Wilson Gomes > Uma agenda com cinco propostas de Ano-Novo para a esquerda no país Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. José Cardoso

    Não sei muito bem o que é essa esquerda a que o colunista endereça seus conselhos. Ao contrário dos marxistas eles não defendem o fim do Estado, mas ao contrário defendem o aumento de seu poder. Para mim esse não é um pensamento de esquerda.

    Responda
  2. Alison Sales

    Caro Sr. Gomes, se me permite, lhe dou aqui a proposta de nº 6: guarde no bolso direito da calça, leve para sua casa e exiba com destaque na sala de estar essa aberração fétida que é a direita e seus extremistas conservadores. Essa coisa que você defende é movida por ódio, estupidez e intolerância, e você usa esse espaço que poderia ser para um debate sério para cobrar das esquerdas entendimento com o inaceitável? Apenas melhore!

    Responda
    1. Gustavo von Krüger

      Esquerdista hidrófobo mostra o quanto a agenda do Professor Wilson é urgente!

  3. Alison Sales

    É sempre cobrado das esquerdas a tarefa hercúlea de aceitar, entender, tolerar a direita e suas facções extremistas conservadoras. Como isso é possível? Conservadorismo é, no Brasil e no mundo, sinônimo de ódio, intolerância, racismo, misoginia, xenofobia, aporofobia, glbtfobia, ou seja, conservadores são a representação máxima do que há de pior no ser humano, e cabe aos livres dessa doença o papel de ter que aceitar o inaceitável? Dialogar com quem despreza a paz e o entendimento? Não dá!

    Responda
  4. Nilton Silva

    Perfeito. Quem sente na pele a violência diariamente sabe a quem temer. Pena que o pessoal da esquerda radical não vai ler o texto e caso leia, não vai entender por falta do viés da confirmação.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tá por fora, mano, tá dando debate.

  5. João Marcos Dantas de Andrade

    A esquerda precisa esquecer um pouco a cannabis das universidades e pisar o chão de bairro da periferia, enxergar oque realmente o povo quer e precisa, Papinho de "todes" e "ile" só convence a bolha enfumaçada.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, sô, tá difícil ter preconceito mais explícito. Aliás, pra "esquecer" da cannabis, tem que acender mais um. Pegou a auto-ironia?

  6. Daniel Barbosa

    Ser conservador é uma coisa. Fascista é outra. Eu mesmo sou conservador em várias questões. Por exemplo, quero conservar a democracia e a constituição. Mas tem gente que quer conservar a miséria, a desigualdade e as injustiças. Lindo...

    Responda
  7. Paloma Fonseca

    Há muito lugar-comum, falácias e generalizações quando aplicam o progressismo em assuntos criminais. É de fazer doer a mente. O mundo exige posição, e a minha é ficar bem afastada de gente que defende bandido, e é gente que tá muito bem de vida (ar-condicionado, bons carros, boas casas, boa comida). Instituto do Direito do Direito de Defesa e Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, é só ver de que lado essa gente está.

    Responda
  8. José Eduardo de Oliveira

    mas proposta que deveriam fazer, seriam a si próprios, tanto a esquerda, quanto a direita. proposta um: tenham vergonha na cara e parem de chafurdar com o bem público. proposta dois: esqueçam que eu fiz a primeira proposta. já esqueceram?

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Seu Wilson, Prezadíssimo, temos de ouvir, vero. Mas enxergo um desvio essencial em suas reflexões: a suposição de que a selvageria reacionária deriva do "identitarismo" esquerdista - aliás, sugeriria evitar tal expressão, gasta e repleta de preconceito. O liberalzão-padrão é tipo a Tia Deirdre; o reaça é outra coisa: já desumaniza por princípio, não precisa oposição pra isso. "O preso, se não quer aquelas condições, que não cometa crimes"; "Quem mora na favela é vagabundo, que estude e trabalhe"

    Responda
  10. Paulo César de Oliveira

    Artigo muito bom, professor Wilson. Aguardo ansioso pelos próximos três conselhos.

    Responda
    1. Nelson Acar Filho

      Artigo muito ruim e vazio. As tais recomendações são para qualquer partido em qualquer ambiente democrático.

    2. Nelson Acar Filho

      Artigo muito ruim e vazio. As tais recomendações são para qualquer partido em qualquer ambiente democrático.

