Tostão > Zagallo foi um treinador de futebol revolucionário Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Modelo revolucionário de zagalo só vingou em 70. Depois disso , sem pele, foi um Fiasco
É uma contradição, pois por Zagallo Tostão não jogaria em 70, nem Rivellino, tampouco Jairzinho. Para o lugar deste Rogério seria titular não fôra uma lesão às vésperas. Roberto e Paulo Cesar eram preferidos, mas cedeu à imprensa e aos lidres do elenco
Zagallo foi inteligente, incorporou o método carioca de ser, mesmo sendo alagoano de nascimento, craque cm jogador, vitorioso cm técnico, viveu se expondo cm seu currÃculo invejável, não obedeceu a hora de parar e dar passagem a outros que estevam em melhores condições, daà usou a copa vencida nos eua pra ir pra frança, derrubando luxemburg, todos tiveram q engolli-lo, depois derrubou romário, nem por esses erros podemos deixar de reconhecer seu valor. Já podiámos ser hepta campeão no mÃnimo....
DifÃcil negar a competência do técnico, mas já ouvi histórias de vigilância ideológica de jogadores... Zagallo trabalhou no pior momento da ditadura militar, isso tem um preço...
Obrigado velho lobo. Obrigado Tostão por nos brindar com esses detalhes. Obrigado futebol brasileiro por produzir tantos Ãcones. Apesar de toda a desorganização, paixão nacional.
Zagalo, grande jogador e otimo tecnico em setenta. Bairrista, raivoso, atrasou o fut bras depois disso
Tostao , o medtre fos cronistas esportivos, mostrou outra grande virtude hoje: lealdade.
Tostão usando sua grandeza para homenagear um gigante do futebol. A gratidão no seu estado puro.
Ninguém disse que o " mestre" Zagalo treinou a grande Portuguesa de Desportos. Por que será?!
O "Globo Esporte" do sábado (06/01), produziu uma matéria sobre o "velho Lobo" destacando exatamente a passagem dele pela querida Lusa.
Se ele tivesse treinado o Vocem, o Rio Claro... citariam?
Tostão sempre observador, didático e preciso.
,agallo ou Zagalo sempre foi um técnico mediano e um jogador ridiculo
Ganhou 4 Copas do Mundo e foi vice em 98. Não, não era mediano e veja como a imprensa internacional está se referindo a ele.
rinus michels, pep guardiola, zagallo e duas cadeiras. quem sai andando?
Parabéns Tostão pela humildade de reconhecer a importância de Zagalo.
Sábias palavras de quem conviveu com o grande Mario Jorge lobo o grande "ZAGALO" apaixonado pelo bom e grande futebol canarinho.
Vou discordar radicalmente. As gerações de ouro deveriam ganhar tres copas direto, cada uma. Estou falando das gerações de Pelé e Rivelino. Depois Ronaldos, Rivaldo, Roberto Carlos e Cafu. Por falta de sucessos seguidos, sou a favor de ganhou, tchau. Infelizmente ninguém repete o sucesso, portanto um técnico a cada Copa. O rodÃzio seria salutar.
Ganhar três Copas seguidas? Precisaria combinar com as outras seleções, você concorda?
É sempre importante ler quem de fato entende de futebol e viveu a história. Com as palavras de Tostão,.a gente sempre aprende um pouco mais.
aparentemente, vc. não conhece o conceito de metonÃmia. continue vivendo tua vida na literalidade e perigas ver.
Ocorre que não se trata de uma biografia, mas sim o colunista narra em 4 parágrafos a sua experiência com o Zagallo e a razão pela qual Tostão entende que o treinador foi revolucionário na Copa de 70. Simples assim. É razoável que após o falecimento de alguém vencedor como Zagallo, os textos busquem homenageá-lo. Se o senhor quiser redigir uma biografia, vá em frente.
o nome disso é hagiografia. entendedores entenderão.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Bom futebol e sorte , mas o futebol tem suas armadilhas , por isso é o esporte maÃs praticado , Holanda em 74 contra o Brasil deu sorte , pois perdemos vários gols , poderia ser o contrário
em tempo, adoro contrafactuais em assuntos de história já vencida. talvez vc. deva aprender que o jogo simplesmente já aconteceu, 50 anos passados. hipotetizar aqui serve pra quê? só falta dizer que fomos campeões morais em 74 tb.
eu vi o jogo na época, revi i vÃdeo ainda outra (o jogo inteiro, não os pedaços) e acho que vc. está falando de outra peleja.
