Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Os avan√ßos da ci√™ncia, tecnologia, sa√ļde, nutri√ß√£o e estilos de vida mais saud√°veis j√° permitem vislumbrar uma nova fronteira para a longevidade humana, alcan√ßando a vida centen√°ria. Sociedades e empresas ter√£o de se adaptar a uma realidade com expectativas de vida t√£o longevas, deixando de olhar para o envelhecimento da popula√ß√£o como uma fonte de problemas. Quem nasce hoje poder√° viver at√© aos 150 ou 200 anos, sobressaltando as estruturas sociais e governativas anteriormente desenhadas.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Tenho uma aluna que est√° estudando um cientista que acredita que poderemos viver mil anos

  2. Marcos Benassi

    Mirian, querida, que inveja dessas prosas com o seu Mori. Que velhote admirável! Imagino que seja um sujeito interessantíssimo, bem como seu filho: que graça especializar-se em geronto pra entender e cuidar melhor do pai? Jesus da Goiabeira, permita que ele não vá antes, porque o pai é rijo que nem Guatambu. Muito bonitinhos, adorei. Ah, meus amigos velhos, parte dos quais, inevitavelmente, vêm morrendo... Preciso mexer meu traseiro e conhecer mais, ou corro o risco de ficar só com amigos novos

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Meus velhos amigos são a minha salvação. Você iria amar o doutor Nobolo, uma lição de generosidade, bondade e sabedoria

  3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    As mudan√ßas e o ritmo cada vez mais acelerado da vida impactam no equil√≠brio e no senso de dire√ß√£o, quando todos desempenhamos diferentes pap√©is em nossas vidas: m√£e, pai, irm√£o/irm√£, esposo/esposa, companheiro/companheira, filho/filha, amigo/amiga, cuidador/cuidadora, empregado/empregada, chefe etc. Alguns desses pap√©is s√£o mais importantes para n√≥s do que outros al√©m de gerarem demandas conflitantes entre si, da√≠ a import√Ęncia do prop√≥sito pra ajudar no discernimento desses conflitos.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Verdade

  4. Lucyla LANDIM

    Miriam, texto mto inspirador, parabéns para seu amigo Dr. Mori, muitas bênçãos! Como diz um amigo de 75 anos que mora em Teresina-PI e faz um lindo programa na TV local, "Viver vicia"!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Adorei, vício bom

  5. antonio brito

    Vai sim, assim seja. Porém se continuar tingindo o cabelo e esconder a idade só mostra a falsidade.

    Responda
  6. JOSE ALCIONE MACEDO ALMEIDA

    Sou seu leitor assíduo e seu fã. Sou médico também, vivo em São Paulo, organizo eventos médicos com frequência e já sonhei em ter uma palestra da excelente Miriam Goldenberg em um congresso médico! Me satisfaz muito quando posso ajudar alguém e digo que minha religião é a mesma do Nilton Santos. Uma repórter ao entrevistar o famoso craque da Seleção Brasileira, lhe perguntou qual é sua religião? Ele respondeu "minha religião é não tirar nada de ninguém e se puder eu ajudo". Amo sua coluna!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo Jose, fiquei muito emocionada. Amei seu coment√°rio

  7. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    H√° pessoas que vivem de prop√≥sito enquanto outras apenas respondem ao fluxo dos eventos. Um ¬ďprop√≥sito de vida¬Ē n√£o √© algo que voc√™ faz. Ali√°s, o que voc√™ ¬ďfaz¬Ē √© uma express√£o do seu prop√≥sito de vida e t√™-lo √© como contar com um GPS √ļnico que orienta todas as suas escolhas e molda os rumos da sua vida. √Č a raz√£o categ√≥rica para ser quem voc√™ √© autenticamente.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Como escreveu Frankl, temos liberdade para escolher o propósito das nossas vidas

  8. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Brilhante, Mirian. Agradecemos ao Dr. pelos ensinamentos. Do campo no sol forte, da gratidão, das alegrias e ao tempo que tece as experiências. Inspirador. Que feliz ano novo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Feliz ano novo, Carlos, com muita inspiração

  9. filipe moura lima

    Ah, eu também quero chegar aos 120! Vamos nessa, professora Mirian?...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, caro Filipe, eu não sei não: pretendo avaliar como andará o mundo adiante. Se bobear, não farei tanta questão assim. Ah, pra mim faltam 7O, é tempo pra muita coisa nesse mundão desconjuntado, fico desconfiado! Hahahahah!

    2. Mirian Goldenberg

      Eu quero muito Filipe, ainda mais se for com sa√ļde e alegria de viver

  10. Paulo Jr

    Muito legal a mat√©ria, mas n√£o mencionar a import√Ęncia de fatores gen√©ticos, me pareceu uma lacuna n√£o preenchida. Sobrou tamb√©m uma curiosidade: De onde ele obt√©m vitamina B12?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      A genética é fundamental na longevidade.

