Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigues Machado

    Abstraindo o fato de, pela qualidade dos livros , ser boa ou ruim a lista, a verdade é que se ela não fosse monotemática e fixada em um único público ( em termos de convicções e faixa etária), atenderia de modo mais eficiente o propósito presumível de fomentar a cultura.

    Responda
  2. Ricardo Simões

    Permita-me discordar do gosto. Mas achei ruim e tendenciosa a indicação de todos livros.

    Responda
  3. Gleisson Scheidegger Lopes

    Lista voltada para um público específico. Ou uma tentativa de tornar os leitores parte desse grupo específico. Agora só esses assuntos importam. Independente do gosto do público geral.

    Responda
  4. Paulo Franco

    É de uma falta de respeito ao leitor essa lista! Tão baixa qualidade e que em nada reflete o momento atual da rica literatura brasileira em que estamos, felizmente , sendo apresentados, com vários autores e autoras novas e de novas formas de se expressarem com o uso da língua portuguesa; que é uma afronta, é subestimar muito nossa inteligência, Senti vergonha alheia pela autora.

    Responda
    1. Maria Olivia rugani

      olá, o senhor poderia pesquisar sobre a jornalista que escreveu o artigo, basta clicar no nome dela. Isso porque ela é colunista da folhinha e da folha teen, portanto acho que os livros são super pertinentes à coluna e ao público para o qual ela escreve :)

  5. Joás Santiago Silva

    Que listinha ruim.

    Responda
  6. AMADOR RIBEIRO NETO

    Que lista pobre e repetitiva.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    É impressionante como o ativismo tomou conta da literatura atual. Os mesmos temas do clubinho

    Responda
  8. Patrícia Fernandes Rabello

    Entendo o populismo que envolve as temáticas dos livros citados. Mas ficou repetitivo.

    Responda
  9. Enos Mendes

    Vendo essas indicações, dá até gosto de ler O Guarani...

    Responda
  10. Sergio Silva

    Para os que gostam de poesia ... How to Write Poetry ... Mary Bishop

    Responda
  11. Edson de Souza

    Então que dizer que os assinantes da folha Só gostam de livros com essa tematica? Acho que o autor dessa coluna tem muita limitação apenas consegue projetar seus anseios internos. Pois teve a portunidade de indicar 6 temas diferentes. :(

    Responda
  12. Daniel M

    Muito bom!

    Responda
  13. Dayana Barros

    Eu adorei as indicações!

    Responda
  14. José Eduardo Campos

    Embora temas e costumes atuais e importantes, poderia haver uma mescla, afinal, creio ter havido essa expectativa em alguns dos leitores.

    Responda
  15. Alexandre Torres da Cunha

    Já repararam que todas Listas dos melhores do Ano, Indicações de Leituras , etc são livros totalmentes desconhecimos para aqueles que são Leitores normais e fanáticos com sou eu, que pesquiso sie de livros diariamente e frequento Livrarias, isso me oarece indicações de editoras, sendo que a maioria e desconhecida, embora sejá notável e importante o surgimento de novaseditoras no País.

    Responda
    1. Leonardo Oliveira

      Alexandre, faria sentido uma matéria de dicas que contivesse apenas bestsellers? Você não precisa desse tipo de texto pra descobrir quais são os livros que todo mundo está lendo. Pra mim, quanto mais livro desconhecido nessas listas, melhor. É uma chance de descobrir coisa nova e sair da bolha. É isso que faz uma boa dica.

  16. Gildázio Garcia

    A Folha, que se diz inclusiva, não considerou os leitores idosos nesta lista. Por isso, continuarei relendo Fernando Pessoa, Manuel de Barros, Adélia Prado, Ana C. Cesar, Drummond, Thiago de Mello, Machado de Assis, Humberto Eco, Guimarães Rosa, Tolstói, Dostoiévski etc. etc. etc.

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Obrigado pelas dicas, Sr. Leonardo! Pelo menos o de Poesia irei ler. Só tem uma coisa, estou procurando um teen que lê a folha ou outros jornais.

    2. Leonardo Oliveira

      É uma matéria do suplemento Folhateen, Gildázio. Tem como foco os adolescentes. E mesmo sendo idoso, nada te impede de ler os livros indicados na matéria.

  17. Ricardo Meneguel

    Só livro com temática pesada ! Se alguém seguir essa lista ao final eh possível uma leve depressão

    Responda
    1. Caio Cunha

      Concordo totalmente. A lista é mal escolhida principalmente para o público a que supostamente se destina. Com tanta coisa boa por aí... convenhamos!