Ruy Castro > A história em três caracteres Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Lourdes Barros

    Caro Ruy, com todo o respeito, acrescentaria "Vitória" (8/1 - Dia da Vitória da Democracia). Muito embora os patrocinadores, facilitadores e, principalmente, instigadores do golpismo ainda estejam livres, leves e soltos por aí. Deixo humilde sugestão se quiserem datas para o Dia dos Patriotas: 17/1 ou 1/4.

    Responda
  2. José Roberto Mathias

    Mestre Ruy, não há o que acrescentar.A data já está na História do Brasil.Não há o que discutir.Um Capitãozinho de m...achou que era um Tenentista de 1924, ou um paulista de 1932.(Acredito que estou ofendendo os nossos grandes heróis).Como um"milico"que participou do Rio-Centro ia conseguir um golpezinho?O pior é que os"patriotários"estão soltos.E as eleições municipais se avizinham.

    Responda
  3. Maria Ines Polotto

    Pior de tudo, pela pesquisa mais de 40% dos broxonaristas patriotários não acreditam na influência do inominável inelegível..

    Responda
  4. Nilton Silva

    Perfeito. Nós brasileiros que temos a memória curta não podemos nos esquecer dessa data fatídica. Alguns por má-fé falam em vandalismo outros dizem o mesmo, mas por que são apenas idiotas bovinos.

    Responda
  5. Raymundo de Lima Lima

    Hoje quando vejo bandeira brasileira em carros, edificio, fundo de loja, reconhece ser senha de bolsofrênicos e bolsofascistas. INfelizmente, bandeira do Brasil ficou manchada, pra mim.

    Responda
  6. Helio Cardoso

    Numa insultuosa afronta à democracia o descaramento tinha lugar: a Praça dos Três Poderes, que exigiria dos "adoradores de pneus" uma fé ideológica e um estapafúrdio tipo de submissão capaz de superar a obediência civil para se transformar em cumplicidade criminosa. Mas o corréu tinha fugido!

    Responda
  7. Kleber Veloso

    Para facilitar, seria legal um atalho mais rápido para comentários dos comentários.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Legal, muita coisa pode ser melhorada, basta vontade de renovação dos editores!

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      meninooooooooooooooo sabe que penso a mesma coisa? Acho ainda que deve ter o recurso de edição e nos comentários dos comentários, deve existir a opção de replica.

  8. Luiz Antônio I

    Também poderíamos chamar de "o estouro da manada", liderado pelo ex-touro do manicômio.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Ôôô Ruy, a coisa tá passada, mas bem que se podia reavivar a treta da Nova Ortografeia, que acabou extrapolando a grafia e aboliu "estória" do dicionário. Pô, temos a história da loucura Bozofrenética em Brasília, gravada em seus Anais&Fecais. E temos a estória, de parcela da população adepta da Carochinha, de que "eram uns maluquetes, somente uns tios e tias autônomos, foi só vandalismo, que golpe que nada - como fazê-lo sem armas?" O peçoau merecia o retorno do belo termo "estória". FikaDika.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Certo, Beni. Se tivessem feito uma passeata pela esplanada dos ministérios, clamassem pelos ET's e voltassem para casa, ninguém tinha sido preso!

  10. Helio Cardoso

    A data da "khagada', jamais será esquecida, é a digital terrivelmente escancarada do bozofake. Bleargh!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Gravada em vídeo HD nos Fecais da História!0

  11. Jose Roberto X de Oliveira

    Número para lembrar bolsonaristas deve ser o 666

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Opa! Não só o 666 mas também o 171

  12. neli faria

    Andei a  meditar  sobre os detidos em Brasília pelo oito de janeiro! A Justiça é sempre para os três Ps. E hoje dos Ps que estão presos,só um. Cadê os Poderosos?  Cadê quem financiou? Cadê quem instigou? Cadê aqueles que deixaram  os acampamentos  ao redor  dos  quartéis?Ou a  Ãrea Militar não é mais de Segurança ? Faltam os Poderosos responderem por instigar o ato.Cadê as Autoridades civis , e militares, que se calaram após as eleições?

    Responda
  13. Kleber Veloso

    Repetindo o comentário: nove e noventa está ficando caro. Mais uma para o catálogo de opiniões chiques. Vou retornar ao Bouvard e Pécuchet que eu ganho mais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Se precisou repetir, é feique: tá valendo deizão, simsenhor. Mas a Folha Universal é serventia da casa. Ah, tem um "curso" lá no Brasil Paralelo que custa treispaw, vai que vai.