    3. Marcos Benassi

      Olha, Paulo, achei bom também, mas não posso deixar de pontuar uma certa arrogância, especialmente no seu meio. "A sociedade precisa entender que" (a direita reacionária, mas chamemo-la "sociedade") existe um treco chamado Constituição, que preconiza respeito a todos, em particular a um conjunto de regras de tratamento social. Tarcizão do Cadáver quer matar 3O em vingança ao policial assassinado? Tem que mudar a constituição, ou ir em cana. Certas coisas não são questão de "diálogo".

  11. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Esse Malu co pau-mandado dos editores acha mesmo que pode dar conselhos à esquerda? É sério? A Folha segue ladeira a baixo cada vez mais provinciana.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Tó, para vocês, chupins loucos!

    2. Edison DeOliveira

      Na ausência de argumentos intelectuais se apela ao xingamento, logico.

    3. Marcos Benassi

      Bom, não custa ouvir. Ele é dos civilizados. Quanto à crítica à folha, opa, "provinciana" não é exatamente o terno, né? Tem uma forte veia reaça na bagaça - os editoriais, de quando em vez, precisam vir com Plasil.

    4. Paulo César de Oliveira

      Siga os conselhos do professor e aprenda a ouvir, Braulio. Parece que a carapuça lhe serviu. E provinciana por quê? Vc quer que a Folha tenha colunistas apenas do Rio e de São Paulo? Alguns dos nossos maiores intelectuais vieram do Nordeste. Pessoas brilhantes podem nascer em qualquer lugar.

    5. Leo Oliveira van Holthe

      Este "Malu co" fala em diálogo e humildade, mas isso é demais para esquerdominions

  12. José Sovierzoski

    Perfeito!

    Responda
  13. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Puro delírio. Quem quis e quer usar as ferramentas democráticas para exterminar a mesma democracia foi e eh a direita reacionária. E não existe mais essa direita direita. Quer apaziguar? Não será com essas acusações bozofianas que vai conseguir. Vc está muito animado. Por ora temos a esquerda ganhando pra presidente desde o fim da ditadura que a boa direita implantou . Aliás a história da direita no século passado , e sua herdeira atual, a arruaceira, mostra fatos horripilantes.

    Responda
    1. Leo Oliveira van Holthe

      Pelo seu comentário, o Prof Wilson realmente delirou ao sugerir diálogo e humildade à esquerda brasileira...

  14. Gabriel Jackson

    Convenhamos, o discurso da esquerda identitária agrada apenas os acadêmicos, alunos e professores. Sabe que político representa o pensamento da maioria da população no âmbito dos costumes? Jair Messias Bolsonaro. E digo isso sendo de esquerda. A maioria da nossa população é conservadora, senão reacionária, a despeito da eleição do Lula, que ocorreu por outros fatores (motivações econômicas, sobretudo).

    Responda
    1. Gabriel Jackson

      Cadê seus argumentos, Francisco? Ou, como a maioria dos identitários de esquerda, você é apenas “debochadoh”? Por conta de pessoas como você, a direita grassa no país.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Com ideólogos como esse , que , talvez, pense mesmo que eh de esquerda, não precisamos nem de Bozo . Brilhante sua conclusão sobre -fatores econômicos. Candidato a prêmio Nobel . Lula vai adorar saber de sua descoberta.

  15. Gabriel Jackson

    Caraca! O Wilson matou a pau. Colocou em palavras tudo o que eu sentia, mas não conseguia expressar em relação à esquerda. Falta a está olhar pro real ao invés de reproduzir discursos ideológicos . Muito bom, Wilson.

    Responda
  16. Spartaco Almeida

    Não fez proposta e não trouxe elementos pra um debate minimamente construtivo ou edificante. Texto bem bobo, não tem outra qualificação.

    Responda
    1. Edison DeOliveira

      Isso que acontece quando se enterra a cabeça num buraco. Porque não começar por solucionar o problema do crime, da insegurança da população trabalhadora honesta? Por que não mostrar que a população trabalhadora que paga imposto, tem prioridade acima de tudo e todos? Vitimismo pra dar carta branca a sem-teto baderneiro e bandido, primeiro não resolve o problema, segundo deixa puto o trabalhador honesto que perde seu direito de ir e vir em segurança e paz..

