Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulao Henrique de Mello

    Digitem A Série Que Israel Censurou: O Lobby - EUA. Documentário disponível na internet que mostra com gravações escondidas como Israel paga congressistas dos EUA.

    Responda
  2. Ricardo Arantes Martins

    Pelo que li das matérias veiculadas aqui na folha, havia um movimento de parte do corpo docente contra Gay desde que ela assumiu a reitoria. Os motivos veiculados para sua renuncia parecem poucos, ela teria se recusado a responder uma pergunta contra o antissemitismo e quem cala não consente, tem de ver o teor, o modo da entrevista, são parcos os elementos. Difícil saber se ela foi pressionada a renuncia por acusação de racismo semita (real ou não) ou por sofrer racismo. Creio pelos dois.

    Responda
  3. Eduardo Freitas

    A reitora recebeu o cargo, mas, tinha que seguir rigorosamente a cartilha da turma do PT americano. Óbvio que não daria certo.

    Responda
  4. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Difícil qualquer reflexão negativa sobre o Estado de Israel nos EUA , tanto na indústria do cinema e entretenimento ( receio de retaliação pelos donos da mídia) e agora na academia ( tb o poder do lobby , sabemos de quem ) Ao menos os estudantes não param de se manifestar pro palestinos !

    Responda
  5. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Difícil qualquer reflexão negativa sobre o Estado de Israel nos EUA , tanto na indústria do cinema e entretenimento ( receio de retaliação pelos donos da mídia) e agora na academia ( tb o poder do lobby J. ) Ao menos os estudantes não param de se manifestar pro palestinos !

    Responda
  6. Marcelo Silveira

    Fez certo em renunciar.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Acho impreCionante que meu comentário tenha sido removido por conta de um xiste com o sobrenome da reitora Claudine Gay: suspeita-se que tenha sido demitida porque mulher e negra. Meu pecado foi dizer que se seu sobrenome fosse Trans (Claudine Trans, portanto), teria levado um tiro. Alguém simpático denunciou, e a Editoria de Interação, carinhosamente, acolheu tal denúncia. Como critiquei hoje mesmo, sem qualquer sastifa acerca dos motivos do acolhimento. Eu acho uma barbaridade, mas fazer oquê?

    Responda
  8. Mauricio Dias

    Meu comentário também foi censurado por mostrar apoio à reitora e lamentar que as pessoas insistam em chamar de an ti se mit ismo o direito de criticar uma guerra tão desleal. São coisas realmente distintas.

    Responda
    1. fauzi salmem

      O meu comentário também. Falou a verdade, os jWdus se arrepiam e censuram.

    2. Alex Varela

      Mas ela não foi demitida por denunciar a guerra. E sim porque afirmou que as regras de Harvard não protegem alunos judeus que sofrem antissemitismo. Isso sem falar do plágio! Foi demitida por completa incompetência, e se você a apoia acho muito provável que seja antissemita, sim

  9. Mauricio Dias

    Terrível que essa reitora tenha que renunciar! Simplesmente terrível que as pessoas tolerem o genocídio em Gaza e ainda confundam as críticas à política violenta de Israel com anti-semitismo. Não é a mesma coisa e essa confusão é que está se tornando a maior semente de anti-semitismo da história.

    Responda
    1. fauzi salmem

      Com razão, o antissemismo irá aumentar muito, graças à conduta do governo de I. e seus apoiadores.

  10. Marcos Benassi

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Rives Passos

    Cara Andrea, Você acha que a morte de palestinos civis, dentre eles crianças, mulheres, internados em hospitais fere o código de conduta da civilização judaico cristã? Sim ou não? O que acha? PENSE. (lembrando: são pessoas desarmadas X Exército dos mais bem treinados e servidos em termos de tecnologia). PENSE! Será que o departamento de estado dos EUA na Folha Pan permitirá esse comentário? Paz a Palestinos e Judeus!

    Responda
    1. Alex Varela

      Você apoia um cessar fogo? Eu apoio, mas o Hamas não

  12. André Silva de Oliveira

    A ex-reitora não soube dizer se o genocidio de judeus feria o código de condutas de Harvard, uma atitude escandalosa e reprovável sendo quem é e a posição que ocupava. Apenas deixar a reitoria saiu barato.

