Opinião > Ano de alívio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 Próximas
Eita cara "sortudo" esse Lula, "do nada" as coisas acontecem nos governos dele, é muita sorte né gente!!
Tá Pisando em brasas. A Folha, disfarça, prefere não encontrar méritos no governo Lula. Dá pra ter um pouco de honestidade intelectual? Na realidade, dada as posições polÃticas da Folha, esse edital consagra o governo Lula, regra geral.
O agro é o atraso para o paÃs, em termos de industrialização e nas ciências e tecnologias acadêmicas.
Se esses editoriais valessem alguma coisa quem escreveu assinaria em baixo. Mas ainda resta um pouquinho de vergonha de escrever essas barbaridades...
Temos que valorizar o agro, mas esse endeusamento é irracional. O que são hoje, vem de uma enormidade de benesses do Estado, com investimento em pesquisa financiado por instituições de Estado e tendo um pais agraciado por um ambiente propÃcio ao plantio, o sucesso é obrigação. Ainda se utilizam disso para se gabar de serem mais ricos que outros Estados e setores. O que paÃs fez foi aproveitar a força de cada localização geográfica. Se plantar no nordeste fosse o melhor, eles que seriam osricos.
Jorge, você não entendeu. Eu afirmei que é preciso valorizar o agro. No entanto, nao aceito argumentos que compare o agro a outros setores, que compare riquezas produzidas por um Estado em relação a outro; porque são comparações desonestas intelectualmente. Quando a folha ufana o agro, constrói-se uma áurea que não contribui com a discussão sobre projetos de desenvolvimento do paÃs; quis dizer que o agro chegou pois o paÃs soube direcionar investimentos onde tinha grande potencial.
O Agronegócio responde pela alimentação, simples assim!! Tem que ser protegido e subsidiado sempre!! Simples assim!! E aplausos para esses profissionais, abnegados e comprometidos! Sem eles... deixa quieto!!
Exatamente, André! Você tocou em um ponto essencial. Em seu A Riqueza das Nações, Adam Smith, escrevera sobre a divisão internacional do trabalho. Ou seja, o Brasil com seu clima, água abundante e extensas terras férteis (propriedade pública, da nação, em última análise), entrega a um grupo de pessoas para cultivo. Criou a Embrapa, pública, a qual lhes entrega tecnologia de ponta. Ainda, subsÃdios (lei Kandir) e em 2023 quase 400 b em financiamentos.
Ei você, que escreveu esse editorial, como você é nojento!
Continue rindo! Você faz mal ao povo brasileiro.
Ele deve estar rindo de seu comentário, pois, está acompanhando a repercussão. Mas, sim, é um lesa pátria k.
O crescimento do PIB só surpreendeu esses economias ortodoxos da folha que acreditam que austeridade fiscal é caminho para crescimento econômico. O pais cresceu porque houve crescimento de 10% dos gastos primários do governo.
Pois é! Austeridade fiscal significa juros para banqueiros e fome é doenças para a população. E se autodenominam conservadores. Sim, conservam a fome, a pobreza, a ignorância, a doença..nos outros...pois tudo isso não se aplica a eles e famÃlias, que são caricaturados nas figuras de banqueiros gordos, usando cartolas e com focinho de p...digo, suÃno, para a censura.
Parabéns presidente Lula, ano que vem será ainda melhor.
A folha me dá nojo. Como pode ser tão tendenciosa ? E o PT contigo? Preciso lembrar aos colunistas que os maiores crescimento econômicos vieram no governos do Lula que é do PT?!!! Aff
Contido*
Agora, sim. A Folha mostra sua cara. É isto: não precisa fazer esse jornalismo covarde que finge informar, quando, na verdade, mal consegue esconder a sua essência faria lima, seu desejo de reacionarismo para o Brasil, seu compromisso com polÃticos assemelhados ao jeito Temer de governar sempre a favor de um paÃs pequeno. É isto, Folha: faça editoriais para um paÃs pequeno!
Agro forte porque suga o dinheiro da nação, não paga impostos e envenena o meio ambiente.
AÃnda bem que temos o Presidente Lula no planalto, ano que muda a Presidência do BC do Brasil. O cenário previsto pelo pessoal da direita não se concretizou.
Bom mesmo seria o pt fora do governo.
Os milicianos do Rio, os destruidores da Amazônia, os que envenenam o meio ambiente, os terraplanistas, os arabes que dão propinas em joias para comprar refinarias a preço de bananas, os pastores evangélicos mercenários, os contrabandistas de armas, todos esses concordam com você.
