Mercado > Dívida global bate recorde e cria trava para Brasil baixar juros e crescer mais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Há décadas as nações têm sido mal governadas, parece que não querem o bem. o resultado é a dÃvida crescente. O dinheiro vai para o ralo do bolso de alguém. Essas nações do gráfico têm reservas? Por que a China aumenta a dÃvida, ela não tem reservas elevadas? Enfim qual é o plano, frear o crescimento?
ótimo artigo, leitura bem interessante e didática.
Gente, não dá pra esperar outra coisa, é o Canzian. Sempre a mesma ladainha do endividamento excessivo e aumento de juros, sempre ouvindo os mesmos especialistas que não conseguem explicar por pura intoxicação ideológica a guinada da economia mundial pós -2008 e a ação central dos Estados na transição pra uma economia de baixo carbono.
DÃvida global crescendo sem parar e poucas perspectivas de redução. Problemas para os paÃses endividados? Sim. Vejo o problema maior para os investidores que financiam essas dÃvidas públicas. Esse crescimento constante tem tudo para chegar ao ponto de estrangulamento. PossÃvel "calote" geral.
O Brasil é riquÃssimo, mas como nenhum paÃs no mundo, os bancos sugam mais de 2 trilhões em juros todos anos, seja selic, juros cartões pessoas fÃsicas e empresas. Vale ler o artigo A farsa do déficit, do professor Dowbor. O brasileiro deve lutar contra o roubo dos bancos, eles dominam imprensa e congresso.
O bilionário banqueiro dono da Folha, parasita de juros, não poderia começar o ano da mesma forma diferente, tentando justificar o maior juros do mundo, da herança maldita do Bolsonaro, Campos Neto ParaÃso.
O PIB de dois mil e quinze era de seis trilhões de reais, dois mil e vinte dois dez trilhões, crescimento de sessenta e seis porcento, então este paÃs não pára de crescer e todos os dias os investidores plantam mais, constroem mais e a cidade que tinha mil casas agora tem cinco mil casas. O que precisamos neste paÃs é combate com tolerância zero na criminalidade. Esta comparação ninguém divulga.
Então quer dizer q ninguém compraria tÃtulos da dÃvida brasileira, caso praticássemos juros reais em linha com a média mundial? Tá bom! Vcs liberais martelaram por 4 décadas e venceram com a aposta no desenvolvimento pela via da atração de investimento externo(comemoravam agiotagem sem distinguir investimentos diretos),dizendo q a financeirizacao não destruiria nossa indústria. Agora, está aÃ: mal conseguimos reduzir danos sociais da festa, expostos aos efeitos dos arrotos da economia americana.
Lula vai mandar fazer uma festa quando a nossa dÃvida pública chegar a 100% do PIB.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Bravo! Na parábola do joio e do trigo, ensinou técnicas de plantio, né? Ensinou tbm design de interiores com a parábola da lamparina. Olha, parabéns por ter visto estÃmulo à multiplicação de capital na parábola dos talentos. Não seria a bolsa de valores o santuário dos princÃpios ensinados por Jesus? Musk, o apóstolo!
E quem seriam os credores? Diga aà aloprado. Vamos zerar tudo. Credor, via de regra, é um agiota em potencial.
Kkkk o último parágrafo dá total razão ao que Lula vem dizendo desde que assumiu e pelo que é diariamente massacrado pela imprensa, Folha em especial, e pelo mercado. Se os juros vão subir, ou se manter altos, de qualquer jeito, por que deverÃamos fazer apertos fiscais como pede a imprensa neo liberal e o tal mercado?
E agora gaÂ…..do; gaÂ…..do para onde! Todos convidados para festa da democracia.
porque não te calas? Para de fake!
Avisos estão sendo dados , economia é uma ciência . Mas os governos brasileiros adoram agir na intuição .Vamos assistir oque vai acontecer , mas as autoridades monetárias já sabem .Depois é chorar o leite derramado.
Capanga, mas ciência. Ciência é outra coisa mané.
Quem está avisando: A Folha. Os economistas que erraram todas as previsões do ano que acabou. Os economistas empregados dos bancos. Melhor considerar os avisos pelo inverso.
