora até analistas estrangeiros, como The Economist, reconhecessem os méritos do governo. Agora repete a desonestidade. Nenhum um mérito nas escolhas do governo, nenhum mérito do Arcabouço Fiscal, na dura negociação para a aprovação da Reforma Tributária, no financiamento recorde do Agro, em restabelecer a confiança internacional, em programas sociais revividos. Shame on you, Folha.
E o fracasso do governo anterior é atribuÃdo ao azar. Gostaria muito de saber quem é essa Folha.
O agro "independe" da proteção estatal folha???? Esse ano o plano safra ( financiamento subsisdiado com dinheiropúblico foi o maior da história). Desde a lei kandir eles nao pagam icms pra exportação. O imposto de renda deles é mto menor que de nós pobres mortais. Eles tem subsidios pra compra de camionetes e suvs que muitas delas nunca pisaram na lama e não usadas no trabalho. O trabalhador do campo ganha muito menos do que o da indústria, Nos poupe Folha.
Poh aà fica difÃcil né, aonde está o mérito de quem trabalhou pra isso!!! Não existe Agro forte sem dinheiro do governo. Todo mérito ao presidente Lula e o PT, Folha seu presidente extremista e polÃtica de coração não deu e nunca dará certo, pra vocês pobre e pra&tos não existem ...lembram? "vou por os pobres nos planos do governo" quem disse isso?
Vide maior plano safra da história com juros subsidiados . Enquanto servidores perderam a margem pra emprestimos a 1,4% e tivemos que fazer cartões de malefÃcios a 4% ao mês, taxa que o agro paga ao ano.
Um tÃtulo de editorial parecendo jingle de campanha. Ruim para um jornal do porte da Folha de São Paulo.
Lamentável, na linha da análise parcial/torcedora.. Menos mal, que não è necessário explicar o porquê .....
Folha, dá vontade de cancelar a assinatura!! RidÃculo!! Não dá mérito a condução competente do governo. Nem vou ler a matéria com esse tÃtulo tendencioso. Triste jornalismo da FSP. Só a pessoa muito desinformada pra acreditar que esses três fatores que mantiveram a nossa economia firme e equilibrada. Nota ZERO pra vocês.
Esse tÃtulo é uma aula de antijornalismo. Nossa saudosa professora Maria LÃbia, da PUC Minas, levaria esse jornal pra aula pra mostrar o que é brigar com a notÃcia e com a realidade. A Folha devia ler o manual de redação da Folha. Que papelão!
Acho que consegui entender porque eu continuo lendo esse jornal e seus editoriais absolutamente tendenciosos: quero ver até onde vocês são capazes de chegar... qual é o problema em admitir a estrondosa diferença entre 2022 e 2023???
O tÃtulo está errado A Folha não pensa Pelo menos de forma honesta
Como de hábito, análise correta e militância petista mugindo em peso.
André Lunar, doido!
Como de hábito a grosseria
Como de hábito o público bolsonarista não argumenta, só muge senso comum barato e sem sentido.
Ué, a FSP não era esquerdista?
Está consagrado que quem mugi é o gado bolsominion. Não inverta os papéis. Temos argumentos sólidos para apontar que a Folha nutre extremo rancor neoliberal ao PT. Não, não é bolsominia. É tucana histórica. Quase apoiou o miliciano, mas gosta é da direita "civilizada" que governa para os ricos, mas tem discurso "democrático". A grotesquerie de Bozo foi demais para a finesse da Folha, embora cultuasse o Guedes, aquele que, como muitos donos de jornal, mantém contas no exterior.
Claro Folha! Os economistas da Faria Lima previam o caos sob Lula, mas como a economia superou o pessimismo foi o Agro e não o governo Lula que rompeu a onda pessemista, não foi a injeção de dinheiro no financiamento do agro por parte do governo, não foi as polÃticas do governo do PT que trouxe a volta da confiança dos investidores internacionais , não né folha foi o Agro, assim fica difÃcil.
Claro Folha! O economista da Faria Lima previam o caos sob Lula, mas como a economia superou o pessimismo foi o Agro e não o governo Lula que rompeu a onda pessemista, não foi a injeção de dinheiro no financiamento do agro por parte do governo, não foi as polÃticas do governo do PT que trouxe a volta da confiança dos investidores internacionais , não né folha foi o Agro, assim fica difÃcil.
Quer dizer que as décadas de Plano Safra não não são proteção estatal ??? Bateu o recorde este ano, 400 bi. E a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)?? Os dois alicerces do agronegócio brasileiro são públicos!!! O texto ainda piora com a passada de pano no desgoverno anterior - que abandonou o Executivo, dificultou a transição, tentou dar golpe -, com a minimização da retomada de investimentos , emprego, da regra fiscal e tanto mais... Editorial vergonhoso.
De fato, dizer que o agronegócio independe do governo quando há o Plano Safra é contrassenso. O agro devia é dividir parte do seu sucesso ajudando a alimentar as famÃlias brasileiras.
"PT contido". Estou aguardando até hoje o Brasil virar Venezuela. O autor pode até querer se enganar, mas irei lembra-lo: O GOVERNO É DO PT. O único partido ideológico do paÃs tem 4 vertentes de pensamentos. Querer limitar o PT ao radicalismo é tentar enganar a si mesmo e ao leitor. Lula é PT, Haddad é PT e Gleise é PT. Pensam diferente? Sim. Pois isso é o PT. Pluralidade de pensamentos e respeito à s divergências. No partido a opinião das minorias valem o mesmo dos demais!
Este Editorial demonstra o enorme preconceito do Jornal contra o Presidente Lula e o PT, pois, não admite que as escolhas corretas do Governo, como a aprovação do Arcabouço Fiscal, a reforma tributária, o financiamento recorde do agro formam as bases para a melhora da economia.
A FSP admite, categoricamente. Ou eu li outra coisa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ano de alívio Voltar
Comente este texto