Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério de Mendonça Lima

    Excelente bab ação. Palmas para uma mente brilhante à lamparina. Agora, poderia atender várias cartinhas, e escrevinhar uma prosa sobre os 203 bilhões de déficite, do tesouro nacional, em apenas um aninho de governo da ra ta zana mor?

    Responda
  2. Dionisio DeBarros

    Para que o centrao fique no poder, eh preciso que o povo Brasileiro permanca ignorante e alienado. Gente consciente e estudada, jamais permitiria ser governada por chucros que so pensam em enriquecer a qualquer custo nas costas do povo. Dai se entender que essa turma desinvista em educacao publica e promova educacao de qualidade so para quem pode pagar. Assim o poder jamais trocaria de maos, com o pais perenemente no 3o mundo, o paraiso para o centrao. Cabe a nos, o povo, impedir isso.

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Companheiro, seu raciocínio está correto. Sem querer defender ideologias, mas na linha do seu pensamento. Veja o último pleito, as pesquisas mostraram que a medida que o grau de escolaridade e renda aumentam o candidato reacionário teve o maior percentual de votos. Argumentos dizendo que foi por causa do Lula não se sustentam, tinha outros candidatos bons. Aprovar tudo aquilo que foi visto como as melhores atitudes para um Presidente do Brasil, é incompreensível. Escolaridade?!

  3. newton penna

    A Direita brasileira, representante do que há de pior no nosso país, se prepara para mais um Golpe. Triste Brasil.

    Responda
  4. ciro lauschner

    A esquerda tem uma liderança, unica por sinal, que ganha eleição, que é Lula, porque não assusta. Quando esse se fôr, nunca mais ganhará eleição.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Se não assustasse não teria sido preso. Como o colunista o sr. Ciro olha para a situação atual e supõe que nada vai mudar.

  5. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Na mosca

    Responda
  6. Alberto Melis Bianconi

    O colunista defende a perpetuação da bagunça. Quer que o governo se oponha a adoção de uma formula parlamentarista porque do alto de seu saber decreta que a esquerda nunca chegaria ao poder no parlamentarismo. Por que? Porque o eleitor elegeria apenas parlamentos como o atual? O parlamentarismo significaria levar o executivo para dentro dentro do parlamento e esse precisaria se organizar para viabilizar o executivo. Assumiria junto com o poder, a responsabilidade pelos resultados.

    Responda
  7. Ricardo Arantes Martins

    Numa democracia não mais o Rei ou Presidente, mas de fato o Congresso é Soberano, cabendo ao Presidente fazer maioria discutindo propostas e deixando as claras quais cargos, ministérios e empresas vão para quem e com quais metas. Isso não vemos no Brasil, a clareza. Para mim claro está que Lula não é tão bom articulador assim, agora que não tem esquemas de mensalão, petrolão e afins, a fim de governar. tá difícil mas está bom, tudo indica que não voltou aos velhos esquemas. Ele não pode errar.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não conheço ninguém que conseguisse governar a atual situação que não fosse Lula. Está tirando leite de pedra. Consegue realizar avanços mesmo sendo minoritário. Poderíamos aproveitar a bonança para discutir um desenho institucional menos disfuncional, mas duvido que o façamos.

    2. Albert Niches

      Lula foi preso para que não pudesse se candidatar em 2018. Tens piada melhor, caro colunista?

  8. raul neto

    Ás ruas povo, temos que defender o governo Lula. Foi eleito legalmente e está sendo privado de governar ilegalmente pelo pior congresso já eleito.

    Responda
    1. ciro lauschner

      Aproveite e vai na frente!

    2. Ricardo Arantes Martins

      Um Congresso terrível Raul, mas os outros também eram ruins. Veja que agora Lula coloca como líder de Governo o Deputado Jose Magalhães do PT CE, famoso dólar na cueca. mas noutras gestões também teve presos o líder do governo na camara paloci do PT SP e o líder do governo no senado Delcidio do PT. É muito pii. Careta no Congresso.

