Demétrio Magnoli > A esquerda que elege Trump Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Lá, como cá, está bem dividido, tanto que Trump perdeu e reeleição e agora é favorito. No Brasil, a eleição também foi apertada entre Bolsonaro e Lula. Mas é certo que há uma expressiva parcela do eleitorado que não é extremista e preferiria uma alternativa aos radicais. A maioria das pessoas, na realidade, querem menos governo e mais paz para trabalhar e progredir, vivendo em comunidade e famÃlia. Os polÃticos, em muitos aspectos, só atrapalham.
Discordo de que identitarismo seja sinônimo de esquerda, na verdade é o contrário: os identitários não defendem conquistas universalistas, se pautam pelo corporativismo, são segregacionistas, não buscam uma alternativa ao capitalismo, suas reivindicações são de inserção privilegiada no sistema, se isso for esquerda, o que será a direita? Só vejo nos identitários a recusa do individualismo liberal, o que é compatÃvel com formas mais retrógradas do próprio capitalismo!
A velha tese segundo a qual a virtude está no meio termo. Que bom, então, o PT saber ser um Partido de Mercado, quando necessário, e deixar as teses progressistas abrigadas no PSOL., pois aproximado do centro dá estabilidade polÃtica ao PaÃs. Se bem entendi o colunista, há a esquerda do Partido Republicano, nos EUA, e a direita do Partido dos Trabalhadores, no Brasil.
Colunista esqueceu de mencionar que a parte religiosa dá apoio incondicional ao Trump, a ponto de dizer que ele foi enviado por deus. Não é só esta desculpa costumeira de polÃtica identitária, tem muito mais que faz com que os eleitores dos EUA achem que qualquer um consegue ser pior que o Trump, e não o contrário.
Tem sim os eleitores conscientizados com seus critérios próprios ou conjuntural de escolhas. A massa eleitoral, aquela que decide eleição, não está nem aà com o que poderá acontecer, sabe muito bem que seu dia a dia antes e depois continuarão os mesmos. Conquista a maioria desse grupo o candidato encantador com seu malabarismo para provocar crescente sensação como orgástica fosse até chegar ao clÃmax total na vitória. Seguido do relaxamento satisfatório da vitória.
O medo de entrar no grupo de doze por cento de miseráveis faz os norte-americanos mais egoÃstas buscarem erroneamente a direita!
A maioria das análises são circunstanciais, de curto prazo, e por isso são frágeis. Acho que as populações estão desencantadas com o decadente funcionamento do sistema global, com suas variações nacionais, sua retórica envelhecida por repetições, suas promessas irrealizadas porque, em boa parte, falsas, enquanto a realidade socioeconômica e polÃtica e educacional não muda. A visão estrutural das sociedades emerge lentamente. Mas ainda não é massa crÃtica. O voto ainda é de cabresto.
Acho que o melhor comentário que vi aqui nessa discussão interminável. Já estou um tanto farto de colunistas e comentaristas que tem bola de cristal e análises prontas e definitivas para tudo... Parece que realmente o que ocorre é a frustração com promessas não realizadas da democracia, mais o efeito catalisador dos algoritmos das redes insociaveis, que estão dando asas aos espertalhões que bancam de salvador da pátria, mesmo que não tenham solução nenhuma para nada.
A lógica do colunista é ridÃcula. Em vez de concluir q a crise da democracia dos USA vem do populismo fascista de Trump e seguidores, q prometem um golpe e perseguição racial se eleitos, aponta o dedo para os seus opositores, q nunca colocaram a democracia em risco. Mais um a cupabilizar as vÃtimas. O ódio cego do colunista pelo q ele chama de identitarismo se transformou em algo doentio e irracional.
Isso aqui não pode ser sério.
Os fascistas elegem Trump, como deveria ser óbvio.
