Comentários para:

Ano de alívio

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rafael Alves Albuquerque

    esta Folha tem vocação a cercadinhos

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Folha tem esperança que um dia terá de volta o sujeito que parou de acreditar nesse jornaleco e passou a acreditar em tudo que recebia no whatsapp. Puro engano

  2. COLOMBO MELO

    O agro bateu recorde este ano porque houve investimentos e estímulo nos anos anteriores. A colheita foi fantástica. A inflação sob controle graças à autonomia do BC. O fim da pandemia e dos efeitos da guerra da Ucrânia favoreceu o resto. Apesar do PT, foi um ano bom. Só quero ver as primeiras colheitas petistas, a partir do ano que vem. As perspectivas são horrorosas.

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Colombo secando o governo Lula ardorosamente... rsrsrs

    2. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      Mantra de ano após ano. Ao final, aplaudem esse tipo de opinião da FSP: sorte. Vamos parar de chutar e aguardar os fatos, Nostradamus.

    3. Vera Maria da Costa Dias

      Pode dormir sossegado, o lobby do Agro é do tamanho da metade do Congresso, nunca vai deixar de haver financiamento, fuga de impostos e perdão de dívidas.

  3. Vera Queiroz

    Às vezes tenho raiva de assinar esse jornaleco, essa é uma delas: ressentimento de classe, mais, ódio de classe jamais vai permitir ao jornal um exame justo e imparcial de qualquer ato de Lula. Mas também dá um orgulho danado de ver como essa elite tem de engolir esse nordestino arretado curando e governando esse país e seu povo. É bonito isso. Toma, FSP, é nóis.

    Responda
  4. Vera Queiroz

    Às vezes tenho raiva de assinar esse jornaleco, esse é uma delas: ressentimento de classe, mais, ódio de classe jamais vai permitir um exame justo e imparcial de qualquer ato de Lula. Mas também dá um orgulho danado de ver como essa elite tem de engolir esse nordestino arretado curando e governando esse país e seu povo. É bonito isso. Toma, FSP, é nóis.

    Responda
  5. Carlos Fernando de Souza Braga

    Será que o Brasil conseguirá se desenvolver e diminuir a enorme desigualdade entre a sua população tendo a puxá-lo para baixo uma imprensa tão parcial e irresponsável como a brasileira? Não vamos esquecer que o Jornal Nacional ignorou completamente a primeira entrevista, permitida pela Justiça, com Lula ainda na carceragem de Curitiba.

    Responda
  6. Antônio filho Araújo Figueredo

    Infelizmente, a Folha , falou tristemente sobre o êxito do governo Lula. Tem q falar , q o Brasil ganhou respeito do exterior. Quem em sã consciência , vai investir em um país em q seu presidente, todos os dias, ameacava da um golpe e torna-se mais um ditadorzinho? Foi isso dona Folha que aconteceu, previsibilidade.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Exatamente. Economia forte só é possível com estabilidade política, algo que não tivemos por 4 anos. Muito pelo contrário né? O sujeito se alimentava e alimentava seus fanáticos extremistas com instabilidade o tempo todo

  7. Felipe Macedo

    Hahaha... E a Folha não perde a chance de atribuir adjetivos "negativos" ao PT mesmo quando devia fazer justamente o contrário.

    Responda
  8. Sergio Pereira

    O agro é forte desde o primeiro governo de Lula (PT) e seus planos safras abundantes, como o do ano que vem que será o maior de todos os tempos! O exterior está "benigno" porque Lula (PT) voltou e c4pirot0 foi embora. O PT contudo é piada! Ou hoje, por acaso, akgum estouro fiscal nos governos anteriores do PT? Isso ocorreu no governo passado e vocês, da imprensa, nem se preocuparam, como fizeram com as pedaladas, que não existiram. Querem "b3lz3bu" de volta? Eu não quero!

    Responda
    1. Sergio Pereira

      Corrigindo: O PT contido* é piada. Ou houve* algum....

