Joel Pinheiro da Fonseca > Imprensa e Justiça precisam reconquistar sua legitimidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Reconquistar legitimidade!! Nunca devia ter perdido. Imprensa a muito tempo deixou de ser imparcial. Noticiário polÃtico sempre tendencioso influenciando o eleitorado nas suas escolhas. Trabalho que requer muito cuidado por ser formadora de opinião. Precisa combater com muita ênfase as Fake News da internet. Que virou um campo do vale tudo. Pior que muita gente acredita. Negando o cientificamente comprovado.
A imprensa e a justiça são formadas por pessoas em geral de educação superior que ficam no ar condicionado. Os limpadores, lixeiros, soldadores, mecânicos, eletricistas, gesseiros, pintores, encanadores, entre outros, estão fora dele. Muitos desses votam na direita. Por que será?
Quer dizer que a opinião de alguem que passou a vida estudando/ pesquisando tem o mesmo valor de alguem que apenas " acha"?
O colunista tem de optar, independentemente de ser liberal, é democrata ou não. Temos de derrotar o fascismo. Nossos liberais tem o hábito de se aliar ao fascismo de quando em quando. Essa é a tarefa histórica, ou custará caro remover do poder quando o tiverem como ditadura. Caso se falhe nessa tarefa, já vimos onde isso dá várias vezes. A segunda guerra ensinou isso. E desaprendemos.
O colunista esquece, quem usa a frase se eu perder é fraude por acaso tem intenção de aceitar resultado eleitoral? Esse questionamento não é falha das instituições, é parte do plano de golpe fascista. Vacina não precisa de consenso, precisa de parar a má fé e o crime contra a saúde pública, isso não é mais questão. Tem dó.
Falando sobre a "Imprensa Marrom" e seus jornalistas por aqui, na tvs News e nos jornais impressos etc., não ficam devendo nada aos pioneiros do Marrom a Cidinha Campos, o Afanásio Jazadji, o Gil Gomes e o Jacinto Figueira jr, fofoqueiros natos do tudo pela audiência, tanto faz se a favor de ladrões ou corruptos ou a vÃtimas, dando audiência e garantindo o emprego, a MÃdia apoia qualquer um, até o Hitler. Portanto, a responsabilidade desse caos é sim da MÃdia.
A MÃdia mundial aprendeu muito bem o sensacionalismo da nossa Imprensa marrom, parece que em todo lugar existe
A uma disputa polÃtica pra ver que lado é mais. Populista: de um lado o populista que deixou o governo, de outro o populusta mor que assumiu
De acordo com o colunista, mas acrescento que não somente as redações ostentam um viés de esquerda - as universidades padecem do mesmo mal, experimente defender o ideário liberal no ambiente acadêmico para saber quão pouca tolerância irá encontrar.
Caro andré, o "ideário liberal" será facilmente encontrado em outros ambientes, p.e. nos espertalhões da FIESP, nos do agro, via CNA, no rastro Paulo Guedes/ Bolsonaro e nos pastores vendilhões do "templo", e por fim, nas milÃcias. Na verdade duas pontas: os espertalhões e os de antolhos, paus mandados.
Isso é por experiência própria ou por ouvir dizer? Será que a esquerda é tão inteligente assim que consegue passar nos concursos para professor, mas a direita não consegue?
O populismo em geral faz crÃticas a quem as criticam, quando se desnuda o populismo, se vê a ideia rasa e fácil de assimilação que não visa o bem estar da população, mas escravizar as suas mentes visando o poder e principalmente o dinheiro, com a perpetuação de sua casta. Não mudou muito desde os primórdios da civilização, a democracia plena e transparente é uma ameaça a esses grupos. Os contrapesos são necessários a contraporem ao populismo, que pode anteceder o autoritarismo. Vigilância sempre
A folha de bananeira é responsável pela manutenção da extrema direita, quando intitula esses extremistas de populismo de direita. Prisão para os terroristas da extrema direita.
Dario, vc nem leu o artigo. E se leu, não entendeu absolutamente nadaa. Leia novamente, com calma e tente entender.
Primeiro tivemos o petismo trabalhando o Negacionismo de seus seguidores ao pregar perseguição pela imprensa, congresso e Supremo golpistas. após aparece o Coisismo e como todo protoDitador pregava contra a imprensa Congresso e Supremo Golpistas. Essas instituições democráticas estão sob ataque dos negacionistas que não Enxergam a Enormidade dos Erros que seus lÃderes e Mitos vem cometendo. A culpa é da folha globo congresso e STF golpistas. No fundo são Identicos
Uma escolha difÃcil (Estadão), PEC da gastança (Folha, CNN e Poder 360), Editorial recente e impublicável de O Globo. Tem certeza que há "uma evidente preponderância da esquerda nas Redações"?
