Celso Rocha de Barros > Instituições precisam provar que mereciam ser salvas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O texto é bom, mas o título é péssimo. Típico de Folha, cujos fazedores de títulos (paus-mandados) sempre querem causar e, em grande medida, municiar os reacionários. O título faz pensar que, a depender das circunstâncias, as instituições democráticas podem não merecer ser salvas e isso é um absurdo. São elas que sempre, apesar de imperfeitas (como tudo, aliás), salvam a democracia.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Perfeito.

    Responda
  3. Jorge Luiz Bernardi

    Excelente artigo. Parabéns. Não apenas os otarios fanatizados que atacaram a democracia brasileira, em 08 de janeiro de 2023, devem ser punidos, mas todos aqueles que durante os últimos anos pregaram e incentivaram o golpe. Esses sim devem pagar o preço pelos crimes cometidos contra o estado democrático de direito, que custou o sangue de tantos verdadeiros patriotas.

    Responda
  4. MARIA Lucia Camargo ANDRADE

    Excelente artigo . Imprescindível divulgação em outras mídias .

    Responda
  5. Adalto Fonseca Júnior

    "eram soldados rasos de um movimento político organizado com extensa e bem financiada rede de desinformação, bancada parlamentar própria e quartel-general no Palácio do Planalto." A matéria está ótima e entendo que o verbo no passado está adequado. Só quero lembrar que os soldados rasos representam os eleitores de bolsonaro e continuam potencialmente manipuláveis bem agora no presente. A ameaça continua.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      2O24 está sendo considerado crítico, importantíssimo pela extrema destra: será crucial pra continuidade da força política, futuras eleições majoritarias e eticéteras tenebrosos. Continua, e pra valer.

  6. José Felipe Ledur

    As "instituições" são feitas de pessoas. Dentre estas, muitas têm de ser lembradas com frequência da responsabilidade que lhes cabe no Estado de Direito. Por isso, artigos como este são necessários. Mas a cidadania ativa também cumprirá seu papel em demonstrações ou manifestações como as previstas para o dia 08 de janeiro.

    Responda
  7. Luiz Lazzaron

    Oxente, bichim! Mas aí é jogar fora o bebê junto com a água suja, tchê! Concordo com a responsabilização dos chefes da plebe ignara, mas acho que é bom frisar que, - no Atacado -, as Instituições que se Salvaram, antes Salvaram nosso pobre-rico País da sanha desses ogros...

    Responda
  8. benjamim picado

    Nome e coisa, do jeito que eu gosto.

    Responda
  9. ARI VARGAS LEAL

    Onde tem notícia que se elimina uma serpente decepando a ponta do rabo?

    Responda
  10. Eneida Marques

    Posicionamentos como este são necessários para quem valoriza a democracia. É uma pena que este texto parece mais uma peça de exaltação de uma efeméride do que qualquer outra coisa.

    Responda
  11. José Cardoso

    Pelo que entendi, o colunista apoia uma onda de cassações no congresso, por atuarem como oposição agressiva ao governo. Só será aceita uma oposição subserviente.

    Responda
  12. Vera Luz

    Ótima matéria. Ninguém pode ficar impune da conspiração, das mobilizações e do ensaio golpista de 8 de janeiro. Há muita gente que sequer foi inquirida sobre a sua participação direta ou não. O País não pode deixar que mais uma vez isso passe em branco. Roberto Gervitz

    Responda
  13. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Não gosto de fazer previsões por ser historiador, mas arrisco que os únicos punidos serão os soldados razos. Será advertência para bagrinhos. A corda rebenta do lado mais fraco.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não seria mau se isso fosse compreendido, Vanderlei: reduziria a probabilidade futura de barbárie: soldado raso é necessário, guerra não se faz só de capitão pra cima, né não? Ocorre que não acontece de maneira efetiva. Mas não custa torcer.

  14. jose prado

    Corretíssimo!

    Responda
  15. A L C

    Se sou inelegível, pq posso receber dinheiro do fundo partidário? ….

    Responda
  16. maria camila machado almeida

    não são as instituições que garantem a democracia, são os eleitores, as pessoas, nós helohysa stharling

    Responda
  17. maria camila machado almeida

    não são as instituições que garantem a democracia, são as pessoas ( heloisa stahrling) então somos todos e todas responsáveis pelo congresso que temos a hora é de educarmo nos para evitar o que vem pela frente: a nossa direita é extrema e radical e está se mexendo ao passo que ......

    Responda
  18. maria camila machado almeida

    pensando high na segunda dezhoitO horas

    Responda
  19. maria camila machado almeida

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  20. Rafael Gallina Delatorre

    Parabéns pelo artigo minucioso, para registrar! Obrigado por assistir a este tratamento de choque de 11 horas, e sinalizar exatamente os pontos onde os incentivadores parlamentares se acusam de golpistas. São provas condenatórias de todos. Realmente agora só falta punir adequadamente.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      De fato assistir a onze horas desta seção psiquiátrica é prova de personalidade forte.

