Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Os avanços da ciência, tecnologia, saúde, nutrição e estilos de vida mais saudáveis já permitem vislumbrar uma nova fronteira para a longevidade humana, alcançando a vida centenária. Sociedades e empresas terão de se adaptar a uma realidade com expectativas de vida tão longevas, deixando de olhar para o envelhecimento da população como uma fonte de problemas. Quem nasce hoje poderá viver até aos 150 ou 200 anos, sobressaltando as estruturas sociais e governativas anteriormente desenhadas.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Tenho uma aluna que está estudando um cientista que acredita que poderemos viver mil anos

  2. Marcos Benassi

    Mirian, querida, que inveja dessas prosas com o seu Mori. Que velhote admirável! Imagino que seja um sujeito interessantíssimo, bem como seu filho: que graça especializar-se em geronto pra entender e cuidar melhor do pai? Jesus da Goiabeira, permita que ele não vá antes, porque o pai é rijo que nem Guatambu. Muito bonitinhos, adorei. Ah, meus amigos velhos, parte dos quais, inevitavelmente, vêm morrendo... Preciso mexer meu traseiro e conhecer mais, ou corro o risco de ficar só com amigos novos

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Meus velhos amigos são a minha salvação. Você iria amar o doutor Nobolo, uma lição de generosidade, bondade e sabedoria

  3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    As mudanças e o ritmo cada vez mais acelerado da vida impactam no equilíbrio e no senso de direção, quando todos desempenhamos diferentes papéis em nossas vidas: mãe, pai, irmão/irmã, esposo/esposa, companheiro/companheira, filho/filha, amigo/amiga, cuidador/cuidadora, empregado/empregada, chefe etc. Alguns desses papéis são mais importantes para nós do que outros além de gerarem demandas conflitantes entre si, daí a importância do propósito pra ajudar no discernimento desses conflitos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  4. Lucyla LANDIM

    Miriam, texto mto inspirador, parabéns para seu amigo Dr. Mori, muitas bênçãos! Como diz um amigo de 75 anos que mora em Teresina-PI e faz um lindo programa na TV local, "Viver vicia"!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei, vício bom

  5. antonio brito

    Vai sim, assim seja. Porém se continuar tingindo o cabelo e esconder a idade só mostra a falsidade.

    Responda
  6. JOSE ALCIONE MACEDO ALMEIDA

    Sou seu leitor assíduo e seu fã. Sou médico também, vivo em São Paulo, organizo eventos médicos com frequência e já sonhei em ter uma palestra da excelente Miriam Goldenberg em um congresso médico! Me satisfaz muito quando posso ajudar alguém e digo que minha religião é a mesma do Nilton Santos. Uma repórter ao entrevistar o famoso craque da Seleção Brasileira, lhe perguntou qual é sua religião? Ele respondeu "minha religião é não tirar nada de ninguém e se puder eu ajudo". Amo sua coluna!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo Jose, fiquei muito emocionada. Amei seu comentário

  7. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Há pessoas que vivem de propósito enquanto outras apenas respondem ao fluxo dos eventos. Um “propósito de vida” não é algo que você faz. Aliás, o que você “faz” é uma expressão do seu propósito de vida e tê-lo é como contar com um GPS único que orienta todas as suas escolhas e molda os rumos da sua vida. É a razão categórica para ser quem você é autenticamente.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Como escreveu Frankl, temos liberdade para escolher o propósito das nossas vidas

  8. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Brilhante, Mirian. Agradecemos ao Dr. pelos ensinamentos. Do campo no sol forte, da gratidão, das alegrias e ao tempo que tece as experiências. Inspirador. Que feliz ano novo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Feliz ano novo, Carlos, com muita inspiração

  9. filipe moura lima

    Ah, eu também quero chegar aos 120! Vamos nessa, professora Mirian?...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, caro Filipe, eu não sei não: pretendo avaliar como andará o mundo adiante. Se bobear, não farei tanta questão assim. Ah, pra mim faltam 7O, é tempo pra muita coisa nesse mundão desconjuntado, fico desconfiado! Hahahahah!

    2. Mirian Goldenberg

      Eu quero muito Filipe, ainda mais se for com saúde e alegria de viver

  10. Paulo Jr

    Muito legal a matéria, mas não mencionar a importância de fatores genéticos, me pareceu uma lacuna não preenchida. Sobrou também uma curiosidade: De onde ele obtém vitamina B12?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      A genética é fundamental na longevidade.