    2. Sergio Pereira

      Corrigindo: O PT contido* é piada. Ou houve* algum....

  9. Jésus Gomes

    Tentei avaliar um comentário e fui impedido, sob a alegação que já o havia feito. Não tinha.

    Responda
  10. Rafael Sousa

    Ainda é importante ler a FSP porque assim podemos saber o que pensa a fração da social de classe que odeia o povo brasileiro: que odeia o povo trabalhador! De resto, há pouco a se aproveitar nessas páginas.

    Responda
  11. Sam Duart

    "Agro forte". "PT contido". Pelo visto a FSP desistiu de tentar ser imparcial

    Responda
  12. COLOMBO MELO

    Paulo Guedes construiu uma plataforma mínima para uma decolagem do país rumo ao seu devido lugar na economia mundial. Se reeleito Bolsonaro, já estaríamos em vôo de cruzeiro, no piloto automático. Mas o Brasil é uma tragicomédia. A turma que quase o destruiu voltou, subiu na plataforma, superlotou o vôo, e ainda está no ar, graças ao impulso inicial. Até quando, só Deus sabe.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Querida, acho que vc não percebeu, mas o genocida não trabalha e não gosta de trabalhar. O negócio dele é rachadinha, joias e passear de jet ski

    2. Sergio Pereira

      Um Colombo descobriu a América. Esse Colombo provou que a terra é plana!!

    3. Gilberto Rosa

      Ainda tem um que acredita na Folha! Surpreendente.

    4. Felipe Macedo

      Ah, claro. Tudo de ruim hoje é culpa do PT que está no poder há apenas um ano. Mas tudo que é bom é mérito do pior governo da história. Nem tudo se ganha com narrativas, Colombo. Volte da terra plana

  13. Carlos Fernando de Souza Braga

    Imagine se alguém da tal terceira via tivesse vencido a eleição. Bem, primeiro iam ter que convencer o povo a votar no tal candidato (que nem chegou a existir). Era uma propaganda sem produto...rs Mas, para efeito de debate, vamos supor que alguém da direita dita civilizada (que de civilizada nunca teve nada) tivesse vencido. Vcs já imaginam como seria esse "Folha pensa" (que cada vez mais está se tornando um oxímoro). Que vergonha...

    Responda
  14. PAULO PETRASKI

    O editorial esqueceu de citar que o agro recebeu um dos senão o maior investimento de sua história do governo federal. Não é verdade como afirma o texto que independe da ajuda governamental. Também esqueceu de citar o fracasso da reforma do ensino médio feita no governo Temer e ratificada no governo Bolsonaro. Esqueceu mais uma vez de explicar ao leitor que a fome voltou forte ao país e que responsabilidade fiscal não pode virar irresponsabilidade diante da parcela pobre da população.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Se não fosse a tecnologia criada pela Embrapa (uma empresa pública) o tal Agro não teria conseguido plantar soja no cerrado. Sem contar nos mil incentivos e perdões de dívidas que o Governo Federal concede ao Agro.. E nem vamos falar da isenção de ICMS que FHC concedeu também a ele.

  15. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Aonde a fsp quer chegar com esse editorial ? Não há nada de bom neste primeiro ano do Lula III?

    Responda
  16. Marcelo Fogaça

    O editorialista ainda acredita no malfadado consenso de washington?

    Responda
  17. Marcelo Fogaça

    Eficiência empresarial brasileira é de cair os cabelos...400 BiIlhoes para o plano safra ( subsidiado) 60% da renda do agro vai para multinacionais, taxas de investimento na mínima devido a corrida atrás do r@bo da maior taxa de juros real do planeta, privatização da eletrobras contratando no futuro um descalabro do investimento neste setor elétrico, parlamentarismo de coopitacao ( efeito bolsonaro) , e para finalizar um celeuma fiscal num mundo de deficits na mediana de 3%...

    Responda
  18. Gerson Chada Junior

    Para disfarçar a vergonha das previsões erradas e completamente equivocadas o editorial vê virtude em tudo menos em atos do ministro da fazenda e do governo, ao contrário.... "O PT deixou de ser o PT", tomara que papai Noel tenha deixado um bom estoque de óleo de peroba para esses jornalistas.

