Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    É verdade esse bilete.

    Responda
  2. Fernando Alves

    Esse desgoverno. Bando de incompetentes.

    Responda
  3. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Se não puder plantar uma árvore, permita que aquela sementinha que acabou de germinar naturalmente cresça.

    Responda
  4. Carlos Diêgo Silva Cabó

    A elite agrária brasileira é tão tosca, medíocre e burra que desmata justamente no cerrado, local de nascente de praticamente todos os rios brasileiros. O serviço ecológico gratuito que esse povo recebe simplesmente é destruído por eles mesmos. É necessário uma discussão sobre esse analfabetismo intelectual pra ontem, porque se continuar assim, daqui a 50 anos não existe mais Brasil.

    Responda
  5. Joaquim Rosa

    Plante uma árvore no seu quintal, depois volte para conversarmos.

    Responda
  6. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Combate ao desmatamento não é questão ideológica, é de sobrevivência da própria civilização humana. É aplicar a ciência contra a ignorância e a ganância. Muita idiotice tirar a floresta que é um depósito de carbono e colocar pasto, que além de colocar mais gases de efeito estufa na atmosfera, gado bovino é a forma mais ineficaz de obter proteína, e ainda emite metano. Cerrado sempre foi a caixa de água do país, devastar esse bioma é acabar com o bem mais precioso do planeta.

    Responda
  7. jose prado

    Existe quantos servidores para fiscalizaren o Brasil inteiro? O desmatamento no cerrado esta concentrado no MaToPiBa administrado pelo PT e coligados! Marina Silva é vesga! Só enxerga a Amazônia! Os Analistas do mercado e seus prepostos na mídia e nas RS só falam em cortes desde que não cortem seus incentivos, isenções e mamatas! O BNDES conecou a cortar financiamentos para desmatadores e já estão em pé de guerra! Tutti genti bona!

    Responda
  8. Joaquim Rosa

    Lícito concluir que: Luix Ignácio é bom para a Amazônia e ruim para o cerrado. Já o coisaruim foi péssimo para tudo. Coisaruim nunca mais.

    Responda
  9. joao togni

    E vcs. acreditam em informações prestadas por Órgãos do Governo?

    Responda
  10. Nilo Mismetti

    Cadê os "eco cha tos"? Cadê a Marina Silva? Repetindo: "No agregado do ano para os dois biomas, perda de vegetação caiu 18% em comparação a 2022".

    Responda
  11. Ricardo Baumhardt

    A seca amazonica ajudou a combater o desmatamento: transportar a madeira como, com os rios quase secos?

    Responda
  12. Francisco Elias Fernandes

    O cerrado está entregue aos cupins.

    Responda
  13. Artur Carmel

    Se editor, não vi motivos para o meu comentário seguir para moderação. Só fiz questionamentos referentes ao assunto em pauta. Por favor, publique meu comentário.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Republicano ? O Brazil não é feito só de narrativas e Relativismos. O mal do político - e dos seus seguidores fiéis - é tentar vender um discurso que quem está lá, na ponta, sabe que não é verdadeiro.

    2. Artur Carmel

      Republicano ? O Brazil não é feito só de narrativas e Relativismos. O mal do político - e dos seus seguidores fiéis - é tentar vender um discurso que quem está lá, na ponta, sabe que não é verdadeiro.

    3. Fernando Palhares

      Diálogo republicano é por vez salutar. Reduz a soberba e as análises sofismáticas.

    4. Pery Pedro

      Tente não incluir números. As vezes é so isso.

  14. COLOMBO MELO

    O PT não está nem aí pro cerrado. É lá que se concentra o agro.

    Responda
  15. Artur Carmel

    Como se faz essa medição do desmatamento ? "caiu pela metade"... Então, a devastação estava sendo de 100 por cento. E agora é só de 50...Que eufemismo...E onde foi que Lula melhorou as condições climáticas do País ? Me digam aê..

    Responda
    1. Fernando Palhares

      Já ouviu falar no INPE e em satélites espaciais??

  16. armando moura

    possuir terras, desde do inicio da colonização foi a forma mais viável de formar riquezas. Esta luta não tem fim. Em qualquer lugar do pais vai se encontrar assassinatos de posseiros promovidos por grileiros que repassam terra. Antes matavam posseiros, agora destroem florestas, biomas e rios.

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Pery, também atividade de alto risco. Investimento certo para resultado incerto. Mercê das variáveis climáticas. São arrojados. Esse é o agro atual, evoluído, profissionalizado. O passado guarda muitas batalhas pela posse da terra, grilagens e domínio dos mais "fortes", nos rincões quando isolados do nosso Brasil.

    2. Pery Pedro

      Já li essa bobagem de que os produtores de hoje são herdeiros das capitanias hereditárias. Isto é coisa de quem nunca entrou em uma fazenda, não conhece os produtores. O Agro é feito por empresários que investem muito em tecnologia e inovação, e por isso somos competitivos. É como a indústria automobilística na Alemanha, ou as Techs dos EUA. Devemos ter orgulho e apoiá-los. É a única indústria competitiva do Brasil.