Toda a construção racional da Idade Moderna, baseada em fatos e em ciência, está virando pó depois da internet, que acelerou um fenômeno já visto por Nelson Rodrigues, a emergência do idiota: “Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica”. Para que estudar, se a “opinião” vale mais que as ciências? E a extrema-direita se apropriou do fenômeno melhor que todos, capturando os idiotas pela desconfiança com a lógica que fundou o mundo moderno.
acho que vivemos um conflito entre católicos e evangélicos. O lula representa a Igreja católica e o bolsonaro à igreja evangélica. a reeleição do presidente bolsonaro representaria uma vitória sobre tv globo, fsp, ligados à igreja católica. seria uma vitória do bispo edir macedo sobre os marinho. O evangélico hj é um establishment e não se pode negar. Se a esquerda tem o lula a direita tem o malafaia! Se a igreja católica tem a globo, fsp, a ela aliados a igreja evangélica tem a tv record!
Faltou concluir o texto com "enfim, a solução é proibir a esquerda e instalar uma ditadura de direita". Afinal, as únicas ações práticas sugeridas foi reduzir à força a participação da esquerda na imprensa e liberar as fake news da extrema direita.
Não é apenas o populismo de direita que faz crÃticas à imprensa e, principalmente, ao judiciário. Qualquer pessoa minimamente lúcida e decente percebe com clareza os graves defeitos dessas instituições. Vou citar apenas alguns: a imprensa, para combater o mal representado pelo Bolsonaro, optou por apoiar explicitamente a candidatura do Lula, um mal ainda maior por ser um corrupto contumaz; o STF encontra-se infestado de protetores de corruptos poderosos e toma decisões com forte viés polÃtico.
hoje a encruzilhada se encontra nas redes sociais. Um campo aberto que a extrema direita soube ocupar em todas as linhas. Quanto a imprensa está tomada pela esquerda longe disso, basta ler os comentaristas da Folha, Estadão, Globo. O problema da justiça é que seus membros ainda se acham no reinado de Luiz XV.
Vocês continuam falando "extrema direita", "populismo de direita", e se mantém cegos para o fato de que extremismo e populismo não são caracterÃsticas de um espectro. Vocês perpetuam a polarização, vocês são os responsáveis, sempre demonizando a quem deveriam tratar como interlocutor, sendo intolerantes enquanto fingem defender a tolerância. É aquela história: o Biden era melhor que Trump, aà veio Biden e, com ele, uma guerra que por pouco não se tornou mundial.
O articulista construiu um texto, aparentemente crÃtico, sem desnudar o objeto criticado. Alguns elementos são indispensáveis para uma melhor compreensão - o surgimento coincidente de uma tecnologia pessoal de comunicação, oferecendo a possibilidade a qualquer absurdo ser expandido e aproveitado por projetos de espertalhões, arrebanhando multidões sem condições de posicionamento culturalmente ancorado. O bolsonarismo é um o exemplo, entre nós, mais evidente, basta olhar quem o constitui.
Alô, edição. No inÃcio do último parágrafo, leia-se “…a fala pessoal” ao invés de “…a fala impessoal”. Certo?
Parabéns pelo artigo. Não importa em quem você votou, pra que time torce, de onde você veio. Todos concordamos que a decisão do STF de permitir que as empresas contratem suas esposas para defender seu caso não tem precedente no mundo, e é a formalizaçao da propina com Nota Fiscal, dedutÃvel do IR. Não é a direita que critica as instituições. A direita critica o judiciário que, em resposta, escreve: vocês tem razão, mas nós temos a caneta. A esquerda comemora, porque hojé é Chico. E amanhã?
O mundo não tem mais extrema esquerda. Muito menos o Brasil. O mundo tem ditaduras (de diferentes espectros) e democracias (de diferentes espectros). Usar a democracia para criar ditaduras é pura sacanagem e os lÃderes espertalhões merecem cadeia. Passar mão na cabeça dos espertalhões (o articulista faz isso) é convida-los a repetir suas estratégias. Todo autor que fala de esquerda e direita deveria começar o artigo definindo o que entende por esquerda e direita (e seus extremos).
Imprensa e justiça se descredibilizaram por ativismo de esquerda ou seja passapanismo! É um gado vermelho!!
sakamoto, josias de sousa, fabiola cidral, reinaldo azevedo, fátima bernades, mulher de um deputado federal de partido de esquerda, bonner perdoando o lula, o joel pinheiro declarando voto no lula, o casagrande pedindo voto pro Lula
Parabéns pela reflexão. Acho que foi o primeiro artigo em anos, a conseguir enxergar o que acontece, sem tentar defender uma posição. Parabéns.
