Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Berenice Gaspar de Gouveia

    E por acaso, alguém em sã consciência, com uma minúscula capacidade analítica, um pouco de informação e ainda que um resquício de idoneidade, ainda tem dúvidas que foi um GOLPE?

    Responda
  2. Vera Luz

    Foi golpe.

    Responda
  3. Ricardo Arantes Martins

    Um grande erro de Dino e de muitos. Houve um processo legítimo e institucional sendo o Julgamento Político e o Congresso Soberano. mas se assim não fosse vejam que nem Collor, nem Dilma foram condenados criminalmente então todos aqueles que defenderam o impeachment de Collor não poderiam falar nada do de Dilma eis que seria a mais pura Hipocrisia. O fortalecimento das instituições imprensa, congresso e STF se faz necessário sob ataques do PT e do Coiso não aguentarão.

    Responda
  4. Marcelo Consiglio

    Foi Golpe e Dino é Gigante!!!!!

    Responda
  5. Hermes Yaly

    É de extrema conveniência para o PT chamar de golpe o impeachment de Dilma Rousseff! Fazem-se de vítimas e omitem que seu governo foi um desastre completo, com um escândalo de corrupção por semana e o país caminhando célere ao abismo. Milhões foram às ruas pedindo a sua deposição enquanto o PT não reunia nem meia dúzia de gatos pingados para defendê-la. Para o PT, vontade popular só conta quando é a seu favor; caso contrário, reescrevem a História com a "narrativa" que mais lhes convêm.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Wilson L. Antonio: faltou espaço para comentar sua afirmação de que o impeachment nos legou Bolsonaro... Bozo é cria da corrupção do PT e do desastre econômico de Dilma (14 milhões de desempregados e a maior recessão da História do Brasil). Toma que o filho é teu!

    2. Hermes Yaly

      @Wilson L. Antonio: de mentira em mentira, a esquerda pensa que vai reescrever o passado. Dados do TCU mostram que durante 21 meses Dilma atrasou pagamentos da União, contra um máximo de 7 de Lula e 6 de FHC. As pedaladas foram muito mais graves que a compra de um carro popular com sobras de campanha por Collor, de cujo impeachment o PT participou com muito gosto. Dilma não é corrupta? Pasadena e as campanhas mais caras da História são alguns dos muitos atestados da sua "onestidade"...

    3. Wilson Luiz Antonio

      Foi golpe e você sabe disso. Foi atribuída a ela uma pedalada fiscal inexistente, posto que os créditos foram compensados no final do ano, Eventual insucesso administrativo não está entre as hipóteses de impedimento. Não há ato de corrupção Imputável a Dilma Rousseff . E as pautas bomba do Congresso a impediram de governar. Ou seja, foi golpe e nos legou Bozzo.

  6. João Vergílio Gallerani Cuter

    Isso apenas mostra que Flávio Dino, ao contrário de boa parte da imprensa brasileira, é um democrata. O fato de o Supremo ter chancelado esse golpe não faz com que o golpe deixe de ter sido um golpe. Pelo contrário. Dá a esse golpe seus tons mais característicos, como a sociologia recente tem se esforçado em ressaltar. O fato de Dino integrar a Corte que chancelou o impeachment sem crime é recebido com alívio por todos aqueles que percebemos que "Berlusconi" pode ser traduzido para o português.

    Responda
  7. Vila NETO

    UAI, alguma novidade? acalmem, adoradores DELE, deve surgir outros fatos mais marcantes, por exemplo, a historia da invasão do Congresso, algum dia, isto devera vir a tona, onde estão os vídeos, etc. planos; conversas, etc. e bla bla bla

    Responda
  8. Helder Araujo

    É óbvio que foi um golpe, arquitetado desde os EUA.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Por que não juntar duas mentiras numa só? Fazer-se de vítima e, de quebra, culpar os EUA, o grande vilão da esquerda, o responsável por 10 em cada 10 dos seus fracassos.

  9. Guido Nejamkis

    E daí? Essa é a única pergunta que não pode gerar uma manchete. Se isso acontecer, não pode ser uma manchete. (Regra do manual de jornalismo da Reuters em meus dias de (bom) jornalista.

    Responda
  10. Joaquim Manoel Fortes de Castro

    A Folha ao relatar esse gesto, corrobora enaltecendo sua marcante pernonalidade, eriquecendo sua biografia de magistrado.

    Responda
  11. Rafael Tom Luz

    Quase comentei como se essa matéria fosse a postura do jornal, mas tive a sorte de ver o aviso da Folha, e entender que a articulação deplorável do texto desde a manchete são de única responsabilidade de Fábio Zanini. Não entendi por que ganha destaque, por outro lado. Entrei para ler sobre o terremoto, e o jornal me carregou num link errado.

