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  1. Flavio França

    De fato, cientistas e engenheiros nunca puderam nos ensinar como melhorar a vida e o mundo. Mas teológos e filósofos tampouco.

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    1. Joel Domingos

      Toda a escala de valores morais inscrita no ordenamento jurídico dos Estados Democráticos de Direito do mundo moderno são calcadas na moral cristã. As práticas pagãs dos bárbaros, dentre elas o sacrifício humano, inclusive de crianças, bem como o canibalismo, as quais eram generalizadas ao redor do planeta, não prevaleceram. Taí o resultado no patamar civilizatório que atingimos com o modelo cristão. Contra fatos não há argumentos.

  2. Helder Luiz da Silva

    E a psicologia da moda agora é a "baseada em evidências". Aí sempre me pergunto, quais? As antigas, as atuais ou as que ainda surgirão?

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  3. Joel Domingos

    Se se pode chamar a experiência socialista no mundo de Estados ateístas de fato, é uma demonstração de que não funcionou A Teoria do Materialismo Histórico-Dialético, sobre o qual repousa toda a doutrina marxiana não se concretizou, ao predizer que o futuro da humanidade seria a extinção do Estado e do capitalismo e instauração da sociedade sem classes com o comunismo: "faiô". Agora, como já dizia Gilberto Gil, "a fé não costuma 'faiá'".

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    1. Joel Domingos

      Errado, Dilmar. A sua suposta equação, na verdade, é um sofisma. E ainda peca pelo simplismo. Definitivamente, não foi isso que eu quis dizer. Sei que nem todos ateus são socialistas. Tampouco todos os teístas são fundamentalistas. Exceções não invalidam a regra geral. Pelo contrário, confirmam-na.

    2. Dilmar Oliveira

      Essa simplificação de que ateísmo = socialismo = comunismo seria o mesmo que fé = fundamentalismo = ISIS...

  4. Joel Domingos

    O comunismo não funciona. Não defendo o capitalismo selvagem: todo excesso deve ser coibido. Não é um sistema econômico perfeito, mas não inventaram nada melhor. Durante a hegemonia do bloco soviético toda a fronteira da União Soviética, do Mar Báltico ao Mediterrâneo, era todo cercado, com um alambrado com 3 metros de altura, com guaritas com sentinelas a cada 2 km para ninguém fugir. A famigerada Cortina de Ferro. Incorre no mesmo caso, o Muro de Berlim.

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  5. Joel Domingos

    As praias de Cuba também eram totalmente cercadas e vigiadas a fim de que ninguém fugisse. Todos os cidadãos de países socialistas eram prisioneiros em seu próprio território. Por que será que ninguém queria ficar lá? Já os países capitalistas (só os Estados Unidos: não concordo) cercam para ninguém entrar... interessante. Muito interessante...

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  6. Joel Domingos

    Um regime de governo em que a maioria do povo não gosta e quer sair de lá não é democracia. A oportunidade na história que o comunismo teve de mostrar que funcionava não provou nada. Era a União Soviética (composta de quinze republiquetas), China Continental, Coreia do Norte, Vietnã do Norte, Cuba, Nicarágua, países do Leste Europeu (Tchecoslováquia, Polônia, Iugoslávia, Hungria, Bulgária, Albânia, Romênia... Era a oportunidade única na história de provar que o comunismo podia dar certo.

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  7. Joel Domingos

    Com a Queda do Muro de Berlim, em 1989, ruiu todo o Império Soviético: os países socialistas caíram um a um, num efeito dominó. A oportunidade foi perdida. Perderam o trem da história. Nunca mais se repetirá. Ist kaputt. C'est fini. Esqueça o comunismo! Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Interessante também é que nenhum, absolutamente nenhum, dos cidadãos de países capitalistas querem ou queriam desertar em massa de seus países de origem. O contrário não é verdadeiro.

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  8. Joel Domingos

    Diz o ditado popular: "quem tem competência se estabelece". A história da humanidade é o juiz mais justo: ela sempre demonstra quais as escolhas certas por eliminação. As escolhas erradas caem, como as Muralhas de Jericó e o Muro de Berlim.