Não vou pagar mais essa Folha, contribuir para esse pessimismo mentiroso econômico como fizeram no último ano. Erram sempre, erram rude. Economistas de meia tigela.
16 anos de PT fizeram o Brasil perder décadas. 4 anos de Bolsonaro tivemos o melhor de todos os resultados. Tse com suas urnas trouxeram novamente o pior para nós. Triste Brasil
É para pessoas como Evandro que a folha escreve, acabam pensando como bilionário quer, não tem a capacidade de entender que lutam contra seus próprios interesses, mas a favor dos interesses do bilionário banqueiro dono da Folha, parasita de juros. Por isto dividem o Brasil, para que os bancos possam roubar, com Guedes, Campos Neto, ambos banqueiros com dinheiro em paraÃso fiscal. Depois é assaltado na rua e não entende que este enorme roubo é a base de nossos problemas.
Bolsonaro deu calote duzentos cinquenta e cinco bi. Precatórios, etc....esse, sim, pedalou. Mas, o capital ganhou muito e passou pano, simples, assim!
Quê? rs..rs...rs.....rs...
Ótima piada
´´A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana, um prêmio à inteligência). 8 anos + 5 anos = 13 anos. Ah, sim! O Inominável deixou a relação dÃvida/PIB menor ou maior quando deixou o governo?
16 anos de PT fizeram o Brasil perder décadas. 4 anos dr Bolsonaro tivemos o melhor de todos os resultados. Tse com suas urnas trouxeram novamente o pior para nós. Triste Brasil
Deve ser um novo tipo de piada. Sinto mais nao tem graca. Quando Lula assumiu no incio dos anos dois mil, Brasil era a 14a economia do mundo. Quando saiu era a 6a. No atual mandato Lula esta fazendo algo parecido, melhorando o pais de norte a sul. Isso nao te diz nada nao?
Pseudo jornalista que endossou essa matéria precisa ser investigado por fazer lobby ilegal para manter taxas de juros altas e sustar crescimento da economia.
Evandro, quem gosta de censura eh a direita. Falei em investigar, e não sair condenando sem provas como a direita sempre faz. Vai que o autor da matéria seja mesmo um lobista posando de jornalista? Vc acredita em tudo que ve escrito?
Você adoraria a censura de volta, nada de verdade poderia ser publicado. Mais Venezuela impossÃvel
Matéria escrita pela Faria Lima, para a Faria Lima. Tentativa de intimidação para não deixar o gov Lula baixar os juros e rotar industrialização do paÃs. Faria Lima quer que tudo permaneça como esta, com economia estagnada mas pagando juros altos para capital improdutivo que não quer correr riscos.
Depois de um ano faz um mea culpa é tá tudo certo
Olha tornar o Itaú, o Bradesco, o Santander bancos públicos elimina dois terços do problema além de ficarmos com dinheiro para investimentos rsrs
Pega fogo cabaré. Só q não. Bancos podem ganhar o q quiserem. Mas há que ter uma contrapartida. Isso é q eles não querem. Cinco por cento do lucro lÃquido. É pouco. Mas já daria uma grande força na educação.
Alguém ainda está no réveillon. Abaixo dessa notÃcia falando q os bcs do mundo estão prontos a reduzir os juros. Ou li errado ?
Visão ideológica liberal sendo difundida. Ninguém usa método cientÃfico e fala que juro alto aumenta o problema fiscal ao diminuir receitas e aumentar despesas. E não menciona que juro de governo não tem nada a ver com juro de banco. Governo é risco zero e usa esta taxa para otimizar o uso de recursos na economia: emprego e renda real. Se Brasil captasse hoje no EUA pagaria 7-8 porcento, no mercado interno desvia a 12 porcento.
Desculpa veião. Bom ano novo ! Mas o Sr há de convite q juros e etc é um tema árido pra população em geral. Mas continuaremos insistindo. Temos q ser coloquiais
Narrativas midiáticas para manutenção do juros altos. Criminosos em campanha pra continuarem a roubar o Brasil.
Dono da FSP que é tb Dono do PAgSeguro sequestra a grana dos comerciantes e só devolve sob pagto de resgate de quase 4%. Fazem de tudo para manutenção dos juros altos.
