Mercado > Quem são os 'manobristas' de navios que podem ganhar até R$ 300 mil Voltar

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  1. Vicente Valcarcel

    Parece muito um cartel, que com bastante lobby conseguiu criar leis para se beneficiar.

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  2. Edno Oliveira

    Nenhuma outra profissão no mundo com o nível de qualificação semelhante ao dos práticos brasileiros tem rendimento nesses patamares. A tabela do custo da praticagem indica que existe uma aberração no custo de serviço no Brasil. A razão principal dessa deformação é o monopólio dos serviços.

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  3. sidnei esbizera

    Um descalabro.

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  4. ROBERTO DE FREITAS

    O mercado democraticamente regula tudo!

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  5. MARIA BILCK

    Parabéns jornalista Felipe Van Deursen, matéria completíssima, excelente uma aula. Tenho certeza que todos que abriram a matéria, ficaram curiosos sobre o valor da remuneração de um prático. Fiquei surpresa com operacionalidade e riscos desta profissão. Quem quiser ..que se habilite.

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  6. Wallace marques

    Só não entendi porque o comandante do navio não faz isso! Pensei que o comandante era o cara mais qualificado no processo!

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    1. Helio Cardoso

      O capitão é o responsável pelo navio mas não conhece o porto, o prático é o responsável pela atracação e desatracação num local onde ele conhece tudo: os atalhos e os desvios!

    2. Wallace marques

      Cidadão Mario, o que quis dizer é com o capitalismo que vivemos as empresas ainda não jogaram o serviço para o comandante, vai ter um mapa da região se qualifica e se vira, espero que tenha entendido, tomara!

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Veja os comentários abaixo. Vc vai entender. Tomara.

  7. Erica Luciana de Souza Silva

    Esse negócio de navio da dinheiro. Um amigo de minha filha, 23 anos, se formou na Enfom, Pilita um navio, está em início de carreira e recebe quase 20 mil por mês.

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  8. marcio jose albino

    Cartel vale então aqui no Brasil.

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  9. Vicente Valcarcel

    o a existência da lei que protege o pratico eh um símbolo de pq o brasil está muito longe de ser desenvolvido, esse tipo de lei soh existe no terceiro mundo.

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    1. Joel Domingos

      Eu me lembro daqueles incidentes em sala de aula que acontece em todos os tempos e em qualquer lugar do mundo, quando, após o professor explicar detalhadamente um assunto ou uma matéria, sempre tem um aluno que pergunta exatamente o que o professor acabou de explicar, como se tivesse entrado na sala de aula naquele momento.

    2. José Filho

      em outros países não é diferente. quem não quiser pagar o prático não precisa pagar. basta arriscar perder um navio de milhões e milhões de dólares. tendeu?

  10. Felipe Vasconcelos

    Poxa vida, escolhi a profissão errada

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  11. elthon borges saraiva

    Acho que eles merecem o que ganham, o problema é que a grande maioria das profissões é muito mal remunerada.

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  12. Beatriz Judith Lima Scoz

    Por que os próprios comandantes dos navios não têm formação em "praticagem"?

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    1. FLAVIO ZOLETTI

      Porque iriam ter que praticar muito pra conhecer todos os portos do planeta

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Pense um pouco..." pratico"...conhecem o porto local...eles não viajam.

    3. Carlos Eduardo Salles

      Porque os comandantes estão habilitados a pilotar o navio em alto mar. Já o prático é hábil conhecedor das bacias e entradas dos portos onde eles atuam.

    4. MEVIA ILDA VIEIRA DIAS

      Porque cada porto tem características próprias.

  13. Celso Augusto Coccaro Filho

    Matérias desse tipo são escritas com muito empenho. Jornalistas são invejosos da remuneração alheia.

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    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Mistério. Estará do lado dos invejados ou dos invejosos?

    2. Eduardo Botelho

      A próxima vai ser sobre os penduricalhos dos procuradores.

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