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  9. Paolo Valerio Caporuscio

    A humanidade não evoluiu e continua egoista, predadora, degradadora por onde passa gananciosa , escravagista e tirana, não aprenderam nada com os erros passados, basta ver o que acontece na atualidade

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  10. Renato Cardoso

    A depressão está comendo solta porque, numa análise mais profunda, a humanidade não engoliu essa história de que as respostas às perguntas metafísicas não têm importância

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  11. Renato Cardoso

    A depressão está comendo solta porque, numa verdade mais profunda, a humanidade não engoliu essa história de que as respostas às perguntas metafísicas não têm importância

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  12. Clandio maffini cerezer

    Pondé poderia contextualizar um pouco mais suas afirmações e estudar tantas outras no que se refere às questões religiosas... Profundidade é parte da ciência e por que não do positivismo... Hehehe

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  13. Paulo Araujo

    Só máquinas se contentam com os como. O ser humano é humano porque busca os quê e por que. Resposta: não, não me identifico com a religião positivista. Pode ser boa para vender celulares mais modernos, mas é um retrocesso para a alma.

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  14. Nilton Silva

    Nas guerras evoluímos bastante. À distância, elas ficaram mais limpinhas.

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  15. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "positivista, inaugurada com a ciência, que abandonaria "os quês", "os porquês" e no lugar dessas perguntas absolutas poria os "comos"." Pondé deve ter fugido das aulas de Filosofia da Ciência. Ciência tem tudo a ver com "os quês" também.

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  16. Joel Domingos

    Os ateus acham que podem traçar algum caminho ou destino próspero para a humanidade. (continua)

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  17. Joel Domingos

    (continuação) Se nunca houve civilização ateísta na Terra, qual é o lugar de fala deles? Nem mesmo representatividade em termos proporcionais à população do planeta têm, dado que mal comportam 8% de sua população. Os existencialistas como Sartre, Camus, Cioran, Flusser, todos tinham ideação suicida. Mesmo Nietzsche já atentara contra a própria vida. Nem mesmo seus ideais de vida poderiam apontar para alvo no futuro, desde que a esperança inexiste em seus léxicos. (continua)

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  18. Joel Domingos

    (continuação) Pensar em futuro é sinônimo de angústia. Schoppenhauer, o pai do pessimismo ateísta. Augustin Barruel continua assim: "Nós colocamos sob os olhos do leitor as próprias expressões deles. E o que o leitor viu? Homens que dizem dominar o universo se fazem entre eles a confissão explícita e repetida de que eles não souberam formar uma única opinião firme sobre nenhuma dessas questões. (continua)

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  19. Joel Domingos

    (continuação) Voltaire, ele que era consultado por príncipes e burgueses, consulta ele mesmo D'Alembert para saber se ele deve acreditar na sua alma e em Deus. Todos acabam por confessar que eles são reduzidos a colocar em cada caso o "non liquet" [não está claro, no Direito Romano]; eles não sabem. Mas o que sabem, então, esses filósofos, esses mestres tão estranhos que não podem sequer resolver entre eles essas questões elementares da filosofia?".

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  20. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Acho incorreto se respaldar nas teorias de um doidivanas como o Comte. Quem se der o trabalho de ler o que ele escreveu, tem vontade de chorar.

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  21. José Cardoso

    Marcuse, em seu livro Razão e Revolução, faz uma contraposição entre o marxismo (e sua fonte hegeliana) e o positivismo. O que o Pondé lembra sobre a crença cristã no fim do mundo e a segunda vinda de Cristo inspira na minha opinião o pensamento revolucionário. Já o positivismo é o pensamento evolucionário.

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    1. Ricardo Arantes Martins

      Vejo Comte com seu positivismo uma corrente de pensamento necessário para a época a fim de que houvesse uma ruptura com o arcaico pensamento de ver o espiritualismo através de ideias religiosas que não mais correspendiam aos fatos mormente após vermos as igreja sendo utilizadas por séculos na busca de poder, até hoje ainda vemos resquícios disso (veja o Coisismo). mas séc.19né. Hoje penso que Deus está por trás da evolução, que ele trabalha de muitas formas nesse Universo.

  22. Fabiana Menezes

    Antes da questão metodológica que nos permite, hoje, comentar,remotamente, um escrito sem que seja essencial sua existência em papel, ainda no século XVIII, a Academia de Dijon propôs a seguinte questão: “se o restabelecimento das ciências e das artes contribuiria para aperfeiçoar os costumes”. Há questões éticas que seguem pois a barbárie é uma sombra civilizacional que nos acompanha, apesar da ciência que se sustenta sobre dados e evidências.

