Comentários para:

Partidos custosos

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Vergílio Gallerani Cuter

    A democracia tem que ser reinventada. Financiamento privado é a institucionalização do roubo. É inacreditável ler uma coisa dessas depois de tudo o que vimos. "Odebrecht": o nome soa familiar? Pessoa jurídica não tem paixões partidárias. Só doa por dois motivos: esperança de ganhos ou medo de perdas. Corrupção. O apoio ao financiamento privado vem da vontade (legítima) de ver o poder econômico imprimir mais previsibilidade à política. Explicitar isso é dever de honestidade.

    Responda
  2. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Esses só dão prejuízo: entram pra política com dinheiro do povo, aposentam com salários de marajás e, assim, nós eleitores somos enganados de dois em dois anos pelos falsos profetas.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    É por esta razão que um país tão favorecido pela natureza, hoje com 500 anos e tendo um terço de sua população dependendo de bolsa família! A impressão que deixa é de desolamento e que nunca seremos desenvolvidos!

    Responda
  4. Adailton Alves Barbosa

    - Que coisa não? O valor deveria ser de 2,5 e não de 5 bi.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É vdd os políticos aprovaram em 2020 no governo do minto e ele tentou vetar para inglês ver né

  5. Alberto A Neto

    Doutor Ulysses lecionava que, em política, não se pode, muito menos se deve, não aceitar a "senhora das circunstâncias": a verdade factual. O "Senhor Constituinte" sacou da algibeira, ao reportar realidades objetivas incontestáveis, uma de suas máximas célebres: "Sua Excelência, o Fato". Sem dúvida a prática do financiamento público, uma boa tese já testada, implicou a super-concentração de poderes e a hiper-distorção de recursos. Democracia custa caro! Porém, não implica partidos bilionários!

    Responda
  6. José Eduardo de Oliveira

    e o brasilzinho cada vez piorr e mais sujjo

    Responda
  7. Angelo Batista Goulart

    O numero de legendas partidarias não significa um avanço democratico , as legendas sendo 90 por cento cartoriais, existem em função do fundo partidario , vide o o PL hoje tem um status de empresa , pois politica em nossa pais é um négocio, para ganhar dinheiro!Importante é aumentar suas bancadas federais para aumentar a participação no fundo partidario!Dai , existir quadrilhas, gangues , bancadas, rachadinhas, fisiologismo , golpes. O assalto ao erário é público , todos ganham , o povo perde!

    Responda
  8. Marcelo Magalhães

    O financiamento privado de campanhas eleitorais é exclusivamente um adiantamento de recursos que serão recuperados a posteriori. Ele funciona de forma sub-reptícia e sustenta várias bancadas como a da bala, do agro, da saúde dentre outras. Mas a tentativa de torná-lo oficial será ainda pior do que da forma como existe atualmente. Assim, um controle mais específico sobre o uso da verba deve trazer muito mais resultado do que a legitimação da compra dos políticos.

    Responda