A aposta contra o Brasil continuamente renovada aqui aventura-se pelo conceito de que as dÃvidas dos governos de todos os paÃses criam uma suposta trava para a queda de nossois juros internos. Sendo uma das missões do BC manter o paÃs com inflação dentro de uma certa meta, e não mais do que isso, estando a inflação interna em baixa, como a dÃvida de outros governos incide sobre a taxa básica de juros em nosso paÃs? O artigo não se dá o ao trabalho de explicar isso, .
Parece que há duas notÃcias contraditórias, não?
Parece que os jornalecos estão felizes em colocar fogo no parquinho. Ou seja, querem "quanto pior melhor". Amam o Milei e radicais. Por que a FSP nao se muda para a Argentina?
E você ama Lula, como se este fosse melhor que aquele. É tudo a mesma coisa.
brasil não se importa em crescer e para isto requer muito empenho, sua natureza é zzzzzz em seu berço esplendido.
"DÃvida global bate recorde e cria trava para Brasil baixar juros e crescer mais". Essa é politica da Faria Lima! Eles enfiaram Guedes e Campos Neto. E o irmão do Otávio "passa o bilete" para os agentes econômicos.
Essa matéria é tudo que a Folha Pan preparou pro inÃcio do ano? O irmão do Otávio deve ter orgasmos múltiplos, o banqueiro! TaÃ, o presidente do banco central aumentou a dÃvida com juros escorchantes, maior do mundo. Já pode sair e ir para um banco de investimentos. Missão cumprida! E o sistema se reproduz "paÃses emergentes", eternamente, na manutenção de EUA e Reino Unido. Como desde mil e quinhentos no caso Reino Unido e mais recentemente, sua cria.
Parece que Bob Field conquistou um adepto além da turma da Faria Dindin. Será comunhão de interesses? Resposta obvia.
O irmão do Otávio agora é banqueiro.
DÃvida pública é ativo privado. No Brasil isso é muito claro. Como o repórter ( não economista) alertou que nossa divida teve um aumento de 600B em um ano devido a maior taxa de juros real do planeta. Campos Neto ( e cia) que sair pela porta giratória pronto para algum banco de investimento pelos serviços prestados ( atuação ortodoxa) que inibe investimentos, potencial de crescimento do PIB, aumento da depreciação dos ativos influenciando numa taxa de inflação mais sensÃvel.
Macroeconomia não é ciência exata então não existem verdades absolutas. Felizmente existem conceitos comprovados e exemplos históricos que permitem aos especialistas algum grau de confiabilidade. Práticas da OCDE comprovadamente conduzem ao caminho do desenvolvimento; práticas bolivarianas, repletas de populismo e voluntarismo, perguntem aos venezuelanos.
Ursula von der Leyen alertou que a guerra da Ucrânia iria aumentar o preço dos alimentos no Brasil
A carne diminuiu o preço. O arroz, óleo, gasolina, feijão, gás de cozinha, até os juros patrocinados pelo trio: Faria Lima, Folha Pan e Roberto Campos foram reduzido. Este último tem vaga garantida em banco de investimentos. André Esteves? Hummmm! Informe isso para a Sra. Van., da UE.
No entanto, o preço dos alimentos declinou. E agora?
Analise maluca e suicida, aonde vai parar o capital no séc XXI? Enquanto uns devem 260% do PIB tem risco baixo, outros com muitos mais ativos e 74% tem alto endividamento. Vejam a contradição e a ilusão do sistema financeiro mundial..... como diz um grito militar de recruta no treino: VAI DAR M E R D A, VAI DAR M E R D A, VAI DA M E R D A....
PaÃses que compõem o BRIC, e reúnem população próxima de 4 bilhões de pessoas, felizmente, encontram-se fora da lógica dessa análise ortodoxa...! Nela, persiste ainda a teoria de que o bolo deve aumentar antes de ser distribuÃdo, o que dificulta muito libertar-se das arapucas econômicas...! Ao contrário, distribuindo a riqueza conforme ela aumenta, em muito pouco tempo a economia se desenvolve pois a alavanca, como uma gangorra, se retroalimenta...!
