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  1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Os que auferem todo tipo de 'lucro' com os BBBs da vida defendem a 'Teoria do Verniz' - todos os animais (humanos inclusive) são competitivos e só pensam em seus interesses. Alegam que só somos legais e altruístas, pois trata-se apenas de um verniz, de uma camada civilizatória criada recentemente, que freia os instintos mais baixos dos seres humanos. (1/2)

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    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Em seu livro 'Eu, Primata', Frans de Waal discorda dessa teoria: 'Acredito que o homem herdou tendências positivas, de cooperação e socialização, que explicam por que temos moral'. Diz ainda que "a moral humana não foi inventada há 2 mil anos, ela vem evoluindo, e os traços dela podem ser vistos em outros primatas." (2/2)

  2. Marcos Benassi

    Djamila do céu, até voltei: insone, abri a página do UOL agora na madruga e... Tem dez notícias sobre o BBB na primeira página. Desconfio - e isso é péssimo em qualquer caso - que ou é de fato interesse nacional ou o portal tá todo cooptado...

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  3. Leonardo Trindade

    Big Brother é um ótimo exemplo porque fatura mais de 1 bilhão em contratos publicitários, além de mover muitos milhões no seu entorno. Vamos às perguntas: propaganda & marketing é jornalismo? Certamente que não. As pessoas que seguem influencers sabem que eles vivem de contratos publicitários? Certamente que sim. Fica a dúvida sobre como responsabilizar legalmente estes produtores de conteúdo. Eu não sei como, mas tenho interesse no assunto.

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  4. Hamilton Magalhaes

    Hoje em dia quando não se faz nada de proveitoso na vida disse-se ser influenciador digital. Normalmente essas pessoas acabam aparecendo nas páginas policiais quando se descobre a verdade atividade. Como disse a Regina Casé: onde estão as Ps dessa país?

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  5. Dalton Matzenbacher Chicon

    Pela primeira vez, consigo, enfim, concordar com a articulista.

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  6. NIEMEYER FRANCO

    BBB, A Tarde é sua com Sônia Abraão, Focalizando, outros do tipo, todos iguais. Mas o "Ibope" só acontece se for da Globo. E continua grande.

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  7. Ladislau Leite de Oliveira

    BBB uma coisa tão inútil como bolso de pijama. Jamais assisti e jamais assistirei.

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    1. NIEMEYER FRANCO

      Se nunca assistiu como saber que é inútil? Ou, foi pela boca dos outros?

  8. Fernando Alves

    Se é acordo de páginas de fofoca, por que a FSP e o UOL noticiam tudo que acontece lá, com colunistas comentando em tempo real os desdobramentos do programa? O problema é que "a imprensa tradicional" corre atrás dos clicks que engordam a conta de influencers e sites de fofoca, e acabam agindo como pontas nessa cadeia de publicidade artificial.

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  9. Claudio Luiz da Cunha

    BBB é o estágio final do ser humano.

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  10. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil de sociedade cada vez mais imbeciloides, mediocres, decadentes e ignorantes com programas de baixos niveis e de lavagem cerebral como o BBB coim a ajuda dos patrocinadores e midias visando lucros, páis do "futuro" cada vez mais para trás e o povão gosta, merecem.

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    1. Hamilton Magalhaes

      A baixaria não é invenção brasileira e eu vi passando sua similar em Paris. a imbecialidade toma conta da sociedade ocidental como destruidora de valores.

  11. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    BBB é uma farsa encenada pelos participantes que alimenta a cultura da violência na forma de animosidade, competitividade, negatividade, antipatia gratuita, aversão espontânea, hostilidade e ganância doa a quem doer. O ser humano tem muitas qualidades mas o programa só valoriza as desvirtudes, baseado no livro Senhor das Moscas, de William Golding, uma história que nunca aconteceu, inventada pelo autor que explora as profundezas mais sombrias da humanidade.

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    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Nome correto autor do livro Humanidade, Rutger Bregman

    2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      Parabéns, mil parabéns Djamila pelo artigo!!! No livro Humanidade, Ruther Bregman mostra quem era o autor da hipotética história do Senhor das Moscas. Mas Bregman vai além, expondo os BBBs, reality shows e encontra um caso de Senhor das Moscas da vida real. Nele vemos que humanos erram mas a história valoriza as virtudes humanas e o espírito de solidariedade dos sobreviventes que se tornaram grandes amigos.

  12. Marcos Benassi

    Jesus da Goiabada Influente, Djamila, isso existe? Empresa de "Marketing de Influência"? Cê vê, com essa pergunta, que eu sou um camelo, como dizem os Tugas: claro, faz todo sentido, mas que porcaria! PelamordeLênin, trabalhar num lugar desses devia dar em adicional de periculosidade: imagina a pessoa, o dia inteiro tratando com "influencer"? Dois, três anos nisso, precisa trocar o fígaro. Bom, eu aguardo o resto da discussão, anCioZo: já fiquei meio "influenciado" só com a parte um. Tóchica!

