Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Davi Ferraz

    Repetir o segundo ano do ginásio,na decada de 60, e ficar em segunda época no ano seguinte foi o meu ponto de partida para a engenharia, o mestrado e o doutorado.

    Responda
  2. DANIELA FRANCO

    Meu colega mais "bem sucedido = $$$$$" , na idade adulta, era um dos piores aluno da classe, desinteressado, bagunceiro, fundao etc (tudo que pais condenariam num filho), foi repetente inclusive (e nao é herdeiro).

    Responda
  3. MARCIA HENZ

    Que matéria bonita, esse enfoque é precioso para que as famílias possam ver oportunidades mesmo no que a princípio seria uma falha - afinal, este é um sistema que julga peixes, leões e macacos somente por sua habilidade de subir em árvores. No entanto, o recorte de classe é notório, e eu gostaria de ver mais uma matéria sobre o assunto e que abordasse essa questão também na educação pública.

    Responda
    1. Luís Santiago Málaga

      2 personagens da história frequentaram a escola pública. Mas acho que não fica tão explicito

  4. Paulo R Justo

    Já repeti tantas vezes que até perdi as contas. Sistema de ensino no Brasil é arcaico. Me digam, para que serve disciplina de ciências, geografia, física, educação física, e matemática avançada se não fazem um estudo propedêutico da inclinação do aluno? Se alguém se lembrar de alguma outra disciplina inútil comentem aqui; para que serve equação matemática mesmo?

    Responda
  5. Breno Augusto de Santos

    No Estado de São Paulo as escolas recebem uma pressão das diretorias de ensino para que a aprovação seja automática. Mesmo que o aluno não tenha um rendimento satisfatório, não esteja alfabetizado e não tenha frequência. Querem índices de aprovação a qualquer custo, o que resultou em outros efeitos no cotidiano escolar. Talvez o mecanismo de aprovação automática seja um dos principais problemas educacionais do nosso Estado e precise ser reavaliado.

    Responda