    Responda
  12. Marcelo Masiero

    A Folha possui um um certo rettarrdho jurídico, sempre que a lei bate o martelo a favor de Lula ou Dilma. FOI GOLPhE! Avisa lá na Faria Lima.

    Responda
  13. Marcelo Masiero

    A Folha possui um um certo rettarrdho jurídico, sempre que a lei bate o martelo a favor de Lula ou Dilma. FOI GOLLPE! Avisa lá na Faria Lima.

    Responda
  14. Adalto Fonseca Júnior

    Foi golpe. O outro nome institucionalizado nem tem na língua portuguesa. "Definir como golpe"? Isto sim é golpe do jornalismo da FSP. Que descaramento.

    Responda
  15. Ana Barbosa

    Mas foi um Golpe. Tanto que já está provado que não houve nenhuma pedalada fiscal. Podem se informar.

    Responda
  16. Arilton Henriques carneiro

    Foi golpe. Colunista sem futrica para falar e criando conteúdo para os extremistas de plantão. Deplorável...

    Responda
  17. Ricardo Andrade

    Foi golpe, todo mundo sabe.

    Responda
  18. Alexandre Sartori Barbosa

    Gente, muito cuidado para não caírem no impeachment do bilhete premiado! Está cheio de impeachmistas aplicando esse estelionato por aí.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Baboseiras

  19. paulo werner

    Não foi boa ideia misturar uva passa, conhaque, vinho, mandinga da roupa branca, whisky, farofa, pai nosso, maconha, reflexão projetiva cheia de metas, sorrisos mecânicos, jazz de elevador e abraços de familiares indigestos. Ano que vem, faça um banco de textos pros primeiros dias de janeiro.

    Responda
  20. Roberto Pimenta

    Foi golpe, sim. Mais que comprovado. Ponto final.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      No filme “O Mecanismo”, Lewandovsky aparece na reunião onde foi decidido que o impeachment da presidente seria efetivado. O filme é ótimo, muito impactante

  21. Luiz Ferretti

    A narrativa petralha com a Globolixo repetindo o tró-ló-ló por dias a fio e parte da imprensa militonta acaba colando. Claro que nesse Brasil de "Marias vai com as outras", né?

    Responda
  22. Anete Araujo Guedes

    Dilma instalou a Comissão da Verdade. Os generais não suportam ver a luz do dia. Aecinho e o PSDB seguiam descontentes após serem derrotados em 4 eleições seguidas. Dilma se recusou a negociar com Cunha, foram lançadas as Pautas Bombas. A Lava Jato entrou em cena com suas manobras criminosas. Veio o golpe jurídico-midiático-parlamentar-militar-misógino.

    Responda
  23. anderson santos

    Essa esquerda não aceita e nunca aceitará isso, da mesma forma que foi eleita de forma democrática foi cassada de forma democrática, todos alfa esquerda tem esse alinhamento, Dino jamis deveria ocupar uma cadeira considerando uma decisão que passou por todas a casas como golpe

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Foi o que a esquerda fez, foi chorar na cama. Já a extrema-direita direita, ao perder a eleição, partiu para o vandalismo, para a tentativa de golpe. Não sem antes rezar para pneus, chamar por extras-terrestres.

    2. Anete Araujo Guedes

      Ademar, choramos 2 anos com o vampiro e 4 com o inelegível. Chega de choro. A Dilma segue chefiando um banco internacional

    3. Anete Araujo Guedes

      Estamos em um sistema presidencialista. Há que se respeitar a soberania popular. Não havia crimes. No parlamentarismo há deposição do presidente por vontade de parlamentares.

    4. Ademar Adams

      Chora na cama que é lugar quentinho.

  24. Andrea Rebouças Barbosa

    Tomou todas no réveillon?

    Responda
  25. Maroro Rokku

    Apaga que dá tempo

    Responda
  26. Alexandre Pereira

    Essa deve ser devido à ressaca de ano novo. Que coisa sem pé nem cabeça.

    Responda
  27. NIEMEYER FRANCO

    FSP=Fofoca Sem Pudor.

    Responda
  28. José Geraldo Cordeiro

    Cidadão Hugo Sotero A Dilma foi eleita aonde e por quem? Quem é pueril ? Eu?

    Responda
  29. Valdomiro Dos Santos

    A fsp sempre alfinetando o governo atual, com manchetes depreciativas e sem a menor importância no contexto atual. Jornalismo serio tem que ser construtivo, e não ficar fofocalizando.

