Mônica Bergamo > Polícia investiga caso de racismo após mulher se referir a juíza aposentada como 'preta desgraçada' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
tornou uma cultura fortemente consolidada. Quase 400 anos de prática escravagista. Será necessário uns 800 anos para atingir a consciência dos racistas a ter uma atitude antirracista. Haja paciência no processo. Não aceitaremos desrespeito, vamos reivindicar nossos direitos, lei existe para ser cumprida, sim, ela é linda, mulher, preta e juÃza. Melhorem, a sociedade agradece.
A agressora está nervosa pois foi cobrada pelo serviço pago não prestado. Recebeu, não entregou o solicitado e ainda está nervosa? Foi incompetente, devidamente cobrada e se sentiu incomodada por ser cobrada por uma mulher preta. Sem novidades aÃ. O black money foi muito bem vindo. Depois usa um argumento afroconveniente para se esquivar. TÃpico deste paÃs culturalmente racista. Onde não enxerga gravidade no xingamento, mas fica indignado com a reação do ofendido. Um hábito naturalizado que se
O recorte racial existe sim. É só observar os comentários questionando a condição social da agredida. Preta, juÃza, bonita e aposentada federal? Como isso!? Primeira vez que vejo essas indignações sobre o ocupante desse cargo.
Não vejo crime de racismo. Apenas ocorreu uma explosão de raiva, mediante a cobrança de um serviço não entregue na data. Agora, não podemos condenar pessoas não negras de serem possÃveis racistas.
Quando você tá com raiva profere xingamentos racistas? Acha normal isso? Para brancos não há problema algum, claro! Essa é mais uma prova do racismo estrutural, sai mesmo sem querer, a própria admitiu mas você acha que não é para tudo isso. Quer mais racismo do que isso? Em tempo, sou branco, mas as vezes consigo me colocar no lugar do outro, você parece que nem tenta.
Já namorou uma pessoa negra? Tem amigos do peito negros? Não sabe nada de racismo numa única respiração de alguém? Estou exagerando? O cheiro de gado tem fedido cada vez mais.
Jamara, me parece mais é inveja, que v tem, vai tratar a cabeça rsrs.
Estou mais é impressionado com a beleza e elegância da juÃza. Não parece mesmo ter 58 anos.
Bela e educadÃssima. Eu a conheço, é uma dama.
Cada vez mais precisamos de letramento racial crÃtico e ancestral em nossas instituições educacionais. O racismo no Brasil é mutante! É urgente que nosso povo preto continue lutando pelos nossos direitos! #reparaçãohistóricaparaopovopreto!
Será que votou em quem essa Jamara?
Muitas vezes pessoas mat am e não são presas ,imagine chamar uma pessoa de negra, não dá em nada, nosso código de processo penal foi elaborado de proposito para não funcionar(De mentirinha para dá um medinho na sociedade, mais não morde, na maioria das vezes )São esses tipos de cri mes e muitos outros que fazem muito mal há todos, que deveria ter cadeia ,e não ficar prendendo negros com um baseado ,e torna-lo um ban dido de verdade !(Enchendo ás cadeias por coisas bobas ).
Chamar um negro de negro não é ofensa, mas por que se referir à cor da pele num momento em que essa condição é irrelevante? Quem diria branco desgraçado? No máximo seria sujeito, cara, ou sujeitinha, desgraçada. A menção à cor da pele, no caso, só teve uma intenção e nem preciso dizer qual, até racistas entendem!
Nunca teve queixa de racismo na delegacia contra ela... Bem, agora ela oficialmente entrou pra lista de "racistas desgraçados" na polÃcia e na internet TB. É uma realidade com a qual terá que conviver daqui pra frente...
Importante que receba punição adequada, de acordo com a lei e que sirva de exemplo para os que agem dessa forma.
