Gustavo Alonso > O cruzeiro de Neymar e o submundo do trabalho que acontece em navios de luxo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
“Há muito tempo nas águas da Guanabara/O dragão do mar reapareceu/Na figura de um jovem feiticeiro /A quem a história não esqueceu” Aldir Blanco/O Navegante Negro . Marinheiros que limpavam os navios e eram castigados c/chibatadas - após a escravidão.
Esse é o menino ney, orgulho do brasil.
Este foi seu melhor texto! Parabéns!
Vixe, imagine a relevância dos demais textos.
pior que esse luxo vulgar só os das festas descritas por Joel Silveira em A milésima segunda noite da Avenida Paulista, um passeio de fina ironia no mundo dos granfinos paulistas da década de 40.
Senti falta da descrição do ambiente onde se dorme, no qual os commis dormem (me deu a entender que nem sequer têm tempo pra dormir). Parece bem tÃpico do trabalho escravo: ter um teto para dormir (senzala, porão do navio, fundos da casa) e comida (o suficiente para o trabalho manual/braçal de sol a sol: farinha, carne, feijão).
E agora José. José para onde?
Há vários tipos de cruzeiro. Já fui em vários pela Europa e Asia. O hotel anda junto com você de porto em porto. Realmente a maioria dos camareiros e garçons são de paÃses pobres onde o inglês seja lingua franca, como India, Paquistão e Filipinas. Mas trabalhar em hotel não deve ser tão melhor, ou não encontrariam mão de obra por esses salários.
O Neymala não é referência para resolver nada, tudo que o encolve é fútil. Em nossa terra um Descondenado alisa a classe média e ricos, e enrola os pobres. Triste Brasil.
Prezado Gustavo, excelente artigo, parabéns! Sem agredir ninguém, você expôs uma realidade e um imaginário presente em muitos brasileiros, infelizmente. Só para bem ilustrar seu ponto de vista, vale ver o filme “triângulo da tristeza”.
Que inveja deles, do neymar, um cara que venceu na vida, ficou milionário tem jatinho, Quantas garotasele quiser. Ah, eu queria tá lá! Só vai nessas paradas quem tem dinheiro pra gastar. Queria tá lá tomando champagne da melhor, ouvindo música, só gente com grana.
tá sendo irônico ou você é um cão de guarda de milionário? (late e rosna pra defender o dono da mansão, mas dorme do lado de fora)
Nunca viajei de Navio. O mais longe que fui, há uns cinquenta anos, de lancha com um rapaz. Neymar: o que ele tem a ver com trabalhadores dos navios? Algum deles denunciou ? Se denunciou, quem deve tomar medidas é o Ministério Público do Trabalho, presumo.
Nada muito diferente das empreiteiras de mão de obra que abundam por ai . è tudo terceirizado, quarteirizado . O semi escravo trabalho numa cidade e a sede da empresa contratante fica num endereço de uma sala qualquer numa cidade a dois mil km de distância . Quando vai lá reclamar, encontra a sala fechada .
Acho que o jogador de futebol, hoje de cartas, no máximo consegue ler esse texto como inveja, se é que consegue ler se o fizer ou tenha curiosidade de lê-lo. Pode também pensar: fale mal mas fale de mim. Ele não é um caso perdido mas um caso achado, reproduz com estilo miliciano o pior das elites brasileiras.
Alguém avisa ao rapaz que quando o trabalho é de baixa qualificação a remuneração é também muito baixa, que a globalização piora o cenário, que para ter uma renda melhor é exigido uma melhor qualificação e investimentos educacionais e que alguns trampos é desse jeito aà para pior; avisa a ele que o mundo não irá melhorar só porque o greenpeace protege baleias, Janja esta feliz no palácio ou Sandy se separou.
me convenci, o mundo irá melhorar. façamos algo juntos, comecemos por uma canção, que tal protestarmos, vamos lá gente... vamos nos organizar, que tal criarmos um sindicato, uma ONG, fortalecermos o DCE, trabalharmos em rede; ja sei, viremos veganos, não? uma revolução então? guerra civil? luta de classe, partido polÃtico? também não? que tal estudar? também não? vamos gente mudar o mundo!!! fazer alguma coisa, nem que seja missanga e bolo de pote.
