Opinião > Um dia para não esquecer Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vamos falar de golpe: um polÃtico foi acusado de corrupção; foi condenado em todas as instâncias; uma quadrilha ligada ao polÃtico foi condenada; poderosos tiraram tal polÃtico da cadeia; colocaram-o à porta do poder; foram contrários a eleição ser mais transparente; o polÃtico foi eleito; a quadrilha foi libertada; devoluções bilionárias da quadrilha foram perdoadas; adversários da quadrilha foram presos; todos interesses do polÃtico agora estão sendo atendidos... Vamos falar de golpe?
Ninguém está pedindo contagem manual de votos . Apenas que seja atualizado o sistema de votação , mantendo o voto eletrônico e incluindo a impressão do voto para visualização do eleitor e auditoria em urnas por amostragem , se necessário . O Brasil é um dos poucos paÃses que ainda mantém este sistema de primeira geração , grandes paÃses já evoluÃram e incluiram também o voto impresso , isto foi matéria da Folha ainda em 2022 . Os eleitores merecem sempre mais confiança e transparência .
O comentário foi censurado, cumprimentei o STF, por uma cinca,corrijo-me.O processo eleitoral foi conduzido pelo TSE., meus cumprimentos.. Embora discorde do julgamento do Dalagnol: julgou no presente um fato que jamais ocorreria no futuro: ex-servidor público não responde a processo disciplinar. A urna eletrônica, diferente do voto papel, não dá para alterar a vontade do eleitor, e a Corte conduziu com perfeição. Até eu votei para lula,pela primeira vez na vida,por isso ele ganhou.
Gratidão, Djalma. Ganhei o ano com o elogio. Parte jurÃdica e no futebol, respondo por conhecimento; na polÃtica pelo bom senso.
Cara Neli, estava esperando ler seu comentario sobre o artigo de Barroso. Gosto de sua coerencia e quase sempre concordo com você. Além disso equilibram a balança, com sua opiniao sincer, sem medo de desagradar os mais extremados...
Meus cumprimentos ao STF pela postura pós eleição. Se hoje não tem um usurpador , foi graças a atuação firme da Corte.Sou contra prisão: essa gente deve ressarcir, financeiramente, os prejuÃzos que causaram aos cofres públicos;também as Autoridades que foram omissas ao silenciarem .Instigaram, com a omissão, a malta. Militares: tiveram os omissos, mas, ao mesmo tempo os que apoiaram a Democracia. A estes,meus cumprimentos. O erro maior do Exército foi não ter expulsado o mau militar no passado.
Dito isso, reafirmo meu repudio a baderna do dia oito de jan, tresloucada e antidemocratica
Se foi so uma açao de tresloucados e baderneiros o q houve foi uma rebeliao , nao um golpe.
O q nao dá é so prender bagrinhos aloprados e insistir na tese de golpe
Se houve , é dever do Stf , pgr e minist publico acusarem e julgarem as autoridades envolvidas
Golpe de estado pressupoe o apoio de forças e poderes constituidos. Houve isto?
Além disso, há um desafio de como entender a mente de algumas pessoas que foram tão brilhantemente trabalhadas para fazer o trabalho sujo, irresponsável e criminoso, enquanto os "mentores" se mantiveram quietinhos vendo e possivelmente rindo os doutrinados cometerem atos insanos. Aliás, o principal mentor pegou um avião da presidência para fugir (como ainda não foi cobrado disso??) a Miami e lá se divertir e curtir a vida com os bolsos cheios e mais idiotas, por aqui, depositando pix.
Excelência, responda para nós, os ignorantes: A quem serve isso que vocês chamam de "democracia"?
E você poderia me dizer a quem serve isso que vocês chamam de "ditadura"? Eu a vivi por 21 anos. E dela não tenho saudade nenhuma!!!
Você, por exemplo, que pode interpelar a um presidente do poder constituÃdo no Brasil sem risco algum de sofrer qualquer tipo de violência institucional.
Está certo, vamos admitir o ocorrido em 08/01, prenderam os temidos “lesa pátria” e arruaceiros do dia. Mas vem cá, são somente esses? E os demais “lesa pátria” polÃticos corruptos, os detentores de privilégios do judiciário e por aà afora. Está me cheirando distração para o povo enquanto outros tão ruins para a pátria continuam a farra contra os brasileiros. Inclusive governando o paÃs. O tristeza este paÃs.
Faltou inserir os militares aà né.
Salve a democracia relativa do Brasil. O STF e as forças armadas já foram cooptados em troca de privilégios. A PF perseguindo os contrários. A restrição ao acesso de armas implementado e no futuro apreender as que estão na mão do cidadão. Essa é nossa democracia!!
Vossa Excelência faz bem em defender os privilégios de vossa casta.
História do Golpe. Chapéuzinho VERDE E AMARELO- oi pai - eu, sua mãe e seus irmãos vamos para os EUA vender joias e vc vai marcha para BrasÃlia. O Chapéuzinho foi contando- "pela estrada a fora eu vou bem contente dar golpe no presidente". Não deu certo os chapeuzinhos estão sendo investigados, processados e presos.E a familia real votou dos EUA, todos são sustentado com dinheiro publico, arrecadou 14 milhões e não pode nem ouvir falar no BASTARDINHO VERDE E AMARELO.