    Responda
  19. Cláudio Dias de Almeida

    Será que a Folha realmente acredita nesse manualzinho de economia liberal?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Não acredita, é má fé mesmo, assim o dono se tornou bilionário.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Os donos são do sistema financeiro, logo....

  20. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    Nota da Folha meio que com um um clima de pesar pelo bom desempenho do Governo Lula. Só não aderiu, pelo dever de ofício do compromisso com a verdade, ao choro das viúvas inconsoláveis, que atribuem ao seu falecido, as obras do Governo Lula.

    Responda
    1. Sam Duart

      Verdade. Folha parece aquele atleta que perdeu e ao invés de reconhecer que o vencedor tem qualidades e se esforçou mais para ter sucesso, vem a público dizer que o campeão teve sorte.

  21. Edailson Monteiro Rodrigues

    Perdeu FSP, não amola e tenta de novo em 2029

    Responda
  22. Edimilson Volpe

    Lula, em sua infinita sabedoria, realizando um governo exemplar. De novo. Haddad, esse fenômeno intelectual e moral, mostrando maestria tecnicopolítica de altíssimo nível. O PT é a salvação de Brasil. Xô fascismo! Xô colunismo ressentido e patético!

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Vc deve estar em Marte né

  23. Luiz Fernando Batista Gomes

    Como é difícil, chega a ser até vergonhoso o mal estar dessa Folha em reconhecer ações positivas desse governo que contribuíram para os resultados. Nenhuma novidade.

    Responda
    1. Sam Duart

      A vergonha de quem esperava o barco a deriva afundar ao mudar de "Capitão" e agora vê a nau esplendorosa navegando tranquilamente no mar do sucesso.

  24. Marcelo Fogaça

    Mas foi em parte pela "pec da gastança" que levou a este crescimento pois é dinheiro na veia do consumo das famílias. Não é atoa que todas as previsões "ideologizadas" do mercado falava em crescimento na média de 0,8% . Só voltará o investimento ( na casa dos 23% do PIB) se utilizar Boa parte da capacidade instalada ( muito depreciada por sinal) da economia. Mas os editorialistas só vêm a questão fiscal sabendo que no mundo os países centrais estão com um déficit médio de 3%. Aqui á 0,5 a 1%

    Responda
  25. valdonir estivalet teixeira

    O título já uma piada . Vê q tentar minimamente romper com o neoliberalismo, ou o capitalismo tardio a brasileira, é conter , travar amarar o PT?Mostra a vergonha que é e são os governos de extrema direita e da direita mundo a fora. Que vem reproduzindo carne para o moedor do que vocês chamam de produtividade e oportunidades do capitalismo. A esquerda é administradora da massa falida do capitalismo. E, Por que também conta a história que o último botão do capital é o nazifascismo

    Responda
  26. Orlando SALES

    Falou a FSP, apoiadoras de golpe e do bolsonarismo. Só me estimula parar de assinar.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO POLISELI

      Vaza!

  27. Eneida Marques

    Tá bom, vcs me convenceram. Eu resistia, mas.... Vou desistir de minha assinatura desse jornaleco.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tenho cada vez mais acompanhado icl notícias, tem jornalistas como Chico Pinheiro, Xico Sá, Heloísa Villela, Juca Kfouri, Cristina Serra e Jamil Chade., eles não aceitam comerciais, são financiados pelos alunos do ICL, muito inovador.

    2. CLAUDIO DA CUNHA

      Penso que o Brasil precisa de um novo journal descents que possa ocupar o espaço do que já foi a Folha.

    3. Bento Brito Teixeira

      Fique Eneida. De alguma maneira esse espaço, mesmo com censura, é um meio de manifestarmos.

    4. MARCO ANTONIO POLISELI

      Vaza!

  28. Bento Brito Teixeira

    A fSP não pensa. Apenas manifesta sua opinião da direita neoliberarista. É o capitalismo selvagem com nova roupagem.

