Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lúcia Bergami

    Mas não acredito nuncaaaa nessa decisão desse prefeito, pois acredito q tenha demitido mais para ter voto do q pelo o q aconteceu. Inclusive a reportagem não esclarece muito.

    Responda
  2. Regina Célia Baldin

    Para variar, o tal prefeito nem deve ter averiguado o que realmente aconteceu.

    Responda
  3. Rocia Oliveira

    Ssem precisar ler todo conteudo, já se pode levantar a questão: muito facil condenar as 3 professoras.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      A criança morreu. Assim como outras duas deixadas por esquecimento em peruas por pessoas irresponsáveis. Quem cuida de criança não pode vacilar, esquecer em lugar nenhum, tem de fazer checagem de onde cada um está, verificar constantemente. Trabalho duro, complicado, mas a maioria faz, senão morreriam várias crianças todos os dias. A questão é de responsabilidade. Que dirige a creche também deveria ser investigado.

  4. Vezio Natalino Nardini

    A foto é reprodução da TV Globo. Mostra um gol com rede, longe e atras de um um portão da cerca feito com uma grade metálica, o que confunde e não permite uma visão clara do local do ocorrido. Péssima reportagem da FOLHA.

    Responda
  5. josé cláudio do nascimento

    Se se trata de fatalidade, como o jornal deixa claro, as professoras não têm culpa. Quem iria imaginar que uma criança seria enforcada por uma rede de campo de futebol.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      pais e professores responsáveis sabem que crianças não podem ficar sem supervisão um minuto. Não há fatalidade nesse caso.

    2. Dagmar Zibas

      Se estivessem atentas, teriam socorrido a tempo de salva-lo.

    3. Carlos Telles

      Não existe fatalidade para atividades humanas, o que existe é falta de treinamento e cuidado, fatalidade pode existir com desastres naturais, se tem como ser prevenido, não é fatalidade. O que tem que ser avaliado é se o número de pessoas que cuidam é suficiente para o número de crianças e daí para frente. Tente explicar fatalidade para os pais.

    4. Marcelo Mathias

      Não existe fatalidade ou acidentes culposos! Creche, crianças tem que ficar com supervisão constante! Se não tinha ninguém olhando crianças/bebês soltas num pátio, então alguém tem culpa.

    5. Marcus Machado

      Crianças em creche devem estar com supervisão constante, ainda mais um bebê de 1 ano e 7 meses. Solto em campo de futebol? Fazendo o quê? Essas prpfessoras foram muito irresponsáveis!

  6. Julio Louzada

    Perguntas básicas para o repórter da folha fazer: as professoras estavam responsáveis pela criança? Se sim, quantas crianças estavam sob responsabilidade de cada professora? Estava dentro do preconizado?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Errado. Não dá para passar o pano nesse caso.

    2. Marcus Machado

      Não importa o "preconizado". Um bebê de 1 ano e 7 meses não pode ficar em campo de futsbol sem supervisão constante.

  7. Fernanda Meira de Paula

    Realizar a gestão do risco, entendendo as fragilidades e implementando medidas de segurança evitam a recorrência. Demissões agregam o que? Nada e o evento está sujeito a se repetir.

    Responda
  8. marcio jose albino

    E a manutenção da rede foi feito pelos responsáveis do campo ?

    Responda
    1. Marcus Machado

      Nada a ver. Futebol não é, para bebê de 1 ano e 7 meses. As teamas de todas as redes são feitas para segurar bolas de futebol. Não cabeças de bebês.

  9. José Afonso Mota Mota

    Se não a professora um outro funcionário era responsável pelos cuidados com esse menino. E inconcebível que uma criança nessa idade, esteja num campo de futebol sem o monitoramento de um adulto responsável. Não posso opinar sobre a punição e as circunstâncias em que ela se deu, mas a negligência está muito claro que houve.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Inadmissível

  10. jose celso righi righi

    Investigar e punir, tem sido a prática de governantes. Quais as medidas preventivas para que isso não mais ocorra? Cadê a formação? O objetivo é só punir e esperar que o exemplo venha surtir efeito sobre os outros, isso também é uma prática em todos os setores da sociedade. Quem trabalha com gerenciamento de risco sabe que a solução não está na punição e sim na busca de práticas para que não venha ocorrer novamente, mas, é mais fácil só punir.

    Responda
    1. José Cardoso

      Concordo. A punição não educa.

    2. Marcus Machado

      Não em casos como esse.

  11. Veranice Avila

    O próprio prefeito é o responsável, pois não teve competência para fazer a manutenção adequada na escola. Toda empresa tem que ter uma avaliação de segurança nos equipamentos, porque nesse caso os responsáveis tem que ser ás professoras que tem função dentro da sala de aula.

    Responda
  12. Veranice Avila

    O próprio prefeito é o responsável, pois não teve competência para fazer a manutenção adequada na escola. Toda empresa tem que ter uma avaliação de segurança nos equipamentos, porque nesse caso os responsáveis tem que ser ás professoras que tem função dentro da sala de aula.

    Responda
  13. Jose Walter Da Mota Matos

    Jogando pra torcida em ano eleitoral e só faz isso com trabalhadores do poder executivo, saúde ,educacao e segurança...contra judiciário e legislativo o leão vira um gatinho com medo de ser enjaulado.....ah esses políticos!

    Responda
  14. Paulo R Justo

    Se as professoras não tiveram o direito ao contraditório e a ampla defesa, vão reverter essa demissão na justiça. Ademais, estranho que na escola não tivesse o inspetor de alunos para verificar essa situação. A demissão é demagógica e nós vamos pagar a indenização as professoras se eles vencerem na justiça.

    Responda
  15. Eduardo Freitas

    As professoras não são responsáveis pela manutenção da escola, mas, a diretoria com certeza. Por que a diretoria não foi punida? É cargo de vereadores?

    Responda
    1. Fernando Santos

      Claro, Eduardo. Você consegue periciar a rede por uma foto horrível e determinar que a causa da morte foi pq rede estava cortada. Imagina, crianças de menos de dois anos não sofreriam acidente algum, com ou sem supervisão, bastando a rede estar em plenas condições! A reportagem é bem clara ao dizer que a criança se enfiou na trama! Você quer é transferir a culpa da pessoa responsável pela criança no momento para outros, como se professores fossem intocáveis e não cometessem erros.

    2. Galdino Formiga

      Falta de cuidado com as crianças e com os equipamentos. Quem frequenta as escolas sabe como funcionam.

    3. Eduardo Freitas

      Observe a foto do estado de conservação da rede onde aconteceu o acidente. Falta de manutenção pavorosa.

    4. Eduardo Freitas

      Fernando vc não entende muito do assunto, né? Se a criança se enforcou na rede do gol é porque estava rasgada ou com a validade vencida, por isso tinha aberto e a criança se acidentou.

    5. Fernando Santos

      O que tem a manutenção da escola com a situação? Na sua época, era a diretoria que levava pra quadra? Até onde sei, diretores ficam na diretoria. Professores ficam com os alunos, auxiliares de educação infantil... Foi uma tragédia, mas não dá pra dizer que a culpa foi da diretoria, aliás, nem de ninguém pelo nível da matéria.