Elio Gaspari > A 'casta' de Pindorama Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Somente alguns indivÃduos isolados ainda não consideram o que "Mi Ley" faz, em termos polÃticos, senão mais um meio de ganhar muito mais dinheiro, tanto para si quanto para a "casta" que taticamente serviu-lhe de boi de piranha até chegar à Casa Rosada. O que se está vendo, com inflação de 30% em 27 dias, e a queda recorde de 9 pontos percentuais com um mês de governo, já se dá por certo que "Mi-Ley" não conclui o mandato, a exemplo de Dilma II. Na Argentina, 2024 será muito pior do que 2023!!!
Sou radicalmente contra essa ultra direita ,mais se as ideias fossem em pro de uma construção de um novo estado(Que estar completamente arcaico )Eu assinaria em baixo ,mais o problema é que em todo mundo essa ultra direita e seus comandados são pessoas que tem fascÃnio pelo fascismo aà não !
Gaspari, não ouse falar de corrupção, pois será tachado de 'moralista' pelos luloneoliberaisperistas.
Viuge ..Que meda...Tá na hora de boyar os $ debaixo do colchão ?
Dizem que o(a)s camisas amarelas de Pindorama reúne empresários que articulam incentivos, juÃzes que acumulam penduricalhos, congressistas que industrializam emendas orçamentárias e maganos que empregam parentes. Tudo dentro de uma legalidade manipulada pelo(a)s camisas amarelas. Se for verdade, abaixo o(a)s camisas amarelas!
Gaspari faz o jogo do patrão, bilionário banqueiro parasita de juros. Aponta o que poderia ser chamado de roubo de galinhas se comparado ao roubo dos juros bancários, que sugam mais de dois trilhões por ano de todos nós, nosso maior problema disparado. Vale ler a farsa do déficit, do professor Dowbor.
Acho que Gaspari já está com problemas graves de memória, não lembra o que ocorreu com Collor, o caçador de marajás, nem com o Bolsonaro, que com 30 anos de polÃtico, venderam a mentes rasas como a solução, pura joia, rachadinha e coisa pior. Pra Gaspari Milei é pura novidade, não tem a menor ideia do que vai acontecer. Fosse só falta de memória seria menos pior.
Seu Elio ,o homem que caçava marajá não foi citado por qual motivo???
Gaspari, tradicionalmente tão respeitado, tem-se tornado um jornalista bobo. Que texto fraco esse...
Do trio mencionado: Ulisses, Tancredo e Thales, o que mais gostava era do Thales Ramalho. Tancredo nem tomou posse como presidente e se fosse seguir a Constituição da época, teria que ter novas eleições.
Os magistrados conseguiram duas férias anuais com o argumento de que o trabalho é muito é estressante e para decidir precisavam ler muitos livros e outras decisões. Isso foi antes da internet. Hoje tudo se resume em copiar e colar. Além do mais, na grande maioria dos casos, eles só assinam as sentenças e acordons que os assessores elaboram. E se eles vendem as férias, tá comprovado que o trabalho não é tão estressante. Mas que dia o legislativo vai ter coragem me tocar em Suas Santidades?
Essa é a questão. Falta coragem para enquadrar a função nos limites da moralidade prevista no artigo trinta e sete da Constituição. Falou-se em abrir a caixa preta do Judiciário, mas apenas criaram o cnj que não serve ao propósito de combater os excessos salariais. Daà que alguma entidade corajosa poderia ganhar o poder de indeferi-los. Do Congresso não se espera tal coragem. Parece que têm medo de represálias nos processos contra eles, que não são poucos.
Perfeito Ademar. Essa é a cultura do Brasil colônia vicejando em pleno século XXI ...
Seo Elio num ato falho, vosmecê esqueceu intencionalmente de incluir a casta dos militares, uma das mais antigas e ativas, no rol das castas de Pindorama. Que coisa feia, não é? JK
Verdade!
E vejo só o tÃtulo da matéria, sendo algo relativo ao judiciário, newmar, bolsonaro, rio de janeiro, já não leio, só vem coisa ruim, aqui nunca vamos tirar essas vantagens das elites e tampouco do sudeste q leva noventa por cento dos cem bi arrecadados dos royalties do petróleo e sessenta por cento dos quinhentos bi arrecadados do icms, daà essa reforminha tributária só foi pra tirar mais dinheiro desse asfixiado contribuinte q já paga um terço do pib, essa casta daqui é a pior do mundo.....
uns usam palavras doces, outros salgadas, mas seja como for eles dominam e nós somos os dominados.
Collor, quando candidato à presidência, elegeu, como mote de campanha, rastrear os funcionários públicos – os marajás. Mas quem logo entendeu ser alvo da caça foi o trabalhador comum quando teve sua poupança depenada. Milei selecionou ¨a casta¨ para fustigar. Os hermanos, protestando contra medidas tomadas pelo encantador de perros, identificaram rapidamente o real sentido do termo: ¨al final, la casta era el pueblo¨. Collor foi defenestrado. E Milei?