  17. Spartaco Almeida

    Abusa do lugar comum ao tentar explicar regras básicas de diálogo, dizer que existe fala e escuta. Na verdade, parece realmente não perceber sua intenção de desqualificar a esquerda, como se fosse a única ou ao menos a pior das sectárias. Esclarecendo, então: é bobagem que esquerda ou direita deixem de reconhecer a existência uma da outra. Não é essa a questão. E também repetir clichês sobre o discurso desgastado da esquerda é tão bobo quanto repercutir os preconceitos reacionários da direita.

    Responda
    1. Leo Oliveira van Holthe

      Pois continue nessa toada, camarada, chamando Haddad de pelego, abusando do sectarismo e do discurso vacilante na segurança pública e seja feliz em sua bolha militante!

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      A esquerda é desqualificada!

  18. Spartaco Almeida

    Li com expectativa de encontrar alguma proposta que o título anunciava. Escrita muito ruim, mas o pior é o simplismo e a superficialidade - aliás, diga-se de passagem, marca registrada da retórica de direita, apresentar falsos atalhos para solucionar problemas. Pra não fugir do assunto, sim, alguém pode argumentar com razão que a retórica da esquerda muitas vezes é rebuscada e pseudo intelectualizada pra tentar ganhar adeptos. O articulista abusa do lugar comum (continua..)

    Responda
  19. RICARDO QUEIROZ

    Progressismo e conservadorismo, na verdade, sao conceitos relativos... o articulista desconsidera isso. Uma esquerda que nao se adapta aos novos tempos, que nao evolui e que fica presa a conceitos de outros tempos, é uma esquerda progressista ou conservadora?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Em, prezado Ricardo, fico cá pensando: o que é "adaptar-se aos novos tempos", pra esquerda? Pro "conservadorismo" (sua objeção foi boa), sair da escravidão, transitando por um período de operariado e acabando num "precariado" extensivo, "uberizado", foi ótimo e adaptável - na verdade, mudou-se o mundo e as relações entre capital e trabalho; "a direita", em si mesma, muito menos. Qual seria o equivalente? Um "sindicalismo WhatsApp"? Espero ter conseguido expressar minha dúvida.

  20. RICARDO QUEIROZ

    Progressismo e conservadorismo, na verdade, sao conceitos relativos... o articulista desconsidera isso. Uma esquerda que nao se adapta aos novos tempos, que nao evolui e que fica presa a conceitos de outros tempos, é uma esquerda progressista ou conservadora?

    Responda
  21. Thiago Limeira

    Claramente o cara é um conservador. Mas não deixa de ensinar, o pensamento dele é o pensamento da maioria da população. E uma coisa é verdade, a esquerda identitária tem muita dificuldade de se colocar para o brasileiro comum. Jamais se parte da verdade que está acima dos indivíduos, mas do que é considerado verdade por eles (por mais que seja mentira). A política se coloca entre o que queremos e o que podemos, infelizmente essa nova esquerda parece não entender. Por isso que o PT é de direitakk

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Com a licença do Thiago: bem, Edson, "esquerdista dar tapinha nas costas" é coisa de piada, de zombaria, eu nunca vi. O que é visível é o Bozinho homenageando criminoso na câmara, fazendo visita em cana - falo de um caso, mas é uma prática contumaz. Quanto aquilo que você chama de "única ferramenta indicada", discordo frontalmente, e pontuo: em democracia constitucional, não há outra saída senão a justiça. Qualquer outra coisa, é tão criminosa quanto. Lembremos do marreco e no que deu.

    2. Edison DeOliveira

      Marcos Benassi, policia não pode descer o pau em bandido, mas esquerdista especialmente não precisa, não deve dar tapinha nas costas de bandido dizendo vai tomar sua cervejinha com o celular burguês que roubastes. Além disso ha' casos que paulada e ate morte e' a unica ferramenta indicada, como num arrastão por exemplo.

    3. Marcos Benassi

      Poi Zé, Thiago, concordo com você no que diz respeito ao seu Wilson, e acho boa a discussão proposta. Agora, parece que ela deixa de lado um aspecto: parte do que pede a "direita reaça" e com o que concordam os evangélicos *é ilegal*, contraria a constituição. Por exemplo, certa facções que propõem negação absoluta ao aborto: não rola, tá garantido; juiz que negar direito garantido devia ser demitido, no mínimo. Polícia não pode matar ou descer a lenha em bandido, é ilegal, fim de papo.