  9. ADONAY ANTHONY EVANS

    Assombrações dos presidencialismos de coalizão.. Mensalão 1, comprando apoio. Mensalão 2 ou Petrolao com Eletrolao, Mensalão 3, Emendas de Relator. Os dois primeiros deram cadeia. O terceiro tão amoral quanto, legalizado por Bolsonaroantisistema. Quem elege o Congresso, são os prefeitos. O partido que capiarizar os diretórios municipais via Internet em tempo real, ganha e governa de lavada.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, caríssimo, podicrê: tudo coisa contra-democratica até o caroço, inguazinhos os três. Pelo volume, pior o "do Bozo" - até porque, tem altas chances de perdurar no tempo...

    2. Ademar Adams

      Mágico Bozo 50 por cento. Vai lá e faz.

  10. Eduardo Giuliani

    Excelente coluna sobre a realidade. Não tinha pego esta perspectiva. Mais uma prova que não temos democracia, e sim uma plutocracia. Tivemos parlamentarismo com Tancredo após Jânio cair e foi um fracasso. Parlamentares não tem experiência e competência para assumirem o poder executivo, então não sabem formar gestores. Importante ver uma ted talk do Eric Li, descrevendo o sistema política chinês, muito mais democrático que o nosso baseado em eleições, a qual ele chama de Circo.

    Responda
  11. José Cardoso

    O parlamentarismo já foi derrotado 2 vezes em plebiscitos e será derrotado de novo se houver mais um. É preciso um equilíbrio entre o poder dos particulares (congresso), a visão universalista da lei (STF) e a singularidade do poder do príncipe, representando diretamente o povo (presidente).

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O que faz o Congresso parecer o poder dos particulares é um desenho institucional estapafúrdio. O eleitor vota sem saber (e sem poder saber!) a quem está elegendo. Voto em lista desorganizada. Sem o orçamento nas mãos do executivo, não tem como funcionar.

    2. Rives Passos

      Excelente, José!

  12. Francisco Elias Fernandes

    Flash Gordon, amigo, vem nos salvar vem! Vem!

    Responda
  13. Francisco Elias Fernandes

    Zum-zum-zum capoeira mata um. Hay gobierno soy a favor!

    Responda
  14. Rives Passos

    Vivemos a lá República Velha. Coronelismo, oligarquias representadas pela grande imprensa (porta voz da Faria Lima, monopólios, latifundiários,..) em um congresso irresponsável e perdulário. Os deputados, do presidente ao "raspacu" fazem e dizem, regiamente remunerados, o que bem entendem sem quaisquer consequências. Essa junção da economia com altas patentes resulta em degradação da democracia e qualidade de vida da população. Ah! "É só o povo ".

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Pois é, também não queria que fosse assim. Esses grupos dominantes tem votos pra eleger uma minoria, mas tem a maioria no CN. Veja as bancadas. O proletariado, maioria da sociedade, que ao invés de votar nos seus representantes elegem esses que aí estão para representar sua classe. Talvez isso explica por são a elite dominante. Enquanto isso a maçaroca continua.

  15. Ademar Adams

    Análise perfeita. É exatamente isso que ocorre no Brasil e a maioria dos políticos, que é fisiológica, adora essa bagunça.

    Responda
  16. José Geraldo Cordeiro

    Este semipresidencialismo tem cheiro de ditadura do centrão. Pare a terra por que eu vou descer

    Responda
  17. Bruno Araujo

    O povo deverá tomar as ruas. Não podemos ter mais atrasos por causa de uma elite política coronelista e atrasada, pra não chamar por outros adjetivos. Tomara que em fev/25 o presidente da Câmara seja de mais qualidade.

    Responda
  18. NIEMEYER FRANCO

    "Chutar esquerda para escanteio". O jornalista/funcionário da Harvard ou algo parecido, o verdadeiro operador da maçaroca.

    Responda
    1. Rives Passos

      Sim. VTF é o operador da Faria Lima na Folha Pan.

  19. Marcus Machado

    Ao dominarem grande parte do orçamento com suas "emendas" exdrúxulas, não ligadas a projeto algum, senão a ganharem, mais votos, os deputados tiraram dos Presidentes da Republica (deste e dos futuros) tarefas do Executivo. Então, que arquem com isso e sejam responsabilizados, assumindo de vez a execução dessa dinheirama.