Eu ia responder. Mas perdedor nem isso merece.
gado detectado
Está difÃcil ler esses colunistas. A matéria começa no estilo: Mas e o PT? Depois me deparo com essa frase - elevou despesas permanentes a um patamar muito acima do necessário para acomodar a correta ampliação do Bolsa FamÃlia - se o gasto foi ampliado para acomodar o BF, e o articulista acha correto, porque foi acima do necessário? Isso demonstra o objetivo de crÃticas despidas de qualquer objetivo de contribuição.
Me iludi coma folha!!! Achava que era um jornal pragmático mas observa-se que ele está do lado do grande capital e de uma elite atrasada e medÃocre que acha que o povo não tem direito a bens e serviços de qualidade. Estão enganados!!! Viva lula ,viva o PT!¡
Em que mundo a Folha vive? Está clarÃssima a desonestidade da matéria.
Lembrando do governo antecessor, onde tudo era culpa da ONU, dos governos estaduais e prefeituras, da imprensa, do STF, enfim, todas as mazelas eram creditadas aos que queriam sabotar o governo do Messias!! Esse messiânico ser, inclusive hoje, tem os seus dez mandamentos no bolso!! Eu as vezes me pergunto, como deixamos essa aberração chegar aonde chegou?? E vem a FSP tripudiar o governo Lula!!
Os editoriais de folha são a cara do jornal, sem a maquilagem da diversidade de opiniões dos colunistas, mas este aqui tá de lascar. Começa com um tÃtulo que exalta o agro e fala em um PT contido, razão do relativo sucesso deste ano, para em seguida trazer estrategicamente uma foto p&b do Haddad. Parece mais uma peça de campanha e é mesmo. O resto já foi comentado. Desejo que em 2024 fsp tenha mais hon est idade, coerência aos fatos e respeito pela capacidade crÃtica de seus leitores.
Parece que a folha contratou alguem da jovem Klan como editorialista.
Juros reais a 8% são destinados 800 bilhões para pagar bancos,Lula ainda consegue 55 BI para o PAC, AGRO continuo com 24% do PIB ( muito bom) o restante são comércio, bens e serviços e consumo, agora o povo come carne.
O Agro carregando nas costas....
Grande parte do Agro destroi a Amazônia, usa agrotoxicos proibidos em todo mundo, têm isenções, usam tecnologia desenvolvida com dinheiro público pela Embrapa e por Universidades Federais. Recebe financiamento bilionário do governo federal e não paga impostos. A produção do Agro engorda a suinocultura chinesa. Quem põe comida em nossa mesa é a agricultura familiar.
Nesse paÃs so se faz agro!! Dados, mais dados...são os p das galáxias!! É quem paga o bolsa famÃlia, paga aposentadoria...
Com tantas benesses do Estado, com tanto investimento em pesquisa financiado por instituições de Estado e ambiente propÃcio para o plantio, não faz mais do que a obrigação. Queria entender porque as pessoas idolatram o agro, como se fosse os p da galáxia.
"carregado" né? rs
Rapaz ! A Folha tenta avacalhar com Lula e o PT desfazendo até mesmo do aspecto mais relevante e positivo do atual Governo, que é a flagrante recuperação da economia, em todos os seus matizes. É muita desonestidade jornalÃstica concentrada numa matéria só.
Essa gente não engole um torneiro mecânico, três vezes presidente! Fato! Rs!
Ô Marcos, peço considerar que as coisas não são eternas, pelo meno qui, no plano material. Lembre-se que a parte decente da Folha faleceu há algum tempo, nome censurado, esse sim, uma pessoa de respeito, concorde-se ou não com ele. Com sua morte, a Folha se tornou banqueiro e mudou sua linha editorial. Agora, parece que a linha é: Juros altos, Faria Lima,Luis Esteves, defesa agrotóxicos em detrimento saúde.. Até publicidade paga de cloroquina fez. Recebeu $ de Ricardo Nunes, recentemente.
Fonte: The Intercept. É a linha do liberal com dinheiro público. Ver Lehmann, Sicupira e Telles com caso Americanas e indiretamente, privatização, Eletrobras. Como dizia o personagem do Chico Anysio, Bento Carneiro: 'Liberal brasileiro! Com dinheiro público? Puah! Vô te tacá uma mardição". É a Folha Pan, com editorial do irmão vivo. Até fascismo disfarçado, pode.
Perfeito. Lula falou uma coisa mas fez outra e com o arcabouço fiscal conseguiu imprimir uma sensação de calma e de esperança, até mesmo com a taxação dos Super-Ricos tão prometida em outras gestões e nunca proposta. O mesmo se diga quanto a reforma tributária. Lula evoluiu e entendeu necessária já que foi contra essas propostas por muitas décadas e agora abraçaram a Pec de autoria do dep. Baleia Rossi do Mdb de SP e ajudaram a aprovar a reforma.