  22. sergio marcone da silva santos

    Tô cansando de concordar contigo.

    Responda
  23. Edvanio Ceccon

    Wilson, comecei a ler seu texto esperando as cinco propostas para a esquerda, mas o que vi foi uma doutrina: "façam assim que os conservadores gostam". Decepção total. Continue a defender seus ideais conservadores. Isso é legítimo. Mas não se meta no terreno alheio.

    Responda
    1. Edison DeOliveira

      Deve ser tão difícil ouvir, entender e se mostrar disposto a legislar pelo trabalhador honesto que o senhor ate' desenvolve um blank automático quando o e' esfregado em sua cara com letras garrafais.

    2. Edison DeOliveira

      Deve ser tão difícil ouvir, entender e se mostrar disposto a legislar pelo trabalhador honesto que o senhor ate' desenvolve um blank automático quando o e' esfregado em sua cara com letras garrafais.

  24. Manoel Marcilio Sanches

    Qual o mensagem mesmo? É para a esquerda?

    Responda
  25. Joao Quadros

    A primeira regra de escutar e ouvir é querer, se não quiserem (e parecem não querer), não tem como dialogar e conversar. Muito boa proposta desta opinião. Serve para todos, direita, esquerda, quarto-zagueiro etc

    Responda
  26. Florentino Fernandes Junior

    Qualquer um q cutuque a hipocrisia do redbanho é chamado de bolsonarista

    Responda
  27. Florentino Fernandes Junior

    Mais um belissimo texto professor. Desculpe a ignorancia da plebe q te chamou de bolsonarista

    Responda
  28. Florentino Fernandes Junior

    A raiva dos identitarios de esquerda. Sera q falou para o tiago amparo, o raivoso?

    Responda
  29. Edson Antonio Duarte

    Ou seja: a culpa é da esquerda... ela que não escuta, ela que tem pressa, ela que defende bandido... enquanto isso a direita é mal interpretada... quem defende didatura, golpe, força policial (pra alguns) está certo, pois a responsabilidade é dos progressistas... que tédio !

    Responda
    1. Edison DeOliveira

      Two wrongs don't make one right.

    2. Marcos Benassi

      Poi Zé, Edson, o bagúio é lôko: há questões que não são dialogáveis, e esse dedinho acusatório é um saco. Mas há aquelas que são. É, de qualquer modo, à parte aquelas às quais só resta a cana - como o golpismo ou o assassinato policial legitimado pelo Estado - qual a alternativa senão a do diálogo? Num Estado Democrático, não tem outra. Mas a repetição acerca do "identitarismo" virou mesmo um tédio (meu fígaro nem fica entediado, ferve de vez em quando).

    3. Joao Quadros

      Mais um que não quer escutar

    4. ciro lauschner

      Só a esquerda relativiza atitudes de assaltantes, malandros, assassinos e ladrões, arrumando "culpas históricas" ou reação de opressão. O anti semitismo, abraçado agora com despudor, na verdade já era esperado. Justificar o Hamas, só uma esquerda tem essa cara de pau.

  30. Marcelo Godoy

    Brilhante Wilson Gomes. Narciso acha feio o que não é espelho né... Imagine se Narciso vai conseguir ouvir algo diferente de seu próprio eco...

    Responda
  31. NIEMEYER FRANCO

    Falou, falou, e não falou. Deixou de falar algo que queria, mas não teve coragem de falar. P*tz! Que ruim.

    Responda
  32. ubiratan ferraz

    "Ano-Novo", como está grafado na matéria, significa a passagem do ano velho para o ano novo. A festa ("réveillon"). Ou estou errado?

    Responda
  33. Elizabeth O Costa

    Perfeito! Será que haverá espaço para um político de centro nesse contexto polarizado, simplista, enganoso?

