Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson Badra

    Não é narrativa de limpeza étnica. É limpeza étnica no grau mais covarde desde Ruanda. E não se busca demonizar a imagem de Is ra el. Esta imagem já está demonizada. E não é só pelo que fazem na guerra, mas pelo que tem feito desde 1948.

    Responda
  2. Ronaldo Almeida

    O autor, assim como todo o aparato Zion Ista, tenta desqualificar todos aqueles que se opõem à narrativa oficial. Pappé é "insignificante", Teddy Katz, "falsificador". Mas nenhuma palavra sobre o reconhecimento, por membros da Brigada Alexandrino, dos crimes cometidos em Tantura. De so nesti dade é o nome.

    Responda
  3. Antonio Carlos Mazzeo

    Apesar dos malabarismos e das "confusões" pouco inocentes, Avritzer não convence. Ao contrário, tenta legitimar um juridicismo, esse sim, altamente suspeito, e argumenta que todas as soluções da ONU foram "legais", mas esquece de dizer que as hegemonias, principalmente a inglesa, em 1948, provocaram a expulsão progressiva dos palestinos de suas terras e legitimaram o projeto de limpeza étnica e de hegemonia do Sionismo . Nesse debate, alinho-me às posições da professora Arlene Clemecha

    Responda
  4. Marli Moras Garcia

    Nada, mas nada mesmo, justifica o genocídio de um povo. A história é implacável. E certamente haverá a lei do retorno. Esrael jamais terá paz.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Cuidado! Veja o que aconteceu com Hugo Chavez: "Números, 22:10 E Balaão disse a Deus: Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, mos enviou, dizendo: 11 [...] vem, agora, amaldiçoa-mo [Israel]; porventura, poderei pelejar contra ele e o lançarei fora. 12 Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto bendito é. [...] Gênesis, 12:3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra."

    2. Jacques Toron

      Is rael não faz geno cidio , se defende das atrocidades ara bes. 850 mil ju deus foram expulsos de países ara bes após 1948, lei e indenizações de retorno têm que ser para os dois lados. 73% da Pales tina hoje é Jorda nia.

  5. Ronaldo Almeida

    O autor é des on esto. Basta observar o que ele diz sobre Tantura. Ted Katz foi obrigado a se retratar sob ameaça. Anos depois, voltou atrás. Aliás, em 2022 oficiais do Batalhão responsável pelo massacre reconheceram os crimes praticados. Então, quem esgrime argumentos ideológicos?

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Eitan Berezin, por que non sense? Você apenas repete o aparelho idológico do zion ismo. Já ouvi de vários historiadores pró zion que Pappé é "menor", quando pergunto a razão, não sabem responder.

    2. eitan berezin

      No sense

  6. NIvalde Castro

    Mais “lero-lero “ que tenta tapar o sol com uma peneira

    Responda
  7. Sergio Siqueira

    Não há conflito algum. Existe um massacre criminoso que deveria ser respondido em Haia , se aquilo lá tivesse alguma utilidade.

    Responda
    1. Jacques Toron

      Infelizmente o Ha mas não pode ser julgado em Haia

  8. Pedro Guimaraes

    A réplica do artigo é subjetivista e voluntarista. Por exemplo, "houve expulsão, mas não houve vontade". O fato expulsão demonstra a vontade - não é preciso alguém que declare isto. E depois vai para "transformou em ideológico" - reprodução do argumento liberal, de que quem é liberal é técnico, quem é crítico é ideológico. E termina com "não concordo que Pappe seja um historiador relevante" E dai? Isso é subjetivismo - a relevância dele está clara, pois é lido e traduzido no mundo todo.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Relevância ideológica, a de Pappe

  9. José Davi

    A imprensa tem lado e a discussão fica travada quando palavras são sumariamente censuradas, o nome do primeiro ministro, o nome do país não podem ser escritos.