Uma vez viúva da terceira via crucis,sempre viúva agourenta.
No terceiro mandato do Lula, a mÃdia usa a mesma desculpa da "sorte" para o sucesso do governo. Prefiro o argumento das politicas econômicas mais corretas.
Só pra lembrar, o Agronegócio só tem a pujança, merecida, porquê é subsidiado, aliás em todos os paÃses, que fique claro, e no governo Lula, teve um investimento gigantesco de quase 400 bilhões! Mesmo sendo esse seguimento, adorador do Bolsonarismo!!
Lei Kandir FHC.
A FSP é desonesta, hipócrita e leviana, ao tentar tripudiar sobre o presidente Lula e seu governo! Quer dizer então que as melhoras da economia e expectativa, se devem a contenção petista e ao presidente do Banco Central!! Lamentável!! Diagnóstico raso, sem fundamentos plausÃveis, e que buscam somente diminuir os méritos do governo de plantão!! Devem estar com saudades de seu guru e pitonisa fracassado, Paulo Guedes! Nem disfarçam o preconceito, pelo torneiro ecânico, três vezes presidente!
Sr Gustavo, apesar de ser relativa, a liberdade de expressão, é uma régua para externar um posicionamento, goste se ou não!! Respeitar a opinião alheia, desde que essa não tenha caráter criminoso, e um exercÃcio da democracia!! Que bom que pensamos diferentes, mas não destilamos ódio ou inimizade! Só divergência de opinião!!
Quanto rancor! Muita M* junta em um comentário só. Ciência, amigo, ciência. Fatos, amigo, fatos.
Vida dura a de editorialista da Folha! Não tem como negar o balanço positivo do 1° ano de governo, mas tem obrigação de 'provar' que tudo aconteceu 'apesar do governo'. E que todo o mérito é do BC independente. Tão independente que seu presidente foi votar com o nome de sua candidato virtualmente escrito na testa.
( ...seu candidato...)
Achei interessante a manchete, consegui rir, obrigado!
Com certeza a economia está menos pior do que se vislumbrava após a eleição do Lula. A perspectiva era que o malabarismo econômico e as obtusas teses desenvolvimentistas predominassem no novo governo. Contudo, Haddad não é tão inepto e retrógrado quanto os demais petistas. Isso ajudou. Mas o viés é de piora porque os gastos públicos aumentam de forma irresponsável, não há a modernização do estado e, com exceção do agronegócio, não há crescimento econômico sustentável.
Quando a coisa vai bem a Folha coloca um salvador do PT contra todo resto do PT, e aiiinda tem que cai em todas, depois de Aécio, Moro, Temer, miliciano das Joias, Guedes... nessas o bolso do banqueiro dono da Folha inchou, virou bilionário.
Bom e o Paulo Guedes, fato! Pena que não deu o mesmo resultado, que os comunistas, Rs! Vcs são hilariantes!
O agro não tem proteção estatal? Parabéns, Folha: conseguiu emplacar a piada de 2024 nos 47 do segundo tempo!
Só de imaginar que acabaram as motociatas...que ano perfeito.
PT contido ? Exterior benigno ? É muito contorcionismo...
PT e pobre não podem ser colocados no mesmo comentário. PT e bancos, empreiteiros, aà sim.
Essa gente tem preconceito e aversão ao PT, pobre, negros... enfim! Deixa quieto!! Querem uma teocracia de brancos bolsonaristas!
A mÃdia burguesa tem razão, o Haddad contém o PT. Um liberal convicto, que conhece bem o Marxismo.
A minha parte preferida do texto foi sobre o agronegócio não ter "proteção estatal"... Mas tem outras pérolas também como se o atual governo não fosse o responsável pelos resultados positivos.. que dor de cotovelo hein equipe editorial?
Não tem " proteção estatal ", já dá pra ver a dimensão da credibilidade do analista, especialista, ou de quem escreveu a matéria!! Talvez quase 500 bilhões de investimento do governo federal, deva ser pra inglês ver!! Nada contra! Até porque o Agronegócio é uma fábrica a céu aberto, portanto, sujeito a todos os tipos de problemas! E vital para economia e alimentação!!
Só quatrocentos e sessenta bi em financiamento subsidiado. E ainda a Marina e Anvisa protegendo o agro do Ogronegócio. E o deputado Ricardo Salles comprando orgânicos para sua famÃlia. Isso a Folha Pan, e nomes de grandes meios de comunicação que todos conhecem, censurado, não mostram.
A grande imprensa só esquece de dizer que o agro é forte porque quando exporta somos nós, os imortais que pagamos o ICMS.