Quem elege é o ódio. Envenenamento do sangue americano diz Trump que além de altamente preconceituoso demonstra altÃssima ignorância eis que todos sabem que a mistura de etnias só faz um povo mais forte. Esse é o caos e ódio do qual os eternos pagas pal. de Trump e filhotes se embeberam e passam para os adoradores de Mitos. Eles trabalham com o medo até de comunismo que está morto no Mundo, o último bastião foi a China que virou uma economia de mercado com partido único de fato, uma ditadura.
China = capitalismo de estado
Ah, que paciência... Não é uma virtude que eu tenha em tal abundância, não.
Não é correto que a situação econômica dos EUA está boa. Estão vivendo a maior inflação de todos os tempos e como regra o governo de plantão sofre o prejuÃzo. Acredito que esse é o principal motivo. Mas não dá para entender mesmo como se sujeitam a eleger de novo Trump. Pensando melhor, o Brasil talvez fizesse o mesmo com Bolsonaro. Os EUA deviam fazer como o Brasil: cacem o Trump e o problema está solucionado.
Militância petista para variar atacando o colunista ou o jornal - quanto a isto, ela é igual a militância bolsonarista. No caso deste artigo, Demétrio levanta uma questão relevante e faz uma análise sem erros.
Errar humano é. Eu diria, faz uma análise circunstancial.
O escritor interpreta números de acordo com o seu pensamento já estabelecido (aliás, caracterÃstica do que ele chama de sociologia infantil). O mesmo percentual que acha que os Democratas esquerdizaram demais acha que os Republicanos endireitaram demais. Então, não pode ser aà a resposta. Mas o senhor sociólogo tem que fingir que achou um número para justificar a sua nada mais que opinião. Deviam caçar diplomas de sociologos assim.
Se entendi um pouco, quer dizer que a onda do reacionarismo de extrema-direita, que é mundial, é por culpa da ''esquerda identitária''. Então, quer dizer que o fracasso do liberalismo de direita, que sempre foi a bandeira dos EUA e também dessa terra de espalhafatos, é culpa daqueles que exigem o cumprimento das prerrogativas liberais, como o Estado Laico; a isonomia dos cidadãos perante as leis; os direitos humanos e tudo que rege as Constituições dos paÃses democráticos? RaciocÃnio perigoso...
É muito fácil interpretar alguma situação. Se o Demétrio tem uma opinião, imediatamente qualquer pessoa com mais de dois neurônios precisa ter entendimento diametralmente oposto.
Os mapas eleitorais nas apurações mostram uma clivagem entre as grandes cidades, principalmente nas costas leste e oeste e o resto. De alguma forma, a polarização reflete esses diferentes modos de vida.
Esse cara só escreve cacã
Os americanos tem historico de cultura moralista, é o que se chama se conservadorismo(?). Lei seca, os puritanismo, a igreja, a meritocracia e por ai vai. O ativismo identitario soa agressivo e trump se coloca como salvador. No entanto não compartilho da boa econômica de biden, que no fundo é o que importa para eles. É morna, e o culpam pela inflação passada. O now hiring está por todo lado, mas os salários não agradam e ajuda o discurdo Make America Great Again.
Graças a Deus Trump vai voltar.
Vc deve ter gostado da declaração estilo Mein Kampf, né? Mas não culpe Deus, o uomi concedeu free will às pessoas, se elas escolhem o Demo, vão conseguir o inferno nazista. Mas vai ser aqui na Terra mesmo...
O racismo estrutural sempre existiu em sociedades,cujjas bases econômicas se originaram na economia escravagista. Também, desde sempre, as mulheres estiveram em segundo ou em terceiro plano. As. conquistas civilizatórias recentes são frutos de lutas encabeçada por movimentos identitarios. O problema surge sempre que o movimento se fecha nele mesmo e se torna uma seita. Além do próprio conservadorismo da sociedade americana, a radicalização do identitarismo justificam a ascensão de Trump.
