Mercado > Quem são os 'manobristas' de navios que podem ganhar até R$ 300 mil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parece muito um cartel, que com bastante lobby conseguiu criar leis para se beneficiar.
Nenhuma outra profissão no mundo com o nÃvel de qualificação semelhante ao dos práticos brasileiros tem rendimento nesses patamares. A tabela do custo da praticagem indica que existe uma aberração no custo de serviço no Brasil. A razão principal dessa deformação é o monopólio dos serviços.
Um descalabro.
O mercado democraticamente regula tudo!
Parabéns jornalista Felipe Van Deursen, matéria completÃssima, excelente uma aula. Tenho certeza que todos que abriram a matéria, ficaram curiosos sobre o valor da remuneração de um prático. Fiquei surpresa com operacionalidade e riscos desta profissão. Quem quiser ..que se habilite.
Só não entendi porque o comandante do navio não faz isso! Pensei que o comandante era o cara mais qualificado no processo!
O capitão é o responsável pelo navio mas não conhece o porto, o prático é o responsável pela atracação e desatracação num local onde ele conhece tudo: os atalhos e os desvios!
Cidadão Mario, o que quis dizer é com o capitalismo que vivemos as empresas ainda não jogaram o serviço para o comandante, vai ter um mapa da região se qualifica e se vira, espero que tenha entendido, tomara!
Veja os comentários abaixo. Vc vai entender. Tomara.
Esse negócio de navio da dinheiro. Um amigo de minha filha, 23 anos, se formou na Enfom, Pilita um navio, está em inÃcio de carreira e recebe quase 20 mil por mês.
Cartel vale então aqui no Brasil.
o a existência da lei que protege o pratico eh um sÃmbolo de pq o brasil está muito longe de ser desenvolvido, esse tipo de lei soh existe no terceiro mundo.
Eu me lembro daqueles incidentes em sala de aula que acontece em todos os tempos e em qualquer lugar do mundo, quando, após o professor explicar detalhadamente um assunto ou uma matéria, sempre tem um aluno que pergunta exatamente o que o professor acabou de explicar, como se tivesse entrado na sala de aula naquele momento.
em outros paÃses não é diferente. quem não quiser pagar o prático não precisa pagar. basta arriscar perder um navio de milhões e milhões de dólares. tendeu?
Poxa vida, escolhi a profissão errada
Acho que eles merecem o que ganham, o problema é que a grande maioria das profissões é muito mal remunerada.
Por que os próprios comandantes dos navios não têm formação em "praticagem"?
Porque iriam ter que praticar muito pra conhecer todos os portos do planeta
Pense um pouco..." pratico"...conhecem o porto local...eles não viajam.
Porque os comandantes estão habilitados a pilotar o navio em alto mar. Já o prático é hábil conhecedor das bacias e entradas dos portos onde eles atuam.
Porque cada porto tem caracterÃsticas próprias.
Matérias desse tipo são escritas com muito empenho. Jornalistas são invejosos da remuneração alheia.
Mistério. Estará do lado dos invejados ou dos invejosos?
A próxima vai ser sobre os penduricalhos dos procuradores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Quem são os 'manobristas' de navios que podem ganhar até R$ 300 mil Voltar
Comente este texto