Ah! Sim. Pegue o pobre coitado despreparado e esfole mesmo, explore o mais que puder. Ele é fraco, sem protetores. Merece.
Posso ter me referido a vc indevidamente, desculpe! Mas pareceu que vc estivesse justificando. ImpossÃvel pra muita gente entender, era isso! Não pude remover o comentário.
ImpossÃvel é fazer vc entender que baixa qualificação não é credencial para exploração e que quem recolhe o lixo do teu cocô e lava a tua saliva e arrebenta a coluna pra limpar tua casa tem alta qualificação em matéria de deixar vc numa boa.
muuuuuuÂ….sai da frente gado!
Se falei alguma inverdade, me diga qual; se falei a verdade, concorde. Não possuo empregados. Quanto ao sonho de um mundo melhor, normalmente descamba em um autoritarismo sem medida.
Se falei alguma inverdade, me diga qual. Se falei a verdade, cale-se. Não possuo empregados.
Você deve ser dos tais que trata empregada doméstica pior que o pet da casa ...
Eu acho incrÃvel como alguém enxerga algo de bom nesse jogador! São tão medÃocres quanto ele .
Neymar representa a podridão: apoiador de Bolsonaro, negro que se acha branco e diz que o racismo não existe, promove orgias e farras, trata mulheres como objeto. Como sou espÃrita, acredito que ele terá que passar por muitas vidas para expiar tudo isso.
No Brasil, existem muitas escolas públicas que são de qualidade, em Pernambuco, a infraestrutura é invejável (vide o sistema ETE, tem almoço, cota no ENEM, aluno bom passa em Medicina); que faz a juventude? 90% só faz perturbar e não estuda, disciplina ZERO; resultado: acaba em um navio destes da vida, com baixa qualificação; você quer o quê meu bebê - um mundo melhor?, não terás; sobra vaga nos Institutos Federais e Universidades federais - chupa que é doce, estuda não fera, espera outro barco.
Inveja pouca é bobagem. Mais fácil culpar os outros.
A arte de cuidar de sua própria vida está cada vez mais rara.
Inveja de ostentar feito um idiota mimado? Mas tenho certeza que vc se identifica completamente.
Esse relato honesto e sincero do colunista confirma a podridão da sociedade capitalista que, infelizmente, segue individualista, egoÃsta e sem escrúpulos. Tristes tempos. A vida não imita a arte, como no filme Triângulo da tristeza.
Um paÃs que tem um Neymar como referência, não é mais nada. O Brasil acabou. Aqui apenas se sobrevive.
"Aqui apenas se sobrevive". Neste ponto discordo. Somos resilientes. Não desista.
Q não se perca pelo nome.
O pior são outras referências que temos para conduzir o paÃs como Bolsonaro e Lula. Precisamos crescer na consciência!
O autor do texto tem uma fixação em implicar com os ultra bem sucedidos na sua profissão. Outro dia caiu matando no Paul McCartney, hoje é com o Neymar. Deixa os caras mano, tem gente lá, que por mais cafona que seja está muito feliz. Vai ser feliz tambem! Jornalismo não é só apontar o dedo! Ou te faz se sentir superior criticar?
Cara, neymar é bem sucedido em que!?
Deixa nada! Neymar é admirado por muitos, mas é um analfabeto. Promove orgias, maltrata mulheres e faz propaganda para Bolsonaro e você acha que ele é um exemplo? É a nossa podridão moral.
Licupletem-se todos.
Trabalhei nesse sistema também, em 2012. Nada diferente do que você disse. Como experiência de vida, confesso que foi bastante interessante, e a possibilidade de juntar dinheiro, por ter menos custos em relação à moradia e comida, é tentadora. Mas ao cabo de quase 9 meses nesse regime, me sentia quase um morto vivo. O abuso de álcool também era comum, na tentativa de tornar a rotina mais suportável.
