Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Acho muito triste em perceber que mudamos quase nada em 100 anos!

    Responda
  2. Carlos Antônio Maximino Roquete de Albuquerque

    "Ninguém pode contrariar as cinco famílias que governam a província". Trecho de "Os Bruzundangas".

    Responda
  3. xikito ferreira

    Fruí com delicia essa leitura. Faz um ótimo aperitivo instigante da leitura do texto completo Bruzundangas

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Né não? Eu, "tô comprado".

  4. xikito ferreira

    Fruí com delicia essa leitura.

    Responda
  5. jose prado

    O Negão era um gênio!

    Responda
  6. Humberto Giovine

    Existiu no país de Lima Barreto, um "salvador da pátria". Intitulava-se "anti sistema, mas criou benesses em todas as áreas, com a diferença de colocar em postos chaves da nação, indivíduos completamente incompetentes e mau intencionados. Além de tentar um golpe de estado para se tornar um presidente vitalício. Desgovernou o país entre 2018 à 2022. Um feliz 2024 ao autor.

    Responda
    1. Artur Carmel

      He he he he..Os petistas pegaram a carapuça... Huahuahua

    2. Mário Godoy

      A questão que o autor não concorda com você. Ele acha que Bolsonaro é democrático.

  7. Mário Godoy

    Impossível ser mais raso e clichê. Fico surpreso que o autor ostente títulos em Ciências Políticas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Jesus da Goiabeira, Mário, Godoeu? Pelamor, mano.

    2. Nelson Santos

      Sentiu

  8. José Eduardo de Oliveira

    aqui sempre foi assim: ou os políticos acabam com o Brasil, ou os políticos acabam com o Brasil...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Em 1989 Sarney viajou à Índia. Paes de Andrade, presidente da câmara assumiu a presidência. Viajou à Mombaça, sua cidade no Ceará com uma comitiva de chefe de Estado. Quando questionado respondeu: "se não fizesse isso Mombaça não me perdoaria." Infelizmente ele estava certo. A imensa maioria de nós, se tivesse um político de estimação no poder e o acessasse cobraria dele que nos beneficiasse diretamente. Infelizmente os políticos não vieram de Jupter. Brotaram desta mesma terrinha amada.

  9. Jose Cordeiro

    Que Bruzudanga é o Brasil atual não se discute. O que fica em dúvida é se o autor do texto é da situação ou da oposição. Eu também tenho minhas dúvidas quanto ao meu lugar neste espaço político bruzugangandial.

    Responda
  10. Milton Nauata

    Acho graça qdo metem o pau na Folha, como se os seus leitores fossem alienados e não filtrassem as notícias e engulissem tudo como absoluta vdd. A imprensa é livre pra veicular o que quer através dos seus editores e colunistas quer sejam parciais e defendam seus interesses, cabe aos leitores concordarem, repilirem e tecer críticas da imprensa.

    Responda
  11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Quando em 1961 Janio renunciou, foi necessário um movimento revolucionário para que se cumprisse a lei e o vice pudesse assumir. Assim mesmo com um parlamentarismo de meia-bomba. Ou seja, no Brasil cumprir a lei é altamente subversivo.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quando falo em revolução, refiro-me à campanha da legalidade, liderada pelo governador Leonel Brizola. Quanto ao PT: bem se um dia o partido for fechado os antipetistas terão de rabri-lo, porque não sabem viver sem o partido para xingar. Quem estava falando em PT aqui?

    2. Artur Carmel

      E depois do petê, falar sobre corrupção é ser moralista .

    3. Raymundo de Lima Lima

      1961, houve movimento revolucionário? Parece existir diferença entre revolução e golpe.

  12. Henrique Marinho

    O privilégio aqui na Bana nolandia é questão de segurança nacional. Poucos entenderam que o 8 de janeiro foi uma revolta contra os mama dores ilegítimos das te tas gordas do Estado. O problema é que nos faltou um Napoleão. Cada país tem o cana lha que merece.

    Responda
    1. Henrique Marinho

      Eis comentaristas ingênuos tentam erradamente comparar o Bozo com Napoleão, que deixou um legado impressionante e é o maior herói da França.

    2. José Cardoso

      Não tanto os depredadores de janeiro, mas os de junho dez anos antes. Seguiu-se um roteiro lembrando de longe a revolução francesa, com o terror (lava jato), Robespierre (Moro), Napoleão (o Jair), e finalmente a restauração com o Luiz 19.

