Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MAKOTO SHIMIZU

    Justiça que tarda, protela, procrastina, demora resulta em injustiça. É lamentável, deplorável a demora em punir peixes grandes, mentores, qual é a dificuldade de elaborar acusações contra os mentores, visto que são claros, inequívocos os beneficiários? As omissões de quem estava no comando e permitiram os acampamentos são explícitas, evidentes. Fica exposta o espírito de corporação na não formulação de acusações mesmo com a fartura de evidências concretas, provas é o que não faltam.

    Responda
    1. MAKOTO SHIMIZU

      Luthero, creio que a sacada milagrosa, instintiva de Lula, foi justamente não ter invocado a GLO, não ter convocado os militares, isso seria o estopim para deflagração do motim, rebelião, mobilização dos oficiais rebeldes, insurgentes. Felizmente a degradação moral não chegou ao ponto de oficiais acima da patente de capitão se submeterem aos toscos rabiscos estratégicos fracassados dos micomicosmimimilicos

    2. LUTHERO MAYNARD

      A impressão é que a culpa pela tentativa de golpe de Estado cabe apenas àqueles baderneiros pés-de-chinelo em ação em Brasília. Onde estão os militares que fizeram corpo mole o tempo todo, talvez esperando que o golpe se concretizasse sem precisar botar a tropa na rua? Onde estão os financiadores da campanha golpista na internet? Onde estão os financiadores das viagens de ônibus para Brasília? Onde se encontra o armamento acumulado como se fosse usado para esporte?

  2. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Muitos já se encontram presos na Papuda. Agora falta o chefe, o inelegível, que precisa pagar por ter sido o mentor do 8/01, além de ter semeado o ódio no país.

    Responda
  3. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Esse inelegível já deveria estar em cana há muito tempo. Ele é o mentor do ocorrido em 8/01/2023. Esperamos que brevemente a PF apareça na portaria por volta das 6h e o acorde já com algemas no punho.

    Responda
  4. ROBERTO DO AMARAL SILVA

    Esse inelegível já deveria estar em cana há muito tempo. Ele é o mentor do ocorrido em 8/01/2023. Esperamos que brevemente a PF apareça na portaria por volta das 6h e o acorde já com algemas no punho.

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    Sem anistia ! Enquadrem Braga Netto, Heleno e outros !

    Responda
  6. joseildo ferreira inacio

    A responsabilização dos culpados tá muito devagar.

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    Estamos perdendo uma imensa oportunidade de julgar e condenar os militares que, através de nossa história, já envolveram em outras tentativas e golpes - Getúlio, Juscelino, Jango, Dilma, Lula. Se não forem punidos, seguirão tramando, ameaçando, confabulando e, na próxima oportunidade, retornam ao cenário político com outra tentativa. Podem, como em 64, obter sucesso, se contarem com apoio dos EUA.

    Responda
  8. Ana Ferraz

    Admiro a coragem do colunista, pois a grande imprensa, vide editoriais do Estadão e da própria Folha, está defendendo o esquecimento, o deixa como está, com apenas os revoltosos ingênuos que acreditaram na coragem dos bolsonaros e dos milicos, mofando na cadeia. Gostaria muito de ver heleno, braga netto e, principalmente, satanaro na cadeia!

    Responda
  9. francisco xavier de azaredo neto

    É o Brasil sendo Brasil, onde cadeia é feita para lambaris, não para tubarões.

    Responda
  10. Tadêu Santos

    "AS ELITES SEMPRE SERÃO INOCENTES" Em nosso país, como em qualquer outro país, as elites sempre têm fórum privilegiado, raras são as exceções. Os principais suspeitos de idealizar e financiar os atos e fatos antidemocráticos seriam os poderosos integrantes do "gabinete do ódio" junto ao JMB, mas sempre existem empecilhos para investigar os riquinhos patri.Otários, pela blindagem em torno de si. Vivemos em uma democracia "terrivelmente liberal" que protege os "inocentes bem sucedidos"...