    Responda
  13. José Roberto Pereira

    Deletaram 5 comentários de 35 (descontando as respostas). A Folha irá mesmo censurar 15% de seus assinantes? Justo num artigo que trata de abuso de poder econômico para perseguir opiniões destoantes?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, acabei de levar na testa! O povo não perde tempo! Hahaah!

    2. Alex Varela

      Isso mostra bem o quanto o antissemitismo rola solto nesses comentários. Parabéns à Folha por eliminar pelo menos os casos mais extremos. Os primeiros comentários aqui foram horrorosos

    3. Alex Varela

      Abuso de poder econômico? Ela cometeu plágio e afirmou que clamar pela morte de judeus não infringia as regras de Harvard. O antissemitismo é muito vivo e presente até hoje, exatamente como em seu comentário afirmando ser "abuso de poder econômico"

    4. Marcos Benassi

      Zé Roberto, meu caro, a folha e a Editoria de Interação acolhem muito facilmente "denúncias" de leitores. Não há feedback algum sobre os porquês da remoção, nem de quantas foram as denúncias. Na verdade, o "muita facilidade" é uma conclusão que se baseia na eventual observação de comentários *antes* de serem apagados: como a gente não sabe de nada, só é possível supor coisas a partir de observações pontuais. Mas... o histórico da Editoria não leva a imaginar o melhor, não.

  14. Karina Kanazawa Rienzo

    E os EUA seguem ladeira abaixo na decadência institucional, agora com uma deputada obscura fundamentalista atacando reitores universitários.

    Responda
    1. Alex Varela

      Era só as reitoras terem respondido decentemente, dizendo que todo tipo de intolerância contra minorias é banido nas universidades. Em vez disso fizeram questão de afirmar que atacar judeus é perfeitamente ok. Foi uma vergonha e um despreparo das editoras. Isso sem falar do plágio!

    2. André Silva de Oliveira

      Para quem respondeu daquele jeito, apenas deixar a reitoria saiu barato para ela.

  15. Dagmar Zibas

    Sobre a guerra ideológica dentro das universidades americanas, recomendo o documentario "Lobby" no YouTube. Lá está documentado como o poder econômico judaico, que financia as gdes universidades, pressiona professores e grêmios estudantes para que não se critiquem as ações colonialistas e racistas de Israel na Palestina.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Grato aos colegas pelas referências!

    2. André Silva de Oliveira

      Me retifico: "Guerra contra o Ocidente" de Douglas Murray.

    3. André Silva de Oliveira

      Recomendo o livro "Guerra ao Ocidente" que explica como atitudes equivocadas como a da ex-reitora são justificadas e vistas como válidas.

    4. José Roberto Pereira

      Também citei o documentário "The Lobby" e meu comentário foi deletado. Que fique registrado aqui que sua opinião não agride, não ofende nem infringe as regras de postagem da Folha de Tel Aviv - Um Jornal a Serviço de Israe...

  16. Daniel Nunes Guimarães

    Já deveria ter saído. Defendeu a morte de israelenses, com seu comportamento constrangedor e covarde, mas claramente em favor do grupo terrorista, disfarçado de liberdade, e agora descobre-se que plagiou as ideias e o trabalho dos outros, embora os iguais tenham passado o pano.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      De acordo, Daniel Nunes.

  17. Graça Almeida

    Poder economico, tir an ia, funda mentali smo religio so e vin ga nça, assim se movem os si on ist as. Impressionante como os EUA fazem parte dessa engrenagem, agora pode-se entender o seu desa tino bé lic o que chamam lutas pela liberdade.

    Responda
  18. Henrique Marinho

    Plágio enquanto professora e falta de firmeza enquanto reitora derruba gente nos EUA. Nos EUA.

    Responda
    1. Giovani Ferreira Vargas

      Lá, nosso presidente continuaria preso... Lá.

  19. Pedro Guimaraes

    O sionismo manda nos EUA.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Pedro, manda no governo e nos politicos corruptos, que são a maioria. O povo está se manifestando diariamente,politicos que nao tem o rabo preso com os lobbies pro I., professores, alunos, lideres sindicais, celebridades mas isso a Folha não publica.

  20. Luis Nascentes

    E o próprio congresso pode financiar o G no Cid do palestinos?