    Responda
  20. Carlos Ernesto de Oliveira

    Excelente, VTF! Deixaremos de ser o país do futuro com ampla reforma política, partidária, de sistema de votos e de governo;

    Responda
  21. Paulo Jr

    Vinícius, eu entendo que todos nós temos direito às nossas preferências ideológicas, mas para um jornalista, é elegante não escancarar as próprias preferências. O comportamento do parlamento (incluindo políticos de todo o espectro ideológico) não é uma questão de esquerda e direita, mas somente uma questão derivada da constituição de 1988 que tanto mal faz à nossa gente. Enquanto não mudarmos o sistema ou a constituição, o problema vai continuar.

    Responda
    1. José Geraldo Cordeiro

      A Constituição Permissiva. Se não permite, altere-se.

  22. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    O capitalismo progressista democrático entende que depende da força do trabalho assalariado para sua sobrevivência fazendo boas parcerias respeitando os direitos. Outra parcela desse capital quer a desregulamentação das proteções trabalhistas. Daí a importância de escolhas parlamentares. Desenrole a maçaroca elegendo na próxima parlamentares do lado do trabalho assalariado, hoje maioria dos eleitores. Quem defende você é você mesmo. Pense nisso!! Esqueça direita e esquerda.

    Responda
  23. Carla C Oliveira

    Temos é que fazer uma reforma política para diminuir o número de deputados e responsabilizá-los por má utilização de dinheiro público.

    Responda
  24. antonio brito

    Alto lá. Foi preso por fazer adega em sítio dos outros, amigo do pai, etc...

    Responda
    1. Rives Passos

      O PL com apoio de Álvaro Dias vai causar seu ídolo senador, Sr. . Moro, o vilão com cara de vilão e visto como mocinho por interessados.

  25. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Primeiro precisa saber se os congressistas querem o parlamentarismo. Esse sistema tem de governar arcando com bônus e ônus. Acho que preferem como está hoje, ficar com o lado bom: verbas a vontade - emendas. Sou presidencialista.

    Responda
    1. Antonio Calmon

      Isso, veja a reforma tributária, o legislativo concede isenções e irresponsavelmente cobra superávit. O parlamento adora um acordo "Caracu". Enquanto o povo não priorizar as eleições do parlamento, vai ser assim . Conheço vários deputados que não tem nem noção daquilo que pedem para eles votarem. O nível cultural não permite.

    2. Antonio Calmon

      Isso, veja a reforma tributária, o legislativo concede isenções e irresponsavelmente cobra superávit. O parlamento adora um acordo "Caracu". Enquanto o povo não priorizar as pessoas eleições do parlamento, vai ser assim . Conheço vários deputados que não tem nem noção daquilo que pedem para eles votarem. O nível cultural não permite.

  26. Antonio Pimentel Pereira

    Discordo, a vdd tem que ser dita, fhc não teve medo de abordar temas centrais da gestão no país, lula melhorou a inclusão do pobre no orçamento, mas agradou as elites q migrou pra seu meio, daí cm a negativa do governo em fazer uma nova partilha dos cem bi dos royalties do petróleo q noventa por cento ficam cm rio e são paulo, cm vetos de lula e dilma, o q até hj está sob liminar no stf, os parlamentares das outras regiões ampliaram as emendas de forma justa, pois precisam levar obras à base. Ok

    Responda
  27. Marcos Benassi

    Xiiii, Grão-Resumidor, enquanto não houver Responsabilização pela emprego da grana pública, há felicidade entre os plutocratas da hora. Qualquer o regime, quaisquer as propostas, em mantendo a alegria dissoluta do "gasta onde querer, mete a mão quando pode", sem princípio algum de planejamento orgânico de país, há de haver aplauso. Fim da pppiicada e início do caminhar na base do facão, mato sem cachorro, mas com hiena de sobra. Mas será o Benedito?, diria vovó, e creio que a velha estaria certa

    Responda
    1. Vilarino Escobar da Costa

      Grande Marcos , é sempre bom ler seus comentários ! Que para o próximo ano possamos continuar trocando opiniões!

  28. Paulo Araujo

    Lula foi necessário para banir o pshicho pata da vida política. Agora precisamos de alguém para thirar o Lula. Pode ser até o vice, mas o autor do artigo parece estar criando Lula, o puro! Não podemos esquecer que o Mensalão e o Petrolão existiram...