  14. Alcides alcantara

    Até tu Ruy? Entrando nessa? Milhares de baderneiros, sem método e organização, promoveram um quebra - quebra em prédios dos 3 poderes. Uma malta imbecil, tosca e estúpida, não há dúvida. Agora chamar isso de "golpe" e alimentar a versão dos interessados, isto é, os que estão no poder. Há golpe sem participação das forças armadas? Quando? Onde? Os baderneiros devem responder pelos crimes previstos no Código Penal, ponto. Esse papo de golpe, só interessa aos estão nos 3 poderes atualmente.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Estou com o Xandão: foi golpe. Pela fuga do mandante e sem ter o que fazer, os 'adoradores de pneus' invadiram e quebraram tudo. Se tivessem feito uma passeata pela esplanada dos ministérios, clamassem pelos ET's e voltassem para casa, ninguém tinha sido preso!

    2. José Bernardo

      Alcides, que tal uma colocação como editorialista da FSP? Com este raciocínio e estas considerações, é bem capaz de conseguir?

    3. Marcos Benassi

      Ôôô, Alcides, açim não dá, prezado. Recomendo muito cuidado com médicos formados em boas faculdades e, especialmente, com aqueles que falem em "medicina orientada por evidências": toca consultar somente gente tosca, xamã fajuto e quem receita cloroquina - mesmo que tenham CRM de boa procedência. Somente esses atenderão vosso cuidadoso desprezo pelas evidências criminais. E nada de assistir csi, nem mesmo os spin offs vvvaagabundos, tipo csi Miami.

    4. Jose Roberto X de Oliveira

      Esqueceu as bombas no aeroporto e nas linhas de transmissão de energia que não explodiram mais as reuniões do Bozo com as forças armadas perguntando sobre sua adesão, a minuta do Golpe com Anderson Torres. Esquema Rio Centro rsrs Se tivesse tido o Golpe a gente nem estava aqui. Ficou na tentativa.

    5. Anete Araujo Guedes

      Leia o texto novamente. Os bois de piranha, assim como o mandante, pretendiam, desde que foram derrotados nas urnas, instalar o caos em Brasília. As forças armadas seriam requisitadas, fechariam o regime, decretando, logo em seguida, uma nova ordem, a da força bruta, da censura, do autoritarismo, da tortura…

    6. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Foi tentativa de golpe. Será que você não vê a linha de eventos que culmina no 8/1? Informe-se, cara. E, mais uma vez, Lula está no poder e cala ndo a boca dos que estão contra eles. Os que insistem, parecem como você, Alcides: rasgando-se de raiva.

    7. GLADIS D B C ARAUJO

      Criar o caos. Pedir a intervenção militar e empossar o ex-presidente. Como é o nome disso?

    8. SILVIO TREVISAN

      Tá mal informado

    9. SILVIO TREVISAN

      Tá mal informado

  15. Eduardo Rossi Neto

    Será que escolheram o 8/1 para que no dia 9/1 fosse reeditado o "Dia do Fico"... Se foi não deu certo... kkk Mas acho que não, duvido que metade desta turma conheça a História do Brasil...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, Dia do Fico? Do feito que o Bozo é burrro, ia ficar todo entusiasmado e Pimpão: "Será que é pra "ficar" com aquelas venezuelanas jostosinhas, com quem "pintou um clima"? Não vai dar sujeira?" No mínimo, ainda ia gravar uns videos e postar, pra se gabar e garantir as evidências do crime.

  16. Ricardo Arantes Martins

    A data que deve vira o dia da democracia será aquela que houver a prisão do Coiso. Não está difícil, é só ouvir a cúpula do exército que se recusou aos atos golpistas. por enquanto é mais do mesmo, foi só mais uma tentativa de quebra institucional sem consequencia para os culpados. fim da monarquia golpe miltar e quebra da constituição.Fim da república velha golpe militar GV e fim da constituição.Golpe de64fim da constituição, ordem dos EUA e golpe militar. tudo impune. O marco.Fim da impunidade

    Responda
  17. Adauto Lima

    Espero que ela, a democracia, um dia chegue aqui.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      E que a ditadura não chegue nunca mais!