    Responda
    1. Marli Moras Garcia

      Exatamente. Isso é censura da Folha que diz fazer um jornalismo independente. Engana a quem?

  10. Evandro Ricardo da Costa Colares

    Quem está agredindo a imagem de Esrael é o próprio estado de Esrael, governado por radicais sionistas. Leiam as declarações dos ministros de Netanyahu, e do próprio, sobre o que desejam fazer com os palestinos. Não deu para entender ainda?

    Responda
    1. Alberto Henrique

      H;itler fez escola.

    2. Sergio Siqueira

      Não se esqueça que tiveram bons professores no passado recente. Gostaram das lições!

  11. Evandro Ricardo da Costa Colares

    Quem está de_monizan_do a imagem de Israel é o próprio estado de Israel, governado por radicais sionistas. Leiam as declarações dos ministros de Netanyahu, e do próprio, sobre o que desejam fazer com os palestinos. Não deu para entender ainda?

    Responda
  12. Mykel Alexander Santos Gomes

    Mais de 23 mil mortos. Genocídio em intenção. Conseguem fazer assassinato seletivo, então não tem como dizer que são ataques errados. Fora patrocinadores da mídia e donos da mídia e contratados da mídia como o autor do artigo. Pela enésima vez dao voz ao mesmo lado. Dessa vez ainda com malabarismos para justificar bombardeio em tudo.

    Responda
  13. Emilio Bazzani

    Olhem-se no espelho.

    Responda
  14. Ricardo Lobo

    Quais são os fatos? Está tudo muito claro. O papel aceita tudo. Vejam a situação de Gaza hoje e seus habitantes que sobraram. Digam isso, a realidade.

    Responda
  15. Ricardo Arantes Martins

    A política de Estado de Ex rael é as claras (política pública), não esconde seu imperialismo. Ela aproveita-se desses extremistas, dos ataques terroristas a fim de justificar o avanço sobre o território palestino. Então, através das décadas ele vem tomando palmo a palmo o território palestino. Uma política sórdida no tempo. O que de forma alguma justifica o preconceito racial contra os Ju deuz.

    Responda
    1. Jacques Toron

      73% do território pales tino foi dado a Jordania, em 2005 Israel devolveu aos pales tinos Ga za ,que havia sido conquistado do Egi to em 67. Coloni alismo não tem essa definição.

  16. Adenilson peneli

    Além do mais a autora demonstra o quão difícil está defender Israel, a História demonstra o o sofrimento, e o sangue perdido dos Palestinos e demonstrará que a suposta e improvável invasão do HAMAS forma farsa cruel impetrada por Israel sobre o comando do extremista de direita Bibi.

    Responda
  17. Adenilson peneli

    Discurso e mais discurso. Israel se tornou um Estado extremista e é visível o desprezo e o ódio em relação aos palestinos e ao direito internacional, se logicamente os Palestinos não aceitaram a criação do Estado de Israel, pois esse fato lhes eram absurdamente prejudicial, os Israelenses jamais aceitaram a criação do Estado Palestino, tornando a Faixa de Gaza um campo de concentração e a Cisjordânia uma colônia, onde tudo é fiscalizado por Israel, e sua terras virão assentamentos judaicos.

    Responda
  18. marcos vinicio borges mota

    Quero saber qdo Iavé vai aparecer para esclarecer tudo.

    Responda
    1. eitan berezin

      Vira junto com Alah .

    2. Joel Domingos

      A Bíblia, com a sua inspiração divina, já antecipara, há 2.000 anos, comentários desse naipe: "2 Pedro 3:3 - Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, 2 Pedro 3:4 - E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 2 Pedro 3:8 - Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia."

    3. marcos vinicio borges mota

      Ele que disse que ia dar as caras e até hoje, nada.

    4. Joel Domingos

      Iavé deve prestar contas dos Seus para você?

    5. Adenilson peneli

      Antes os judeus vão matar os três profetas que sinalizam o apocalipse, Israel que mata os profetas e mataram Jesus e continuam matando com seu discurso de ódio, e sua atrocidades.