  11. Adauto Lima

    A ortopedia ainda não sabe como derrotar osteoporose, artrose, artrite, bico de papagaio, discopatia, etc, em idosos. Estão sim vivendo mais, mas com pouca mobilidade e muitas fraturas.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Precisamos pensar em viver com mais qualidade de vida e saúde física e mental

  12. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Endosso o que o Dr. Nobolo Mori disse, tirando fora o 'papo de deus'. Ao meu ver, muitos de nós são arrastados pelas circunstâncias, mas bem poucos vivem de propósito. Tenzin Gyatso, o 14° Dalai Lama, acredita que o propósito da vida é ser feliz. Desde o momento do nascimento, cada ser humano deseja a felicidade e não quer o sofrimento, mas muitas vezes toma o que causa sofrimento por felicidade.

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Exercício que costumo fazer para achar o que importante e não ser arrastado pelas eventualidades. Imagine que tudo lhe foi retirado e que você não é nada. Não existe mais. Mas você pode receber de volta uma coisa de cada vez. Você não sabe quantas coisas poderá recuperar, mas, para reobter algumas, precisará justificar por que ela é importante para você, por que a valoriza. O que você quer de volta e por que isso é importante para você?

    2. Mirian Goldenberg

      Ele vive com propósito

    3. marcos fernando dauner

      tirando fora o papo de deus - Não vejo proposito nessa ofensa aos cristãos . Eu não como mato . Eu sou mamífero e carnívoro . Como carne de frango, suina, bovina . também como peixe . Também, bebo vinho no final de semana . E vou completar sessenta e cinco em breve .

  13. Luísa Toledo

    Inspirador! Obrigada a vocês dois por existirem. Feliz 2024. Vida longa e saudável!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Feliz ano novo, com muita saúde e alegria

  14. marcos fernando dauner

    Tempo para tudo - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu . Eclesiastes cap. três . Minha mãe e meus quatro avos ultrapassaram os oitenta e cinco anos . Casal de avós maternos somou duzentos e um anos . Meu pai nos deixou aos cinquenta e um .

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Tempo, tempo, tempo, tempo

  15. Marcos Benedetti

    Que inspiração é essa história de vida do Dr. Muito obrigado por nos trazê-la, Mirian. Novos ensinamentos com mais esperança, é o que vc nos permite. A sabedoria encontrou um lastro profundo neste ser iluminado.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Meu amigo é realmente um ser inspirador

  16. DANIELA FRANCO

    Meu falecido tio era medico e fez 50 anos de formado na faculdade de medicina da USP. Como ele nao tinha filhos, fui a cerimonia com ele. No telao, mostravam fotos dos formandos atualmente e 50-55 anos atras. Era INCRIVEL como os japoneses estavam MUITO mais bem "conservados" do que os outros alunos, homens e mulheres (pq havia algumas formandas asiaticas tbem). Eram incrivelmente e visivelmente mais jovens do que o "resto".

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Simples: food. Nada de Fast food.

  17. José Cardoso

    Adoro essas histórias de centenários com boa saúde. Conheci um Sr. Noboru. Esse é mesmo Nobolo? Sempre achei que a língua japonesa não tinha o som de L.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      O filho me disse que Noboru é o correto

    2. Mirian Goldenberg

      Ele mora emMogi

  18. JOS LEANDRO

    Bom dia Dra. Mirian Goldenberg! Eu que faço tratamento contra um câncer de intestino, que já me levou a fazer inúmeras tomografias que já me levou o rim esquerdo e a cada seis meses faço tomografia, que já tenho mais de sessenta anos, seis mese de vida para mim é uma eternidade! Não me preocupo em viver tantos anos assim. Creio na Bíblia! O apóstolo são paulo escreveu que um dia Jesus, o Filho de Deus, ressuscitará todos nós bons e maus, no tempo de um piscar de olhos.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Qual é a participação das equipes de saúde e da família?

    2. filipe moura lima

      Desejo-lhe a recuperação, José Leandro. Força aí.

    3. Mirian Goldenberg

      Verdade, José Leandro, a vida é o tempo presente, o futuro ninguém controla

    4. JOS LEANDRO

      (editando) *Inúmeras quimioterapias! Tempo de vida não é coisa que a gente controla! Ok, zelar por ela para ter uma boa qualidade de vida se faz necessário. Eu pessoalmente não creio que exista "um segredo, um jeito" para se viver tanto tempo!

  19. neli faria

    Que linda e fantástica história. Minha defunta mãe, se viva fosse, faria 124 anos 6 de janeiro. Ela Partiu em 30 de dezembro de 1991. Câncer num pulmão, noutro cem por cento enfisema, fumava desde os dez anos de idade.Ser velho: há uns tempos, ouvi as estagiárias, no escritório, conversando: eu não quero ficar velha, a outra eu também. Respondi: ótimo que não ficarão velhas... em todos os cemitérios do mundo existem jovens eternos.Só quero partir quando cumprir a minha Missão na Terra...