  18. Nilo Mismetti

    Ruy, aqui entre nós, você está passando bem? Procure um médico, dos bons.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, Nilo, tem certeza de que é o Ruy que precisa de cuidados? Eu fiz uma recomendação médico-ciebtifica a um seu colega, acima, recomendo igualmente aqui.

    2. Flavio Camilo

      Olha que coisa legal: Mismatch em inglês quer dizer incompatibilidade. E Mismetti em português quer dizer mala mesmo.

    3. Anete Araujo Guedes

      Depois de escrever esse excelente texto, o Ruy deve estar muito bem. Esse dom da escrita, de ser um escritor, não é pra qualquer um, é pra poucos, os privilegiados. Quanto a você, Nilo… Nulo, vai destilar seu ressentimento em outro lugar.

  19. Florentino Fernandes Junior

    Esquerdista gosta é de feriado

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Juta azedume! Mas vai ser feriado, jura? Acho que sou de direita, tenho trabalho pacaramba!

    2. Flavio Camilo

      Florentino Florentino Florentino de Jesus, cara como vc adora ler o Ruy Castro... Fico imaginando sua cara de pas palho.

    3. Luiz Candido Borges

      Em parte alguma do artigo foi sugerida a criação de um feriado nesta data. Não fique triste, Florentino, o Bozo e os militares golpistas continuam à solta, a massa bozista a que você pertence terá novas chances para tentar um golpe.

    4. Hermes Yaly

      @Anete Guedes: sua memória não parece ser muito boa ou, então, seleciona o que quer lembrar. O PT é capaz de jogar sujo e já o fez muitas vezes em sua história: dossiês fajutos (lembra-se dos "aloprados"?), calúnias e difamações (pergunte a Marina Silva o que lhe fizeram em 2014), etc. "Não ameaçam a democracia com tentativas de golpe"? Decidam-se: impeachment é golpe ou não é? O PT é o recordista de pedidos de impeachment mas só é golpe quando aplicado contra ele?

    5. Anete Araujo Guedes

      Nós, da esquerda, ganhamos as eleições nas urnas. Não jogamos sujo, não utilizamos de trapaças, de fakes, de desinformação, nem ameaçamos a democracia com tentativas de golpe.

  20. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    Quero ver os financiadores, incentivadores, militares e políticos que apoiaram o golpe, no banco do réus.

    Responda
  21. João Ramos de Souza

    Assino embaixo: "Dia da Democracia" para o oito de janeiro (a data por extenso é para evitar a 'algarismofobia' do algoritmo). É importante como forma de educação política e institucional, não apenas para a população, mas principalmente para a extrema direita raivosa; para os divulgadores de 'fake news'; para quem acha normal o presidente da República convocar embaixadores estrangeiros para criticar o nosso processo eleitoral, abrindo mão da soberania nacional. .

    Responda
  22. Carla C Oliveira

    A democracia ainda não derrotou os golpistas. Seus mandantes e financiadores continuam soltos.

    Responda
  23. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Alguém pode explicar o que é que o Múcio faz nessa equipe? É um infiltrado?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio! Confundiram com o personagem do Jô Soares, e acharam que era inofensivo...

    2. Anete Araujo Guedes

      Está difícil de aguentar

    3. Bento Brito Teixeira

      É um pelêgo.

  24. Nilo Sérgio de Menezes Ramos Rodrigues

    Perfeito

    Responda
  25. Hermes Yaly

    Não sei se é boa ideia chamar o dia 8/1 de "Dia da Democracia"... A extrema-direita não tem escrúpulos de surrupiar nada, sejam joias presenteadas ou uma ideia, e podem se apossar do nome para dizer que, nessa data, os bravos adoradores de pneus tentaram salvar a democracia das garras do comunismo, etc Todo extremista, de direita ou de esquerda se diz democrata, é só lembrar quantas ditaduras se intitularam "República Democrática...". Acho que é mais apropriado chamar o 8/1 de "Dia da Vergonha".

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hermes, por favor, inclui aí "burrrice, descuido e auto-incriminação", por gentileza.

  26. Marenildes Pacheco da Silva

    Para mim, o sistema planeja e calcula as rupturas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Marenildes, minha cara, creio que houve um enorme erro de cálculo. Aliás, da candidatura do Bozo em diante.

    2. Hernandez Piras

      Sim, o "sistema", o "estado profundo", os "comunistas", os " marcianos"...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.