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Acorda Henrique!

    4. Alcides Castro

      Ô Véi, tá nessa ainda? Sério?

    5. Marcos Benassi

      Arrã. Tá. Ah, não nos faltou, não: ainda que "de hospício", o Bozo fez ótemo papel napoleônico. E, sem dúvida, de canalha, com grande veracidade.

    6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Meeeeeuuu Deus!

    7. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Se foi uma revolta contra mamadores, foi para que outros mamadores sugassem.

    8. Felipe Araújo Braga

      Moço, você já fez uma autocrítica? Bolsonaro e a família dele nunca trabalharam na vida: viveram de rachadinhas, apropriação de jóias e a vida toda na política - com muita corrupção - eles têm mais de 100 mansões pelo Brasil, nenhum teve emprego, sempre na política, todos os filhos. Acorda cara!

  13. Ricardo Arantes Martins

    Creio que o Pai Dinah Barreto mirou-se no próprio Brasil que via. é que o Brasil sempre foi a nação da impunidade para a Elite Política e Econômica. Talvez no fundo ele acreditasse que seria diferente.

    Responda
  14. adenor Dias

    Eu estou lendo o livro os donos do poder de Raimundo Faoro, e as mutretas políticas vem desde os tempos do Império! Pobre povo, que as vezes até discute nas ruas sobre direita e esquerda. No fundo é mesmo como disse Giuseppe Tomasi di Lampedusa , muda tudo, para nada mudar!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, dois, muito grato pelas lembranças. Preciso botar o seu Faori na pilha, mas, e pra dar conta?

    2. Raymundo de Lima Lima

      Mas, alerta, aqui, em Faoro, os donos do poder sempre são aqueles que ficam logo abaixo dos aparentemente Mandachuvas. São os Ricardo Barros, Liras, Renans, Barbalhos, políticos que sempre ocupam cargos ou funções que realmente 'mandanchuvas' inclusive maniputal os que supostamente estão no alto poder.

  15. Marcos Benassi

    Excelente dica literária, meu caro. Postergarei um Jesse de Souza que tá chegando no tipo da pilha, e vou de Lima Barreto. Crítica por crítica, escolherei a da mofa e do sarcasmo. Valeu! Hahaah! E tenha um excelente 2O24, semi-xará, grato pelas reflexões de23.

    Responda
  16. GUSTAVO O L JUNIOR

    Este país é um projeto atualíssimo de passado...

    Responda
  17. André Silva de Oliveira

    Em resumo, tudo mudou para continuar como na época de Lima Barreto (e conforme a conhecida sentença de Lampedusa). Cresça, Brasil, cresça!

    Responda
  18. Aljamir Duarte Chedid

    Jose Henriques Lima Barreto . Gênio da raça. Profeta da República.

    Responda
  19. José Antônio

    Valeu, Marcus! Feliz ano novo! Saúde, prosperidade e boa sorte.

    Responda
  20. Alberto A Neto

    A crítica literária de que Machado de Assis foi o intérprete crítico do Império, conforme Roberto Schwarz, é em grande medida corroborada por outros pesquisadores, como Raimundo Faro e Kátia Murici, para citar alguns. Da mesma forma, Lima Barreto foi o "intérprete crítico" da República velha, cujos fundamentos persistem no atacado até os nossos dias. Em muitos pontos redivivos em maior escala e dimensão; gravemente deletérios. Lima Barreto NUNCA foi acolhido pela ABL!!! Será preciso desenhar???

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Excelente lembrança!

  21. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Marcus M. excelente artigo sobre um gênio da literatura nacional,sempre colocado de lado,pois nunca foi "situação " e tbm tinha um concorrente chamado Machado de Assis,porém isso jamais deveria ser impedimento para reconhece-lo como um gênio.

    Responda
  22. Jorge Luiz Bernardi

    Lima Barreto, extraordinário. Duas vezes tentou a Academia Brasileira de Letras e foi rejeitado. Deputados e senadores querem bilhões em emendas parlamentares, mas não querem que os privilégios das desoneraçoes sejam cortados. O argumento furado de que estes setores geram 9,5 milhões de empregos, entre os 100,5 milhões de brasileiros que estão trabalhando. Não precisa dizer mais nada.

    Responda
  23. Fernando Alves

    Se o "parece com hoje" significa que o Mandachuva é o São Lira do qual o colunista é devoto, acertou em cheio. Se estiver se referindo a outro, é apenas um alienado.

    Responda