Hélio Schwartsman > Gula obscena Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Minha concordância com o texto é completa.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    "Gula Obscena" e muita imoralidade neste privilégio absurdo , onde políticos pouco prestam contas de seus gastos astronômicos e os donos das siglas partidária deitam e rolam . Mas os cidadãos comuns continuam sofrendo por falta de inúmeros problemas básicos que são sempre adiados e nunca resolvidos, independente de partido ou ideologia .

    Responda
  3. maria camila machado almeida

    a pessoa thinking high está de novo na área, atentos aos comentários neste novo ano de eleições aui, briga de faca, na certa , nos us, méxico, india, canadá e congresso europeu, entre outros, ano cheio para estudarmos já e prepararmos para ... o melhor ...

    Responda
  4. Rodrigo Romani Nicolau

    Se o dinheiro fosse gasto de fato em campanhas, poderia ate ser considerado, mas sabemos que vai tudo em whisky, chalanas e para a gráfica do cunhado mais próximo, para imprimir nada!

    Responda
  5. Nilton Silva

    E o aumento do fundo é um dos poucos assuntos em que oposição e situação votam unidas.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Não não não. tem várias. Veja a recente Lei de Agrotóxicos. No Senado Foi unanime, repita-se, por Unanimidade Una menos uma. Só uma senadora do PSD foi contra. Governo, aliados, oposição até PL juntos.

  6. RAULAND BORBA BATISTA

    A sorte: joguei na mega da virada, não ganhei e fiquei mais pobre. Assim é na política , votei e fiquei mais pobre, junto com o Brasil .

    Responda
  7. Marcos Benassi

    [Ah, sençura, tão pura. Parece uma vestal. Mas é uma meretriz linha-dura] E isso *não é uma ofensa à dona Rebeca*, bem entendido, que não faz senão seu infeliz trabalho de gerir a máquina Folhomática de tortura de mensagens no calabouço da Barão de Limeira.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, caríssimo, mas o legislabóstico é uma fênix que, a cada ressurreição, vem mais gorda e com mais penas - parece, agora, um avestruz. Pena que os ovos, sua atividade pública, são de codorna. E as atividades de ordem privada, que passam pela mesmíssima ccclloaca, resultam numa enorme quantidade de estrume - gentilmente enviada às cabeças da nação. Com tanta fome no mundo por nossa "proteína animal", o gggaalinheiro planaltino faria um farturão nessa fita.

    Responda
  9. Paulo César de Oliveira

    Gastar dinheiro público com fundo eleitoral é uma grande estupidez. O candidato A recebe dinheiro para sua campanha mas os candidatos B e C também recebem, e fica tudo do mesmo tamanho, com a diferença de que se desperdiçou grande quantidade de dinheiro público. Seria melhor se todos tivessem feito uma campanha barata.

    Responda
  10. Bruno Sebastião Neto

    Cadê a direita moralista Bolsonarista ? São esses tipos de temas que deveriam ser discutidos, e não comunismo ,mais são todos loucos !

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      A direita moralista Bolsonarista está de mãos dadas com os pseudoIntelectuais petistas batendo palma pra loucos dançarem enquanto pela terceira eleição seguida as bancadas do PT e PL juntas aumentam cada vez mais essas verbas eis que são os maiores partidos. Essa aberração não para com uma nação polarizada nesse naipe de congressistas. vide votações. Unanime de um lado e de outro.

  11. Leão Machado Neto

    Esse tal fundo eleitoral foi criado pelo Congresso em função da operação Lava Jato. Como a operação foi completamente anulada com condenados confessos sendo absolvidos e empresas corruptas sendo ressarcidas de multas, não há mais sentido nessa excrecência que é o tal fundo. Vamos fazer uma campanha, em nível nacional, para acabar com esse desperdício de dinheiro público.

    Responda
  12. Artur Carmel

    Como se a lei que terminou com o financiamento privado de campanhas estivesse valendo. Qualquer empresário pode nomear laranjas que vão "doar" quantias vultosas a partidos e politicos. O Fundão Eleitoral é mais uma excrescência desse sistema eleitoral. corrupto.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, ainda tem isso. Fora o fato de que a grana gorda desse país tá na mão da direita, certo? Faz-se que nem os irmãozinho da Ypê, que doaram uns milhãozinho de suas contas pessoais. Como se o dinheiro não houvesse vindo da empresa - que, aliás, nem sei como resolveu uma série de passivos ambientais que havia defecado em Amparo.

    2. Fabrício Schweitzer

      Exatamente.