    Responda
    1. Paulo Araujo

      D. Vera, ninguém está questionando resultado de eleições. Vou ser didático: Lula foi necessário para tirar o pshico pata e ponto. Todos nós sabemos o que aconteceu de co rr up ção e des vi o de di nh eiro de seus governos anteriores. Me ns al ão aconteceu muito antes do M or o. Finalizando, para o próximo governo, precisamos de alguém competente, de direita ou esquerda, e que não tenha participado desses macro programas de c or rup ção. Entendeu ou precisa desenhar?

    2. Ademar Adams

      Ze Cordeiro tem pinta de eleitor Bozo 50 por cento.

    3. Vera Queiroz

      A direita não aprende nunca. O povo elegeu Lula, sem fake news e sem enganação, isso é democracia, aceita que dói menos, e deixa o Brasil em paz.

    4. Vera Queiroz

      A direita não aprende nunca. O povo elegeu Lula, sem fake news e sem enganação, isso é democracia, aceita que dói menos, e deixa o Brasil em paz.

    5. José Geraldo Cordeiro

      Concordo Tiramos o sindicalista militar. Agora o Lula não dá. Parece que trocamos 6 por meia dúzia

  29. Jocimar Bruno dos Santos

    Bora, Lu-laaaaaaaa! Opa!

    Responda
  30. Jocimar Bruno dos Santos

    Vinicius Torres, parabéns! O texto é excelente, enxuto, mas profundo. Perpassa por diversas questões políticas, as quais deságuam no mesmo abismo: a sede de surrupiar o dinheiro público sem culpa nem constrangimento.

    Responda
  31. Antonio Catigero Oliveira

    Não tenho outras palavras para denominar a pressão atual feita pelo Poder Legislativo contra o Poder Executivo: chantagem, extorsão, conluio.

    Responda
    1. José Geraldo Cordeiro

      Aliado à falta de coragem para o enfrentamento

  32. José Freitas

    Dessa maçaroca de bobagens escrita pelo militante esquerdista podemos destacar algo util quando ele afirma;" Esses poderes do Congresso são tantos que os presidentes da república, DESCARADAMENTE, cuidam de formar bancadas no STF, a fim de tentar se defender". Vamos aos fatos; a "bancada de esquerda que Lula , DESCARADAMENTE, formou no STF - 8 dois 11 ministros foram escolhidos por ele ou por sua mamulenga - tem atuado bravamente em sua defesa - anulando muitas vezes as decisões do parlamento.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Que fase. Chamar o Vinicius Freire de esquerdista. É que hoje para vocês só é de direita quem é reacionário e medieval.

    2. Marcos Benassi

      Ah, tá.

    3. Jocimar Bruno dos Santos

      José, a tua afirmação é falsa, pois essa mesma maioria consolidada no STF pela esquerda - segundo tuas declarações - referendou a prisão ilegal do Lula e, por arrastamento, o impediu de disputar uma eleição, cujas pesquisas o apontavam como líder absoluto, permitindo a ascensão do fascismo no Brasil, liderado pelo elemento pústula denominado Jair Messias Bolsonaro, culminando com os atos terroristas de 08/01 promovidos por seus seguidores fanáticos bisonhos.

  33. GILBERTO SILVA RAMOS

    Em resumo.....os bolsonaristas colocaram no parlamento individuos plenos em mal caratismo....agora estamos ai....é impressionante que o povo ainda ache que o melhor que podemos ter é esse lixo que ai esta !!!

    Responda
  34. Jairo Ramos

    Enquanto a polarização der caldo, as ratazanas no Congresso riem!!!!!

    Responda
  35. Paulo Sales

    Situação caótica. Vamos precisar discutir isso com seriedade uma hora, e não tem bolsonaro ou lula que resolva e parece que a doenca da polarização não vai se resolver tão cedo.

    Responda
  36. Andre Moraes

    Muito bom texto. É disso que se trata. Da até pra batizar o movimento de Neogolpe do século XXI. A seriedade se equipara a do Parlamento, reapresentado pelo Imperador Lira, e do centro de poder político do STF, representado por Gilmar Mendes. No final das contas enterra completamente o único equilíbrio existente de forças entre defensores dos interesses de oligarcas do país e das forças populares representada por uma eleição majoritária.

    Responda
  37. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Esses, se acham espertos, serão engolidos, se esse intento, tiver êxito !