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  23. Enoque Sabino

    É muito diferente ler o livro do Alfredo Bosi - Dialética da Colonização e ler esse artigo do Pondé. Enquanto o primeiro destrincha todo seu contexto, e até mesmo sua influência no Estado brasileiro, o segundo até tenta, mas faz uso apenas para endossar sua filosofia na destopia.

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  24. Ricardo Arantes Martins

    Creio Pondé, que com o advento do Iluminismo liberal veio o questionamento acerca das religiões e da própria fé, coisa que antes seria inconcebível. A contrário senso do que significaria "a liberdade de expressão" defendida vimos nos 1ºsmovimentos muitos liberais "radicais" queimando igrejas de várias matizes e com essa liberdade de expressão vieram posteriormente anarquistas, socialistas ou "apolíticos" contestando arcaica forma de ver da religiosidade e até mesmo pregando ateísmo, nova crença

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  25. JOS LEANDRO

    bom dia pondé, moro em porto alegre, pertinho do templo positivista-av. joão pessoa. eu tb já imaginava que o positivismo está na cultura. lê esse seu artigo foi ótimo, pq essa filosofia do comte, cantada por noel rosa, era meio difícil de se entender. grande abraço!

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  26. Henrique Marinho

    Saber para prever, a fim de poder (Comte). Prevemos hoje com modelos, mesmo imperfeitos, mas melhores que superstições. A modelagem, por sua vez, é a arte de fazer boas suposições. Rimou.

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  27. wilson kfouri

    Pondé, em pleno século XXI tem gente que se acha povo escolhido por Deus com direitos bíblicos sobre terras alheias que lhes dão razão em colonizar outro povo e praticar ge no cí dio impunemente

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    1. Paulo Araujo

      Jovem, quem deu direito a Is r a e l sobre uma terra e a um Estado não foi Deus: foi a ONU.

    2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Se transportar isto para o Brasil, verá que é a mesma coisa que o agro está tentando fazer com os povos indígenas via o Marco Temporal.

    3. Ricardo Arantes Martins

      E não precisa ir muito longe. Cá temos os pente-lhos tais que se acham os novos escolhidos, que o resto vai pro fogo eterno. São os idólatras Adoradores de Mito que oram pelo Coiso na terra

  28. paulo werner

    Sabe aquele jovem q acabou de ler Nietzsche aos 18 anos e olha com desprezo pra sua empregada doméstica uniformizada? Então, não é ele. É o outro caboclo ali, q leu Nietzsche aos 30 e ainda agora não acordou da historinha dos nobres q não eram atormentados pelo futuro, da plebe q estourou a comporta das aspirações demandantes, da linguagem q nada pode contra a biologia (rebeldia inútil do artifício frente à natureza), da pré história como verdade da humanidade.

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    1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

      Li Nietzsche com menos de 18 e isto não me fez ver a empregada como sub-raça. Pelo contrário, passei a vê-la como um potencial a se aproveitar. São maneiras de interpretá-lo.

  29. elcio matos

    Sou um positivista, daqueles que não enxerga o momento atual como terrível, mas aquele que comparando o presente com os passados históricos percebe o quanto estamos evoluindo. Só um fas cista não percebe o quanto a humanidade avançou nos últimos 100 anos, desde quando, por exemplo, negr os ainda eram tratados como subumanos. Apesar de todo negativismo de alguns, tenho certeza que em 500 anos esse mundo será melhor que hoje pra se viver, como hoje se vive melhor que há 500 anos.

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  30. Joel Domingos

    Só confiar como real o que lhe chega aos sentidos físicos não é nenhuma demonstração de sabedoria. As bactérias e as baratas (inseto) também só reconhecem como verdadeiro o que tocam e sentem.

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  31. Joel Domingos

    Deus nos deu um aparato encefálico tão maravilhoso para perceber e reconhecer realidades abstratas mais profundas, e desprezar tudo isso... Não vejo sabedoria nenhuma. Resignar-se a viver unicamente a partir da realidade sensorial ordinária... Sei não, viu? Raul Seixas falava daqueles que só usam 10% da sua cabeça animal. Mesmo que ele não tivesse essa interpretação dessa frase, os 100% do uso do cérebro compreendem a fé.

