Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Arminda M Carvalho

    Total ausência de transparência nesse processo, onde os que se acham donos da Ciência e Tecnologia (C&T) no Brasil constituem praticamente uma máfia em um órgão público como o CNPq, que deveria ser tratado com muita seriedade em um país tão carente de C&T. Mais grave é que essa máfia não atua só nos editais de bolsas de Pq, mas nos demais editais de auxílio à pesquisa. E a bolsa Pq é um pré-requisito para concorrer a vários editais no CNPq e outros órgãos publicos de fomento à pesquisa.

    Responda
  2. H de Carvalho

    Realmente o sistema é corrompido. Não há transparência. Por que que não divulgam a lista ranqueada dos contemplados? Simplesmente o que ocorre é o seguinte: rateiam as bolsas disponíveis entre os conhecidos e chegados, os que ficam à margem recebem pareceres estranhos e esdrúxulos no sentido de desqualificar a proposta. Simples assim.

    Responda
  3. Marçal Ruggiero

    Os órgãos de fomento à pesquisa são extremamente corporativistas, e formam um "cartel da ciência", onde somente alguns eleitos são agraciados com bolsas de produtividade, financiamentos milionários, etc...etc. Enquanto o coleguismo machista não for combatido na raiz da educação brasileira, permaneceremos patinando nessa lama.

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    Por que centenas vão embora do pais ? Minha filha é pesquisadora de pos doutorado em Universidade do extremo norte europeu há mais de três anos .

    Responda
  5. Raimundo Carvalho

    Há uma enorme concorrência entre os pesquisadores para obtenção da bolsa de produtividade. Falta honestidade intelectual no debate ao sonegar-se a informação de que este parecer foi descartado pelo próprio CNPq. Muitos pesquisadores, homens e mulheres, tiveram seus projetos não contemplados com bolsa. Tem gente que faz disso um drama. Isso tudo por causa de mil e quinhentos reais a mais na conta bancária e pelo status de pertencer à elite dos pesquisadores CNPq.

    Responda
    1. H de Carvalho

      Não é só questão de status. Ter a bolsa de produtividade abre portas à financiamentos juntos às agências de fomento, incluindo o CNPq. É um sistema pernicioso que impede o próprio sistema de evoluir. A qualidade e a relevância dos projetos científicos é a última coisa analisada.

  6. Audrey Constant Bruno

    Atitudes como essa atrasam o desenvolvimento da sociedade toda. À pesquisadora que é mãe fecham-se portas sem levar em conta a qualidade de suas ideias e possibilidades de produção acadêmica, esquecendo que trata-se de verba pública.

    Responda
  7. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Que país infeliz é piorando cada vez.mais.

    Responda