    Responda
  30. Antônio Augusto Soares

    Foram tentativas, ou iniciativas, feitas dentro da legalidade. Faltou dizer isso.

    Responda
  31. Anete Araujo Guedes

    O sistema do Brasil é presidencialista, há que se respeitar a soberania popular. Não havia nada que incriminasse Dilma. Já nos regimes parlamentaristas os presidentes podem ser afastados. Desde esse golpe, seguidos pelos governos Temer e do inelegível, o congresso abocanhou um poder imensurável, haja vista o Orçamento Secreto, e as altas cobranças realizadas a cada projeto que Lula necessita ver aprovado.

    Responda
  32. Sergio Pereira

    Boa noite. Mas a FSP ainda considera que não foi golpe?? Reportagem rasa! Qual seria o propósito? Inviabilizar o novo ministro do STF?? Vices já erraram ao ajudar eleger bolson4ro. Respeitem a democracia! Que papelão!!

    Responda
    1. Ademar Adams

      A Folha foi uma defensora do golpe, logo …

    2. Alexandre Pereira

      Eita ressaca!!! Kkk

    3. Fernando Jose dos Santos

      Exato, a Fol continua achando, Sérgio. A "arquitetura" que houve foi para um golpe, para o qual Dino, democraticamente, trabalhou contra.

    4. Paulo Sarmanho

      Protagonista

    5. Paulo Sarmanho

      A FSP não considera golpe porque ela foi uma das progonistas do golpe. Aliás, em mais um.

  33. César A C Sanchez

    Volta e meia, aqui na seção de comentários, lamúrias de sabujos lulo-petistas ... Quando esta Folha e a Globo foram os grandes opositores do famigerado Bozo (PT só se dedicou a livrar Lulão, que nunca soube de nada do Mensalão e do Petrolão) eram só aplausos. Avante FSP!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      A Lava Jato foi desmascarada. Moro e Dallagnol estão em plena decadência. Os processos contra Lula foram anulados no STF e em outros tribunais por falta de provas e por outras irregularidades.

  34. Humberto Giovine

    Também não entendi o objetivo desta reportagem?! Trazer um fato de 2016, que não influiu no resultado, e aliás, foi a verdadeira manobra do embrião da nova extrema direita para tirar o PT do poder, embalada pela lava-jato. Mas como hoje é o primeiro dia do ano, falta muito assunto. Perdoa-se o jornalista.

    Responda
  35. César A C Sanchez

    Pior que esse conto da carochina de "golpi" nunca colou ... todo mundo sabe que Dilmona foi incompetentA !

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Texto típico de bovinídeo, Paulo. Já comeu seu capim hoje?

    2. Paulo Sarmanho

      Texto típico de bolsonaristas. Tiete de genocida.

  36. eduardo bortolotto

    Folha buscando treta. Tá ficando mais que ridículo, perigoso.

    Responda
  37. Bruno Sebastião Neto

    Não sabem o que pautar, o que resta é ficar buscando ficções conspi ratórias, em vez de elevar o país com pensamentos positivos ,fazendo a engrenagem funcionar ,e como consequência empresas sadias ,publicidade para as mídias ,bur ros !

    Responda
  38. RICARDO Guimarães

    Alô alô jornalista Fábio Zanini.... A Chata Pan está selecionando jornalistas com o seu perfil. Acho que o encaixe será perfeito!! Corre lá!!

    Responda
  39. Jorge Guimarães

    Tá faltando assunto, Folha? Quer criar treta? Tivesse um pouquinho de contexto poderia fazer sentido discutir isso agora. Chama Collor e pergunta se ele não acha que lhe deram um golpe. Impeachment é tão político que o Bozo não sofreu o dele, mais que merecido. Chamar golpe ou não é uma questão política e é o que ele fazia. Golpe foi a Dilma não ter ficado inelegível. Acordinho vergonhoso.

    Responda
  40. Jorge Guimarães

    Tá faltando assunto, Folha? Quer criar treta? Tivesse um pouquinho de contexto poderia fazer sentido discutir isso agora. Chama Collor e pergunta se ele não acha que lhe deram um golpe. Impeachment é tão político que o Bozo não sofreu o dele, mais que merecido. Chamar golpe ou não é uma questão política e é o que ele fazia. Golpe foi a Dilma não ter ficado inelegível. Acordinho vergonhoso.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      No fundo os ministros do STF sabiam que estavam acovardados, não quiseram penaliza-la ainda mais, deixando-a inelegível.