Não há problema em a dÃvida aumentar, contanto o paÃs creça mais que a dÃvida. Ter 100 e dever 2 e melhor que ter 10 e dever 1. O problema do Brasil é que tem os maiores juros reais do mundo, seja no tesouro, seja cartões pessoa fÃsica e compras, seja empresa isto é roubo puro dos bancos, parasitismo. Ao invés das pessoas pagarem juros abusivos, deveriam gastar em outras coisas, girando a economia e crescendo. Os bancos são os inimigos da nação, dominam folha, imprensa e parte do congresso.
Brilhante Jairo, nada mais precisa ser dito. O usual texto pautado.
O ciclo se repete. As previsões pessimistas já estão sendo lançadas. Como era mesmo no inÃcio do ano passado: crescimento pÃfio, juros exorbitantes, inflação ascendente, câmbio disparado. Em 6 meses uma Venezuela, em um ano uma Argentina. Tentem se moderar desta vez.
Essa é a essência do modelo neoliberal, corte de salários, aumento do endividamento de famÃlias e estados,não é acaso, é modelo. Em 2008 o modelo quase ruiu, mais gastos seguraram o desastre. O modelo é defendido pela maioria ainda, a questão é saber até quando dá pra manter aumento de dÃvida e juros. No dia que bater no teto e o modelo tiver de mudar, espero já não estar aqui.
O pior, mas o pior mesmo, que pode acontecer é uma crise de dÃvida pública a nÃvel global, claro fora do radar das projeções das instituições financeiras. Mas caso aconteça, não haverá outra saÃda a não ser aplicar uma rÃgida austeridade fiscal, um mal necessário que a Europa implementou, porém viu a sua economia melhorar nos anos seguintes.
Milei? Não precisa esperar a sua premissa. Só observar ao lado dos próximos meses.
Com a segunda maior taxa de juros reais do Mundo, esse texto é uma análise ou uma aposta?
Primeiro dia do ano , kkkk lendo a foice jogando praga nos governos PT
O Instituto Milleniun, uma instituição mafiosa, que congrega toda grande imprensa e bancos, pauta os jornais, não é coincidência. Vale buscar o que o Nassif falou do instituto Milleniun e quem participa.
Verdade, Maria Irene! Folha Pan e Estadão (para eles...liberais com $ publico)... Esses são os arautos dos herdeiros das capitanias hereditárias. Sempre jogando contra a população brasileira.
O senhor já leu o editorial do estadinho? Há leituras e desejos muito piores.
Há duas matérias conflitantes: uma fala em "trava para baixar juros";. a outra diz que "bancos centrais estão prontos para baixar juros". Não dá pra entender.
Analisando apenas as manchetes você tem razão mas os conteúdos das análises estão alinhados em seus conceitos. Importante frisar que no artigo do Financial Times o Brasil não é levado em conta.
Economias endividadas como a brasileira!!! Kkkkk
São alertas de que não estamos no paraÃso sonhado pelos nossos governantes. É preciso ter os pés no chão e estar atento aos obstáculos pelo caminho, sem arrogância. Os gastos astronômicos previstos para o próximo ano não irão fechar a conta, pois fala-se apenas em arrecadar mais, penalizando muita gente, mas em corte de gastos nada. Esquecem que muitos trabalhadores foram incentivados usar seus fundos de garantia p a compra de ações de estatais e portanto, não é só um mercado de super ricos
Quem não percebe que se trata de material paga por rentistas que querem os juros la nas alturas. Um jornal deveria se dar ao respeito deveria deixar claro que não é notÃcia mas publicidade.
Exatamente. A Folha Pan já recebeu $para divulgar cloroquina para covid-19. Jamais esquecerei isso.
O texto que vem logo abaixo diz o contrário. Mas a manchete... A torcida contra é tamanha que dá vontade de rir. O texto do ombudsman mostrou bem as reações.
DÃvida pública não tem nada a ver com manter o povo brasileiro na pobreza ou na miséria. O modelo de crescimento infinito das riquezas na mãos de poucos eh uma máquina de produzir e moer pobre. Todos os setores dos maiores PIBs(não precisa ser per capta) produzem dÃvida global, e eh isso que eleva essas economias a serem as maiores do planeta. Mas eh um clubinho fechado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Dívida global bate recorde e cria trava para Brasil baixar juros e crescer mais Voltar
Comente este texto