Minha filha teve uma colega de faculdade, que após formada, há dez anos, passou uns dois ou três anos nesse regime de semi escravidão ., "conhecendo o mundo" Depois, desistiu !
Concordo com o autor, no Brasil cultua-se a vulgaridade, ostentação, o ter em lugar de ser e por aà vai Qualquer imbecil é influencer e fica milionário as custas de outros imbecis que os seguem, a mediocridade impera na música na artes e no futebol Neymar foi um craque como jogador, como ser humano, a imagem de seu pai, um lorpa Quanto ao carona roteiro vai e paga quem quer e pode e a imprensa podia esquecer esta osta
Cafona cruzeiro
Um absurdo, onde já se viu um cruzeiro de luxo cheio de bolsominios? Lula! ainda bem que vc me faz feliz!
Cada um com a droga que lhe faz feliz. Não recrimino você José, somos um paÃs por enquanto livre.
Eu não sei como ainda esperam alguma coisa civilizatória de Neymar.
Inveja e veneno andam juntos !!! Ganhar U$ 500,00 por dia? Eu topo, Onde contratam?
Em Piçarras Beach pagam setecentos e cinquenta reais de diária para um pedreiro. mas precisa ser bom . Meia colher ganha bem menos .
Leu, leu e nada entendeu ...
$500,00 por mês ela quis dizer.
O Sr não aguentaria duas horas
Brasileiro não tolera pessoas bem sucedidas.
Claro, já lembrou de pessoas como Herodes, CalÃgula, Nero? Neymar é um deles: promove orgias, trata mulheres como objeto, promove o Racismo e ainda apoia Bolsonaro. Isso é ser podre!
aqui é feio ser rico. pessoas ricas endemonizadas. herança do catolicismo que ensina o povo a ser pobre e cabeça baixa! se for rico tem que ser humilde. esse texto foi escrito pela janela do preconceito a gente rica.
De onde vc é msm pra criticar brasileiros?
Já dizia o jogador Sócrates, mostram ostentação e nuna o boletim escolar.
Seu texto traz uma realidade que muitas vezes não queremos enxergar, mas como precisamos? A iniquidade está por toda a parte. Quanto ao Neymar ouvi de comentaristas canadenses que ele é psicologicamente vulnerável. O problema é que ele é uma péssima influência para os jovens. Precisamos falar mais das boas referências. FSP, onde estão os exemplos de virtude? Carecemos deles.
Neymar tem tudo para ficar pobre e muito em breve. Péssimo carater, perdulário e sem qualquer futuro no futebol.
OS porões dos navios negreiros eram melhores? A máfia italiana no comando disso tudo.
Excelente texto. CrÃtica com conteúdo, objetiva e construtiva. Muito bom, parabéns ao autor.
O dinheiro pode até trazer alguma felicidade, muito conforto e luxo, mas não consegue transformar um ignorante em alguém com bom senso e sensibilidade. Daà o que resulta é isso, breguices, cafonices e ostentação boba.
Que relato necessário. Fui apenas uma vez em um cruzeiro e achei tudo tão fora da realidade que jamais participarei deste circo, ou destes grandes barcos "piratas da fantasia". Eita elite otária.
A parte inicial no tÃtulo do artigo é desprezÃvel. O trabalho nos navios necessita de implantação das leis aprovadas e fiscalização governamental.
Relato necessário, parabéns ao articulista
e eu que pensava que exploração de MO só existisse no interior do RS e SC ! .
Existe em outros lugares também, mas no interior do RS e SC é exuberante também.
É a casa-grande flutuante, com a elite brega e estratos médios aspirando a ser como tal. E os escravos ou semiescravos, agora não só de origem africana, a servir seus senhores. Ministério Público do Trabalho: que tal embarcar num cruzeiro desses?