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  13. RITA DE CÃ SSIA KOVALINKINAS FOLTRAM

    Tudo que aparece na mídia tem interesses comerciais por trás. Assisti todos os BBBs e não tenho vergonha de dizer. Gosto de analisar o comportamento humano. Para mim, é como se fossem aulas de psicologia. Dá para analisar quem está dentro da casa e também quem está fora comentando. A fofoca faz parte da vida. Até no jornalismo dito "sério" existem várias fofocas descabidas. Há que se saber discernir.

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    1. Hamilton Magalhaes

      Então vá fazer uma faculdade de psicologia pois aquilo ali é a escória da sociedade. Fofoca pode ser até uma forma de fazer política, mas bbb está mais para aulas de bordel.

    2. Alex Sgobin

      Essa é uma maneira interessante de encarar o programa. Nunca assisti, mas os dizeres de quem assiste merecem, sim, atenção de quem estuda o mundo e as coisas. Boa, Rita Foltram!

  14. adenor Dias

    Eu assisti os dois primeiros BBB, porque era novidade e eu pensava que o programa tinha como finalidade, mostra a mudança de comportamento de um grupo de pessoas confinado no mesmo ambiente por muito tempo! Hoje já não perco meu tempo, pois vejo o programa como uma novela disfarçada, uma vez que o participante precisa jogar! Nada contra, pois sei que todo programa é patrocinado por alguma empresa, que precisa ter retorno. Porém pra mim não serve...

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  15. PAULO PROL MEDEIROS

    Entendo e parabenizo a proposta, porém é de uma tremenda complexidade algum controle, que não existe nem na imprensa comum mesmo. Muitas vezes um articulista de um jornal pode estar em acordo para indicar obras de uma editora e o leitor fica sem ter como saber se a indicação no texto é sem compromisso ou parte de um acordo. Isto acontece na imprensa comum e é difícil controlar. Mas bom que haja o debate.

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  16. Alexandre Pereira

    A audiência do BBB é algo totalmente artificial, algo meticulosamente engendrado com os influencers de ocasião. Agora, o que atrai grandes marcas e empresas a patrociná-lo? Roupa suja se "lava" em casa. Para bom entendedor, meia palavra basta.

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  17. Nelson Franco Jobim

    Cada vez mais lembro daquele tango Cambalache, gravado por Caetano: "...lo mismo un burro que um gran professor..."

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  18. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Argumentamos na última coluna que essas atividades de notícia de fofoca são atividades de informação. Um ponto relevante é que, mesmo se estivéssemos tratando aqui apenas de atividades de "marketing", como se proclamam, há uma questão delicada de consumo posta.

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    1. Marcos Benassi

      Usar o plural em textos assim não é incomum, Danielle: é bastante usado pra diminuir o peso do "eu", como "fator de autoridade". O plural também pode ter o sentido de "nós, autor e leitores", nessa discussão. E, no pior dos casos, é "plural majestático" mêmo: el'Rey sempre valeu por muitos e, desta forma, referia-se a si mesmo no plural. Afinal, é o Estado, né não? Quando a empáfia for muita - tipo o Bozinho do senado, ou o deputado Nikolas - aposte que é esse o caso!

    2. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      São várias autoras ou é só um erro do ChatGPT mesmo? Pelamor, que desleixo.

  19. Flávio Taylor

    BBB é repugnante.

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  20. antonio ferreira da costa neto ferreira

    BBB é casa do ódio, do egoísmo e da ganância. É um atraso cultural feito de fofocas e fingimentos. Com essa concessão eterna desse canal todas os eventos são negócios bilionários.

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  21. JOS LEANDRO

    eu não vejo tv globo antes mesmo de eu votar no bolsonaro. dela, tv globo, pra não dizer que nada vejo, nem que chova canivetes, vejo algumas coisas pontuais: o show do roberto em dezembro, que é uma continuação do jovem guarda-tv record, alguma notícia de interesse coletivo. as novelas, maravilhosas nos anos setenta (lembro do semideus) hj são o mesmo que estar em uma escola bíblica aos domingos de manhã. esse bbb (pra dizer que não falei das flores) vi só o da juliete

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    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Sem ver a Globo, você assiste mais do que eu em vinte anos kkk.

    2. JOS LEANDRO

      pq eu torcia para o fiuk ser eliminado, mas virei casaca e passei a torcer para ele ficar. foi um belo programa. eu gostava. a juliete( que lembra a viúva porcina) é carismática. achava a morena, um dos finalistas, linda. ainda acho. achava o João um cara legal e bom caráter! Não tenho tv, não vou vê bbb. Detesto tv globo!

  22. Eduardo Elói

    Só sei que existe esse BBB. Extremamente comercial. Só ligo a TV para ver alguma coisa que faça sentido. É difícil, mas ainda consigo alguma coisinha. Pra ver comercial eu precisaria ser remunerado e bem.

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  23. EVELINE PETERS

    É igual chifre... alguma coisa que colocam na cabeça, alguns aceitam e alguns se livram.

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  24. Adalto Fonseca Júnior

    Tudo envolve cadeias de responsabilidade e a TV aberta do Brasil é um lixo. Nenhuma novidade. Se a questão é eleger assuntos de interesse nacional existem pautas melhores a serem escolhidas.

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