    Responda
  34. Marcelo Costa Batista

    Perfeito, texto irrevogável a melhor definição que já li na atualidade sobre o tema, é de uma realidade chocante o colunista está muito bem informado, acessorado e ligado aos anseios da maioria da população braseiro que é progressista na economia e conservadora nos costumes e detesta bandidos e todos os que defendem bandidos sob quaisquer argumentos. E principalmente saber respeitar cristãos, religiosos e a fé alheia, pois exigir respeito é muito bom, mas saber respeitar os diferentes é melhor.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, agradeço ao Eduardo, abaixo, a paciência no debate.

    2. Marcos Benassi

      Fico esperando deitado, no quentinho, pelo respeito evangélico às minhas posições de incréu. E vou tomar um dormonid.

    3. Vera Lúcia Daloia Vieira

      Só falta saber escrever corretamente...

    4. Eduardo Rocha

      Progressista na economia e conservadora nos costumes é uma grandíssima mentira. A direita é conservadora na economia e adora quando o estado intervém para garantir os lucros - os bancos amam um Proer, o ogronegócio não vive sem um plano Safra e quase todos os demais setores adoram um desoneraçãozinha. Sobre os costumes, a maioria é apenas reacionaria, senão hipócrita, como já apontava Nelson Rodrigues.

  35. Edimilson Volpe

    Me perdi procurando as propostas. Será porque o missivista não tem coragem e explicitá-las, por indecentes? Só veio com a mesma ladainha de críticas de sempre. Aff, esse bolsonarista enrustido precisa ter coragem de sair do armário.

    Responda
    1. Leo Oliveira van Holthe

      Apesar de achar esse argumento horroroso e elitista, tenho que pagar na mesma moeda da esquerdominion acima: só falta saber escrever corretamente. Será que a companheira também descarta as ideias de um trabalhador comum ao primeiro erro de português? E em relação ao nosso chefe de Estado? Eu, hein...

  36. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    Excelente

    Responda
  37. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Ótimo

    Responda
  38. Samuel Fagundes

    O nobre missivista só se esqueceu de dizer que uma parte das igrejas evangélicas nos redutos do tráfico são guiadas por pessoas que representam o próprio tráfico, trabalha a mando deles. Por influência de traficantes, votam em candidatos do tráfico, tá certo isso? Tem legitimidade?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Formal, tem, Samuel. É uma perversão do sistema democrático, a ser combatida em suas entranhas com suas próprias ferramentas. É o cassetete, um saco, mas é do jogo.

    2. Joao Quadros

      Ok, prove

  39. joão moreira

    Sou um cara ideologicamente de esquerda desde de....umas 4 décadas. O missivista está coberto de razão em tudo. Nossa certeza de que detemos a verdade vai acabar conosco. Lula um dia se vai e ficaremos nas mãos das gleides e dos identitários. Quero nem ver!!!!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vc e a Neli. Q tá sumida.

  40. joão moreira

    Sou um cara ideologicamente de esquerda desde de....umas 4 décadas. O missivista está coberto de razão em tudo. Nossa certeza de que detemos a verdade vai acabar conosco. Lula um dia se vai e ficaremos nas mãos das gleides e dos identitários. Quero nem ver!!!!

    Responda
  41. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Texto pobre, arcaico, ultrapassado e preconceituoso. Não sou de esquerda, mas acho que ser de esquerda não são somente essas baboseiras ultrapassadas. Assim como escolher rebanhos evangélicos catequizados como gente de direita.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Meu caro Ruy, se você não concorda com algo, diga com que discorda e explique por que o autor está errado e qual é o certo. Despejar um monte de adjetivos não é argumentar. Então, argumente, se tiver capacidade intelectual para isso. Por fim, em quem mesmo que os evangélicos costumam votar? Direita ou esquerda?

    2. joão moreira

      Mario, o que falaram de vc atrás do armário é intriga da oposição!

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      João. Vá estudar

    4. joão moreira

      Ruy, argumentos pobres são os seus. Precisa ler mais e interpretar melhor.

  42. Marie Santos

    Por volta de 1980, PT organizando diretórios nos estados, eu e meu marido fomos convidados a uma reunião para colher simpatizantes. À nossa volta, grupinhos disparando a torto e a direito "o povo precisa disso, tem que ter aquilo", todos brancos, educação nível superior e maioria de homens. Então nos cutucávamos: mas cadê o povo pra opinar?