    Responda
  11. João A Silva

    Ingenuidade acreditar que algum militar de alta patente será punido. Parece claro que houve um acordão entre o General Paiva, Lula, Xandão....O comando atual segura os militares golpistas em contrapartida a nenhuma punição. E os "patriotas" tolinhos pagam o pato. Simples assim.

    Responda
  12. orlando gomes de freitas

    Lembrando que entre outros, o governador de Brasília foi certamente um dos responsáveis diretos pelo que houve, sem qualquer dúvida!

    Responda
  13. Estela Najberg

    A Justiça desse país é cega, surda e muda. Por enquanto, só bagrinhos na cadeia. Nenhum milico de alta patente foi ou será incomodado pela justiça. Vergonha!! Estão incentivando novos atentados com essa leniência.

    Responda
  14. Márcia Meireles

    Fato, só invasores foram punidos, as elites políticas, militares e financiadores até agora não viram a cara da justiça.

    Responda
  15. Carla C Oliveira

    Sem punição, os golpistas voltam...

    Responda
  16. TIAGO NEGREIROS

    General Arruda, que impediu a policia de prender os vândalos, ainda está solto por quê?

    Responda
  17. Carlos Amorim

    Que Bozo sonhava em ser ditador, não tenho dúvidas. Punição tem de vir após investigação. Até onde eu sei, quebraram sigilo de WhatsApp de empresários, sigilo bancário, e até passaram em cima de certos direitos na ansia de chegar nos culpados... aguardo pra ver o que acharam. Imagino porém que condenação de poderosos não vai rolar. Acabou a chance de prender poderosos quando enterraram a LJ. Mas e se não acharam nada, além da turba?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      A Lava-Jato também era corrupção. Não rendia os bilhões da Petrobrás, mas rendeu ao ex-juiz mau-caráter, e chefe da q., um lugar de ministro e a promessa de STF... Mas como membro típico das nossas zelites faz aquele mix de arrogância e incompetência tão brasileiro. Quis ser presidente, virou senador, e será cassado.

  18. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Ao que tudo indica manteremos nossa tradição: a corda vai arrebentar do lado dos bagrinhos. Financiadores e elites político-militares dormirão em paz. Mas a advertência servirá para outros bagrinhos.

    Responda
  19. Alex Sgobin

    O que será difícil. Torturadores, estupradores, psicopatas e bandidos fardados passaram incólumes desde o AI-5, morreram em paz e alguns ainda riam ao recordarem o que fizeram. Hoje há mais coragem para enquadrar um general ou nada mudou?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Vanderlei: podem até…

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Embora eu seja getulista recordo os torturadores e estupradores da ditadura Vargas, que podem até ter "trabalhado" nos primeiros tempos de 1964.

  20. Samuel Fagundes

    Caso esses band!dos tivessem tido êxito no golpe, nossa vida hoje estaria um inferno.

    Responda
  21. orlando gomes de freitas

    Lembrando que entre outros, o governador de Brasília foi certamente um dos responsáveis diretos pelo que houve, sem qualquer dúvida!

    Responda
  22. Marisa Coan

    A punição só será viável quando TODA a verdade aparecer, como os vídeos que sumiram nas mãos do Dino e toda a treta for esclarecida. Nem me dou ao trabalho de ler o que vcs publicam sobre isso, porque só tem viés ideológico.

    Responda
  23. Rodrigo Romani Nicolau

    O Bruno está bem humorado! O título é uma piada! Elites punidas!? Aqui no Brasil? Só pode ser piada!

    Responda
  24. jose fernandes de lima junior

    Texto perfeito. Nos resta aguardar os inquéritos e investigações que correm em segredo de justiça. Só não concordo se o Ibanez não for indicado, também.