Esse Demétrio é risÃvel. O povo americano acredita em tudo quanto é teoria da conspiração, e vota no Trump, até se ele matar alguém em plena rua de Nova York, aà Demétrio, esse demente diz que a esquerda é responsável por essa idiotice truculenta, valha-me Deus, será que a Folha ainda paga um cara desses ou ele paga para escrever esses artigos mirabolantes?
Este colunista tem se tornado cada vez mais uma figura arrogante, que revela em seus comentários muito mais sobre si mesmo do que sobre o que se passa no mundo polÃtico. Todos sabem que Demétrio Magnoli é um militante inveterado e vem atuando há décadas contra as polÃticas de inclusão, independentemente de sua natureza. Seu ativismo neste aspecto é de conhecimento público. Segundo Magnoli, o culpado é justamente a vÃtima. Conforme Magnoli, a mulher mereceu ser violentada porque estava provocando
2018 votei no bolsonaro, 2022 votei cont,ra bolsonaro.
O fascismo do Bozo já era evidente em dezoito, inclusive com promessa de golpe de estado, mesmo assim vc votou nele. Bozo não mudou nada, resta a dúvida se seus valores mudaram ou se mudou o voto por outras razões.
Acho engraçado atribuir a responsabilidade por eleger a extrema direita a quem não vota nela. Quem vota é responsável. Alguns por convicção, outros por saberem o que é e achar que não serão o que são no governo. E alguns inocentes que não tem informação pra saber que são seus detratores, caso de mais pobres. No de Trump, negros e latinos, será que não enxergam que é uma vingança da guerra de secessão o que querem promover?
Na primeira metade do século XX, a sÃntese vencedora do liberalismo clássico vigente e em derrocada, e o comunismo e facismo em ascensão foi a social-democracia. Pergunto-me, o que sairá do populismo da ultradireita e do identitarismo no século XXI?
Como assim, esquerda e direita nos Estados Unidos? Ala de esquerda no Partido Democrata? Sei não. Accho que Isso lá inexiste. Esse rótulo é incompatÃvel com o sonho americano. Há uma imaginação melhor: progressistas e conservadores.
As pautas e polÃcias identitárias só enriquecem o debate polÃtico e é um avanço na História dos direitos humanos. Mas, precisa fazer a crÃtica interna e assimilar outras. Suas posições extremistas chegam as raias do bolsonarismo: intolerância e delÃrios.
Pior é que tem razão. A maioria da população não é progressista e é um erro essa racialização da politica.
Nos EUA, o Partido Republicano tenta a todo tempo impedir os votos no Partido Democrata, usando artifÃcios técnicos para tal.
O dinheiro mais fácil de alguém que acha que trabalha.
Culpar a esquerda e as pautas identitárias, as quais lhe são inerentes, pelo renascimento do fascismo, além de raso é tão falacioso qto ter dito q o Flávio Dino não tinha notório saber jurÃdico à época de sua sabatina no senado. Vc não faz jornalismo.
A centro direita sempre culpa a esquerda pelo crescimento da extrema direita, mas foi exatamente essa esquerda que derrotou a extrema direita. Ao contrário, o centro e a centro direita não tem força alguma.
2018 votei em bolsonaro, 2022 votei co;ntra o bolsonaro.
A rejeição derrotou a extrema direita. Do mesmo modo que derrotou, ao ser eleito o bozo, e derrotaria 'essa esquerda' com qualquer outro candidato que não o bozo em segundo turno.
O partido democrata está a serviço dos sionistas,dando bilhões de dolares a Israel e ao Zelensky. Também defende a propaganda gay para reduzir a natalidade. Coloca negros contra brancos para dividir a classe operária. É contra a liberdade de expressão. Coloca um velho gagá na presidência como fantoche. Trump é a melhor opção.
É muita cloroquina mofada na cabeça...
