Dora Kramer > Da boca para fora Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hercilio Silva

    O que é pacificação? Deixar os fascistas darem seu pretendido golpe? Não perde uma chance de querer comparar laranja com banana.

    Responda
  2. José Cardoso

    A maioria do eleitorado prefere assistir o BBB que por exemplo ler um livro com propostas sobre o Brasil. Vide o desempenho do Ciro. A realidade é que o nível é baixo e os políticos tem que ser realistas.

    Responda
  3. José Roberto Pereira

    Qualquer semelhança com Merval Pereira não é mera coincidência. É o mesmo antipetismo inato, incrustrado na alma, que faz a pessoa ignorar que houve uma violenta tentativa de Golpe de Estado. Dai subitamente não é mais a direita quem precisa pagar pelos erros e crimes, mas sim a esquerda que precisa "pacificar".

    Responda
  4. José Roberto Franco Reis

    Conciliação, escutar e dialogar com o outro lado etc etc ..mas como conciliar e dialogar com uma extrema direita bolsonarista que quer tocar fogo no circo, renega a democracia, repudia direitos humanos e valores civilizatórios básicos? A colunista fantasia a existência de um centro democrático que explodiu no Brasil desde que o bolsonarismo deixou de ser um nicho e continua insistindo na teoria dos dois demônios, equivalentes polarizados que supostamente se nutrem um do outro. Lamentável!

    Responda
  5. Estela Najberg

    Dona Dora, por favor. O tal Centro Democrático é uma miragem, de concreto o que existe é Centrão. Representantes do tal centro estão aonde? fazendo, o quê?. O Centrão alugou a janelinha do ônibus, e PSDB, PPS, MDB et caterva ficaram nas bordas do Bolsonarismo. Não eram o núcleo duro, nem oposição orgânica e consistente.. Esse tal Centro Democrático existiu na constituinte e nos governos tucanos. Depois disso, só definhou. Perdeu o discurso, não apresenta um projeto para o país.

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    Kramer tem toda razão, um setor é inteiramente dependente do outro: Bolsonaro se elegeu às custas do Petrolão e outras cositas más e Lula ganhou pelo conjunto da obra do Bozonaro, pandemia, cloroquina,vachina!

    Responda
  7. Ricardo Valle Aleixo

    A polarização fruto do radicalismo das pessoas (de baixa cognição penso eu), se baseia em ações emocionais e não racionais. Essa maioria de polarizados expressa o tamanho da ignorância do nosso povo, só isso. Ao acabarem com um ensino público de qualidade, acabaram com a chance de todos poderem bem raciocinar...

    Responda
  8. Max Morel

    Oportuno artigo e que diz tudo sobre a situação política atual do Brasil. Dora Kramer é imprescindível neste jornal cuja maioria dos artigos é de filopetistas

    Responda
  9. Luís Cláudio Marchesi

    Essa polarização irritante (e radical muitas vezes) de petistas e bolsonaristas já encheu o saco. Serve apenas para manter os currais eleitoriais, alimentando-os de ódio e agressividade para manter-se o status quo do poder. Basta desse radicalismo inútil para o Brasil!

    Responda
    1. Max Morel

      Luis, concordo com você.

    2. luis otavio calagian

      Bom dia Luiz. O que você sugere, apagar a história, à la stalin? Anistiar um bando de desqualificados que destruiram as sedes dos poderes constituídos? Ignorar quem financiou essa tentativa de golpe? Aliviar pra militar golpista? Na verdade, incomoda mesmo o fato do Presidente Lula tenha acabado com o golpe numa penada, muito merecidamente estar sendo reconhecido por isso, como guardião da democracia. Isso é que é irritante pra muita gente!

  10. Marcos Benassi

    Ah, tá. Que canseira...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vide os Zés Robertos, acima, enfiando o dedo no'zóio.

    2. Marcos Benassi

      Pô, Gilberto, mas tem coisa que é, inacreditavelmente, um repeteco frouxo - e é capaz de colar, vide igualmente o Endométrio Magnificolli. Eu fico de saco cheio, mas tem muito colega que briga e argumenta, benza'Zeus.