    Responda
  25. José Bernardo

    "Quebra-quebra promovido por um punhado de transtornados": já li coisa parecida em editorial da FSP sobre o oito de janeiro; terá o Bruno adivinhado o que virá no editorial de segunda-feira? Chiste à parte, artigo oportuno sobre questão seríssima. Resta a expectativa de que a demora se deva ao cuidado na preparação de acusações incontestáveis e incontornáveis...

    Responda
  26. Fabrício Schweitzer

    "Bolsonaro usou a Presidência para espalhar informações falsas sobre as urnas, em parceria com os militares", bem como matar milhares durante a pandemia (Pazuello), roubar joias e falsificar cartão de vacina (pau-mandado), entre outros absurdos criminosos. Cadeia para esse ser abjeto.

    Responda
  27. Ricardo Arantes Martins

    A Elite Militar é o que pode nos fazer chegar até o Coiso. A delação de Cid nos levou a cúpula do exercito na época e alguns desses generais já deram entrevistas confirmando no sentido de que o Coiso os teriam consultado acerca de um golpe só que eles teriam se recusado. Ora, são testemunhas mais que bastantes para pegar o Coiso. Por que até agora não foram ouvidos? estão esperando o que? Testemunhas que falarão a verdade, mesmo porque se recusaram a traição.

    Responda
  28. Alberto Melis Bianconi

    Excepcionalmente, concordo com o BUuno, está demorando. Deixo de lado o fato de o jornal não reconhecer sua responsabilidade nos eventos que nos trouxeram até aqui, ou a saudades do desgoverno Bolsonaro que muitas vezes transparece em suas matérias. Espero (torço de fato) que a demora se deva a investigações cuidadosas para embasar as acusações contra lideranças golpistas e financiadores. Não há espaço para errar aqui, ainda mais depois de condenações algo exageradas para os bucha de canhão.

    Responda
    1. José Bernardo

      Sim, resta esperar que seja esta a razão da demora; do contrário...

    2. Alberto Melis Bianconi

      A Folha censura meu pedido de desculpas! Onde arranjaram esse bot?

    3. Alberto Melis Bianconi

      * ... concordo com o Bruno. Desculpem o erro de digitação.

  29. Nilton Silva

    Punir as piabas e esquecer os tubarões ocorre desde que o Brasil é Brasil. Isso não vai mudar nunca. Taí a lava jato que não me deixa mentir.

    Responda
    1. josé SOARES

      Prezado Nilton , estás confundindo tudo ou querendo confundir, só para desviar o foco e elogiar a notória ilegalidade da lava jato.

    2. josé SOARES

      Prezado Nilton , estás confundindo tudo ou querendo confundir, só para desviar o foco e elogiar a notória ilegalidade da lava jato.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Ainda espero que isso mude neste caso. E que venha com acusações muito embasadas, para que o golpe sobre os culpados seja forte e incontestável.

  30. adenor Dias

    Sobre a matéria! A oposição ao PT por exemplo, não vi se manifestar sobre uma possível quebra democrática naquele dia 8 de janeiro! Será que a oposição acreditava que seria poupada num governo ditatorial? Um governo militar, poderia inclusive, fechar o parlamento acredito eu!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pouco importa o que os golpistas estariam reservando para a atual oposição. Na atual situação, alinhar-se a Bolsonaro ainda traz muito voto.

  31. Wilson Barbosa Soares

    Excelente artigo. Até agora fica parecendo que foi só uma reunião casual de destemperados que se encontraram em um lugar por acidente e decidiram quebrar algumas janelas porque acharam elas feias. O STF e os órgãos de justiça estão SIM em débito com a nação neste ponto e que doa a quem doer, seja estrelado ou diplomado. Senão, nossos filhos poderão ver de fato pessoas enforcadas na Esplanada no futuro próximo, cortesia de uma serpente ativa mas sempre perdoada. Sem Anistia!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Na verdade, se não houver punição para os andares de cima, tudo fica muito pior. Fiará claro que em Banânia somente se prende os bagrinhos.