  13. Renato Melillo filho

    É moral o PL pagar um "presidente de honra" que foi declarado inelegível com fundo público? A mim parece que não. É mais um escândalo, mais uma desfaçatez engolida por um povo que não taciocina.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, se fôra escasso o dindin, não se daria ao Vardemá tal luxo/lichxo. E não esqueça da misscheck, que também desfruta da sinecura. Pra ficarem fazendo campanha, desde transantontem, em igreja e prefeitura do interior.

    2. Fabrício Schweitzer

      Tá tudo muito naturalizado. Não há raciocínio razoável.

  14. MARCOS CESAR MORAES

    A questão aqui é de orçamento da Uniao. O parlamento empurra a despesa e aperta o executivo. O presidente nao consegue conter porque precisa de apoios. E assim o nosso presidencialismo favorece a isso, despesas enormes p eleição local. Nao há responsabilidade do parlamento.

    Responda
  15. Márcio Santana

    Abutres achacadores transformaram partidos políticos em mega empresas eleitorais. Tudo em nome de deu$, da famglia e da indecência. Aos parcos partidos ideologicos, a gatunagem que sequestrou o Congresso Nacional impôs obstáculos intransponíveis. E, assim, poder extorquie e saquear livremente os recursos públicos da nação.

    Responda
  16. DIRCE BUZATO

    Pra isso aí não tem falta de $$$$$$, né? Quem quiser se candidatar que arque com as despesas. Vergonha

    Responda
  17. Décio Ceballos

    Você quer dizer meio escandaloso o lado esquerdo, meio escandalosa a metade direita, e obsceno o resultado final?

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Para ir de um lado ao outro, passamos pelo centro degenerado e glutão. E lembrando que não temos uma extrema esquerda, porém ainda temos a extrema direita bem atuante em seus gabinetes e sempre muito avarenta. Sim, o resultado final é essa cobiça desmedida.

  18. gustavo alves de oliveira

    Escandaloso, não, Sr. Helio! É mais que isso, muito mais. É além disso. É além do além de escândalo.

    Responda
  19. Dora de Oliveira e Silva

    Concordo que é absurdo e reflete o descalabro da política nacional. Mas, já que esses vultuosos recursos já foram destinados para tal fim, gostaria de sugerir uma medida compensatória. Cada vez que um parlamentar pedisse uma CPI injustificada (e injustificável) ou mesmo propusesse um PL inconstitucional, o partido teria que devolver parte da verba aos cofres públicos. O legislativo é bem remunerado e gastar tempo e recursos só para fazer pressão ou cortina de fumaça também é injustificável.

    Responda
  20. HELIO A LOUREIRO

    Escandaloso é Lula ser PR do BR.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Ah tá! Muuu

    2. Marcos Benassi

      Ah, tá. Uau.

  21. Ricardo Arantes Martins

    É aquilo. em todas as últimas eleições a bancada do PT votou unanime a favor dessas verbas que só fazem aumentar. esperar o que de um Congresso desses, primeiro tivemos a prisão de 2líderes de governo do PT, Palloci na camara e delcidio no Senado. e agora lula coloca como Líder de governo o deputado Jose Guimarães do PT CE, famoso dólar na cueca. esse é o naipe dos nossos parlamentares. um monte de piii. caretas.

    Responda
    1. Pedro Perini-Santos

      Fato, Martins, tem razão.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Aliás juntos também na recente lei dos agrotóxicos, No senado foi unanime, governo, oposição, bancada da Bala e PL dos coisistas (menos uma senadora do PSD). Todos juntos.

    3. Ricardo Arantes Martins

      E juntos nas últimas eleições municipais e estadual federal. veja as votações.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Verdade Santos. O PL foi quem propôs mas olhe a votação. Tanto PL quanto PT foram unanimes, é disso que estou falando. Desses piii. Caretas, sejam os adoradores de mitos, sejam os adoradores de líder. Tudo igual

    5. Pedro Perini-Santos

      A bancada que propôs que o valor do fundo elitoral fosse multiplicado por 10 foi do PL. Sugiro acompanhar o que se diz no congresso antes de se manifestar. Em algo concordo contigo: nosso congresso, em sua maioria da oposição, é irreponsável. Cito, por exemplo, deputado Luiz Carlos Motta, PL de SP; confere, Arnaldo?