    3. Gilberto Rosa

      Não cansa não Benassi, os teus textos são divertidos de ler, higieniza os olhos depois de ler esses colunistas jagunços de bilionário.

  11. Paulo da Silva batista

    Só existe comparação entre os dois lados fora do regime democrático, dentro dele não a comparação, o oito de janeiro tai aí pra qualquer colunista com pingo de bom senso ver.

    Responda
  12. Vander do Amaral Fontoura

    Não se trata de direita contra a esquerda e vice-versa. Trata-se de democracia contra o au to ri ta ris mo. E a democracia se impõe em um Estado democrático de Direito.

    Responda
  13. Pedro Guimaraes

    Ao contrário, o Lula tenta conciliar até demais.

    Responda
  14. Martins Costa

    Basta assistir a essa senhora como comentarista na JP para duvidar da sua preocupação, por sinal muito mal argumentada nesta coluna. Há certo cinismo, me parece.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Nunca vejo JP, mais um motivo, Trabalhar lá é muito vergonhoso, só escória.

  15. Tupan Ipê Gorski Brites

    Que textinho mequetrefe, pobre.

    Responda
    1. Max Morel

      E vocês estão por aqui por que? são masoquistas ?

    2. Eduardo Mantegazza Camargo

      O esforço que essa FSP falida está fazendo para conquistar o gado não é brinquedo, não.

  16. Fatima Marinho

    A mídia alimenta a polarização, vende mais. Veja seu texto Dora, polarização disfarçada. Tenta se fazer de neutra, mas busca polarizar para atrair a atenção.

    Responda
  17. neli faria

    Perfeita, Dora!Quem começou o nós contra eles, não foi o Boiadeiro anterior,foi o Atual quando surgiu na Política. Exemplos: nas Indiretas expulsou quem votou para Tancredo e se Maluf ganhasse?O importante era Ele! Em 1985, eleição,Prefeito, São Paulo, insistiu com uma candidatura:deu a vitória para Jânio.Convidou a sair quem foi ser Ministra do Itamar;foi contra o Plano Real; contra as Reformas da Previdência, e expulsou quem votou contra a draconiana reforma lula,em 2003;origem PSOL etc.

    Responda
    1. Max Morel

      Neli, foi assim mesmo que as coisas se passaram no Brasil.

    2. Nasemar Hipólito

      É isso! Tive que votar nele na última eleição, mas o Lula sempre foi o grande criador desse monstro, do "nós contra eles", chegando ao ponto de chamar candidato tucano de fascista! Agora tem que provar do próprio veneno...

  18. Gilberto Rosa

    A pacificação não interessa ao patrão da Kramer, o bilionário banqueiro parasita de juros, que toda semana incita intrigas. Ao invés de todos nos unirmos contra os juros que sugam nossas riquezas, maior problema, somos obrigados a viver com a eterna briga gerada pela extrema direita, que é cria do grande capital direcionada a mentes rasas. Dividir para conquistar funciona, por um tempo.

    Responda
    1. Gilberto de Paula

      Acho que você não leu o comentário acima da Neli, meu caro xará.

    2. Max Morel

      tsc tsc tsc

  19. Fernando Alves

    Mas uma que escreve de dentro do gabinete de um membro da família Bolsonaro, e escreve tudo o que os verdadeiros patrões dela mandam.

    Responda
  20. FABIO ARAUJO

    Estou ouvindo e lendo sobre essa tal pacificação desde 2016 quando a Rousseff foi impedida pelo Congresso...

    Responda
  21. José Felipe Ledur

    Foi preciso apelar até à falta de sex appeal do centro pra escrever este artigo... O que o país não precisa é da paz dos cemitérios, em que tudo acaba debaixo da terra ou das pedras. A responsabilização, com observância do devido processo, dos que atuaram contrariamente à Constituição e as leis é uma exigência ética. Se não for assim, sairemos desmoralizados enquanto nação.

    Responda
    1. José Felipe Ledur

      Obrigado, Silvia.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Ótimo comentário!

