Hélio Schwartsman > Decisões do presidente americano podem ter impacto profundo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Que tipo de decisão? Talvez abandone a Ucrânia, o que favoreceria a Rússia. Mas deve continuar a bicar a China e apoiar quem os EUA apoiam hoje no oriente médio.

    Responda
  2. Alexandre Assis

    Trump não tem uma agenda republicana. Ele não tem se quer uma agenda antisistema. Sua agenda é trumpista, ou seja, pessoal. Ele quer poder, fama e dinheiro, para si e seu entourage. O tal deep state do qual ele reclama se chama estado democrático de direito. Muito se fala do colapso da Argentina. Mas estamos assistindo um cenário similar lentamente acontecendo com os USA. Educação sucateada, voto sem prestígio, governos ruins que destroem a educação e assim caminha a humanidade.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Poi Zé, caro Hélio, Poi Zé, dá-me também uma friaca espinal. O herói do seBozo tem nas mãos um admirável poder bélico, uma estupenda capacidade industrial, um incontável número de bons miolos e uma massa invejável de investidores e fundos que circulam seu dindin por onde pareça mais lucrativo. É influência pacaramba. Além do que, inflará os serviços de PornStars e as trapaças do mercado imobiliário de Noviorque - sem contar o prestígio da american rifle association, entidade assaz benfazeja...

    Responda
  4. JOS LEANDRO

    Deus é o Senhor do Universo. Ao final da História a Humanidade será feliz. Se feliz ela ainda não é, é porque o final da História ainda não chegou! O mundo já teve duas grandes guerras mundiais, bombas atômicas e tantas incontáveis guerras entre as nações desde que o mundo existe, epidemias, terremotos, fascismo, nazismo, comunismo, e estamos aqui. O Trump não vai destruir o mundo !

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O otimista é alguém desinformado. Deus, se existe, já deve estar trabalhando em outro projeto, que esse deu errado.

    2. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

      Fala sério... que preguiça

    3. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

      & B

    4. Marcos Benassi

      Ôôô, José Leandro, otimismo é bom e útil, mas convém não confiar *demais* nele. Bom, também não fará diferença alguma: bobeou, se virarmos poeira atômica, acaba melhor você, um otimista, do que eu, que já tô preocupado! Hahahahah!

  5. Bruno Sebastião Neto

    O Bolsonaro só conseguiu exportar um único produto para USA que foi: "A técnica dos cachorros leais nós pontos certos do governo" .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Mas eu tenho uma impressão, caro Bruno, que o bagúio lá é, no geral, menos lôko do que cá: o servidor público sabe mais seu lugar (no melhor dos sentidos, é mais duro com suas prerrogativas) e é mais bem protegido pelo sistema. Fica menos vulnerável à cachorrada hidrófoba. Impressão que mindá a observação a distância, evidente.

  6. Marcos Alonso

    Ainda bem que aqui no Brasil tem voto direto ao presidente, porque aqui por mais q se tenha um congresso de direita, o presidente equilibra

    Responda
  7. Valdir Costa

    Mas com o Biden te cheio de guerra. Mais um mandato do Biden é guerra mundial.

    Responda
  8. Giovani Ferreira Vargas

    Esquerdinha com medinho...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      A eventual Herda TrAmpiana, prezado, atinge a preocupados e despreocupados, sem distinção. Eu não ficaria alegrinho, mas vai que vai.

  9. wilson kfouri

    Milei, Trum e Bolsonaro são extremistas radicais de direita. Miei não terminará seu mandato, Trump será preso,Bolsonaro está inelegível e será preso

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Só posso fazer coro com os colegas: Zeus te ôva!

    2. Hélio Barbosa

      Invejável o seu otimismo. Mas desejo muito essa utopia...

    3. Marcelo Moraes Victor

      Tomara!!!

  10. Paulo César de Oliveira

    Se Trump ganhar, fará o seu governo de quatro anos e, em 2028, teremos novas eleições. Qual é o risco?

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    Sou obrigado a concordar

    Responda
  12. wilson kfouri

    Podem não, certamente causarão caso o psicopata Trump ganhar. Será uma tragédia anunciada como seria se o psicopata Bolsonaro se reelegesse

    Responda
  13. NIEMEYER FRANCO

    Enquanto isso, a China esperando os americanos se acabarem. E vão se acabar.