    Responda
  29. Cláudio José Marabesi

    “…semeava”, como sempre plantou democracia; diferentemente do mandatário imediatamente anterior que pregava -e ainda prega- o ódio!

    Responda
  30. Diogo Valverde

    No governo Bolsomala, se a economia ia menos pior do que o esperado, o guedismo era a salvação do país. No governo Lula (e portanto do PT), se a economia supera expectativas, é apenas porque o PT foi "contido". A imprensa brasileira morre de saudades do cercadinho.

    Responda
    1. Davi Ferraz

      Morre de saudades de ficar do lado de fora do cercadinho.

  31. José Augusto Bernabé

    Vamos dar a mão a palmatória, a Equipe que o Bolsonaro montou vai ser imbatível por muitos e muitos anos. O que está aí só surfa na Prancha do Paulo Guedes.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Na Terra Plana, talvez

    2. Edailson Monteiro Rodrigues

      Para de fumar Maria Joana mofada guri.

    3. Dagmar Zibas

      Espero que seja ironia.

    4. Rives Passos

      Rs.rs.rs

  32. Carlos Rizzo

    Só porque chamei de bilete esse artigo cortaram meu comentário

    Responda
  33. Carlos Henrique Durso Carneiro

    Não sou petista nem lulista mas então o governo não teve nenhuma participação na melhora da economia? Se a situação fosse inversa a culpa certamente seria do governo. É isso ?

    Responda
    1. Rives Passos

      Exatamente, Carlos! Também não sou e nem quero ser petista! Prefiro a liberdade de criticar todos, e, reconhecer diferenças entre aquele que governa para o povo e aquele que é fascista, governando, como se vivesse numa aristocracia fascista.

    2. Rives Passos

      Exatamente, Carlos! Também não sou e nem quero ser petista! Prefiro a liberdade de criticar todos, e, reconhecer diferenças entre aquele que governa para o povo e aquele que é fascista, governando, como se vivesse numa aristocracia fascista.

  34. Roberto Rangel

    O país sem sobressaltos criados por seu próprio presidente consegue andar com as próprias pernas. Agora só falta o Congresso ficar menos voraz.

    Responda
  35. Paulo Rivail Andrade Andrade

    A folha volta dar orgulho aos seus assinantes, deixou de ser um jornal pro extrema esquerda, pra fazer um jornalismo equilibrado sem viés pra nenhum lado

    Responda
    1. Jandir Santos Silva

      Sem viés kkkkkkkk

    2. Dagmar Zibas

      Rindo muito aqui. Mas q falta de percepção analítica! Folha de extrema esquerda? Vou tentar explicar. Folha sp foi tucana e neoliberal. Tem profundo rancor de governo que privilegia políticas de distribuição de renda. Fechou os olhos para as ilegalidades da Lava-jato. Qdo o tucanato ruiu, chegou a namorar Bozo, mas o miliciano é muito grotesco para a finesse da Folha. Amava o Guedes, mas Bozo estragava tudo. Agora resta distorcer fatos e torcer contra Lula.

    3. Dagmar Zibas

      Rindo muito aqui. Mas q falta de percepção analítica! Folha de extrema esquerda? Vou tentar explicar. Folha sp foi tucana e neoliberal. Tem profundo rancor de governo que privilegia políticas de distribuição de renda. Fechou os olhos para as ilegalidades da Lava-jato. Qdo o tucanato ruiu, chegou a namorar Bozo, mas o miliciano é muito grotesco para a finesse da Folha. Amava o Guedes, mas Bozo estragava tudo. Agora resta distorcer fatos e torcer contra Lula.

  36. Daniel Pimentel

    Editorial vergonhoso, uma regurgitação ideológica bastante rasteira, com edulcoração de fatos e argumentos. Leitura chupa cabra da realidade. Talvez estejamos muito condescendentes com esse tipo de missiva, um panfletarismo mentiroso que apenas gera desconfiança e náusea; há um lado bom, deixa transparente sua intenção, descumprir completa e avidamente a função de informar. Editorial poderia ser jingle de campanha política!