  17. Pery Pedro

    Pela ordem: O autor se esquece de mencionar que as queimadas na Amazônia aumentaram sessenta por cento segundo o WWF, que até onde eu saiba não é bolsonarista. Até o UOL, aquela subsede do MRoito, teve a decência de mencionar os dois dados na mesma manchete. Por outro lado, o autor acerta em não creditar o recorde de dois mil e dezoito ao Bolsonaro, mas sim acondições climáticas. Quanto ao cerrado, já dizia o último ministro, é preciso separar o que é desmatamento ilegal de desmatamento legal.

    Responda
    1. Pery Pedro

      O Bolso é a favor do Agro e o seu ministro, o louco do Salles, sempre foi a favor de separar desmatamento legal de ilegal. Em algum momento a esquerda fez a equação A favor do Agro = A favor do desmatamento. O Agro é contra o desmatamento ilegal, e gasta centenas de milhões para ter certeza que estão dentro da lei. Mas temos que comunicar a sociedade que, dependendo de onde você compra sua área, você pode desmatar entre vinte e oitenta por cento da área, legalmente. E isto eh bem fiscalizado.

    2. Rafael Gallina Delatorre

      Achamos um bolsonarista que é contra o desmatamento! É meio antagônico pois o mi to é declaradamente favorável a acabar com qualquer floresta, afinal na Europa fizeram isso, por que nós não podemos? Ajude-nos a pressionar o governo e o congresso, majoritariamente dominado pelo agro, a salvar nossas florestas e o planeta.

    3. Fernando Palhares

      Caro Pery. No meu comentário sobre a fertilidade dos solos cerrado, tchernozons e pradarias. Já havia embutido a revolução tecnológica do cerrado. Solo então ácido até a década de 70. Tendo em Alisson Paulinelli um dos grandes mentores desta revolução. Apesar das controvérsias sobre o mesmo em outras áreas.

  18. Fernando Palhares

    Ora o cerrado, tanto quanto os tchernozons russos e as pradarias norte americanas com seus cinturões são as melhores terras produtivas do mundo. Se está sendo desmatado, é porque o agro legal vai bem. Errado é desmatar floresta Equatorial para qualquer fim. Esta leva a um inexorável processo de desertificação. Em suma: o Agro tá pop.

    Responda
    1. ROBERTO KEN NAKAYAMA

      Mesmo nas pradarias norte-americana utilizados para a agricultura teve desastre ecológico na forma de Dust Bowl, tempestades de areia que cobriam estados inteiros e atingiam cidades grandes, o remédio foi o reflorestamento para formar barreiras contra esses ventos que não tinham oposição para carregar particulados. Aqui já está ocorrendo por manejo errado do solo e do desflorestamento.

    2. Artur Carmel

      Pery Pedro, a "área infértil" do cerrado é onde a agricultura e a pecuária investiu pesado, em todos os sentidos. Bem monitoradas, com o homem respeitando sua nascentes e veredas, o Cerrado é terra muito bom, apesar do seu solo ter características bem diversas de outros biomas.

    3. Artur Carmel

      Palhares, já vi que de Cerrado vc não sabe nada..

    4. Pery Pedro

      Quase lá, Fernando. O Cerrado é extremamente infértil e pobre em nutrientes. Um agrônomo Russo ou Americano nem estuda adubação, não precisa. Solos temperados. Os tropicais são outra históeria. Só em setenta, pela embrapa, conseguimos dominar a tecnologia e, desde então, conseguimos plantar. Pero Vaz foi quem iniciou esta fake news. O Agro Brasileiro triunfa apesar de seu cerrado, graças a seus investimentos em tecnologia.

  19. Ricardo Arantes Martins

    Cobre aqui descobre ali. é o maior desmatamento no cerrado desde2010noutra gestão Lula. Mas acho que estamos no caminho certo, vamos dar mais tempo, até porque não tem muito o que fazer.

    Responda
  20. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    A natureza vegetal, por si só, é regenerativa. Basta deixá-la em descanso. Quando se notícia o desmatamento, importante seria informar o que é legal (código florestal) e o ilegal. O legal não há como impedir. Entendo que há como compensar isso. Acredito que muitas propriedades rurais precisam reestabelecer suas reservas legais, desmatadas no passado. Sem cobrança firme a recuperação será sempre adiada. Aquecimento global aumentando, deixar pra depois poderá ser tarde.

    Responda
    1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      O Brasil tem um excelente Código Florestal e todas propriedades rurais cadastradas no CAR. Até aí ótimo. A dificuldade está na análise desses cadastros. Depende dessa análise pra prosseguir com o PRA. O que não chega a dez por cento do total. Embora possam iniciar a recuperação florestal, maioria quer ganhar tempo esperando a cobrança oficial. Análise: será deficiência técnica operacional ? ou demora proposital? Talvez é complicado mesmo. Não sei dizer. Mas dá pra imaginar.

    2. Pery Pedro

      Na mosca. Em quase a totalidade dos estados, os produtores tiveram que georeferenciar tanto a propriedade quanto as reservas e áreas de preservação lá nos anos dois mil, portanto, os cadastros devem estar atualizados. As SEMAs, que são bastante rígidas, acompanharam. Quanto ao aquecimento global, é como dize aquela ONG dos EUA: plantações (e desenvolvimento econômico) aqui, florestas e preservação no primeiro mundo. Eles acabaram de doar dezesseis bilhões para os artistas, não precisam.