    Responda
    1. neli faria

      Sem dúvida, Doutora! Nós não queremos por causa do desconhecido. Sou religiosa, mas, com um pé no ateísmo. Tem hora que penso: partir é como desmaiar, não se lembra de nada, apaga tudo. Ou:chegarei no Céu e direi ,chegueiii! Ou no inferno e darei uma de Lúcifer: mais vale ser a rainha aqui, do que mais uma lá. De qualquer modo, quero cumprir integralmente minha Missão na terra.Estou em contagem regressiva, a partir de uma certa idade, a vida se esvai como um acelerador de partículas.

    2. Mirian Goldenberg

      Neli, precisa ter muita coragem

  20. Alexandre Cunha

    Miriam, como você me deu atenção, gostaria que fizesse uma reportagem sobre os poderes dos temperos e pílulas de Cúrcuma e curry, o quê médicos, cientistas , tem a falar sobre estas pílulas e as pesquisas das indústrias farmacêuticas em pílulas para o rejuvenescimento. O livro A Herdeira de Sidney Sheldon, é uma ponta de iceberg.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Meu sonho

    2. Mirian Goldenberg

      Tenho uma aluna que pesquisa um médico que acredita que iremos viver mil anos

  21. Erica Luciana de Souza Silva

    Mirian, que linda história! Eu sempre levo seus textos para discutirmos em sala de aula. Sou professora em um curso de letras na rede federal. Este será lido por nós! Eu estou tentando melhorar a vida. Faço 49 anos este mês, reduzi o q como para um pouco mais de 1/3 do q comia. Ainda não consegui deixar a carne. Estou fazendo exercícios 3 vezes na semana. A coluna de hj foi um estímulo.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Uma dica a todos com problema de coluna, repassando de um fisioterapeuta que me ajudou a curas dores fortíssimas na coluna. Coloque ao acordar os joelhos no peito e aperta por um tempo, depois espicha o corpo , como animais irracionais fazem. Simples, mas já ajudei muita gente.

    2. Mirian Goldenberg

      Que lindo Erica, fico muito feliz e emocionada de saber que você leva minhas colunas para discutir com seus alunos e alunas. Muito feliz

  22. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Transmita meus sinceros parabéns a tão admirável pessoa . Parabéns Dr !

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Vou transmitir

  23. Angelo Reia Neto

    Se esse cara for ativo sexualmente,eu cometo o harakiri.!!

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Kkkk, bom humor também ajuda, nos dois temas…

    2. Mirian Goldenberg

      Não sei

  24. Paulo Edson Mazzei

    Mais uns conselhos para viver até os 120 anos: 1) Afaste-se das redes sociais e da politica. 2) Não leia nada de noticias na TV ou jornais. 3) Converse mais com crianças e idosos. 4) Não exagere nos exercícios. Tartaruga vive 400 anos e não faz Pilates. 5)Aproveite para ler de tudo, enquanto pode. 6) Cerque-se da família, no final é o que conta. 7) Um taça de vinho de vez em quando é menos perigosa do que uma comida processada. 8) Veja se vale a pena mesmo viver até os 120 anos...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Vale sim

  25. SAMARA SANTANA

    Miriam!!!!! Que relato maravilhoso para começar 2024. Muito obrigada! Melhor mensagem de todas.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo Samara, fico muito feliz

  26. fatima Mazon

    Bela reportagem, trouxe-me mais ânimo e energia. Espero continuar a jornanda com masi saúde para poder caminhar sem tantas dores no corpo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz Fatima

  27. Alexandre Assis

    E pra variar, um comentário perfeitamente inocente foi para moderação, vai entender o porquê.

    Responda
  28. Alexandre Assis

    Ih, Miriam, se forem esses os segredos eu to ferrado. Sempre disse que vou viver até os 150, mas sou agnóstico, gordinho e sedentário. E adoro um remedinho rsrs

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Alexandre, acho que cada um de nós pode construir sua própria bela velhice

  29. Alexandre Cunha

    Falou os segredos da longevidade, comer pouco,caminhada , sol, e nada de remédios, a natureza já é o remédio.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      E gratidão

  30. adenor Dias

    Que maravilha! Eu já me daria por satisfeito, se eu chegasse aos 80 anos! Falta 14... Grifem a palavra que não pode ser escrita porra! O jornal de corno!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Maravilhoso mesmo