Bozo plantou as sementes do ódio e da discórdia, seu objetivo sempre foi a guerra civll. Ele está livre, leve e solto, ganhando um alto salário e passeando por ai....
Os vândalos, terroristas, estavam doentes mentais. Agora parte deles estão presos. Os que minaram esse distúrbio estão soltos e escondidos embaixo da mesa nos partidos polÃticos e quartéis.
Não pode ser esquecido, nem perdoado. Os mandantes e financiadores da tentativa de golpe têm que ser punidos.
É isso aÃ!! Enforcamento em praça pública é o mÃnimo.
Já passou já era. Pare de viver no passado.
Isso é a difÃcil arte de governar sem mexer no vespeiro!
Eu não acho positiva a participação de Ministro do Supremo Tribunal Federal como colunista de um grande jornal. Isso porque esse mesmo Ministro vai aqui expor seus raciocÃnios e tesessobre fatos que serão submetidos a si como magistrado. Colunistas os temos de brio e talento por todo o Brasil, muitos dos quais sem grande repercussão nacional. Eu mesmo analiso o 8 de Janeiro de 2023 como o dia da Delinquência Moral de um Grupo Politico, os direitistas radicais e desinformados sobre democracia.
Verdade, Antônio. Aliás, ele nem precisava escrever tanto para repetir o que realmente está querendo dizer: "Perdeu, Mané!"
Indicação polÃtica gera esse tipo de "juiz". Só nos resta aceitar.
Quem pensa diferente do ministro é mané. Aqui ele suavizou né? O pior é q sao quase a metade da pop
Não é quem pensa diferente que é mané para o ministro. É quem age como mané, que aceita ser pau mandado, inocente útil de golpistas. Que aceita ser manipulado por gente como Bolsonaro e sua turma. Vc pode escolher outra coisa, que é o que gente que pensa faz.
Vai virar data comemorativa, com togas na comissão de frente? Se meia dúzia de gaiatos são uma ameaça ao paÃs, melhor devolver para Portugal. Larguem mão, nem de longe foi ameaça ao que quer que fosse, mas um motivo para o STF posar sob holofotes. Serio, sem dúvida, mas não esse dramalhão mexicano vergonhoso.
Carlos, se os caras estavam só acampados, direito deles. Quanto à s FA, o comando maior não aderiu a nada disso e os exaltados não bancaram as consequências de fato. Minha preocupação com a democracia se resume à narco-república, onde manobramos entre milicianos, traficantes invasores de terras e polÃticos que tiram proveito de tudo isso, entre outros apaniguados. O resto, balela, um problema existencial dos oligarcas de plantão. Provincianismo besta.
Vc acha pouco o comandante do exército brasileiro virar tanques contra a polÃcia para evitar a prisão dos golpistas acampados na frente do quartel? Acha pouco o comandante do exército se recusar a obedecer a ordem do presidente da República? Não acho que isso é um sinal claro da gravidade do que ocorreu?
Absolutamente lúcido na interpretação dos fatos. É brilhante.
Sem o Alexandre de Moraes, o golpe teria efetivado.
Mentira. Alexandre estava de férias em Paris. Essa sua opinião é tÃpica dos que o têm, e usam, e ficam felizes quando o usam, como arma jurÃdica, com todos os abusos e parcialidades, contra seus adversários polÃticos.
Os riscos persistem. Entre vários outros indÃcios relevantes, as ausências deliberadas de certas autoridades à cerimônia de hoje...
Os riscos existem todos os dias em que um polÃtico rouba o suor do trabalhador e o imposto do contribuinte; em que se corrompe com empresários e por isso faltam médicos e remédios para idosos, mulheres, crianças; e em que em conluio com os outros poderes se livra das acusações.
Artigo ponderado, excelente, Ministro. Contudo, para que se vire a página e que aquele dia termine e não se repita, é preciso que as instituições republicanas que devem fazê-lo prossigam na tarefa de identificar e punir de forma exemplar os verdadeiros responsáveis, quem quer que sejam e onde quer que estejam.
Principalmente os militares.
Ministro, muito obrigado pelo primoroso artigo. A democracia ainda é o bem maior de que dispomos. Parabéns a todos os homens públicos de boa vontade que atuaram para que novo golpe não fosse instalado no nosso paÃs.
Este grupo terrorista e fortemente armado, felizmente foi contido a tempo. Graças em grande parte, postura enérgica do então Ministro da Justiça Flavio Dino, que como mostram as filmagens comandou pessoalmente a Resistência!
Vossa Excelência trouxe acesso a informações que não vi na Folha, na Globo nem em parte alguma. O pessoal dando marretada a fim de se infiltrar mais e mais nos palácios e davam uma pausa para orar. Muito idade média nesse aspecto religioso que também envolveu o estÃmulo aos atos terroristas, além do já conhecido patrocÃnio financeiro. ninguém deu publicidade de tal fato talvez para que não haja algum estÃmulo. No Mais. Muito Obrigado Barroso.