Sugiro que volte pra porta do quartel pra pedir ditadura. Hahahahaha
Demétrio escreve: "...igrejinha subordinada aos dogmas da esquerda universitária..."; "..replica os dogmas raciais fabricados nas universidades.". Os jovens são e fazem as universidades Demétrio e "O novo sempre vem". O ódio expresso nas suas frases é o mesmo que elegem os Trump e os Bolsonaros da vida. Culpar a esquerda pela eleição de Trump....meu Deus....Aqui tb culparam a existência do PT pela eleição do Bozo, quando na verdade, a culpa foi de pessoas que pensam bem parecido com você.
Caro ! Lula elegeu o bozo. Bozo elegeu lula. Nenhum dos dois, no último pleito, venceria qualquer outro candidato em segundo turno, dada a franca rejeição majoritária a ambos. O articulista não 'pensa parecido' com determinadas pessoas, e vice-versa. O articulista constata, e as pessoas decidem a partir de percepções. Em média, mantras ideológicos não logram aceitação pela maioria das pessoas, posto serem refratários à autocrÃtica e no mais das vezes dogmáticos. A juventude é seduzida por isso.
Excelente artigo. Pena é que poucos norte-americanos vão lê-lo.
Sorte deles.
Muito se fala em "esquerda" e "direita" na polÃtica. Isso tem pouco peso para eleger um candidato a Presidente. O Trampismo, Bolsonarismo e o Mileinismo tem muito em comum e estilos parecidos na motivação dos eleitores. Ativando o sentimento de vingança contra o sistema e apontando alvos para serem derrotados, como sendo os vilões que dificultam a vida das pessoas com pautas de defesa das minorias. Dá resultado e o eleitor gosta se aventurar. Pode ser explorado pela esquerda ou direita.
Exatamente.
Alguém sabe se este colunista tem fotos de Mussolini em trajes de banho no quarto? Se tem uma suastica tatuada em uma das bandas da bun…da?
Singular vc ! Lança uma estultice e ofende-se com a crÃtica.
O aà debaixo, o colunista e um construtor de narrativas ilógicas e infundadas para quem não tem um mÃnimo senso crÃtico. Fala como se fosse o arauto do saber, mas está em cima de uma privada, dentro os admiradores. Falácia indutiva.
Vcs esquerdistas são péssimos em argumentos
A esquerda defende inúmeros conceitos errados. Alguns deles: estado hipertrofiado, intervenção exagerada do estado na economia e vida dos cidadãos, cerceamento do empreendedorismo, desprezo pela meritocracia, cobrança excessiva de impostos, descuido com a eficiência da máquina pública e as sectárias e insanas polÃticas identitárias.
Tudo que você apontou é o que faz dos paÃses escandinavos terem os melhores IDH's do mundo. Que estranho, não ?
Tem gente que pensa como bilionário quer, contra seus interesses. Quer menos escolas, menos estradas, menos saúde, menos impostos para bilionários e um estado que deixe os mais fortes, bilionários explorar o povo a seu bel prazer, sem estado regulando. Aff, falam do estado inchado e não veem os trilhões de juros roubados, coitados, são levados a acreditar em miliciano e no Guedes paraÃso, negam o progresso de 23, torcem contra si, pelos bancos.
Concordo com vc Jorge. E devo dizer que detesto o bozo e toda a histeria que ele carrega e representa. Assim como detesto a babação ao 'grande lÃder' lula, que nem sempre erra, mas pouco acerta. E um dos acertos é ter a maturidade de blindar o Haddad aos ataques do pt e da sandice que o atual ideário petista prega. Lula é malandro e desonesto, mas sabe que o pt é pior. Gleisi e valdemar, lula e bozo, faces opostas de uma única moeda usurpadora da coisa pública em benefÃcio dos seus.
Agora faz Arminha e grita Mito
Perfeito Rodrigues. Mas serás tirado de Adorador de Mito por essas palavras. Logo que você é contra esse esteriótipo de esquerdista já é achincalhado eis que eles não admitem contradições a suas cartilhas. Já entrastes em alguma mÃdia desses PseudoIntelectuais. tem uma cartilha em que todos ficam falando a mesma coisa o tempo todo sem uma ideia nova. Igual a mÃdias dos Coisistas. Impressionante como não existem ideias próprias e já enquadram dissidentes. Tudo bitolado.