  11. Adauto Lima

    A ortopedia ainda n√£o sabe como derrotar osteoporose, artrose, artrite, bico de papagaio, discopatia, etc, em idosos. Est√£o sim vivendo mais, mas com pouca mobilidade e muitas fraturas.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Precisamos pensar em viver com mais qualidade de vida e sa√ļde f√≠sica e mental

  12. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Endosso o que o Dr. Nobolo Mori disse, tirando fora o 'papo de deus'. Ao meu ver, muitos de n√≥s s√£o arrastados pelas circunst√Ęncias, mas bem poucos vivem de prop√≥sito. Tenzin Gyatso, o 14¬į Dalai Lama, acredita que o prop√≥sito da vida √© ser feliz. Desde o momento do nascimento, cada ser humano deseja a felicidade e n√£o quer o sofrimento, mas muitas vezes toma o que causa sofrimento por felicidade.

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Exercício que costumo fazer para achar o que importante e não ser arrastado pelas eventualidades. Imagine que tudo lhe foi retirado e que você não é nada. Não existe mais. Mas você pode receber de volta uma coisa de cada vez. Você não sabe quantas coisas poderá recuperar, mas, para reobter algumas, precisará justificar por que ela é importante para você, por que a valoriza. O que você quer de volta e por que isso é importante para você?

    2. Mirian Goldenberg

      Ele vive com propósito

    3. marcos fernando dauner

      tirando fora o papo de deus - Não vejo proposito nessa ofensa aos cristãos . Eu não como mato . Eu sou mamífero e carnívoro . Como carne de frango, suina, bovina . também como peixe . Também, bebo vinho no final de semana . E vou completar sessenta e cinco em breve .

  13. Luísa Toledo

    Inspirador! Obrigada a vocês dois por existirem. Feliz 2024. Vida longa e saudável!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Feliz ano novo, com muita sa√ļde e alegria

  14. marcos fernando dauner

    Tempo para tudo - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu . Eclesiastes cap. três . Minha mãe e meus quatro avos ultrapassaram os oitenta e cinco anos . Casal de avós maternos somou duzentos e um anos . Meu pai nos deixou aos cinquenta e um .

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Tempo, tempo, tempo, tempo

  15. Marcos Benedetti

    Que inspiração é essa história de vida do Dr. Muito obrigado por nos trazê-la, Mirian. Novos ensinamentos com mais esperança, é o que vc nos permite. A sabedoria encontrou um lastro profundo neste ser iluminado.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Meu amigo é realmente um ser inspirador

  16. DANIELA FRANCO

    Meu falecido tio era medico e fez 50 anos de formado na faculdade de medicina da USP. Como ele nao tinha filhos, fui a cerimonia com ele. No telao, mostravam fotos dos formandos atualmente e 50-55 anos atras. Era INCRIVEL como os japoneses estavam MUITO mais bem "conservados" do que os outros alunos, homens e mulheres (pq havia algumas formandas asiaticas tbem). Eram incrivelmente e visivelmente mais jovens do que o "resto".

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Simples: food. Nada de Fast food.

  17. José Cardoso

    Adoro essas hist√≥rias de centen√°rios com boa sa√ļde. Conheci um Sr. Noboru. Esse √© mesmo Nobolo? Sempre achei que a l√≠ngua japonesa n√£o tinha o som de L.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      O filho me disse que Noboru é o correto

    2. Mirian Goldenberg

      Ele mora emMogi

  18. JOS LEANDRO

    Bom dia Dra. Mirian Goldenberg! Eu que fa√ßo tratamento contra um c√Ęncer de intestino, que j√° me levou a fazer in√ļmeras tomografias que j√° me levou o rim esquerdo e a cada seis meses fa√ßo tomografia, que j√° tenho mais de sessenta anos, seis mese de vida para mim √© uma eternidade! N√£o me preocupo em viver tantos anos assim. Creio na B√≠blia! O ap√≥stolo s√£o paulo escreveu que um dia Jesus, o Filho de Deus, ressuscitar√° todos n√≥s bons e maus, no tempo de um piscar de olhos.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Qual √© a participa√ß√£o das equipes de sa√ļde e da fam√≠lia?

    2. filipe moura lima

      Desejo-lhe a recuperação, José Leandro. Força aí.

    3. Mirian Goldenberg

      Verdade, José Leandro, a vida é o tempo presente, o futuro ninguém controla

    4. JOS LEANDRO

      (editando) *In√ļmeras quimioterapias! Tempo de vida n√£o √© coisa que a gente controla! Ok, zelar por ela para ter uma boa qualidade de vida se faz necess√°rio. Eu pessoalmente n√£o creio que exista "um segredo, um jeito" para se viver tanto tempo!

  19. neli faria

    Que linda e fant√°stica hist√≥ria. Minha defunta m√£e, se viva fosse, faria 124 anos 6 de janeiro. Ela Partiu em 30 de dezembro de 1991. C√Ęncer num pulm√£o, noutro cem por cento enfisema, fumava desde os dez anos de idade.Ser velho: h√° uns tempos, ouvi as estagi√°rias, no escrit√≥rio, conversando: eu n√£o quero ficar velha, a outra eu tamb√©m. Respondi: √≥timo que n√£o ficar√£o velhas... em todos os cemit√©rios do mundo existem jovens eternos.S√≥ quero partir quando cumprir a minha Miss√£o na Terra...