  32. MARIO RAMIRO

    A Folha poderia reeditar este artigo do Bruno semanalmente, só para que as autoridades em Brasília e do Supremo não se esqueçam da faxina ainda por fazer depois da Festa da Selma.

    Responda
  33. Marcos Benassi

    [Orra, que saco! Sençura, sençura. Ao senti-la protegendo a moral. Os bons costumes, tão pura. Lembro-me só de matéria fecal.]

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Alberto, meu caro, resolve mais ou menos nádegas: *nunca* respondem coisa alguma e, se publicam a mensagem-objeto da recramação, é porque ela, obviamente, não contém absolutamente nada de reprovável. É só pra fazer passar vergonha mesmo, supondo que tal sentimento exista. Do que duvido um pouco.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Viu Benassi? Reclamar resolve, mas eles publicam com o horário que você postou e não o de quando liberaram. Ai parece que é você que não tem paciência. Passei por aqui quando constava uma hora de sua reclamação, mas o comentário original não tinha sido publicado ainda.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      UMa resposta minha também foi enviada ao calabouço.

  34. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, Brunão, bagúio doido, lôko e... indolor. Tenho contudo, que denunciar sua feiqueníus rubro-vermelhuda, pois *houve severa punição* :um oficial recebeu três dias de cana - como suportar esse martírio? Outro, veja só, levou um pito, foi admoestado - talvez tenha que se ajoelhar no milho, no canto do quartel. O chapéu de burrro, pra uso concomitante, tá implícito, ou não seriam Bozolóide. Ipm, agora, significa "inútil pataquada de milico". O padre Júlio, ao cuidar de desvalidos, sifú pior

    Responda
  35. Zelis Pereira Furlan

    Volta Bolsonaro logo. Acabar com a bagunça.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A volta de Bolsonaro seria o restabelecimento da bagunsa. Até o capital financeiro reconhece isso. Com Lula tem muito mais estabilidade, previsibilidade.

    2. João carlos Gonçalves de souza

      Robô sem cérebro dá nisso .

    3. jose fernandes de lima junior

      Será preso zelis. Perdeu mané.

    4. Marcos Benassi

      Volta, Bozo, volta! Vamo roubar o coração em conserva de Dom Pedro? Iço cim é que é bão. Depois pede resgate; ou almoça, com aquela farofa que babou sendo você mesmo.

  36. Zelis Pereira Furlan

    Volta Bolsonaro logo. Acabar com a bagunça.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Nem prá ditador o ex-presidente, que morou na Flórida Serve. Ditador tem que fingir que governa em algum momento.

    2. Paulo Augusto

      Vai voltar para a prisão, de onde não deveria ter saído na época que foi condenado pela Justiça Militar.

  37. Adalto Fonseca Júnior

    Existe uma relação nefasta, obscura e imoral entre o militarismo e a classe política no Brasil. Uma doença institucional que nunca acaba, alimentada pelo combustível da hipocrisia. É extremamente necessário que a imprensa brasileira deixe de fazer da omissão a regra e assuma seu verdadeiro papel crítico para que este mal crônico seja combatido.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Gente educada é outra coisa. Mindá uma inveja, Adalto, que só vendo.

  38. wilson kfouri

    Certamente o beneficiário do golpe frustrado seria o miliciano psicopata genocida que da condição de inelegível para a prisão é questão de tempo

    Responda
  39. José Antônio

    Abaixo o(a)s camisas amarelas (desde 13 de março de dois mil e dezesseis)! Aliás, dizem que todos os partidos e políticos que estavam entre os 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis são camisas amarelas. Se for verdade, não votos nele(a)s de jeito nenhum.

    Responda
    1. adenor Dias

      Eu que até já chorei pela seleção brasileira de futebol, hoje sinto vontade de vomitar quando vejo aquela camisa! Até já torço para o futebol brasileiro não ir ao próximo mundial!