Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DANIELA MIRANDA BURELLO

    O título está incorreto. Quem extinguiu mais espécies foi o homo sapiens.

    Responda
  2. Antônio Fernandes

    É só colocar um guizo no gogó do felino.

    Responda
    1. Augusto Ribeiro

      Experimenta botar um.no seu próprio pescoço e veja o que acontece com sua audição.

    2. filipe moura lima

      sim

  3. antonio ramos

    A notícia não é nova , o conhecimento liberta e as análises deveriam ser menos passionais , os estudos e suas controvérsias deveriam servir para outros como mitigação , proteção e controle ! A matéria sita inclusive o gato como " pode expiatório" , ou seja vai de encontro com essas perspectivas !

    Responda
    1. antonio ramos

      Obs* cita

  4. BEATRIZ VIEIRA

    O responsável pela extinção das espécies é o ser humano, que domestica, transporta e abandona animais indiscriminadamente. Os gatos, assim como outros animais, são sempre vítimas da ação humana irresponsável. Artigos com afirmações como essas só colaboram para os estereótipos criados contra os gatos ao longo da História. Informações e pesquisas são necessárias, mas para a tomada de ações de cuidado, proteção e controle das populações de espécies.

    Responda
  5. Daniel Almeida

    tenho um casal de gatos, ambos castrados e só comem ração. ficam livres durante o dia. um deles (mais velho) caça de tudo, pássaros diversos, camundongos, lagartos e até mesmo esquilo. interessante que caça e come. já o mais novo nunca trouxe nada. são encantadores

    Responda
  6. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Mas não deram conta dos ratos

    Responda
  7. Alan Passos

    BBC/Folha parecem estar engajadas numa campanha antigatos. O nosso só quer extinguir, se puder, determinada ração em sachês. Se entra algum inseto, ele nem abana as orelhas. Bicho grande ( já vieram morcegos duas vezes), ele vai se esconder. Há estudos como o Cat Tracker. Mais um fomento desnecessário da Folha ao preconceito contra nossos amáveis ronronantes

    Responda
  8. eduardo silva

    gatos são cavilosos já disse lígia fagundes telles e parece que mesmo os alimentados continuam caçando por instinto ou diversão

    Responda
  9. Paolo Valerio Caporuscio

    Gatos são amigos e dão atenção e não viloes.

    Responda
  10. filipe moura lima

    Antes que alguém pense em promover uma caça aos gatos, proponho a castração em série.

    Responda
  11. Marco Souza

    Esse "estudo" é uma grande bobagem ou, no mínimo, está desatualizado. Atualmente, a maioria dos gatos no mundo vive comendo é ração. Essa é mais uma matéria de desserviço, que só serve pra gerar mais aversão, maldades e crimes contra os gatos, já tão cercados de preconceito fruto da ignorância.

    Responda
    1. Carolina Miranda

      Só no Brasil, estima-se que existam 10 milhões de gatos abandonados. Você acha que esses animais se alimentam do quê? Gatos são animais maravilhosos, mas quando não estão dentro de casa sendo cuidados em um ambiente seguro (para os outros animais e para eles), representam um problema para as espécies autóctones. Eles são exímios predadores e sua caça não está relacionada apenas à alimentação. O artigo serve para elucidar o problema, não para espalhar ódio contra eles.

  12. MARCELO DAWALIBI

    Tem um tal de homo sapiens que certamente deixa os gatos no chinelo em termos de capacidade de extinção de outras espécies. É de longe o maior predador que já andou pela face da terra.

    Responda
  13. JOS LEANDRO

    Agora lembrei da música do Chico "A história de uma gata!" Bruce Lee aprendeu muito com os felinos!

    Responda
  14. Joao Pinheiro

    Quando eu morava em casa, tive uma infinidade de gatos e gatas. Todos iam e vinham quando queriam. Saiam à noite, voltavam pela manhã e dormiam o dia todo. Era muito legal ter os bichanos livres, dominando seu grande território de 4 km de raio em relação à sua casa. Por isso - e eu sei que muitos vão discordar -, acredito que gato em apartamento é tão feliz quanto pássaro em gaiola.

    Responda
  15. Gaya Becker

    Desde que a rainha da Inglaterra morreu esses abutres não chamam mais a atenção da mídia.

    Responda
  16. Gaya Becker

    Esses ingleses parecem não ter mais o que fazer. Jogam uma notícia leviana na imprensa contra os gatos e imediatamente se colocam como os maiores predadores de gatos no mundo. Vai começar a matança contra os gatos. Que notícia estúpida e irresponsável! Os estudiosos ingleses odeiam gatos. É a primeira obviedade na notícia. Ainda bem que no Brasil existe lei que protege os animais e dá cadeia para quem for cruel com eles. Que falta do que fazer pra aparecer na mídia e causar repulsa. Credo!

    Responda
    1. Jussara Balland

      Artigo escrito por pesquisador espanhol: Manuel Peinado Lorca é catedrático emérito e diretor do Real Jardim Botânico da Universidade de Alcalá, na Espanha. E The Conversation é uma publicação australiana séria.

  17. Amalia Safatle

    O maior predador da todos é a espécie humana.

    Responda