    Responda
  37. Ricardo Andrade

    A Folha está de brincadeira. Deixou de ser honesta. Parou de fazer jornalismo. Não vale a pena ler a Folha. Pagamos pelos comentários. A verdade vem dos assinantes.

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Então toma mais uma: não cabe à Imprensa (simples produto da indústria do entretenimento), manter ou simplesmente defender a Democracia ou a Verdade...! Isso compete às instituições democráticas ou éticas...! Se nos faltam essas instituições ou quem as sustentam é problema de todo um conjunto moral que ainda não se formou na Comunidade, que, em última instância, o propicia...!

    2. Fernando Alves

      Não pode falar a verdade do governo. rsrsrs

  38. M J M

    Nos 3 pontos destacados no título do Editorial faltou acrescentar um ponto que A Folha Pensa, Lulinha da Sorte em 2023.

    Responda
  39. Neucir Valentim

    Todo mundo é responsável pela melhora, a sorte, o Agro, os planetas , menos o presidente Lula que tem sorte, interessante a FSP tentando desmerecer o trabalho incansável do presidente do Ministro Haddad!

    Responda
  40. EMANOEL TAVARES COSTA

    Dizer que o agronegócio independe de auxílio do governo, é deslavada estultície ou cegueira deliberada. Depende e muito. Afirmar que a privatização de serviços essenciais é caminho para maíor saúde financeira é também outra bobagem. O neoliberalismo agasalhado pela folha faliu. Não fosse a intervenção estatal na economia, o mundo estaria num buraco selvagem.

    Responda
  41. Rives Passos

    Afastar o fascismo...não tem preço.

    Responda
  42. Vinícius Freire

    Dá para perceber muito bem a raiva daqueles que apoiam com unhas e dentes este governo quando os jornais criticam as medidas retrógadas que foram tentadas, sem sucesso, graças a Deus, pelo governo do PT, tais como revogar o marco do saneamento, atacar a autonomia do BC, revogar as reformas macro anteriores. Pelo visto, esta turminha não aprende mesmo que qualquer país sério que ficou rico fez reformas para aperfeiçoar o seu ambiente institucional, favorecendo o crescimento da sua economia.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Visão míope neoliberal. O neoliberalismo faliu em todo lugar. Os paises que ficaram ricos, como os países nórdicos, adotaram políticas sociais democráticas, com grande proteção dos trabalhadores, educação e saúde gratuitas, mercado controlado, taxação alta para os ricos. O petróleo na Noruega é estatal. As reformas trabalhistas e previdenciarias aqui não geraram mais empregos e a privatização de empresas estratégicas só tem gerado preços mais altos de luz e desastres ambientais como da Vale.

    2. Dagmar Zibas

      Visão míope neoliberal. O neoliberalismo faliu em todo lugar. Os paises que ficaram ricos, como os países nórdicos, adotaram políticas sociais democráticas, com grande proteção dos trabalhadores, educação e saúde gratuitas, mercado controlado, taxação alta para os ricos. O petróleo na Noruega é estatal. As reformas trabalhistas e previdenciarias aqui não geraram mais empregos e a privatização de empresas estratégicas só tem gerado preços mais altos de luz e desastres ambientais como da Vale.

    3. Daniel Pimentel

      Quando alguém argumenta e usa graças a deus, e, logo depois, país sério que ficou rico, não vale a pena contra argumentar!

    4. Ricardo Andrade

      Vai pra Argentina!

  43. Rives Passos

    Otávio Frias Filho faz falta Falta honestidade e alguma decência nessa nova direção da Folha Pan! Se tornou banqueiro e lobista!