    2. Anete Araujo Guedes

      O nosso regime é presidencialista, não pode afastar um presidente sem que tenha cometido crimes. Há que se respeitar a soberania popular. Já no sistema parlamentarista troca-se presidente por vontade do congresso. O que ganhamos com isso? Um vampiro, um inelegível, um Lira com o orçamento secreto, ameaças de golpe de estado ? O quanto custou a recuperação dos prédios, das obras de arte, do mobiliário do congresso, do STF, do governo?

    3. Jorge Guimarães

      Anete. Você achar que ela só cometeu um único erro, mostra seu viés. Mas não é o espaço nem eu quero discutir Dilma. O que escrevi é que, sendo julgada e condenada conforme a lei, ela foi retirada da presidência e deveria ter ficado 8 anos inelegível. Golpe é uma narrativa política. Mas não ficar inelegível foi uma decisão espúria, vergonhosa.

    4. Alexandre Pereira

      Anete, bastou mudar o governo e o que a esquerda histriônica chamava de orçamento secreto foi re re re batizado de emendas do relator. A imoralidade que agrada é sempre bem vinda, né?

    5. Rives Passos

      Anete. Exatamente isso!

    6. Anete Araujo Guedes

      O único erro de Dilma foi não saber fazer o jogo político, o toma lá da cá, a jogatina, o Orçamento Secreto. Ela não passou o governo para as mãos de Cunha, do Centrão. Recebeu, como troco, as chamadas Pautas Bombas, ficou impedida de governar.

  41. Bianca Moreira

    E foi golpe mesmo. Golpe do Legislativo. Só bobinhos pensam que, atualmente, golpes acontecem com tanques e armas nas mãos.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Kkkkkkk

    2. Anete Araujo Guedes

      Golpe judiciário-militar-midiático-parlamentar

  42. CHEDES PACHECO DA SILVA

    A inveja do Dino se tornar Ministro do STF é tão grande que estes filhotes da ditadura, irão morrer do próprio veneno.

    Responda
  43. Rubens gonçalves

    Folha faz o imprachnent do Dino sauro. O que o congresso fez em 16 foi gorpi de estado.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Quem deixou o país destroçado em todos os sentidos, em todos os ministérios, com milhares de mortes, com o orçamento secreto, como um párea internacional etc.

    2. Anete Araujo Guedes

      E agora está chefiando um banco internacional. Lidando com chefes de estado

    3. Rubens gonçalves

      A Dilma fez nhaca na economia. Tinha que sair.

    4. Rives Passos

      Golpe parlamentar! Como no Paraguai. É o golpe moderno! Sem armas. Mas, vc sabe disso! Deve ter até contribuído, né!? E veste a batina da liberdade e democracia! Mais do mermo.

  44. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    Este jornal faz uma matéria que não tem qualquer lógica. Dino era do STF ou ministro na época? Não era. Então qual a justificativa?

    Responda
  45. silvia ramos

    Coup!

    Responda
  46. silvia ramos

    F o i G o l p e!

    Responda
  47. Ricardo Pérez

    Por isso ainda me da nojo Levandowski sentado do lado de Dilma convalidando esse golpe. Qualquer um dos membros do congresso tem feito coisas piores das que acusavam a Dilma.

    Responda
  48. Rives Passos

    O irmão do Otávio, banqueiro, $ liberal com dinheiro prefeitura de SP, Ricardo Nunes, não cansa! Palha...aço. lesa pátria!

    Responda
  49. José Geraldo Cordeiro

    Não sou petista mas foi golpe. O governo Bolso Nero deu pedaladas fiscais muito maiores

    Responda
    1. Hugo Sotero

      É vc quem decide se é golpe ? Pensava que eram as instituições … pelo visto, seu respeito a democracia e ao estado de direito é bem pueril …. Outro detalhe, Bolsonaro foi eleito pela maioria do povo brasileiro, não sei se você também não respeita a escolha da maioria

    2. Rives Passos

      Só 255 b. Boa parte, precatórios. José, também não sou petista, sempre critiquei o PT, particularmente, Dilma. Mas, está demais..o fazendão da Folha, está exagerado. Quanto pior, melhor! Quando defendi Alckmin, na chapa, em prol da democracia...alguns petistas, me criticaram. Vejo, hoje, que foi fundamental. Alckmin, Tebet, Dino. Pelo Brasil e contra a ditadura e a republica coronelista/capitanias hereditárias que a Folha Pan e Estadinho estão promovendo. Sim. Com a Dilma, foi golpe!

  50. Manoel Cardoso

    Então, porque não calam?

    Responda