    Responda
    1. neli faria

      Sem d√ļvida, Doutora! N√≥s n√£o queremos por causa do desconhecido. Sou religiosa, mas, com um p√© no ate√≠smo. Tem hora que penso: partir √© como desmaiar, n√£o se lembra de nada, apaga tudo. Ou:chegarei no C√©u e direi ,chegueiii! Ou no inferno e darei uma de L√ļcifer: mais vale ser a rainha aqui, do que mais uma l√°. De qualquer modo, quero cumprir integralmente minha Miss√£o na terra.Estou em contagem regressiva, a partir de uma certa idade, a vida se esvai como um acelerador de part√≠culas.

    2. Mirian Goldenberg

      Neli, precisa ter muita coragem

  20. ALEXANDRE Cunha

    Miriam, como voc√™ me deu aten√ß√£o, gostaria que fizesse uma reportagem sobre os poderes dos temperos e p√≠lulas de C√ļrcuma e curry, o qu√™ m√©dicos, cientistas , tem a falar sobre estas p√≠lulas e as pesquisas das ind√ļstrias farmac√™uticas em p√≠lulas para o rejuvenescimento. O livro A Herdeira de Sidney Sheldon, √© uma ponta de iceberg.

    Responda
    1. ALEXANDRE Cunha

      Meu sonho

    2. Mirian Goldenberg

      Tenho uma aluna que pesquisa um médico que acredita que iremos viver mil anos

  21. Erica Luciana de Souza Silva

    Mirian, que linda história! Eu sempre levo seus textos para discutirmos em sala de aula. Sou professora em um curso de letras na rede federal. Este será lido por nós! Eu estou tentando melhorar a vida. Faço 49 anos este mês, reduzi o q como para um pouco mais de 1/3 do q comia. Ainda não consegui deixar a carne. Estou fazendo exercícios 3 vezes na semana. A coluna de hj foi um estímulo.

    Responda
    1. ALEXANDRE Cunha

      Uma dica a todos com problema de coluna, repassando de um fisioterapeuta que me ajudou a curas dores fortíssimas na coluna. Coloque ao acordar os joelhos no peito e aperta por um tempo, depois espicha o corpo , como animais irracionais fazem. Simples, mas já ajudei muita gente.

    2. Mirian Goldenberg

      Que lindo Erica, fico muito feliz e emocionada de saber que você leva minhas colunas para discutir com seus alunos e alunas. Muito feliz

  22. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Transmita meus sinceros parabéns a tão admirável pessoa . Parabéns Dr !

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Vou transmitir

  23. Angelo Reia Neto

    Se esse cara for ativo sexualmente,eu cometo o harakiri.!!

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Kkkk, bom humor também ajuda, nos dois temas…

    2. Mirian Goldenberg

      N√£o sei

  24. Paulo Edson Mazzei

    Mais uns conselhos para viver até os 120 anos: 1) Afaste-se das redes sociais e da politica. 2) Não leia nada de noticias na TV ou jornais. 3) Converse mais com crianças e idosos. 4) Não exagere nos exercícios. Tartaruga vive 400 anos e não faz Pilates. 5)Aproveite para ler de tudo, enquanto pode. 6) Cerque-se da família, no final é o que conta. 7) Um taça de vinho de vez em quando é menos perigosa do que uma comida processada. 8) Veja se vale a pena mesmo viver até os 120 anos...

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Vale sim

  25. SAMARA SANTANA

    Miriam!!!!! Que relato maravilhoso para começar 2024. Muito obrigada! Melhor mensagem de todas.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Que lindo Samara, fico muito feliz

  26. fatima Mazon

    Bela reportagem, trouxe-me mais √Ęnimo e energia. Espero continuar a jornanda com masi sa√ļde para poder caminhar sem tantas dores no corpo.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Fico muito feliz Fatima

  27. Alexandre Assis

    E pra variar, um comentário perfeitamente inocente foi para moderação, vai entender o porquê.

    Responda
  28. Alexandre Assis

    Ih, Miriam, se forem esses os segredos eu to ferrado. Sempre disse que vou viver até os 150, mas sou agnóstico, gordinho e sedentário. E adoro um remedinho rsrs

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Alexandre, acho que cada um de nós pode construir sua própria bela velhice

  29. ALEXANDRE Cunha

    Falou os segredos da longevidade, comer pouco,caminhada , sol, e nada de remédios, a natureza já é o remédio.

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      E gratid√£o

  30. adenor Dias

    Que maravilha! Eu j√° me daria por satisfeito, se eu chegasse aos 80 anos! Falta 14... Grifem a palavra que n√£o pode ser escrita porra! O jornal de corno!

    Responda
    1. Mirian Goldenberg

      Maravilhoso mesmo