Como assim PT contido? Sério Folha? Pena que o presidente e o ministro da fazenda são do PT, não é? Bom mesmo é desoneração da folha de pagamento e outras mamatas, nesses assuntos contiveram o PT mesmo.
Temos um presidente, somente isto, qual a novidade.
Esse Lula é sortudo para um Cara lho.... E só ele assumir que o mundo começa a conspirar a favor...
Lula com tanta sorte que lhe atribuem, deveria jogar na Mega da Virada. Com toda certeza vai ganhar. É muita sorte.
A Folha de bananeira não admite crÃtica à s suas aberrações.
O Mito, mesmo inelegÃvel, fez um ótimo governo em 2023, Lula é apenas um nordestino de sorte.
É algo muito interessante, tudo vai bem, o governo consegue um ambienta para aprovar reforma tributária, nova regra fiscal, melhora todos os Ãndices e o chefe de tudo isso, o presidente e o seu partido são uns monstros, uns incompetentes. Quando justamente as medidas mais a esquerda fizeram a economia melhorar. É impressionante o comprometimento ideológico do jornal.
Entra aà fatores geopolÃticos de não alinhamento com o império decadente e o invasor de Gaza, as duas bandeiras de Milei e Bolsonaro
O objetivo principal da Folha é conter o PT.
A reforma trabalhista foi um retrocesso.
O Mito vai voltar, revogar a reforma, proclamar a independência do Sul e do bairro onde mora no Rio de Janeiro, os milicianos vão assumir administração e ajudar a governar o Brasil.
Me divirto com o ranço da Folha com Lula. O jornal fala como se o presidente não fosse responsável pelos bons número do paÃs. Seria, claro, se estivessem ruins. Por onde anda o editorialista que dizia que o Brasil estava no caminho certo com Paulo Guedes? Nada contra, só perguntando.
Eu assino a FOLHA há muitos anos mas quando leio um editorial destes fico me perguntando: por quê?
Provavelmente a imensa maioria dos que aqui criticam a Folha mal devem ter saÃdo das fraldas , assinam a Folha on line há pouco tempo , e leram no wazapi que a FSP é bolsomita . Lamento desapontá-los . Eu assino a Folha - edição impressa há mais de quarenta anos e reafirmo - A Folha sempre foi peh-teh-bah. Direitista é o jornal concorrente ai de SP .
Tenho 87 anos. Meu pai já assinava a Folha. Não tens conhecimento histórico ou falta discernimento. Tento explicar: Folha apoiou a ditadura no inÃcio. Emprestou seus furgões para O DOI/CODI. Depois, apoiou os tucanos q governaram para os ricos. Queria parecer pluralista, mas os escândalos dos tucanos sp foram pé de pág. Ignorou as ilegalidades da Lava-jato e apoiou Moro até qdo deu. Namorou Bozo e amava o neoliberalismo do Guedes. Mas a grotesquerie de Bozo era d+ para a finesse da Folha.
Ancião, não ! Rodado, mas não mal educado ! Eu tive mãe !
O comentarista aà de cima conseguiu descobrir bilionários (os donos da Folha) de esquerda! E ainda quer tirar onda de experiente...rs Os "ingênuos" também envelhecem.
Falar em fraldas, espero que ainda não esteja usando . Bom 2024 !
Ô Marcos, peço considerar que as coisas não são eternas, pelo aqui aqui, na miséria material. Lembre-se que a parte decente da Folha faleceu há algum tempo, Otávio Frias Filho, esse sim, uma pessoa de respeito, concorde-se ou não com ele. Com sua morte, a Folha se tornou banqueiro e mudou sua linha editorial. Agora, parece que a linha é: Juros altos, Faria Lima/Luis Esteves, defesa agrotóxicos em detrimento saúde. Até publicidade paga de cloroquina fez. Recebeu $ de Ricardo Nunes, recentemente.
Além de ancião, declara ser sabichão! Não aprendeu nada!
"Todo governo do Lula ele dá sorte"kkkkkk llllll
Gosto desse editoriais da Folha rsrs o sujeito não tem a menor vergonha em patrocinar os interesses de um por cento dos mais ricos do paÃs e dos cinco por cento de miquinhos amestrados que lhes batem palmas. O editorialista vá falar pra China privatizar seus bancos estatais ou os EUA e europa entregarem sua água, energia e soares estratégicos a honestos empresários.
Pobrezinh@ do Grupo Folha! Reclama de tudo, tem dificuldade suspeitÃdsima de tedenciodade de reconhecer os méritos do atual governo e pensa (ainda) que mÃdia é o tal Quarto Poder nunca existiu.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ano de alívio Voltar
Comente este texto