Que vergonha de STF temos. Um STF polÃtico. Um STF com um lado bem claro. Um STF esquerdista. Um STF que só condena aqueles que não rezam a cartilha da esquerda. Que vergonha. A única certeza que tenho é que o Brasil vai continuar sendo um paÃs atrasado. Um paÃs com um bandido na presidência. Uma quadrilha criminosa no poder com a ajudinha do TSE e do STF.
Não coadunamos com violência, mas quando se leva tapas e mais tapas na cara, quando a democracia, e interpretada a bel prazer de cada um, ha sempre um onda, um levante contra determinados ações, acrescidos de opressões, onde determinados conceitos, so valem para um lado. perseguições, etc, Então, na ha nenhuma duvida o porque de o pais foi dividido, pois teve varias situações, que levaram isto, evidencias, só não ve quem não quer: literalmente metade a favor, e a outra metade, contra tudo.
A palavra de ontem: Sem Anistia! Excelente texto! Como as instituições deixaram de barrar o inelegÃvel em sua escalada até a presidência? Foram tantos os desatinos, os delitos, os desvios, os desequilÃbrios, destemperosÂ…
Opinião da sra neh? Não eh a nossa, então estamos quites....., tem muita agua a passar por debaixo desta pinguela ainda, veremos.
Ministro; como já disse o estigmatizado intelectual, "a história se repete como farsa"... Nesse Dia da Infâmia, em que desavisados que se sentem mais patriotas do que outros aceitaram servir como massa de manobra de uma tentativa de desviar o curso dos fatos, estejamos alertas! A democracia imperfeita deste jovem paÃs passou nesse "teste de estresse", porém não nos esqueçamos dos que tentaram conspurcá-la. E uma menção honrosa à s FFAA, que de uma forma geral, não embarcaram na aventura.
Que bonito!, mas deveria ser coerentes, com estas opiniões, e falar também, dos vilipêndios que seu desgoverno, praticou e em praticando atualmente, Rombos públicos aos bilhões, isto nao diz respeito neh?
Barroso diz que ficou estarrecido com a depredação do prédio do STF. O Brasil também ficou, mas muita gente entendeu o vandalismo como explosão de fúria contra a própria atuação do STF nos últimos anos: liberação de empresários e polÃticos corruptos, desqualificação do trabalho de milhares de servidores (PF, MPF, COAF, Receita, Judiciário), captação de recursos para fins pessoais, abuso de decisões monocráticas polêmicas etc etc. Essa depredação atingiu duramente a sociedade. Inverta a questão!
Avermelhados, quanta narrativas abestalhadas, e pior, nao falar de tudo. se chegou a isto, houve provocações, omissões, etc, eh bem mais complexos do que uma simples falas desta tropa de choque, que vocês organizaram, pra vir pras redes. tentar dar um modus operante, da forma como vocês, acham que foi, mas eh bom, lembrar que metade da população brasileira nao concorda com isto.
Um discurso lavajatista. Moro e Dallagnol já foram desmascarados, desprezados, desvalorizados. Estão em plena decadência. As instituições nos representam, não surgiram de geração espontânea. Quanto ressentimento!
Fora da boa polÃtica não há salvação. Há a barbárie.
O quanto custou aos cofres públicos esses desatinos.? Quem vai pagar a conta? Como fomos chegar até aqui? Uma extrema-direita desavergonhada, sem projetos, sem ideias, sem rumo. Resta-lhes apegar à pauta de costumes: aborto, drogas, LGBT, banheiros comunitárias etc. Isso dá votos! Além da árdua missão de salvar o paÃs de um tal de comunismo que, em sua maioria, nem sabem o que é.
Há como justificar a barbárie?
Boa noite, o STF que temos não é o dos sonhos, mas ele fez o que foi preciso quando foi solicitado, atuou algumas vezes além do que deveria ser o seu papel, porque os outros dois poderes ficaram abaixo de suas competências. O que espero agora que ele atue dentro de suas expectativas, mas não deixe de cobrar que os demais poderes cumpram suas funções, para que o judiciário não precise se agigantar novamente.
Vedacão ao "Non liquet". Tripartição do poder. Codigo Civil de Napoleão. Opine, mas estudando, eka pode passar passar de doxa a episteme.
Eu fico intrigado: quem tentou golpe? Quais foram as armas? Havia tanques de guerra? Havia canhões, fuzis, metralhadoras? Ou só havia BÃblias e bandeiras?
João João vc é um fanfarrão kkkkkk, realmente não houve golpe, graças a muita gente de coragem, ficamos na tentativa de golpe, João João vc é um fanfarrão kkkk
Os golpistas quase mataram uma policial que heroicamente tentava impedir a invasão. O Exército estava de prontidão para a decretação da GLO pelo Lula, que não aconteceu. O capitão Kovarde esperava em Miami que depois do Exército tomar conta da situação, ser chamado para presidir o paÃs. Já havia preparado a minuta do golpe, que previa a prisão de Lula e ministros do STF.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Um dia para não esquecer Voltar
Comente este texto