  22. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Análise enviesada e insincera, tentando mais uma vez estabelecer uma paridade ou equivalência que. nunca existiu e continua não existindo. Bolsonaristas querem destruição. Não é o mesmo do tal outro lado.

    Responda
  23. Reinaldo da Silva

    Que argumentos mais fajutos! Essa cara senhora acredita realmente em pacificação na política? Se é assim deveria escrever sobre qualquer outro tema, p. ex. cantos gregorianos. Oh, Dora "rainha do frevo e do maracatu" (como diz a letra da canção do Dorival Caymmi), em que mundo vives? Com toda a sua experiência parece que não habitas a Terra, onde a luta política não é almoço de estrelas. Talvez, em outro planeta também. Anos de jornalismo político e não aprendeu que política é embate.

    Responda
  24. Hugo Oliveira

    "Pacificação" para este jornalão golpista-lavajatista-guedista é passar paninho para golpista da direita e fingir que nada houve.. é assim desde 1964. Já para qualquer movimento popular que se manifeste, é duralex ,sem "pacificação" . Mídia de Banânia, farsa absoluta.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Perfeito.

  25. Andre Moraes

    Estou pouco me lixando para a pacificação; pode ser que no futuro tenhamos essa utópica pacificação com esses seres neandertais, o que a evolução natural mostrou não ter sido possível, quando eles em algum periodo do tempo foram extintos - talvez, por uma sucessão de doenças como a covid. A preocupação é única; responsabilização de golpistas em todas as esferas. Qual a dificuldade da turma do deixa disso entender?

    Responda
    1. Andre Moraes

      Sim Luthero, por isso me referi no tempo usando “um período”; que se estendeu por dezenas de milhares de anos. Mas em tempos de bolsonarismo e trumpismo é uma hipótese a ser validada, será que eles ainda estão entre nós?

    2. LUTHERO MAYNARD

      André, os neandertais conviveram durante largo período com o homo sapiens. Será que essa convivência continua ainda? No mais, concordo plenamente com você.

  26. Paulo Cesar Lopes Pereira

    A articulista esforça-se para dar um tom pretensamente neutro. No entanto, o vocabulário escolhido denuncia suas intenções: "a intolerância dos oposicionistas" não existe ou existiu, o que houve foi uma tentativa de golpe de Estado. "o sectarismo dos governistas" é a investigação, a abertura de processos e já algumas condenações pelo Judiciário, que não é governo nem oposição. Não haverá pacificação sem a responsabilização e punição dos golpistas do 08/01/23.

    Responda
  27. luis otavio calagian

    Muito ruim a análise dessa senhora. Rasteira, sem conteúdo, sem base intelectual. Está cada dia pior…

    Responda
    1. Max Morel

      E você, irracionalmente, continua lendo os artigos dela. O que dizer de você mesmo?

    2. luis otavio calagian

      Incomoda porque é um discurso que tenta igualar democracia com golpismo. Essa é a única polarização presente na sociedade brasileira. E quem não é capaz de perceber a intenção desse tipo de jornalista é tolo.

    3. Gilberto Rosa

      Sim Dalton, a ignorância as vezes incomoda, mas temos que lembrar que tem pessoas que são limitadas, que acabam pensando como bilionário quer, não é maldade, é só limitação, basta ver tudo o que aconteceu. Te entendo.

    4. Fernando Alves

      Incomoda porque é um liixo.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Incomoda, não ?!

  28. Carlos Rizzo

    Não lembro de ver esse tom pacifista de vossa parte quando a Dilma era presidente. Era uma cruzada contra uma presidente que não havia cometido nada.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Por isso que o país não melhora, Carlos. Tem gente que se acha o suprassumo da intelectualidade e chama enrolação retórica de fato.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não há tom algum. Há, apenas, a constatação de um fato. A propósito, dilma fez uma infinidade de besteiras que causaram extremos prejuízos ao país. Desnecessário enumerar.

  29. Florentino Fernandes Junior

    Dona dora, notei ha algumas semanas uma mudança de tom nas suas colunas. Estao sem sal

    Responda
  30. silvia ramos

    Prefiro assim, chega de hipocrisia. Ao menos, já sei de que lado da história certas pessoas estão. Basta de dissimulação.