    Responda
  38. Tiago Reis da Silva

    Artigo totalmente enviezado politicamente.

    Responda
  39. Ricardo Andrade

    Texto lúcido, raro nessa folha.

    Responda
  40. Paulo Augusto

    Se a capital federal ainda fosse no Rio de Janeiro, os políticos não iriam ter coragem de praticar suas falcatruas.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Verdade! O governador do Rio de Janeiro é um cândido rapaz, que veio da Terra do Nunca. Quase não houve ex-governadores do Rio presos. Acorda, senhor!

  41. Alberto Bianco

    E reclamavam do Severino como presidente da Câmara, como pode?

    Responda
  42. Alberto Bianco

    Mudaremos de impedimento para "moção de desconfiança", quando o primeiro ministro é "convidado" a dar o fora.

    Responda
  43. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Se vc sabe de tudo isso, porque passa o tempo todo matraqueando contra o gov lula ? Com todos os defeitos dele, eh o único que hoje nos mantém ainda na democracia. Há que ser pragmático.

    Responda
  44. Vera Queiroz

    O grande risco é a voracidade de um dos piores presidentes da Câmara dos últimos anos: o homem só pensa em dinheiro, sua atividade preferida é a chantagem e sua voracidade é sem limites, seguindo os passos do nefando eduardo cunha, com minúscula. Mesmo Lula sendo mais forte do que Dilma, temo hoje por nossa democracia, com tantos abutres extorquindo o dinheiro público, às escâncaras, inclusive.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É, cara Vera, a raiva nos leva a ter uns pensamentos que, não fôra o contexto da piada, só trariam mal a quem os elabora. O humor, contudo, creio que me salva - espero. Um ótimo 2O24 pra nóis tudo, com reflexão e crítica, sempre!

    2. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Vera, muito bom seu relato.

    3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Benassi sempre com sua simbologia e metáforas. O entendimento por conta do imaginário de quem lê. Habilidade pra poucos. Inteligência.

    4. Vera Queiroz

      Pois é, Benassi, um ser de trevas feito ele si nos leva a pensamentos fúnebres também. Mas somos de luz, vamos cegá-lo de luz. E desejo o melhor de um ano novinho em folha pra você, com todas as promessas de Lula cumpridas com louvor, sem liras et catervas no meio do nosso caminho. Feliz Ano Novo.

    5. Marcos Benassi

      Ô Vera, marvada: ele tem que mudar seus hobbies, pô. Já foi dar tabefe e oprimir generalizadamente a sua digníssima; agora, é o deleite com o poder. Torçamos pelo próximo: quem sabe se for rapel em montanhas íngremes, a gente não desfruta de uma corda roída? Hahahahah!

  45. Alberto Bianco

    Ou o Batman aparece e nos salva, ou estamos foldhidhos de vez

    Responda
  46. William Rachid

    Sou parlamentarista. Votei nesse sistema de governo no início da década de 90. Para mim é o melhor modelo. Observando os países ricos, só os EUA são presidencialista. No parlamentarismo teríamos deputados eleitos pelos "distritos", e portanto, teriam mais condições de serem avaliados por quem os elegeu.

    Responda
    1. Maria Pirlin

      O Brasil seria como a Itália, onde um premie em odore di mafia (como descreviam Berlusconi) dominou a midia e a política por anos. O partido, Forza Itália, mesmo nome de um partido das fascista, está no relato do grande historiador inglês Norman Douglas em seus diários de guerra. (Os napolitanos dizem que ele descreveu brm os fatos; detestam Curzio Malaparte, falando nisso). Aqui, facilitaria um miliciano tomar o poder na Câmara. Soa familiar?

  47. William Rachid

    Sou parlamentarista. Votei nesse sistema de governo no início da década de 90. Para mim é o melhor modelo. Observando os países ricos, só os EUA são presidencialista. No parlamentarismo teríamos deputados eleitos pelos "distritos", e portanto, teriam mais condições de serem avaliados por quem os elegeu.

    Responda
  48. sergio marcone da silva santos

    Muito disparate para um texto só

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Muito disparate em seis palavras, Maricone !

  49. Vinicius Figueiredo

    Muito bom. Excelente 2024, na medida do viável.

    Responda
  50. Dagmar Zibas

    Análise perfeita. Parabéns!

    Responda