Neymar vai ter que pagar esse voto no ozo até o resto da ida. Interessante é perceber que esse cronista nunca denunciou trabalho escravo nos cruzeiros, mas embarcou na onda de malhar o jogador
Vc é petista mas agasalha o arbÃtrio. Deve ser formado...Fez mestrado ? Neymar, enquanto homem, é um jovem mal formado e não pensa diferente da maioria dos jogadores do futebol. Parte do problema é vc, da classe mediazinha paulista, que está preocupado em que ninguém fale mal de Lula, e com os desnÃveis dos bueiros das avenidas.
Se você não entendeu (ou preferiu não entender) a conexão entre o episódio do navio, a experiência do colunista e a vulgaridade do jogador, então você é parte do problema.
Vamos investigar a denúncia ou esperar o Neymar jogar novamente? Prioridades...
Vamos salvar o planeta do capitalismo. Vamos salvar o planeta da exploração usando celulares fabricados por escravos chineses. Como somos seres humanos com consciência social. Somos tão superiores. Adoramos a democracia relativa brasileira. A democracia de opinião única. Coletivismo é coisa de idiota sempre..
Haja idiotas.
Quando ouço falar em Neymar é justamente essa imagem que me vem à cabeça: vulgarização! Em todos os sentidos.
Np esgoto marÃtimo ortentação, todos os ratos se assemelham. Do jogador fascista ao herdeiro do tráfico.
Quer tristeza! E o pior é que esta situaçao nao nao deve ser caracterÃstica do cruzeiro de Neymar. Na Europa, onde tudo é regulamentado e fiscalizado, de vez em quando há denúncias deste tipo. Mas um cruzeiro é algo deslumbrante! Anoitecer em um paÃs e acordar em outro, é mesmo tentador. Acabamos por nos convencer de o navio que escolhemos é diferente. Deveria haver demonstraçoes nos portos. Quem sabe acabarÃamos por nos envergonhar e nunca + fazermos um cruzeiro.
IncrÃvel relato. Não tinha ideia do grau de exploração que ocorrem nestes cruzeiros e no formato de relação com os trabalhadores.
Impressionante Relato! Eu mudaria apenas a última frase do texto para: Neymar, como muitos brasileiros, recusa-se a ver essa realidade.
Eu mudaria a última frase do texto para: Neymar, como muitos brasileiros, c*ga e anda para essa realidade. Ver, eles veem.
Retificando meu comentário anterior: Impressionante relato! Eu mudaria apenas a última frase do texto para: Neymar, como muitos brasileiros, aproveita-se dessa realidade.
Brasileiro sendo brasileiro.
Bom mesmo deve ser o sistema comunista. Onde todos são mortos se não obedecer ao grande lÃder.
A ignorância é a base da felicidade.
Manifestamente o motivo do nosso atraso neste post. O cara não gosta do lula, até ai tudo bem, mas ama Bolsonaro. Vai entender.
Nossa como temos justiceiros sociais por aqui. Devem ser todos da turminha do amor. Adoram um bandido de estimação. Coletivismo é sempre coisa de idiotas. Devem adorar a censura do STF.
Cabulou as aulas de história, acabou posando de asno!
"Comunismo de Paulo Freire", "são mortos se não obedecer ao grande lÃder". Realmente você é uma potência! Poucos seriam tamanho parvo em tão poucas palavras.
Você deve ser um filhinho de papai que nunca trabalhou um só dia na vida.
Cara, vc está falando sério!? O colunista está falando sobre exploração de trabalhadores. Não precisa ser comunista para ver q isso agride a condução humana. É cada uma q aparece, é tanta desinformação q a gente mal acredita. Certamente vc está de zoação. Vc não falou sério.
Qualquer semelhança com o filme :"Triângulo da Tristeza ",é mera coincidência.
Neymar nunca conseguiu ser eleito o melhor do mundo, sempre sobrepujado por Messi e Cristiano Ronaldo, superiores em talento e caráter. Nem tampouco foi campeão da Copa do Mundo pois está abaixo de jogadores como Garrincha e Maradona, que conquistaram a taça jogando por todo o time. Vez ou outra, a vida é justa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Gustavo Alonso > O cruzeiro de Neymar e o submundo do trabalho que acontece em navios de luxo Voltar
Comente este texto