  19. Luiz Antonio Sypriano

    Esses ideó logos sio nistas pensam que a grande maioria da população é idi ota. Is Rael é um Es tudo terro rista!

    Responda
  20. Luiz Antonio Sypriano

    Caro analista, veja se fundamenta nos Fatos, não em "narrativas". O que o Estado terrorista de Israel promove é uma verdadeira limpeza étnica, com extrema crueldade, ou seja, genocídio.

    Responda
  21. Maria Lopes

    A coluna busca esclarecer fatos e discute importantes aspectos de uma complexa situação no oriente médio. Esclareceu vários pontos para mim. Confirma-se, por alguns comentários de leitores, que a maioria não está interessada em saber mais sobre a realidade, apenas rm confirmar suas crenças. Pena.

    Responda
  22. Renato Lima

    É um fato: limpeza étnica.

    Responda
  23. Aderval Rossetto

    Só faltou inventar que agora os palestinos estão fazendo novo êxodo em Ga za, e Is ra el vai devolver todos os terrenos ocupados na Ci sjo rdâ nia !!!

    Responda
  24. Aderval Rossetto

    Só faltou inventar que agora os palestinos estão fazendo novo êxodo Ga za, e Is ra el vai devolver todos os terrenos ocupados na Ci sjo rd ân ia !!!

    Responda
  25. Sérgio Pombo

    Argumentos distorcidos. Como pode existir um "êxodo" se os palestinos discordavam da resolução da ONU? A resposta é, não foi êxodo e sim expulsão. Diz o autor que os palestinos não poderiam discordar da decisão de duas partilhas da ONU por ser soberana, mas isshell discorda e desobedece sistemáticamente da todas as resoluções sobre O M. Resumindo, mais cara de peroba deformador de opiniões.

    Responda
  26. Felipe Araújo Braga

    Is ra el fez e faz limpeza étn ica sim. Esse professor defende o indefensável.

    Responda
  27. Gaya Becker

    Até parece que conversa comprida e citações literárias manipuladas justificam a ma tança visando a extinção do povo pa les tino!

    Responda
    1. Jacques Toron

      Is rael está se defendendo das ameaças de sua extinção

  28. Joel Domingos

    O povo judeu foi e é o povo mais perseguido e humilhado na história da humanidade.Resumindo muito, num decreto promulgado em 1787, o Sacro Imperador Romano José II ordenou que todos os judeus do Império Habsburgo adquirissem nomes de família. Por esse decreto "os judeus eram livres para escolher os seus nomes, sujeitos à aprovação dos funcionários austríacos." Quem tinha dinheiro para oferecer a esses funcionários adquiriam sobrenomes como Süsskind (criança doce), Morgenstern (estrela da manhã),

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Por que será?

    2. Marli Moras Garcia

      E agora se acham no direito de praticar genocídio?

  29. Vilarino Escobar da Costa

    Mais um sio nista tentando justificar o injustificável!

    Responda
    1. Jacques Toron

      Não são justificativas, são fatos incontestáveis, mais de 850 mil ju deus foram expropriados , perseguidos e expulsos dos países ara bes após a 1948.

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      A Folha serve ou mesmo é deles. Interessante saber os financiadores e donos da Folha.

    3. Joel Domingos

      Estude mais história. É cediço que povo hebreu é nativo da Mesopotâmia. Isso faz parte da grade curricular do Ensino Médio. Consta no livro de minha filha, de 17 anos. Título: "História, uma abordagem integrada". Editora Moderna, autores: Nicolina Luiza de Petta e Eduardo Aparício Baez Ojeda. Cap. 1, pág. 8, Antiguidade Oriental; item 5: Hebreus, Persas e Fenícios. ISBN 85-16-03853-X (LA). Abra ainda o link do artigo de título "história do sionismo e da formação do Estado de Israel".