    Responda
  44. Paulo Jr

    A matéria é irretocável. Concordo com tudo o que foi escrito. Tivemos sucesso no 1o governo Lula porque o Palloci segurou o ímpeto de seus correligionários. O fracasso inédito e retumbante dos governos Dilma começou enquanto ela ainda era ministra, e demoraram a serem percebidos exatamente por causa dos primeiros anos do governo Lula. Tomara que o Haddad tenha um mínimo de apoio para manter uma dose de sanidade na política econômica.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      O que foi contido foi o fascismo bozoloide. PT é democrático, diversas tendências. Mas as decisões do governo são exclusivamente de Lula. Folha é profundamente desonesta tentando tirar o mérito do governo. O governo Dilma errou, mas ninguém considera o tombo nos preços de nossas exportações e as pautas bombas do Cunha. Mas Dilma deixou reservas internacionais de 300 bi, o que segurou até o Guedes do fracasso total.

    2. Dagmar Zibas

      O que foi contido foi o fascismo bozoloide. PT é democrático, diversas tendências. Mas as decisões do governo são exclusivamente de Lula. Folha é profundamente desonesta tentando tirar o mérito do governo. O governo Dilma errou, mas ninguém considera o tombo nos preços de nossas exportações e as pautas bombas do Cunha. Mas Dilma deixou reservas internacionais de 300 bi, o que segurou até o Guedes do fracasso total.

  45. Rives Passos

    Em dois mil e vinte três: trezentos sessenta b para o agro; Brasil voltou a ser relevante internacionalmente, não pária. Economia crescimento três por cento aa; O grupo Folha da Manhã emitiu NF contra prefeitura de SP, Ricardo Nunes, quase 3m, essa liberal de $ público e banqueiro. A Folha Pan não faz mais jornalismo, faz Lobby.

    Responda
    1. Rives Passos

      Prezado Vinicius, vc disse isso. Eu não disse! Ah! The Intercept apresentou NF.

    2. Vinícius Freire

      Ah sim, muito confiável o que veicula nestas mídias alternativas, seja de esquerda ou de direita.

    3. Rives Passos

      Fonte: The Intecept!

  46. Moisés Mariano

    A Argentina com os conselhos do fracassonaro tem tudo pra virar uma Cuba ou Venezuela

    Responda
  47. Tiago Almeida do Nascimento

    Tenha decência Folha, se o país está melhorando é graças ao governo do PT. Você pode odiar a ideia, mas a verdade está aí.

    Responda
  48. CLAUDIO DA CUNHA

    PT contido? O PT conteve a insanidade e salvou esse país! Contenham de novo o PT pra ver o que acontece...

    Responda
  49. Gilberto Rosa

    Antigamente os jornalistas se orgulhavam de trabalhar na Folha, hoje é vergonhoso. Com o falecimento do irmão descente, Otávio, e o doente sendo processado pela própria irmã, por tramoias deste contra ela. É só decadência na Folha, pena.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Piraz, se conseguisse entender que a miséria e violência brasileira está diretamente vinculada ao absurdo roubo pelos juros de bilionários banqueiros, como o dono da Folha, que sugam a riqueza do Brasil. Entender que a miséria está ligada à jornais golpistas, como a Folha, você acharia que sou comedido. Quando vires miséria e violência, lembre do dono da Folha.

    2. Hernandez Piras

      Como você gosta de difamar os outros, não! É típico de pessoas que se alimentam de teorias maniqueístas ou conspiratórias.

  50. Wilson Luiz Antonio

    O que seria do agro se não fosse o Governo através das pesquisas da Embrapa e dos créditos subsidiados por meio dos mais de trezentos R$bi do Plano Safra? Queria ver eles mostrando toda sua “eficiência” sem o nosso dinheiro e instituições. A Falha não cogita cortar subsídios de setores privilegiadíssimos do mercado, mas sim os programas sociais, bem como a terceirização no setor público. Taxar mais os altíssimos ganhos do mercado financeiros? Nem pensar. A Falha trabalha para o capital.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      A Folha elogiou o corte de subsídios e de incentivos a setores privilegiados, inclusive neste artigo. Apoiou em editorial o fim da desoneração da folha de pagamento de alguns setores, inclusive a própria imprensa. E você, trabalha para quem?