Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. luis carlos Correia dos santos

    Quer dizer q o horror do Trump é causado pelos democratas? Francamente Magnoli!!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim. Os extremos se retroalimentam em causas e consequências. Impulsione o pêndulo e terás um retorno acentuado. É assim desde que a espécie humana existe.

  2. Bruno Sebastião Neto

    Fico imaginando o que querem essas sociedades de hoje ? Até porque os políticos que não congregam o fascismo tem se esforçado bastante para a finar esse caldo do mal ,nós EUA o Biden tem mostrado números fantásticos da economia, e no Brasil do Lula idem ,para resumir, "é o mais puro racismo mesmo ".

    Responda
  3. Rodrigo Cabral

    Perfeito. Ainda vai demorar para comentaristas abaixo entendam.

    Responda
  4. Leão Machado Neto

    Não sei se as pesquisas eleitorais nos EUA estão corretas, mas aguentar mais 4 anos com o homem laranja vai ser dose pra elefante. Deus nos livre e guarde!

    Responda
  5. Celso Augusto Coccaro Filho

    Não são poucos os tentados a votar em candidatos como o Trump, motivados pela estridência dos ativistas identitários. Por aqui teríamos um cenário favorável para evitar o surgimento de populistas de direita, mantendo as políticas humanistas includentes desenvolvidas após o advento da atual Constituição. Mas identitários importaram a temática de raiz estado-unidense, gerando reações defensivas. É uma falsa esquerda, oportunista e individualista.

    Responda
  6. Claudio Luiz da Cunha

    Esse não cansa de passar vergonha....ao vivo e escrevendo.

    Responda
  7. Claudio Luiz da Cunha

    Esse DM tem que suspender urgente a cloroquina vencida.

    Responda
  8. Claudio Luiz da Cunha

    DM agora grita Mito e faz Arminha.

    Responda
  9. Rafael Pimenta

    Esse aí passou da hora de se aposentar, assim como philósopho do domingo/segunda-feira.

    Responda
  10. JOS LEANDRO

    Cuida que já é meio-dia, Demétrio Magnoli!

    Responda
  11. JOS LEANDRO

    Cuida que já meio-dia, Demétrio Magnoli!

    Responda
  12. Washington Santos

    A direita encontra conforto no discurso nazista e a culpa é dos identitários, que querem apenas sobreviver. Mais um artigo "uma escolha muito difícil"

    Responda
    1. Alexandre Martini

      Defender o fim de desigualdades, preconceitos e males que assombram grupos de nossa sociedade é algo que todos devemos defender. Agora me responda, quando grupos da ala identitária norte-americana defendem abertamente que brancos e negros não devem se mistura, seja âmbito de amizade ou de matrimônio, quando escrevem textos destilando ódio que todos os brancos deveriam morr@, colocando “todos” no mesmo barco - racistas -. É certo? Texto crítica esse tipo de radicalismo, não confunda as coisas.

    2. Alexandre Martini

      Você destila ódio e radicalização disfarçado de discurso anti-nazista e extremista. Texto é claro, critica discursos extremistas ala identitária e como esse discurso atrai eleitores para outra ala radical como contra ponto e como isso é perigoso . Dizer que Direita se sente confortável com Nazismo é mentira, discurso que segrega, cria medo e atrapalha ainda mais diálogo em uma sociedade já refém de discurso extremistas.

  13. Galdino Formiga

    Os rumos da política internacional norte-americana podem determinar a derrota do atual presidente.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      E o Gilberto o fez com mais detalhes.

    2. Marina Gutierrez

      Galdino resumiu a situação com uma frase.

    3. Gilberto Rosa

      Sim, o apoio ao pais invasor de Gaza, 8 mil crianças, mil mutiladas, tem sido decisivo para muitos eleitores abandonarem Biden, mas precisam achar uma desculpa furada, ai entra Demétrio.

  14. Fernando Alves

    Artigo de supremacista branco para supremacistas brancos. Nada de novo na FSP.

    Responda
  15. Sandoval junior oliveira

    quero ver agora os identitarios do brasil falar mal dos numeros do censo pois aqui a maioria se declara pardo e é mesmo fruto de uma miscigenaçao cultural historica, portanto quem determina para onde vai os governos sao a maioria e pra conquista los e preciso entender e fazer a politica no minimo de acordo com eles

    Responda
  16. Ricardo Arantes Martins

    Envenenamento do sangue americano diz Trump que além de altamente preconceituoso demonstra altíssima ignorância eis que todos sabem que a mistura de etnias só faz um povo mais forte. Esse é o caos e ódio do qual os eternos pagas pal. de Trump e filhotes se embeberam e passam para os adoradores de Mitos. Eles trabalham com o medo até de comunismo que está morto no Mundo, o último bastião foi a China que virou uma economia de mercado com partido único de fato, uma ditadura.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      A mais pura e cristalina forma de ditadura. até tem alguns partidos em algumas regiões mais autonomas mas o poder é centralizado. Ditadura muito mal dissimulada inclusive. As ditaduras em regra levam a um rápido caos, algumas a um crescimento, nenhuma cresceu tão rápido a nação como a de Adolf. Em pleno3ºmilenio uma aberração. O que deu Certo é democracia consolidada com o tempo onde há inclusão e Bem Estar social (isso é o importa) encontrada na Europa Ocidental.

    2. Fabrício Schweitzer

      Ditadura ou "velhos temores"?

  17. Marcos Valério Rocha

    As idéias libertárias proclamadas pela esquerda na pauta de costumes fazem surgir velhos temores vindos dos arquétipos mentais de um tempo de conturbações excessivas das turbas da Idade Antiga, muito abordadas pelas Tragédias Gregas, geram um medo ancestral, antropológico, então o brado por uma ordem, mesmo que de forma autoritária, ecoa nesses setores da população.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Ta bom. Enquanto se “analisa” a população, eleições vêm e vão…

  18. Marcos Valério Rocha

    A questão não é a pauta identitária, mais a forma de encaminhamento que as forças de esquerda imprimem nessas reivindicações. As razões do crescimento da direita são mais antropológicas e psicológicas do que econômicas, políticas e sociais. As idéias libertárias proclamadas pela esquerda na pauta de costumes fazem surgir velhos temores vindos dos arquétipos mentais de um tempo de conturbações excessivas das turbas da Idade Antiga, muito abordadas pelas Tragédias Gregas, geram um medo (cont.)

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      "Fazem surgir velhos temores", ou seja, costumes fantasmas que, antropológica e psicologicamente, não fazem bem à humanidade. Precisamos imprimir mais força.

  19. Fabrício Schweitzer

    Então, você quer dizer: o voto em líderes podres de extrema direita é responsabilidade dos oprimidos, daqueles com identidades abjetas? Acho que não entendi.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Sim, tantas coisas erradas que influenciam o voto, como o apoio de Bidem ao morticídio de Gaza, , mas justo o que fez certo é colocado como o erro crucial. Chamem o Camarotti!!!

    2. Fábio Salvador

      Não entendeu mesmo