  21. Valdi Andrade

    Pé ssi mo ti tu lo , é mais uma provocação, uma isca para leitura , o texto é bom, sem anistia a vanda los e idealizadores

    Responda
  22. Maria Isabel Martinez Pons

    Sem anistia pra esses canalhas! É preciso ir às ruas exigir isso pq a turma do deixa disso sempre põe panos quentes e varre a sujeira pra debaixo do tapete!

    Responda
  23. Marcos Benassi

    Cersão, m'ermão, nada a acrescentar. Tão bem dito que minha alter-id (porque descontrol total, nada de Ego) Patty Explode Boutique, expele uma estrofe de fuk-funk em vossa Omenajem: "O Celso é bacana, o Celso é batuta. Em tudo é oposto. Ao bando de ...uta!" Sexy-politizada, a funkeira não perdoa.

    Responda
  24. Maria Lopes

    Assino embaixo .

    Responda
  25. Carlos Alberto Peixoto de Figueiredo Junior

    Simples assim, sucinto e objetivo, óbvio!!!

    Responda
  26. José Bernardo

    Um péssimo título, capcioso e irresponsável, para um artigo excelente! Quando de forma rápida vi a chamada, inacreditável, com a foto de Girão, pensei que era artigo escrito por ele! FSP, seja séria e respeite a inteligência do leitor! Alô, ombudsman!

    Responda
    1. Rafael Gallina Delatorre

      Acho o título adequado, afinal nossas instituições precisam agir, pois provas há contra os parlamentares incentivadores dos atos contra a República. Eles se auto incriminam, e atos houveram aos montes, sendo o do dia 08 claramente golpista, onde vários participantes ja receberam penas de 17 anos!

    2. Alberto Melis Bianconi

      Título irresponsável? Se a justiça fizer o trabalho pela metade, prendendo apenas os bucha de canhão, merece ser salva? Como o foram com a derrota de Bolsonaro?

  27. Alberto Melis Bianconi

    A censura modera, se eu fizer a assinatura com outro nome?

    Responda
  28. Alberto Melis Bianconi

    Engasguei com a guerra aos pobres no primeiro parágrafo, porque é mais complexo que isso. De resto, está correto. Nossas instituições democráticas merecem ser assim chamadas? Patrocinaram um golpe em 2016 que, por isso mesmo, levava toda a cara de impeachment. São instituições que não se envergonham de seu corporativismo cru. Taí a briga pelo adicional por tempo de serviço para a magistratura, que não vai me faltar nessa hora.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O script sençurofrênico, caro Alberto, burrro que nem porta, deixa passar se você, ao invés de botar o algarismo "zero", meter um "o" maiúsculo: 2O16. Funciona melhor do que ky e não carece dar dinheiro à indústria.

  29. Adriano Alves

    Excelente artigo. O título (o manchete) poderia ser: os idealizadores e financiadores da tentativa de golpe continuam ilesos.

    Responda
  30. Aderval Rossetto

    Aí tem culpa de grande parte dos eleitores de direita!!!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O eleitor é o poder soberano na democracia, e já vota em ambiente normativo que não controla diretamente. Não deve explicações a ninguém, e não pode ter culpabilizado sem que a democracia seja condenada junto.

  31. João Carmo Vendramim

    Os principais organizadores da tentativa de golpe a Justiça não os alcançou. Generais, Deputados e Senadores deveriam ser expulsos da vida publica e preso o chefe que tem uma extensa folha corrida de crimes. Mantenho a minha indignação com esse vacilo

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      As instituições devem prendê-los, a expulsão da vida pública deve vir (e eu torço para que venha) da condenação pelo público, democrática.

  32. Maria Lúcia Bergami

    Texto analítico, sucinto e preciso. Vou mais longe, fizeram faculdade por 4 anos. A partir da Lama Jato viram a oportunidade de crescer na política, seria dizer q abriram os esgotos e dai veio tudo o q vimos e estamos vendo. A escória subiu ao poder. Esses zé ninguém, q incluise são zé ninguém pq só tem zé ninguém p oferecer.

    Responda
  33. JO ALMEIDA

    Todos os incentivadores do golpe que estavam na reunião no senado, políticos e lambe botas, devem ser responsabilizados. Inclusive um tal de senador Girão.

    Responda
  34. Nelson Acar Filho

    O texto de Celso é perfeito. Já a manchete é um horror e é totalmente contraditória em relação ao artigo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      As instituições, no título, é o conjunto delas, responsáveis inclusive por condenar os responsáveis pelos atos golpistas. Se contemporizarem, se não fizerem o seu dever, não merecem ser salvas.