Acertou em 70 porque tinha jogadores a altura, porém em 74 demonstrou que Técnico não é assim fator preponderante no sucesso de uma equipe.
Em 74 perdeu para outra seleção revolucionária, só isso.
Acho que Tostão apenas jogou confete no ex-treinador. Se Zagallo fosse esse técnico que Tostão quer que ele seja, Zagallo seria um técnico disputado pelos Clubes. E nunca foi. Teve uma carreira medÃocre em clubes de futebol, por isso que trabalhou muito pouco neles.
Zagallo teve seus feitos reconhecidos em vida, como técnico responsável por treinar a melhor seleção da história e como jogador bicampeão mundial com grande contribuição nas campanhas de 58 e 62. A afirmação de que foi um técnico revolucionário, explicitada pelo Tostão, deve ser fortemente considerada: parte de alguém que conhece profundamente de futebol, praticou de maneira excepcional o esporte e viveu a história.
Tem muitos que acreditam que têm mais experiência, prática e conhecimento futebolÃstico do que o Tostão. Está em voga até em outras áreas: grandes "entendidos" em economia, finanças, legislação e justiça, educação etc.
Quando morre , vira gênio!
Esperava muito mais do texto do Tostão. Sobretudo em um dia tão importante.
Achei o texto excelente, até com revelações de conversas nos bastidores da Copa de 70.
doutor eduardo deveria lembrar as coisas que mario jorge falou à imprensa sobre uma certa holanda, pouco antes de enfrentá-la em dortmund, idos de 1974.
e ignorância cheira a naftalina.
A soberba é sempre dos outros.
Gostaria de ver o meu comentário publicado. Não tem nada de ofensivo. Se não for publicado, considerarei um ato de censura.
Também já fui vÃtima.
Cortar Durceu Lopes e convocar Dario é ser um técnico revolucionário? Deixar Zico de fora da Copa de 74, pelo fato de ele ter uma prima de esquerda revolucionária, é ser um técnico revolucionário? Deixar Ademir da Guia e Nelinho no banco de reservas na Copa de 74 é ser um técnico revolucionário? Escalar o Ronaldo, depois de sofrer uma convulsão a menos de 24 horas, a mando do Ricardo Teixeira e da Nike , é ser um técnico revolucionário?
Bem.... Eu acho q Zagallo era um técnico mediano. Não acho que revolucionou nada não. Quando substituiu João Saldanha (esse sim. Um baita tecnico) pegou o time já montado e escalado. Só fez alguma substituição pra adequar o time ao adversário. Também com essa que foi a melhor Seleção de todos os tempos, até eu,com 19 anos de idade na época, ganharia qlqr copa do mundo.
Tudo bem elogiar um amigo, mas zagallo a frente do seu tempo e como dizer que o FNM era um super caminhão. Rivelino na esquerda foi uma conveniência polÃtica e nao técnica. Mostrou todo sua mediocridade quando enfrentou Rinus Michell. Só foi mais um Pelé dependente.
Armando, inicialmente pensei que estava lendo uma crônica do saudoso Armando Nogueira,. Sua inteligência é única e Ãmpar. Deveria abandonar os comentários e assinar uma coluna na FS. Sua analogia utilizando o caminhão FNM foi de uma sensibilidade incrÃvel. No próximo texto você poderia utilizar Gurgel, Lada, telefunken, motocicletas FBM,
Explique o que é um Pelé dependente.
Armando Moura, você é um gênio , cara. Devia estar assinando uma coluna em vez de perder tempo nos comentários. Estou em choque com a sua inteligência.
Palavras de quem entende muito de futebol e esteve lá dentro vivendo com o Zagallo. Realmente vendo hoje a retrospectiva da copa de 1970 em todos os jogos era simplesmente um baile de bola nos adversários e levava a torcida ao delÃrio. Valeu Zagallo!
Salve, Grande Tostão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tostão > Zagallo foi um treinador de futebol revolucionário Voltar
Comente este texto