Racismo inadmissÃvel, merece punição. Mas uma observação completamente fora do caso que não posso deixar passar: aposentada com essa juventude estampada na foto? Sou prof. 32 anos de universidade, 68 nas costas, só aposento em 24. A profissão de juiz tem seu charme, realmente. (daqui a pouco algum advogado comenta: a aposentadoria dela deve ser na letra da lei; mas não é essa a questão).
A lei atual não mais permite aposentadoria nessa idade, mas você deve saber que não era assim há não muito tempo. Conheço gente que se aposentou aos 46 e nem era juÃz. Quem começou a trabalhar aos 15 podia se aposentar aos 45. Não sabia? Vai se informar antes de vir destilar o seu preconceito, seja ele de raça, cor, classe ou categoria profissional, ou vários misturados!
Não é racismo e sim injúria racial. Não cabe prisão nesse caso, mas apenas indenização.
José, dá uma olhada na Lei 14.532/2023.
O destino é o mesmo - tudo que é vivo morre passando da vida à eternidade.
Racista sempre tem o mesmo modo de agir. Agride e depois diz que não é racista, que tem pai/mãe/marido e uma penca de parentes negros e que foi movido pela raiva. Sei. A raiva somente tira a capa de falsidade do racista e expõe o que a pessoa realmente pensa.
Só faltou dizer: escapou! É até compreensÃvel, por isso se diz que é racismo estrutural, está culturalmente enfronhado na mente das pessoas, mas se isso fosse desculpa perdoável para que serviria a lei e como combaterÃamos isso?
Eu poderia dizer q alguns comentaristas aq são o ó do borogodó e ter como anteparo q eu estava estressado ?
Adivinha em quem votou?
Algumas opções fora o Coelhinho da Páscoa: no Inominável ou no Obtuso ou no Oligofrênico ou no LimÃtrofe ou no Enrustido ou terá sido no InelegÃvel. Qual desses?
Racista, fascista e caloteira. Alguém duvida que digitou vinte e dois na última eleição?
A senhora negra, vestida de amarelo na fotografia da reportagem, é a agressora ou a mulher agredida?
Passa a bola aà Denisinha que esse é do bom heim
Ué, não leu a descrição abaixo da foto? Não leu a matéria na qual a agressão diz que nasceu branca? Acho que vc não leu foi nada...
Pela argumentação e forma de dizer que se arrepende , da pra inferir de que corrente polÃtica ela eh. Eh mais uma cria desses tempos de facismo livre , leve e solto. Eh isso que a folha e seu dono deveria avaliar ao fustigar lula por motivos exclusivamente financeiros. No rastro do liberalismo , vem junto essa doença.
Perfeito, Francisco, hoje no Brasil, ao menos, sabemos que não há mais isso que se convencionou chamar de liberalismo, que aqui sempre se limitou ao liberalismo econômico, apenas direita e esquerda, os liberais de hoje deixam absolutamente claro que estão com o fascismo.
Estivemos 400 anos sob a mais ferrenha e cruel escravidão. E estamos "livres" dela há "apenas" 135 anos recém completados. Ou seja, muito mais tempo dentro da escravidão do que fora dela. Não é de se estranhar que casos assim aconteçam. Ainda mais em um paÃs onde pobres tinham escravos e escravos tinham escravos, o que é a máxima das redundâncias.
Num momento de raiva e estresse pode ocorrer uma fala q não condiz com a realidade de quem ofende!!infelizmente a sociedade hj está muito agressiva e radical!
Tá viajando cara! Mas fico impressionado muito mais é com as curtidas que vc recebeu ... Por isso acho que a lei, nesses casos, deva ser bem agressiva e radical.
Ah por favor! Nos poupe! No momento de raiva e estresse é que aparece o que a pessoa realmente pensa do outro. Pq não chamou somente des graca da? Isso mostraria que ela e grossa. Ao acrescentar a raça no xingamento mostra que é racista.
Tenha dó....
num momento de raiva a persona se revela
Só faz ofensa racista quem é racista.