    Responda
  14. Miro Costa

    É claro que os eleitores americanos só pensam na aprópria destruição. Povinho aquele, hein? Inteligente é o eleitor brasileiro protegido pelas infalíveis e inmanipuláveis urnas eletrônicas. Compare e comprove nossa superioridade.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Leia o que o Monteiro explicou. Não jogue o barro na parede.

  15. LUIZ R G DA COSTA JUNIOR

    Um segundo mandato para Donald Trump seria destrutivo tanto para os Estados Unidos como para a democracia. Pesquisas eleitorais com os dois principais candidatos apontam desvantagem do atual presidente Joe Biden. Entretanto, um candidato independente como Robert Kennedy Junior poderia ganhar algum estado e impedir a vitória do ex-presidente no Colégio Eleitoral. Neste caso, haveria uma eleição indireta entre os três candidatos na Câmara dos Representantes.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      A democracia americana tem cento e quarenta anos, expulsaram os ingleses na marra.

  16. Fernando Alves

    Biden foi mal na presidência e perdeu o foco tentando achar um factoide externo para se apoiar. Agora está meio tarde para correr atrás.

    Responda
  17. Matheus Battistoni

    Trump será impedido de concorrer pelo Deep State sionista. Vão usar o Judiciário, de forma bastante pessoal, para cassar a candidatura. Muito democrático

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      O Deep State está de conluio com os reptlianos que comandam a terra a partir da Holow Earth. Soros é o contato entre eles. Que o pneu sagrado nos salve!

    2. Eduardo Rocha

      O Deep State sionista está de conluio com os reptlianos que comandam a terra a partir da Holow Earth. Soros é o contato entre eles. Que o pneu sagrado nos salve!

  18. Joao Pinheiro

    Bolsonaro também caiu de paraquedas na presidência. Antes da campanha de fato iniciar e, depois, em seu início, era Bolsonaro apenas agindo como Bolsonaro, fazendo galhofa, expressando sua estupidez natural. Só que uma grande massa de idiotas achou que ele falava sério e o elegeu como mito (desculpe, isso é risivel). Nesse aspecto, Trump e Bolsonaro, assim como Mussolini e Hitler, têm muito em comum. Tomara terminem da mesma maneira.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sabe que sempre compartilhei da sua impressão de que o Mussolini era bocó? Pelo histriônico da figura, acho eu. Mas dia desses assisti a um documentário bem interessante, que me deu uma ampliada na perspectiva. O Hhhiitler não era burrro não, João, o cabra sabia das coisas. Seus pobremas de personalidade não lhe reduziam a funcionalidade dos miolos - fizeram-no, sim, cometer variados erros, mas não por burrrice.

    2. wilson kfouri

      Alexandre tem razão, Hitler e Mussolini eram muitos inteligentes do que Trump e Bolsonaro . Mesmo sendo psicopatas fizeram alguma coisa útil para seus países ao contrário dos psicopatas Trump e Bolsonaro

    3. Alexandre Cunha

      Você está muito nervoso, comparar Trump e Bolsonaro com Hitler e Mussolini?

  19. Francisco Neto

    Se ele ganhar, será preocupante para o mundo, se perder tentará a intentona novamente. De todo modo que se olhe, é preocupante.

    Responda
  20. Jose Renato Monteiro

    O Helio não sabe, o quanto ele não sabe. Vivo por aqui, nos USA, ha 25 anos. Tenho dupla ciadadania, ha 15 anos. O Trump não foi minha opção ha 4 anos atras, agora é. Sempre tento votar no menos pior. Não votei no Bolsonaro em 2018, porem votei nele na última eleição. O USA são imunes à maus presidentes. É uma democracia com 50 estados independentes, de fato. Não existem estatais, nem empregos vitalicios. A justiça funciona. Não ha a menor semelhança com o Brasil.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Wilson, tem razão. Há algum trabalho e humanidade com Lula nquanto o Coiso é apenas caos e ódio. mas nenhum serve, chega de corrupção.

    2. wilson kfouri

      Achar que Trump e Bolsonaro são melhores que Biden e Lula revela um problema cognitivo

    3. Alexandre Cunha

      Excelente, obrigado.

