Opinião > Devolvam o meu ouro! Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    Bem oportuno o ensaio sobre o ouro, que caberia brincar com o uso das terras brasileiras dos índios, os povos originários, que foram "roubadas" pelos portugueses e pelos brasileiros, que agora tentam dar o golpe com o "Marco Temporal", para destruir os ricos ecossistemas em busca áreas para pecuária do agronegócio e a poluente mineração inclusive de OURO!!!

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Quando passeava pelas perigosas estradas sinuosas de Minas Gerais e via a devastação geológica e ambiental de terras exploradas por empresas mineradoras doadas pelo Estado por quantia$ ínfimas, chegando ao cúmulo de acabar com a vida de um dos rios mais importantes do estado, com otimismo, se chegarmos ao século 23, fico imaginando quem será o próximo ''português'' a ser culpado pela ganância desmedida deste capitalismo predatório e massacrante, maior causador de xenofobias.

    Responda
  3. Alcides Castro

    Lamento pelos brasileiros, que na ilusão de ter uma vida melhor em portugal, são vítimas de preconceito, xenofobia e humilhação.

    Responda
  4. Lucas Travassos

    A pior coisa que aconteceu a este país foi ter sido colonizado por Portugal.

    Responda
  5. Gerlane Souza

    João Almeida Moreira, ADOREI!!!! Parabéns pela crônica, muito bem escrita, hilária e colocou todos os pontos nos iisss.

    Responda
  6. Rodrigo Ribeiro

    O Brasil é um Alentejo... Não sei se isso é bom para todos os portugueses.

    Responda
  7. PAULA FARIA

    Que seus patrícios parem de agredir brasileiros nas ruas portuguesas. Aí poderemos parar de pedir esse ouro que, sabemos, nem está mais com vocês. Foi de graça financiar a industrialização inglesa.

    Responda
  8. max ribas

    Sorte tua viver num País civilizado, caro estrangeiro. Tenho certeza absoluta que nunca serás agredido na rua por ter sotaque português. O Brasil recebe todos de braços abertos e não somos xenófobos.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Pesquise o termo "lusoifobia". Chamar outros povos de burros não é xenofobia?

    2. Ricardo Arantes Martins

      Não, não somos xenofobo, o brasileiro é reconhecido mundialmente por seu coração. Mas adoramos uma piadinha né? quando pequeno tinha 1milhão de portugueses no Brasil e as piadas corriam soltas. Eu também as fiz. meu pai, um bom portuga, ótimo humor ele as faz com maestria. Abrasilerou-se há tempos e entrou em nosso ritmo. Quanto ao sotaque, quando minha avó veio ao Brasil minha mãe teria dito "nossa, pensei que a senhora teria um sotaque mais forte" e a velha responde. "sotaque tens tu". hehehe

  9. Henrique Hermida

    Espetacular hahaha

    Responda
  10. FRANCISCO FARIAS

    Minimizar o papel dos predadores do Brasil e de grande parte do mundo é ignorância ou má fé!

    Responda
  11. Paulo César de Oliveira

    O simpático portuga deu um xeque-mate: se quem reivindica o ouro tem sobrenome português, o metal teria sido roubado pelos ancestrais de quem o reclama; se o sobrenome não é português, seus ancestrais chegaram depois que o ouro foi levado. Na verdade, não houve roubo nenhum. Brasil era colônia de Portugal nessa época e não se pode roubar nada de si mesmo. Também gostei da parte em que ele diz que a corrupção e desperdício de recursos no Brasil em sua origem no colonizador português.

    Responda
  12. Jose Zimmerman

    Como estilo irônico é um artigo interessante, mas não se esqueça de devolver em Euros o ouro e os diamantes levados para a Corte imperial…rs…

    Responda
  13. Ricardo Arantes Martins

    Beleza de matéria. também tenho cidadania lusa, mas no caso prefiro minha parte, aqui. Pode ser em açucar também. só não quero em Pau Brasil pois pra isso nós já temos nossa classe política. Chega.

    Responda
  14. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Artigo incrivelmente divertido e também verdadeiro. Como leitora frequente deste jornal, senti que se sobressaiu no estilo. Os portugueses estão com o ouro da escrita.

    Responda
  15. Joel Domingos

    Gostaria de ser português para responder quando me perguntassem: "Donde sois?" Eu, ufano: "Sou de Trás-os-Montes."

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.