    Responda
  43. EMANOEL TAVARES COSTA

    Não há proposta alguma. Apenas críticas. Deveria o articulista explicitar como a esquerda deve defender o armamentismo, a criminalização do uso de estupefacientes e do aborto, o assassinato sistemático de suspeitos de crimes, o não uso de câmeras por policiais militares e civis, etc,etc,etc. Perda de tempo.

    Responda
  44. Washington Santos

    Pelo texto me parece que não existe então direita progressista e isso é muito, mas muito triste. Também não ajuda o texto juntar os reacionários com conservadores, pois só os primeiros vêem com mais olhos o direto básico dos outros, desde que não afete o seu.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Direita progressista é um paradoxo

  45. marco martins

    Texto perfeito, uma das melhorar definições que já li, sobre essa divisão que dominou o País desde o o início do século, qdo o Lula começou com aquela história do nós contra eles. No fundo é uma guerra de narrativas de militantes de ambos os lados, que não representam a grande maioria da população brasileira.

    Responda
  46. Leonardo Trindade

    Entendo o que motiva o autor, mas acho bem torto esse tipo de argumentação. É similar aos que cobram pureza de um pobre evangélico só porque ele se diz crente em Deus. O crente com a moral cristã, o conservador com tantos outros moralismos e a esquerda com o politicamente correto erram igual ao pregar o que seria melhor para todo mundo e cabô.

    Responda
  47. Ricardo Arantes Martins

    A esquerda deve ocupar seu lugar que é o do progressismo. A maior parte dos brasileiros ligam esquerda ao PT ou seja, ligam a extrema corrupção que culminou na prisão de 3Presidentes Petistas Dirceu Genoino e Palocci, 2tesoureiros e 1secretário e mais 2líderes de governo (paloci camara e Delcidio senado) e acredite, Confessos. mesmo assim dizem que nada houve e tem muito brasileiro que não é tro chá. aqui progressismo começa com Probidade, é o que se espera.

    Responda
    1. José Miguel Bendrao Saldanha

      O que exatamente Genoíno e Dirceu (de quem nunca fui fã) confessaram, você por acaso sabe? Que eu me lembre, nem sequer foram acusados diretamente de corrupção, apenas de que não podiam ignorar que ela existia, em função do cargo que ocupavam.

    2. José Miguel Bendrao Saldanha

      O que exatamente Genoíno e Dirceu (de quem nunca fui fã) confessaram, você por acaso sabe? Que eu me lembre, nem sequer foram acusados diretamente de corrupção, apenas de que não podiam ignorar que ela existia, em função do cargo que ocupavam.

  48. Mauricio Borborema de Medeiros

    Que tolice falar da arrogância da esquerda. No ambiente acadêmico esquerda e direita (principalmente em economia) conversam de igual para igual -- com a direita representando o pensamento hegemônico. Em nível popular não tem debate, apenas trocas de impressões baseadas na parcialidade -- ou pura falsidade -- da informação recebida por cada grupo. Quando os progressistas "dão um banho" nos conservadores, isso não é "arrogância" , mas simplesmente assimetria de conhecimento e lucidez.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Maurício, esse "banho" é fato no campo das idéias, vide o novo Supremo Juiz quando se defrontava com a escumalha parlamentar e seus arju-mentos, era humilhante. Contudo, a prática "da zesquerda",quando no poder é, em certos aspectos, contraditória e precária, e a dddiireitalha se aproveita disso. Por exemplo, a segurança pública na Bahia, mortal como a do Rio, descontrolada. Não poderia, de forma alguma, sê-lo desta forma e grau. Não falta espaço pra progredir.

    2. Leo Oliveira van Holthe

      Muita tolice mesmo falar em arrogancia da esquerda, camarada! Deixemo-vos com vossa superioridade de conhecimento e lucidez (e o povo que se lasque)!

  49. Rodrigo Flexa

    Posições conservadoras, obviamente, são legítimas, mas fascismo, não, defender golpe e tortura não pode, e é isso o que faz a extrema direita.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bingo!

    2. Edvanio Ceccon

      Na mosca! É isso: as coisas tem que ser chamadas pelo nome que têm. Fascismo é fascismo. Já vi sua cara na década de 30 e não quero vê-la de novo. Chega de discursos falsos para justificar a reação da extrema direita à democracia.

  50. Alexandre Machado Kleis

    Perfeito. Falou e disse.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.