  21. Pedro Luis S C Rodrigues

    Incrivel a má vontade com Milei. Sei lá o que será o seu governo, se bom, ok ou a catastrofe tão antecipada pela maior parte da imprensa, mas, até o momento, não há absolutamente nenhum motivo objetivo para coloca-lo no mesmo balaio de Bolsonaro, Trump e Duterte. Fora a ironia da reclamação contra a confiança absoluta como critério de nomeações importantes. Zanin e Dino foram nomeados por que mesmo? Tb acho absurdo, mas, ao contrário do colunista, não defendo que Lula seja melhor que Bolsonaro

    Responda
    1. Pedro Luis S C Rodrigues

      Ricardo, concordo parcialmente com vcs dois, como pessoa, Lula parece ser um pouco melhor, ou menos pior, que Bolsonaro. Já como democrata, o argumento central da turma que o defendeu como única laternativa para salvar um colapso institucional, está no mesmo nível de Bolsonaro. Não tem apreço nenhum e faz qq coisa para se manter no poder. Mudam apenas os métodos, menos truculência e mais aparelhamento, mais insidioso e perigoso

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      Ricardo, concordo parcialmente com vcs dois, como pessoa, Lula parece ser um pouco melhor, ou menos pior, que Bolsonaro. Já como democrata, o argumento central da turma que o defendeu como única laternativa para salvar um colapso institucional, está no mesmo nível de Bolsonaro. Não tem apreço nenhum e faz qq coisa para se manter no poder. Mudam apenas os métodos, menos truculência e mais aparelhamento, mais insidioso e perigoso

    3. Ricardo Arantes Martins

      Estou com Chicon. Veja que, em que pese a Extrema corrupção das gestões petistas, o Coiso sempre foi centrão, votava com Lula até o fim do mensalão e só foi pra oposição quando a mesada acabou. há trabalho e alguma humanidade com Lula. São décadas de Coisos no Congresso e aprovaram duas leis insignificantes e no governo não se viu novos projetos no Congresso para Energia, infra, crescimente, segurança. não houve governo, fora outras Enormes Perniciosidades que não cabem aqui. mas nenhum serve.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Em verdade, bozo é pior que lula.

  22. Alexandre Cunha

    Os Estados Unidos são potência, maior PIB, maior potência bélica, o povo sonha o sonho americano o tempo todo, justiça séria , polícias e forças armadas respeitadas, padrão a a a +. Os humanos de todo o planeta, querem trabalhar, morar, e viver lá. Lá a justiça funciona.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Potência bélica, sim (para que, eu não sei). O sonho americano é um pesadelo para 12% da população, abaixo da linha de pobreza. Polícia respeitada! Não creio - ACAB! O exército é profissional. A justiça funciona? Pergunte aos 1,5 milhoes encarcerados, sendo quase 3/5 de negros - EUA têm mais negros na prisão hoje do que escravizados no século XIX. Finalmente, não quero morar ou trabalhar nos EUA. Aliás, conheço toda a EU, parte da Africa, boa parte AL e nunca pisei nos EUA.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Acho que não sou humano. Ou não sou deste planeta.

    3. Fernando Alves

      Os humanos dos países pobres, você quis dizer.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Não não não Cunha. Morar na Europa Ocidental é o sonho. Eles atingiram o Estado de Bem Estar Social, independentemente de quem assuma o poder, saúde, educação e segurança pública de primeira e gratuita, garantia de subsistência é básico. Há muita fome e miséria nos EUA e se precisam da saúde estão ferrados. Os níveis de segurança são muito menores que da Europa Ocidental.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não, meu caro. Lá funciona o pragmatismo, que é a chave do sucesso dos EUA. A justiça norte americana é, embora operacionalmente efetiva, tremendamente falha. Erra demais.

  23. Alexandre Cunha

    A única maneira de se vencer uma eleição, carisma, carisma de uma nação, Milei falou o que faria e está fazendo, Bolsonaro falou pra que vinha e fez, pecou com falhas cruciais, dólar muito alto, combustíveis alto, distribuição de dividendos da Petrobrás,caso das jóias, mas Trump é super carismático.

    Responda
    1. wilson kfouri

      Alexandre comosempre derrapando na maionese.Milei, Trump e Bolsonaro são psicopatas populistas de extrema-direita. Milei não terminará seu mandato, Trump será presume se tornará inelegível, Bolsonaro está inelegível e será preso

    2. Alexandre Cunha

      Candidata a síndico e depois me fale se ganhou, ok ennio super carismático.

    3. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Falhas cruciais! No entanto a paixonite continua. Patético!

    4. Joao Pinheiro

      Putz!

  24. Alexandre Cunha

    Hélio, discordo de tudo que você escreveu, já leu os livros publicados sobre Trump? Um dos maiores empresários do planeta e o povo americano ,que trabalha e produz, o idolatria. Ele é o símbolo do capitalismo.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Dalton, que nocaute!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      E isso pressupõe bom caráter ?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.