  35. BRAULIO S ALVES FERNAN

    O texto é bom, mas o título é péssimo. Típico de Folha, cujos fazedores de títulos (paus-mandados) sempre querem causar e, em grande medida, municiar os reacionários. O título faz pensar que, a depender das circunstâncias, as instituições democráticas podem não merecer ser salvas e isso é um absurdo. São elas que sempre, apesar de imperfeitas (como tudo, aliás), salvam a democracia.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Excelente observação, Bráulio!

  36. Rubens gonçalves

    Houve muitas insurgencias e revoltas no imperio na república velha. E todos foram "eliminados " pelo sistema da época. Cabanagem balaida sabinada geurra de canudos revolucao farroupilha. Levante do forte.

    Responda
  37. Valdir Teixeira da Silva

    Concordo em gênero, número e grau! Não adianta prender só os bagrinhos, tem muita gente graúda para ser presa.

    Responda
  38. carlos campos

    Dia 8 de janeiro de 2023 só será lembrado como tentativa de golpe fracassada, qdo seu mentor, jair messias bolsonaro , vulgo Bozo, for indiciado ,julgado e preso junto c/ seus asseclas e capatazes. Prender só os bozoloides , patriotarios q acamparam e atacaram as sedes dos 3 poderes, fica barato d+ pros idealizadores , pegos c/ minutas e provas + do q cabais. O inominável , inelegivel ,precisa morar na Papuda por longo tempo , algo q parece não estar nem perto de acontecer, infelizmente.

    Responda
  39. Paulo Emmerich

    Artigo acurado. A carapuça cabe em inúmeras cabeças.

    Responda
  40. wagner da silva bento

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  41. Anete Araujo Guedes

    Não adianta fazer de conta que nada aconteceu, como foi o pós ditadura em 64. Os que tiveram a coragem de defender a democracia pagaram um preço altíssimo, já os generais, os financiadores e colaboradores saíram ilesos. Tudo que é abafado, retorna com força redobrada. Os militares começaram a invadir, ameaçar e decidir os rumos da nação desde o bem sucedido golpe na Dilma. Daí por diante passaram a fazer parte dos governos, abocanharam cargos e deram cobertura aos golpistas em frente aos quarté.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito, não parece mas nossa democracia está por um fio. Se não enquadrarmos os mandantes estaremos entregando o poder ao bolsonarismo.

  42. Marli Moras Garcia

    Sem anistia. É o que se espera diante do ataque à democracia

    Responda
  43. Anete Araujo Guedes

    Como sempre, Celso foi excelente. Resta saber como nasce um golpe. Como chegamos até ele. Quais os agentes que o produziram. Quem bancou o lavajatismo. Como se deu a emergência de Bolsonaro, o enfraquecimento da democracia. O papel das fakes, das notícias distorcidas, obstruídas. Na propagação dos fatos, só um lado tinha direito a voz, de apresentar a sua versão. Vozes contrárias foram desprezadas, silenciadas. O que contribuiu o descrédito das instituições, e uma extrema direita desavergonha.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E mais censura.

    2. Alberto Melis Bianconi

      O lavajatismo é ainda um crime impune. Mas a prioridade deve ser alcançar os mandantes do 8/1. Se não dermos esse passo, não sei se Lula chega ao final do mandato.

    3. Adriano Ferreira

      Anete, uma boa maneira de entender como nascem os golpes, é assistir ao documentário "O dia que durou 21 anos", disponível gratuitamente no YouTube.

  44. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    As instituições protegeram a democracia. Isso já é motivo para festejarmos. Se a justiça vai ser completa (sem a tradicional anistia), ainda é uma incógnita. Parece caminhar nessa direção, mas o tempo corre contra.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Nessa oportunidade a protegeram, na anterior a golpearam. Se não fizerem seu dever de casa agora, não será apenas a "tradicional anistia", porque o bolsonarismo volta. Com certeza.

  45. Selmo Norte

    Parabéns! Você vai ao cerne de questões emblemáticas aínda não resolvidas por nossas instituições. Uma delas, talvez a principal, a devida culpabilização do meliante que ocupou o Palácio do Planalto de 2019 a 2022.

    Responda
  46. Edimilson Volpe

    Muito bem, Celso. Aplaudo de pé.

    Responda
  47. Marcelo Silva

    Falou tudo! Defecaram na democracia e colocaram outros para limpar a sujeira! Sem anistia para esta escumalha!

    Responda
  48. marcio jose albino

    Tudo termina em pizza

    Responda
  49. Gildázio Garcia

    Excelente! Parabéns!

    Responda
  50. Hudson Neves

    Na mosca!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.