Collor pode ter sido o pai dos descamisados, mas também, foi a mãe dos ricos!
Já chegou e já passou, graças a Deus. Por aqui teve o nome de bolsonarismo. Gaspari, você estava dormindo quabdo a democracia era assaltada e violentada? É isso o que produz essa história de arvorar certos polÃticos em adversários de castas ou elites..
A " casta" é a nossa elite branca e sempre golpista, meu senhor.
Bordão pode até chegar, Brasil sem identidade própria e de complexo vira-lata imita os de fora para aparecer.
"A casta de Pindorama reúne empresários que articulam incentivos, juÃzes que acumulam penduricalhos, congressistas que industrializam emendas orçamentárias e maganos que empregam parentes. Tudo dentro de uma legalidade manipulada pela casta". tio elio e a tartaruga de estimação de itamar, flecha, andam trocando figurinhas: em instantes, furo de reportagem nesta coluna, com a chegada da corte ao rio, em 1808.
Os delegados da polÃcia civil do pequeno estado onde moro ganham, em média, 40 mil reais por mês. Os auditores fiscais da faze da estadual também. Os salários pagos aos funcionários públicos estaduais são 5 vezes maiores que os do setor privado. Um desembargador ganha mais que um juiz da suprema corte dos EUA. Esta é a nossa casta.
Colombo, não estou aqui para defender as muitas castas que limitam o desenvolvimento do Brasil e perpetuam nossa desigualdade, porém, há que cuidar para que fake news não desqualifiquem a discussão, tampouco sirvam para alimentar o ódio contra algumas classes; nesse sentido, corrijo sua afirmação sobre um desembargador ganhar mais que um juiz da suprema corte americana. Esses ganham aproximadamente R$ 115 mil/mês, enquanto o teto dos desembargadores é de R$ 46,6 mil/mês.
Acrescente-se a casta da indústria automobilÃstica, agraciada com mimos sucessivos.
Até a ''casta'' tem comentarista que diz ser ''culpa da esquerda'', vejam só! A memória curta é conveniente para sustentar uma mentira. Dentro do funcionalismo público, a esquerda atua nas universidades, que estão à mÃngua desde o desgoverno do golpista Temer. Aliás, a direita e a extrema-direita vibraram quando derrubaram a tentativa do Lula e Haddad de derrubar o privilégio das desonerações de salário, que só aumenta o lucro$ dos empresários privilegiados, sem gerar empregos.
Se o programa econômico de Milei puder ser implementado democraticamente na Argentina, isso é se o Congresso e a Justiça não o implodirem, não tenho dúvidas que será tentado no resto da América Latina.
Uma perguntinha ao escritor, você não votou de fio a pavio na esquerda, a fim de não dar continuidade nos relatados privilégios, mesmo esquecendo os das classes A ? Não né... então a culpa é sua também...
Resultado de 15 anos de um governo de esquerda. Até agora?!
Onde isso ?
Se há uma casta, é a burguesia, é os 1% (ou 0,1%). Por mais importante que seja um polÃtico, ele não tem 1% do poder polÃtico que um bilionário tem. O liberal só vê os galhos, não vê a raiz.
outro dia assisti a um filme no Prime, Matança. Um novo prefeito chega em uma currutela para substituir ao antigo que tinha sido morrido. No local todo mundo era corrupito, a pulicia, os pulÃticos, a secretária do prefeito, os cidadão, os cachorro etc. O prefeito, que já não tinha uma ficha limpa, como os daqui, tenta enfrentar a moçada de mãos sujas com as mãos mais ou menos limpas. Bom, ele não morreu e nem matou todos os malvados, então...pindoramizou...yahoooo
O que Haddad falou na entrevista não me pareceu auto-elogio, mas sarcasmo com as contradições do seu próprio partido, que o critica para agradar a esquerda e toma só para si (e para Lula) o que a sociedade (ou parte dela) entende como feitos relevantes para o paÃs.
Elio Gaspari é patrimonio da cultura e da memória do Brasil.Espero o final do sábado para ler a coluna que será publicada no domingo. Ouso divergir dele, no entanto: O que Haddad falou na entrevista não me pareceu auto-elogio, mas sarcasmo com as contradições do seu próprio partido, que o critica para agradar a esquerda e toma pra si (e para Lula) o que a sociedade (ou parte dela) entende como feitos relevantes para o paÃs.
Não me lembro de conhecer alguém na vida publica que mereça uma linha de elogios, deveria ter conhecido o Thales. quem sabe mudaria de opinião.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A 'casta' de Pindorama Voltar
Comente este texto