  22. Eduardo Giuliani

    Sejamos consistentes. Queremos acabar com a plutocracia e a corrupção corporativa nos servidores públicos. Devemos ser favoráveis a qualquer uso transparente dos recursos. Melhor bem remunerados do que desviando. Precisamos é garantir que seja aplicado de forma meritocrática entre os servidores que mais geram impacto positivo no país. Remuneração tem que ser compatível com poder e competência, de maneira a minimizar o custo do agente.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Os recursos possibilitam q os candidatos sejam eleitos sem se submeterem a corrupção corporativa q os deixam amarrados durante todo o mandato.

    2. Rodrigo Cabral

      Creio que vc não entendeu a materia. Essa verda eh para a campanha ou seja para o marketing, santinhos, gráficas, etc

    3. Fabrício Schweitzer

      Acho seu pensamento bastante em conformidade com a ética neoliberal. Apenas não consegui encaixar os servidores públicos nessa dinâmica. Competência, sem dúvida, deve ser a base, bem como bons salários. Mas estamos falando de gula obscena, incompetência e desmérito.

  23. Bruno Macho

    Vamos pensar e evoluir. O financiamento público dos partidos políticos para as eleições, isso fortalece a democracia. Sem isso seria a lei do mais forte: quem tem mais dinheiro ganharia as eleições. Não me interessa se foi o partido de Lira que votou essa lei ou aumentou o valor. Nem tudo é perfeito. 2 ou 5 bilhões, que seja! O Lula e o PT vão certamente disso beneficiar. O Brasil hoje é uma democracia mas amanhã corre o risco de ser uma ditadura. Lembrem do 8.1.2023!!

    Responda
  24. Paolo Valerio Caporuscio

    O povo conivente eles aproveitam.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Não é conivência, é alienação.

  25. Márcia Meireles

    O valor do fundo eleitoral é escandaloso e atende interesses partidários muito pouco republicanos.

    Responda
  26. Fabrício Schweitzer

    Muito pelo contrário: basta! Não é possível que sigamos bancando essa incompetência generalizada e irresponsável. Esse fundo sem fim tem custado vidas, deixado milhares miseráveis, apodrecido o social, falido instituições públicas, que,aliás, são, em geral, instituições bastante apetitosas, ávidas. Basta.

    Responda
  27. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Depois dos ju mentos vamos falar a sério. Se não houvesse só seriam eleitos os milion ários. Aqueles q tivessem dinheiro p bancar a própria eleição. Mas aq é complicado. Entendido isso os m e não parlamentares, fizeram do ovo um o melete. Como proibiir ? Lu to por uma nova con stituinte

    Responda
  28. MARCOS CESAR MORAES

    Presidencialismo tem dessas. Quem gastar mais é campeão.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Mas a eleição é municipal. Só pra lembrar. Eleger prefeitos e vereadores.

    2. Fabrício Schweitzer

      Um parlamentarismo brasileiro, não?

  29. Bruno Macho

    Não acho nada escandaloso, é até salutar para a democracia brasileira. Lula e o PT precisam de verbas suficientes para barrar a extrema direita, essa direita lá Dro na de Bolsonaro e Michele, aliás Micheque. O Nazismo está em ascensão no Brasil , especialmente em Santa Catarina. Se esse valor é o preço que o Brasil teria que pagar para lutar contra a desinformação e manter a estabilidade política e democrática, então 5 bilhões é barato demais.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Esse comentário foi o mais bobinho. Parabéns. PL agradece.

    2. Erica Luciana de Souza Silva

      Hj o PL, partido do Bolsonaro, é o q mais ganha com esse fundo.

    3. Eduardo Rossi Neto

      Bruno, ou você é mal intencionado ou não sabe olhar direito as coisas.... o Congresso não é majoritariamente do partido governista... ou seja: quem votou esta obscenidade não foi o PT nem o Lula. Foi a turma do Lira, do PL e dos partidos majoritários que são apoiadores do outro candidato derrotado.

  30. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Isso é caso para as ditas centrais sindicais organizarem manifestação pública em todo o país e protestar contra esse absurdo. Temos que reagir a essa imoralidade com o dinheiro do povo. Grande parte dessa grana serve para enriquecer cada vez mais os caciques e seus comparsas da política imoral e escravocrata.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      E os Movimentos Sociais.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Tá de sacanagem. Elas nunca iriam contra o Governo ou o PT que foi unanime em todas em passar essas verbas e aumentar o valor em todas as últimas eleições. claro é o maior partido e o que mais abocanha. Veja as votações, de uma busca

  31. Alexandre Pereira

    Ideia de jerico, patrocinada por consumidores de balas Juquinha. Oficializaram a tunga no país da fome e tornaram a vida dos incompetentes mais fácil.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.