Gostaria de saber de qual extrema esquerda o articulista está falando, e que estaria se tornando popular. Ele critica os "extremos", querendo bancar o isento, mas o texto ficou sem sentido.
Tentou fazer uma crÃtica a extrema direita com suas mentiras porém sempre querendo no fundo defender! Pra extrema direita e suas mentiras é a lei e cadeia!
Exatamente, esse colunista não consegue disfarçar seu antilulismo crônico
Boa! Mas fake news precisam ser extintas. Instituições fortes e democráticas são de fato uma esperança. Públicas ou privadas, formais ou informais, acredito que o jogo se dá nos espaços decisórios ou de debate público qualificado. Por isso a gente precisa de mais espaços de discussão polÃtico-cientÃfica qualificada, com capilaridade no Brasil e acesso à formulação de polÃtica pública.
Texto mais raso que piscina infantil. O "escritor" fala de extrema esquerda para justificar e passar pano para o negacionismo da extrema direita.
Foi tão profundo, mas tão profundo, que ficou difÃcil de entender. Talvez seja o propósito...
Quando o questionamento vem com má fé, não há como esclarecer de forma racional. Mas é o que precisa ser feito, as pessoas honestas tendem a entender.
Como a folha mantém esse escrivinhador é um mistério. Só transmite best agens todas as vezes que escreve. Fala sempre como se existisse a extrema esquerda ativa apenas para justificar a extrema direita do bozo. Tenta falar coisas sensatas mas a jamais um bozoloide conseguiria dizer uma única palavra com sensatez. Vai pra casa Joel.
Esse é o grande exemplo de sucesso da direita. Se não tivesse o pai que tem, nunca teria espaço em lugar nenhum.
Texto com a profundidade de uma gilete deitada. Então devemos normalizar o debate com que prega golpe? Devemos normalizar o debate com quem degrada a democracia?
Joel fico perplexo com a sua resiliência com a direita populista que vc fala, será que depois de vc ser espinafrado tanto aqui ainda não percebeu
Profundidade de uma Miss Universo desejando a paz mundial.
Se a esquerda prepondera nas redações, como podem os grandes jornais serem de direita? Joelzinho e os livros que ele comenta não acertam uma.
É cristalinamente óbvio que a maioria dos jornalistas é de esquerda. Assista um pouquinho da Globonews ou CNN para você se convencer.
Muito bom o pensamento apresentado no texto. Meus parabéns
Vc achou bom pq é polarizado bozolino eu não amo quem estou do lado pq não estou do lado de ninguém, mas estou contra o Bolsonaro sempre
Uma das pessoas que tem menos legitimidade para falar em correção, é voçê Joel ,fez mal há democracia !
O bom colunista devia estar, quando escreveu esse texto, cansado, de férias ou ressaca... Da metade pra adiante, está confuso, superficial, mal escrito.
Chega a ser emocionante o empenho do Joel pela liberação total do direito de difundir mentiras. Note-se que, diferentemente do que ele tem dado a entender, somente em alguns poucos casos concretos no perÃodo eleitoral o TSE cassou esse suposto direito de alguns meliantes, mas o Joel costuma dar a entender que vivemos sob um regime de censura prévia.
Antes de tudo, seria necessário o desejo de unificar o paÃs. Esse desejo não existe. As instituições e os setores organizados da sociedade estão amando esse comportamento de torcidas organizadas. Todos esperam que o outro deixe de existir. Nada vai mudar para melhor. Como diz a expressão popular: aceita que dói menos. A realidade é uma luta com porcos no chiqueiro. No final todos estarão na lama. É assim que é. É onde todos mecerem estar.
Perfeito, Mauricio. Sobra o ódio e falta patriotismo; parece que a maioria das pessoas elegeu um polÃtico de estimação e esqueceu-se que o Brasil deve ser o foco, seja qual PR for. Esta polarização gera engajamento, só ler os comentários a artigos nebulosos nos mais diversos jornais, alguns chegam a ofensas pessoais. Temos, sim, verdadeiras torcidas organizadas do tipo, se não é coisa do meu polÃtico sou contra, mesmo que seja bom para o paÃs e para o povo. Também não vejo o fim disso tão cedo..
Nem todos pensam assim veja meu caso nunca fui torcedor mas votei consciente contra o bozo não a favor do Lula
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Imprensa e Justiça precisam reconquistar sua legitimidade Voltar
Comente este texto