    Responda
  21. Florentino Fernandes Junior

    Ja vai tarde. Tchau

    Responda
  22. Natália Molina Romano

    Suzan Sarandon, atriz renomadíssima, foi demitida por criticar a violência de Is-rael contra o povo palestino. O mesmo aconteceu com outros artistas que se manifestaram em favor do povo palestino. Que liberdade de expressão é essa tão defendida nos EUA? Pq Is-rael não pode ser criticado por absolutamente ninguém, não importa quantos crimes cometa? Acorda EUA! População minguando nas ruas sem acesso a saúde, enquanto seus impostos pagam a boa vida dos israelenses.

    Responda
    1. Rives Passos

      Cara Andrea, Você acha que a morte de palestinos civis, dentre eles crianças, mulheres, internados em hospitais fere o código de conduta da civilização judaico cristã? Sim ou não? O que acha? PENSE. (lembrando: são pessoas desarmadas X Exército dos mais bem treinados e servidos em termos de tecnologia). PENSE!

    2. Andrea Heimann

      Cara Natália, A pergunta que a reitora respondeu que depende do contexto foi: Você acha que clamar pela morte aos judeus fere o código de conduta da Harvard? Sim ou não? O que vc acha? PENSE

  23. Denise Soares

    Ela não renunciou! Foi renunciada! Todos sabem o poder do capital judeu no financiamento das universidades norte-americanas. O partido Republicano encurralou apenas reitoras, mostrando que quem não concorda com Israel está contra Judeus. Como se não fosse defensável visão crítica às ações israelenses contra civis palestinos. Os perseguidos sendo perseguidores onde as liberdades de opinião e cátedra deveriam ser respeitadas.

    Responda
    1. Alex Varela

      Mas o caso no fundo não teve a ver com Israel. As reitoras foram incapazes de mostrar que conseguiriam proteger os alunos judeus, quando sua função é justamente proteger TODOS os alunos, independentemente de problemas políticos externos. Isso sem falar do plágio....

  24. wilson kfouri

    Diante do ge no cí dio em que assistimos uma fato me alivia o horror que sinto: a imensa maioria dos comentários são a favor dos nativos e contra o colonialismo dos invasores.

    Responda
    1. Henrique Marinho

      E o português daqueles contra a intolerância é pior, principalmente nas concordâncias.

  25. Rodrigo Flexa

    A caça às bruxas voltou, assim, logo mais, serão feitas as tais listas negras - viva a liberdade acadêmica!

    Responda
  26. fauzi salmem

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marina Gutierrez

      Ela é amigona do governo de I.

  27. Felipe Vasconcelos

    Estados Unidos é um país socialmente mais evoluído, combatendo o preconceito, como o racismo, a homofobia e também o antissemitismo. Estão de parabéns, ensinando uma lição de civilidade ao mundo!

    Responda
    1. Adalto Fonseca Júnior

      Devidamente domesticado pela hegemonia bélica ocidental. Que bom pra quem lucra com a indústria bélica no ocidente. Que conclusão infeliz para a humanidade a sua.

    2. Luis Nascentes

      E G no Cid contra palestinos tudo bem? Apoiar um suposto país cuja democracia alija parte da população dos direitos básicos é imputa penalidades adicionais tudo bem?

    3. wilson kfouri

      Os EUA é sabidamente um país preconceituoso, racista, homofóbico,islamofóbico e lacaio do sio nis mo. Os universitários, negros, latinos,asiáticos, gays e muçulmanos irão mudar essa realidade tragica

    4. Felipe Vasconcelos

      Parabéns a Stefanik, numa pergunta certeira conseguiu derrubar duas! O combate ao racismo/antissemitismo dispensa respostas ensaboadas!

  28. PAULO CURY

    perdeu uma boa oportunidade de ficar de boca fechada, mas resolveu que era a ultima bolacha do pacote e deu nisso

    Responda
  29. José Roberto Pereira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Ernesto Solis

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. WILSON DOURADO DE GAMA FILHO

      Fascista sr.ernesto é quem apoia o Hammmmas e o Nazzzismmm,o como vosmeces.

  31. LUIZ LEAL

    Estados Unidos, país da liberdade de expressão!. Qualquer pessoa pode se manifestar sobre o regime expanSionista (desculpem o plágio de expressão de outro leitor). Desde que seja a favor, é claro. Caso contrário será perseguido pela máquina de propaganda. A caça às bruxas está a pleno vapor.

    Responda
  32. LUIZ LEAL

    Estados Unidos, país da liberdade de expressão!. Qualquer pessoa pode se manifestar sobre o regime expanSionista (desculpem o plágio de expressão de outro leitor). Desde que seja a favor, é claro. Caso contrário será perseguido pela máquina de propaganda. A caça às bruxas está a pleno vapor.