    Responda
  31. Ricardo Arantes Martins

    Eu chamaria o Coisismo de extrema direita que é a velha corrupção com ódio e jamais chamaria o petismo de esquerda eis que para ser progressista carecemos, no mínimo de probidade e um partido que teve a prisão sucessiva e por vários esquemas de 3presidentes, Dirceu Genoino e JP Cunha, 2tesoureiros e 2líderes de governo no senado e camara e Confessos não pode ser chamado de progressista mormente após lula colocar agora como líder de governo o dep. Jose guimarães do PT CE, famoso dólar na cueca

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Concordo com o Enio abaixo. Que repetição insuportável, tá chegando ao nível de obtusidade do Namastê ...

    2. Ricardo Arantes Martins

      Rosa, quanto a isso não há dúvida. corrupção tem em todo lugar. Mas veja que é a cúpula partidária. as principais lideranças. Tem muita gente boa no PT mas quando a direção do partido, sucessivamente e por vários esquemas demonstra atitudes ilícitas bem como os líderes de governo. Agora Lula num gesto de fidelidade coloca o dólar na cueca como líder, mas qual o recado que passa? Isso está muito errado. ele sabe que seus seguidores passarão o pano. tem de ser probo e parecer ser probo.

    3. Gilberto Rosa

      Martins, mesmo que se considerasse verdade, o PT é muito grande, não se resume a alguns personagens. Se eu pegar os teus defeitos e colicar na Globo e na Folha todos dias, até tu vai pedir a própria prisão. No fim o PT é o partido que vota pelos 99 porcento da população, com limitações do congresso chantagista. O partido que apresentou e mais uma vez apresenta resultados. Enquanto tu não te candidatar, é o melhor que tem.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Verdade, Ennio.

    5. Ricardo Arantes Martins

      Puis é schneider parece que o povo tem memória curta, muito curta, mormente os pseudoIntelecutais.

    6. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Que resenha cansativa! Parece o namastê com seu enfadonho PEB.

    7. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Que resenha cansativa! Parece o namastê com seu enfadonho PEB.

  32. NIEMEYER FRANCO

    Precisamos de uma direita que contraponha a esquerda, mas algo diferente de Bolsonaro e sua famíl!cia. Nada de primeira dama que receba dinheiro de bandido. Lembrando, alguém explica por quê Micheque recebeu dinheiro de Queiroz? Esquisita a Micheque.

    Responda
    1. Paulo da Silva batista

      Bolsonaro não tem lado,nunca foi direita coisa nenhuma,e um aprendizado de ditador é corupto!

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Pq contrapor a esquerda ? Vc não e a favor de melhores condições p as pessoas mais necessitadas ? Não vejo a tal direita lutar por isso.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Pq contrapor a esquerda ? Vc não e a favor de melhores condições p as pessoas mais necessitadas ? Não vejo a tal direita lutar por isso.

    4. JOSE ANGELO OHNO

      Que tal Collor de Melo?? Rosane era esquisita, mas nao tanto quanto Michelle, embora ambas evangelicas c/ maridos corruptos e papudos (iriam acabar c/ corrupcao, marajas e adjetivos machoes, tais como imbroxavel e tinha "aquilo roxo").

  33. Antônio João da da Silva

    Dora e a imprensa colocam o setor progressista no mesmo balaio do bolsonarismo por medo de falar contra a extrema direita. O setor progressista nada nada nada nada nada tem com o 8/1.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Perfeito Chicon. Como chamar a extrema corrupção de Progressista. Isso é conservadorismo barato. é Brasil sendo Brasil. Já o Coiso é retrógada, com a mesma corrupção histórica tanto que votava com Lula até o fim do mensalão, sem a mesada foi pra oposição.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O assunto é outro. Alheio a isso, não temos progressismo, que seria bom. Temos, sim, oportunismo.

  34. Paulo Jr

    Concordo exatamente com o diagnóstico apresentado. A polarização, infelizmente interessa a muitos.