Tão chocante quanto a injúria racial relatada na reportagem é vivermos em um paÃs em que juizes podem se aposentar com salário integral ainda jovens e em plenas condições de exercer o cargo, como bem demonstra a foto da "senhora" juÃza.
Meu caro, você sabe que a lei mudou não faz muito tempo, e que antes era possÃvel aposentar-se após 30 anos de serviço, ou 25, no caso de mulheres? Alguém que começou a trabalhar aos 15 poderia se aposentar aos 40! Conheço quem se aposentou aos 46 e nunca foi juÃz! Só a última reforma da previdência mudou a situação inclusive para os juÃzes e juÃzas. Nem sabemos o motivo da sua aposentadoriaA juÃza no caso tem 58 anos e vc com certeza está com muita inveja da sua aparência, eu também, confesso!
Desculpe mas desconfio que vc é doente. E mais impressionado fico com as curtidas que recebeu. Inveja da JuÃza? A ignorância é mais irmã da certeza do que o conhecimento, e o gado sabe bem disso.
Sim. É chocante um negro ter aposentadoria depois de ter cumprido todos os requisitos legais. Afinal de contas, quem deixou um preto ser juiz, é nisso que dá.
Se candidate ao prêmio nobel devmedicinal, afinal consegues saber que a pessoa é saudável pela foto! Como posso mandar minha foto pra ter uma avaliação de saúde?
Por acaso vc sabe a causa da aposentadoria dela? Se não sabe, não faça insinuações infundadas
O u não tem nada a ver com as alças , vc força a barra , mas não avalia qto eh inconsequente.
Queria saber porque nesse tipo de reportagem a foto é sempre de quem sofreu o ato de racismo e não de quem o praticou.
Eh a sÃndrome de moro : "não vamos ferir suscetibilidade". A folha joga esse jogo.
Qual a idade da aposentada?
Calma, senhor José! Que tom irônico para perguntar se li a reportagem! Se tivesse visto a informação da idade da magistrada, não teria perguntado. Fique com sua inveja para você, eu não tenho dela nem de ti pois estou muito satisfeito com a minha aparência.
Leu a reportagem? Se tivesse lido saberia que tem 58 anos. Também fiquei com inveja da sua aparência! Se bem que a reportagem não informa se a foto é atual. Experimenta dar um zoom na foto e verá que muda um pouco a percepção, só um pouco!
Prezado Gilles, a notÃcia informa que a magistrada é aposentada, mostra uma foto de uma pessoa aparentemente jovem, despertou-me a curiosidade sobre a idade da ex-juÃza. Tem a ver com a matéria, sim. Sobre o resto, deixo para vocês comentarem, pois não tenho interesse em escrever sobre o que já foi amplamente debatido.
O que isso tem a ver com a notÃcia?
A boca fala o que está cheio no coração. Vivemos em um momento de muita correria, de compromissos, de corrida para ganhar e ter mais, isso mexe com a mente das pessoas que acabam falando coisas horrÃveis, ofendendo pessoas, distratando, e em muitas vezes se achando melhores que os outros, seja pela cor, beleza ou pelas condições.
Tive empresa prestadora de serviço, nunca destratei clientes, hoje em dia, os prestadores dão tanto dissabores que aprendi a consertar mto, bicicleta, máquina de lavar, notebook etx, só para não passar o que a cara Myllena e sua funcionária (que a reportagem não mencionou o nome, funcionários domésticos são invisÃveis para a mÃdia) passou.
Credo, a funcionária era terceirizada. Com 58 anos é provável que tenha trabalhado os 30 anos necessários para aposentadoria. Que é 37 mil menos 14% e menos 27,5 de I.R. Deve sobrar um vinte e poucos mil mensais depois de 30 anos de trabalho.
Nos também, consertamos tudo, meu pai consertava torneira, ferro elétrico, radio, etc.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Polícia investiga caso de racismo após mulher se referir a juíza aposentada como 'preta desgraçada' Voltar
Comente este texto