Suzana Herculano-Houzel > Não estamos equipados para tantos dados Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Para que Tycho Brahe levantou dados os mais precisos possíveis sobre a posição dos planetas dia a dia em relação às estrelas fixas? O que permitiu a Kepler concluir que suas órbitas eram elípticas? Sem nada disso portugueses e espanhóis já tinham feito as grandes navegações. A ciência não está sempre a reboque das demandas práticas.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "o progresso da humanidade não está nos aparelhos que fazemos ou nos dados que coletamos, mas nos problemas que aprendemos a identificar, entender, e então resolver." O que a colunista precisa perceber é que, hoje em dia, é muito mais lucrativo gerenciar um problema do que resolvê-lo. Indústria farmacêutica já percebeu isto há muito tempo.

    Responda
  3. Arnaldo Simal

    "...mas que sentido tem o conhecimento, senão resolver os problemas que nos interessam?" Ohhh, Suzana, mas então como fica na foto a Ciência Básica? Aparente/ baseou-se em alguns casos específicos -com razão- para generalizar. É possível que tenha faltado a Suzana exata/ o que ela critica nos exemplos mencionados: tempo disponível para refletir, analisar, criticar e elaborar sobre o que escreveu. Never mind, Suzana...assim caminha a Ciência, aos trancos e barrancos.

    Responda
  4. Berenice Gaspar de Gouveia

    Tem toda a razão. Boa parte dessas novas técnicas são soluções em busca de problemas para resolver

    Responda
    1. Arnaldo Simal

      Talvez essa crítica proceda no caso específico mencionado mas, em geral, a Ciência não se desenvolve sob demanda. Há alguns anos um pesquisador, ao receber o Prêmio Nobel em Medicina, disse: Já temos a solução, agora falta o problema.

  5. joão moreira

    Alguém já disse, em algum momento, que as inovações tecnológicas nos prometeram carros voadores em massa no século 21 e até agora só nos entregaram 148 caracteres. Mas me parece que agora tá liberado o uso de mais letras na tal rede social "mais influente do mundo". Então tudo bem no ano que vem!!!!

    Responda
  6. Matheus Queiroz

    Muito bom!

    Responda
  7. Paolo Valerio Caporuscio

    brasil sempre despreparado e sem recursos em tudo há séculos, cultura da preguiça o que o mantêm sempre cada vez mais para trás.

    Responda
  8. Carla C Oliveira

    Concordo plenamente. Caracterizar o transcritoma sem saber a função não gera conhecimento.

    Responda
  9. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Quem desenvolve sistemas e sites aprende que há um grande volume de dados num contexto a ser informatizado, mas é preciso descartar o que é excedente para que permaneça apenas o que é relevante. É preciso saber o que se quer (produto final ou resultado) e daí identificar os requisitos para obtê-lo (que vai além das funcionalidades e recursos desejados).

    Responda
  10. edilson borges

    não tenha pena dos jovens, eles acham isso legal. tenho pena é de nós, que vamos depender deles prá poder sair de cena.

    Responda
  11. Ivan Zacharauskas

    Sou bem otimista neste ponto, cara Suzana, e acredito que os jovens cientistas darão a volta por cima disso tudo. Só espero que a geladeira da foto não desperte os jovens com mensagens pitorescas, do tipo: "Escutei você roncando a noite toda... Gostaria de dicas para melhorar seu sono?..." Hahahahah

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.