    Responda
  35. Joaquim Branco

    O terceiro governo Lula tem sido o mais moderado e conciliador desde a redemocratização. Porém não há como conciliar com extremistas que vandalizaram as instituições e depois as sedes delas. Ora, só quem não tem acesso às redes sociais e vive uma realidade paralela poderia julgar que há como perdoar quem despreza a democracia e acredita que os invasores dos palácios e pediam intervenção militar eram de esquerda.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      A Folha contratou o Dalton para ajudar na censura.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O assunto é outro.

  36. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Essa polarização cansa, mas o problema é que um dos lados, hoje está representado pela extrema direita e não a centro direita que polarizava com a esquerda que com o tempo tinha se tornado mais a centro esquerda, os debates eram civilizados. Todo extremo usa a mentira como arma principal, não que os outros não mentiam, mas a extrema direita mente e propaga a intolerância. Colocasse os extremos numa arena tipo Coliseu, não sobrava um.

    Responda
  37. Neucir Valentim

    O fim da polarização não interessa nem aos jornais, as pesquisas eleitorais e nem aos jornalistas, que vivem promovendo esse eterno FlaxFlu, detestável. Incluindo você Dora.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tava brincando, mas agora acho que a Folha contratou mesmo o Dalton.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira. O jornalismo não depende disso.

  38. Fernando Jose da Costa Brito

    Dora , quantas besteiras

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Já não acho mais, bateu a certeza, Dalton foi contratado, e eu achava que só pensava como bilionário quer.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Belo argumento ! Quem lê isso absorve convencimento imediato.

  39. Neucir Valentim

    A fim da polarização não interessa nem aos jornais, as pesquisas eleitorais e nem aos jornalistas, que vivem promovendo esse eterno FlaxFlu, detestável. Incluindo você Dora.

    Responda
  40. Antonio Renato de Andrade

    Não interessa nem a esquerda, nem a direita e muito menos à imprensa que monetiza isso tudo.

    Responda
  41. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Concordo totalmente com a colunista.

    Responda
  42. ERMELINDA SANTANA MATOS

    Cara Dora , Bolsonarismo não é direita , é extrema direita . Direita é Alckmim , Tebet , Dória .... E Lula não é esquerda , sempre foi centro esquerda . Não tem como colocar Lula e um político espertalhão e estúpido no mesmo patamar .

    Responda
  43. José Roberto Pereira

    Não foi só a extrema-direita nazifascista quem elegeu o Genocida em 18, foram os tais "neutros do centro", os golpistas de bem que cheiravam cocaína com o Branca das Neves, que aplaudiam Marrecos em aviões, que inflavam Patos Amarelos na Fiesp, que estendiam faixas "Somos todos Cunha", que chamavam Janaína Paschoal de grande jurista, que toleravam o usurpador Vampirão, comendo coxinha enquanto davam like em tweet do Villas Bôas e MBL. Quem começou a discórdia e a desgraça é que "pacifique"...

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Acertou na veia Pereira.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O 'agora é nós contra eles' antecedeu isso que vc relata. Não que eu discorde do seu relato, mas a sua cronologia é convenientemente seletiva.

    3. JOSE ANGELO OHNO

      Perfeito, Joaquim Rocha.

    4. Joaquim Rocha

      Não, Gino. Não corrobora. Não dá pra comparar políticos otogressustas democráticos com outros fasc istas retrógrados e golpistas. Não é questão de ódio ou intolerância. Ha coisas que são questão de caráter é não tem como aceitar como normal.

    5. GINO AZZOLINI NETO

      Seu comentário só corrobora o artigo. O ódio domina alguns e os interesses partidários domina a todos, independentemente de esquerda ou direita.

  44. raul neto

    Esquerda? Lula está fazendo o governo mais centrista da história, quase centro direita, eu diria. De esquerda não tem nada. Alias, direita? Bolsonaro e seus seguidores são extrema direita, não há direita representativa no Brasil atual.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      O Lula faz um govêrno na margem do possível. Com uma maioria eleita pela oposição tem que negociar. Só não pode se render; como fez o golpista bozonaro.

    2. Martins Costa

      Exatamente. O centro que ela quer na verdade é uma direita que use talheres pra nos jantar.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.