    Responda
  33. Márcio Castro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  34. Adalto Fonseca Júnior

    Liberdade de expressão? Democracia? Nada disso. Controle contínuo da narrativa adequada à sordidez da economia bélica das potências ocidentais.

    Responda
  35. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Interessante! Pensei ter ouvido que os Estados Unidos são um dos pilares da democracia. Acho que me enganei. E a propósito falar em anti-palestinismo pode ou também causa demissão? Mas, não ficamos longe, Hélio Doyle, diretor da EBC, também foi demitido por fazer uma declaração tida como antissemitismo. Lula é outro molenga.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Aí deveria causar dê missão de congressistas e parte significativa do governo Biden.

  36. Carlos Alberto Vieira

    Os principais financiadores de Harvard retiram seus patrocínios, logo prevaleceu o pragmatismo americano.

    Responda
  37. wilson kfouri

    Os universitários dos EUA estão iniciando uma mudança sem precedentes que com o tempo mudará o enfoque da política externa no Oriente Médio,como aconteceu em relação ao Vietnã. Mesmo tardiamente a justiça virá

    Responda
  38. ademir sampaio de campos

    Querem calar quem crítica o extermínio dos palestinos!!!

    Responda
    1. wilson kfouri

      São algumas vozes importantes que clamam por justiça diante do extermínio covarde de um povo. Temos até vozes de personalidades ju dias americanas como Noam Chomsky, Bernie Sander, Norman Filkstein e outros

  39. wilson kfouri

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  40. Marcelo Magalhães

    O título da matéria é o inverso do que aconteceu, ela nunca se expressou como favorável ao antissemitismo, ela alegou necessidade de abordar liberdade de opinião. Segundo, todas as teses são um amontoados de citações de referências. É muito fácil encontrar um parágrafo ou outro em que alguns acham que caberia citação, enquanto outros não. Ela saiu por exigência e pressão do lobby Sio nista.

    Responda
  41. Annalice Del Vecchio

    O que está por trás disso se chama racismo e fascismo contra a reitora e contra a universidade.

    Responda
    1. Alex Varela

      E o plágio dela? E o fato de ter respondido que violência contra judeus não é contra as regras da faculdade? Isso não é racismo, é incompetência dela mesmo.

  42. Sergio Silva

    Em 2013 minha esposa terminou o doutorado em Literatura Inglesa nos EUA. Ao retornar ao Brasil tomou posse em uma universidade federal a qual mantinha em seus quadros, como coordenadora do curso de inglês, uma professora americana formada em Community College( 2 anos em Espanhol). É isso mesmo, na República das Bananas o bobo da corte é rei.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Sergio Silva, eu acredito, já vi esse "filme"

  43. Adão Cruz

    O mundo está ficando difícil de expressar as nossas opiniões, principalmente ose o envolvido for o estado Judeu!!!!

    Responda
    1. EVA STAL

      Estado judeu é uma coisa; alunos pedirem a morte de judeus é outra bem diferente

    2. Luciano Otavio de Araujo Carneiro

      Só não apagar discurso de o di o

  44. Adão Cruz

    Aqui nesse jornaleco que eu assino, não pode expressar algo que não concorde com a matança de Palestino dentro do seu próprio território pelo invasor que tem mais de 700 mil colonos!!!!

    Responda
    1. Joel Domingos

      Cancele a assinatura, amigo, e vá para um em que permaneça no aconchego da bolha.

  45. Adão Cruz

    O mundo está ficando difícil de expressar as nossas opiniões, principalmente ose o envolvido for o estado Judeu!!!!

    Responda
  46. Jose Zimmerman

    Acusação de plágio é muito grave, o restante fica por conta da consciência dela.

    Responda
    1. wilson kfouri

      Se acusãomde plágio não comprovada é grave imagine a de ge no ci dio comprovada?

    2. Galdino Formiga

      Plágio é grave; opinar sobre o assunto não.

  47. JOSE CAMPOS

    O povo escolhido por Deus é vingativo e pratica o ou está conosco ou está contra nós.

    Responda
  48. Mauricio Rios Caputo

    É melhor assim.

    Responda
    1. JOSE CAMPOS

      Não é melhor assim. Melhor seria se os semitas reconhecessem os próprios erros.