Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    As pessoas tratam os golpistas do 8/1 como terroristas profissionais, com uma motivação clara e um plano certo para derrubar a nossa democracia. No fundo, nós sabemos que foram apenas pessoas ignorantes motivadas, na hora, por um senso de manada. Mas, também, o "golpe de 8/1" serve para produzir livros, documentários e filmes. Então vamos valorizar esse patrimônio nacional.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Ôôô seu Luiz, dá pra assinar embaixo? Sem nenhum prejuízo à autoria e propriedade intelectual - até porque, eu não conseguiria mêmo, foi uma ótema síntese. É nóis, Fal no Bozo e Bozolóides civis e milicares.

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    Que poder tem essas forças armadas que não pagam pelos crimes que cometem. Seguem impunes, intocáveis, soberbas. Necessitam de uma reforma estrutural, mas que, por medo, receio e submissão, sempre se vê adiada. É o deixa pra lá de sempre.

    Responda
  4. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Fantástico. Certeiro.

    Responda
  5. Adalto Fonseca Júnior

    Infelizmente eu suspeito atualmente, antes eu não tinha esta percepção, existe a atuante cultura do golpismo no Brasil. Minha percepção é de estranhamento e medo por partir de um universo conceitual com complexidade em expansão e que não permite o vandalismo contra nossa frágil democracia.

    Responda
  6. joseildo ferreira inacio

    Mais rigor e celeridade é o mínimo que se esperava diante de fatos tãos graves.

    Responda
  7. NIEMEYER FRANCO

    FFAA pra quê? Segurança de quê? Atraso, atraso, atraso, desde o século 19, quando ocorreu o primeiro golpe perpetrado pelos militares - acordem Marechal Deodoro e perguntem pra ele.

    Responda
  8. Darci de Oliveira

    E um ano depois, a verborragia dos bolsonaristas nas redes sociais continua a mesma : ofensas e xingações rasteiras contra o Governo democrático o tempo inteiro. Apesar da excelente recuperação econômica e com o Brasil deixando para trás a imagem de pária internacional que Bolsonaro havia conseguido construir.

    Responda
  9. EMANOEL TAVARES COSTA

    É para isso que forças armadas servem: perturbar a institucionalidade e, quando fracassam (o que não é raro), darem-se ares de legalidade. Hipocrisia com apoio da mídia.

    Responda
  10. Ana Ferraz

    Mais textos como o seu e de alguns poucos corajosos na grande imprensa precisam aparecer, pois não será possível tolerarmos mais uma vez que os grande financiadores e incentivadores do golpe do oito de janeiro, civis e militares, permaneçam impunes. Sem anistia!! Ditadura Nunca Mais!!

    Responda
  11. sergio ribeiro

    Faltou o autor lembrar que no meio destes acampamento onde se rezava para pneus houve quatro pessoas fizeram uma bomba e colocaram num caminhão de gasolina, que podia ter explodido perto do aeroporto ou de um posto de gasolina. Um claro ato de terrorismo em plena véspera de natal.

    Responda
  12. José Cardoso

    Foram espertos. Se pegasse oba! Como não pegou cada um segue com sua vida. Ao contrário da Turquia por exemplo onde militarem botaram tropas na rua e tiveram que suportar as retaliações quando a coisa fracassou.

    Responda
  13. Alberto A Neto

    O tal "círculo impermeável de poder e mando" definido em "Os Donos do Poder" por Raimundo Faoro.

    Responda
  14. WILSON FILHO

    Golpe? Que golpe? Sem armas, sem as FA para apoiar, sem dinheiro, sem líder finalmente sem nada. O que houve foi um bando de arruaceiros patrocinados pelo estadio, estadio esse que depois desapareceram com as filmagens, uma ac mentirosa, juntamente com um Dinossauro e um lalaumentiroso.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Estás artasada, alecrim dourada! El Cid, ajudante de ordens do genocida já abriu o bico e entregou o ex-chefe.

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      O que houve foi uma tentativa de golpe que só os né sc. 1os ou comprometidos insistem em negar. Qual a sua categoria?

    3. WILSON FILHO

      Bianca, babá ovo de lllaaallau, vc já leu o que o ministro da Defesa dele disse::“Não havia um líder no 8/1. Eram senhoras, crianças, rapazes, moças”. Se vc soubesse o que esses margens da lei iriam fazer em 1963. Vc não estaria dizendo bobagens.

    4. Bianca Moreira

      Fala assim por má-fé. Ignorância não é mesmo. Ninguém mais cai nesta conversinha de que para ser tentativa de golpe tinha que ter FA e tanque. Que a justiça alcance o grande Mentor e sua famílicia. Cid já falou muito a este respeito e a trama que estava sendo urdida. Sem anistia para golpistas!

    5. Bianca Moreira

      Essa histórinha para "Boi" dormir não cola, meu senhor. Atualmente, golpes não ocorrem com miltares ou tanques. Agora, lideres financeiros, tinham muitos na tentativa de golpe de 08 de janeiro. Então, nos EUA, o 06 de janeiro não foi uma tentativa de golpe?Deixe de pagar ridiculo e pare de falar uma baboseira dessa. Foi tentativa de golpe. Falta pegar o Bolsonaro, o Braga Neto, o Heleno, o Anderson Torres e sua súmula golpista serem enquadradas como tal.Alias, Cid já abriu o bico a respeito.

  15. José Felipe Ledur

    Artigo oportuno. A velha "conciliação pelo alto" continua na moda, em correspondência com o histórico desta banana republic, em que militares de alto coturno sempre escaparam de punições na série de golpes que realizaram contra o Estado de Direito.

    Responda
  16. orlando gomes de freitas

    Não há dúvida : O Governador do Distrito Federal foi cúmplice e deverá ser resposabilizado, foi omisso e criminoso ao preparar o golpe, nomeando o Ministro de Bolsonaro para o cargo de Secretário. Não se pode deixar em baixo do tapete coisas tão importantes, para que não se repitam é necessário punição aos que cometeram a barbárie em todos seus níveis, desde o incitador, financiador, até os executores. A Democracia só sobrevive com um Judiciário forte, qualquer vacilo adeus Estado de Direito!

    Responda
  17. Ricardo Batista

    Bolsonaro abriu as portas do hospício. Seus minions perderam Copa, Natal e Réveillon pra dormir em barracas com pernilongos e estranhos, dividindo banheiro químico e tomando chuva e café requentado. Azucrinaram no funeral da rainha e, em plena Londres, mandaram os britânicos irem pra Venezuela, kkk. Tentaram um motim patético, e muitos acabaram presos. Tudo isso por líder tão pusilânime e pipoqueiro que diz : "tudo depende de vocês". Imaginem esse homem numa guerra...

    Responda
  18. José Ruy Gandra

    Boa, Chico! Somos vira-latas.

    Responda
  19. Marcelo Silva

    Uma vergonha isso! Coisa de república de bananas!

    Responda
  20. Ricardo Candido de Araujo

    Só há uma coisa a dizer: Sem anistia!

    Responda
    1. Bianca Moreira

      Sem anistia!