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  32. MARIO LUCIO CAMARGOS

    O tempo linear é um perpétuo até mais nunca. Jucundos dinossauros.

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  33. elcio matos

    Sou ateu e a única coisa que entendo de filosofia é sua graça em tentar dar algum sentido em nossas vidas. Como ateu é claro que eu não acredito na Bíblia, no Alcorão ou no Torá. Eu só acredito na ciência, naquilo que pode ser comprovado empiricamente, de que somos descendentes dos mac acos e não de Adão e Eva. Mas não posso deixar de me admirar pelo fato de toda civilização ocidental ter evoluído baseado na crença em um cara morto numa suposta cruz há dois mil anos.

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    1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

      Élcio, a cultura oriental tinha noções de civilidade séculos anteriormente aos ocidentais. E seu progresso na ciência também é mais antigo.

    2. elcio matos

      Caro, Misael, não sei se a civilização ocidental é a verdadeira representante da ra ça humana, afinal, tudo o que de pior existiu em nossa civilização foi gerado pelos ocidentais, desde o império romano às colônias na África e na América latina; mas não podemos esquecer que os progressos da ciência e as noções básicas de civilidade nasceram no ocidente. Sei lá, é uma questão relativa como aquela tese do copo meio cheio ou meio vazio.

    3. misael pacheco

      Penso que a civilização ocidental não representa inteiramente o gênero daquilo que entendemos como humano; no entanto, entendo que a ciência se aplica eficazmente a toda nossa existência, ainda que alguns defendam-na como uma criação dessa mesma civilização.

  34. Vito Algirdas Sukys

    Larry Laudan em Beyond Positivism and Relativism defende uma visão pragmática da ciência que está além do positivismo de Comte e Popper e longe de posições relativistas da metafísica. Uma análise sobre teoria científica, método e evidência. Refuta as principais ideias de Kuhn e Feyerabend. Discute os equívocos de Comte e refuta o relativismo dos pós-positivistas. É preciso considerar Comte com muitas qualificações para não incorrer em erros grosseiros.

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  35. Vito Algirdas Sukys

    Para Comte a ciência era preditiva e de certa forma verificável, enquanto a metafísica era não-verificável e não-preditiva. Comte influenciou o System of Logic de Mill. Laudan diz que devemos separar crenças de crentes, separar ad hominem de ad argumentum. Os criacionistas fazem asserções sobre o mundo; uma vez feitas podemos avaliar se elas são confirmadas pelas evidências disponíveis e estimar o dogmatismo de suas posições. Elas podem ser testadas e refutadas se não satisfazem as evidências.

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  36. Vito Algirdas Sukys

    Uma análise profunda de Comte mostra sua crença que a mudança de teorias era cumulativa, a teoria positivista de progresso cognitivo. No século passado o Círculo de Viena usava a expressão "positivismo lógico", sendo Comte considerado por alguns como precursor do Círculo; porém pouco se estuda as ideias de Comte sobre indução, predição, hipóteses e explicação, vide Science and Hypothesis, Larry Laudan. Comte como os positivistas lógicos queriam derrotar os metafísicos.

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  37. Celso Augusto Coccaro Filho

    Mas, por outro lado, não fosse o positivismo, assumido ou enrustido, não estaríamos lendo os colunistas da Folha, que desejam nos aperfeiçoar e melhorar nossas vidas. Não é outro o motivo para assinar um Jornal composto de noventa por cento de opiniões, induções pessoais e coaching, e com otimismo, dez por cento de informações isentas.

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    1. Carlos Ernesto de Oliveira

      Bingo!

  38. Felipe Vasconcelos

    Isso se alinha ao evolucionismo cultural durante o Império Britânico, teoria já rechaçada na Antropologia, mas internalizada pela sociedade, de que as sociedades ocidentais são o ápice da evolução humana, em termos culturais, morais e espirituais.

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  39. Marcos Valério Rocha

    Credo em cruz!

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  40. Fabrício Schweitzer

    Somos a crença: Coaching Científico Positivista Capitalista da Evolução da Humanidade. Dá uma pesquisa. Rsrsrsrs

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