E o pior é que a esquerda raivosa vai fazer ouvidos moucos e finger que não ouviu a exortação do sábio colunista. Vão continuar frequentando a igrejinha dogmática identitária e quando acordarem será tarde. Sorte nossa ainda termos o velho Lula, porque quando ele se for, a direita, espero que não a raivosa, toma o poder.
Putz, saiu finger no lugar de fingir. Esse corretor tá muito colonizado.
Não existe direita no Brasil, somente jagunços de bilionários.
Demérito sempre na vanguarda do atraso.
Não cansa de levar lapada esse "jornalista".
Dá-me sincera preguiça, este articulista.
Claro que deu, Celso, se liga. Li, e acabou a energia: digerir lichxo dá trabalho prós estômagos mal preparados. Talvez eu progrida.
Mas não lhe deu preguiça de ler o artigo e fazer um comentário.
O que ele disse de errado?
Não é que os Democratas sejam de esquerda, o Trump, a exemplo da extrema-direita no mundo, é que sabe criar um bicho-papão para o americano médio e inculto. De qualquer forma, a eleição de Trump vai acelerar a decadência do império americano.
Esse é doutor em o quê mesmo? Já ouvi muita conversa de botequim mais inteligente do que isso. Vexame com doutorado! A não ser que seja um desonesto. Ele não cita fontes, só isso já cheira mal
Você quer fonte de qual afirmação,Andre? As informações factuais são públicas, o resto é raciocÃnio. Erro factual que detectei foi afirmar que Trump incentivou a invasão do Capitolio.Eu me lembro bem do discurso de Trump e tem um trecho em que ele pedia que as pessoas fossem até o Capitolio e se manifestassem de forma pacÃfica e dentro da lei(peacefully and lawfully foram os termos empregados).Talvez ele até imaginasse que parte pudesse tentar um invasão mas essas foram as palavras do discurso.
Falta diver sidade de represen tação do espectro polÃtico nos comen tários publica dos aqui!
Não de discute com surdos, Marcelo. Sejam de esquerda, sejam de direita. Quando paixões negam os fatos e nutrem 'argumentos', a razão não tem chance. DaÃ, tem-se que aguardar pela resposta exaustão imposta pela implacável realidade.
Só esquer dista é publi cado aqui? Atenção, Folha!
Sinceramente, eu nunca tinha visto uma afirmação tal equivocada como essa: que o Partido Democrata é de maioria de esquerda ? Se não fosse trágico seria cômico, aja equÃvoco exagerado demais desse colunista que ouviu o galo cantar e não sabe aonde.
Tão *
Cadê a análise do efeito do direcionamento da grande imprensa e de seus jagunços do grande capital? Das novas ferramentas, com toda sua capacidade de manipulação?
Sim. A culpa é sempre dos outros. InfalÃveis são vÃtimas.
Depois que a direita sionista conseguiu expulsar a diretora de Harvard, negra, por esta não se opor aos protestos dos estudantes contra o morticÃdio em Gaza, começou a pipocar na grande imprensa, nos mesmos moldes, este tipo simplório de artigo. Natural que o Demétrio replique. Precisava do Camarotti pra dar outra chinelada.
Acho que ele já tá se acostumando das chineladas de Camaroti
A diferença entre democratas e republicanos é que os primeiros começam as guerras, enquanto os outros as continuam. Democratas gostam mais do exército, republicanos gostam mais da CIA. O que vejo nessa disputa é a falência da democracia burguesa. Culpar a esquerda pela ascensão da extrema direita é canalhice ou ressentimento. No caso de um ex-libelu deve ser ressentimento.
Você e Pontual são os únicos que eu gosto de ouvir na Globonews. Muito bom artigo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > A esquerda que elege Trump Voltar
Comente este texto