Suzana Herculano-Houzel > Não estamos equipados para tantos dados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Para que Tycho Brahe levantou dados os mais precisos possÃveis sobre a posição dos planetas dia a dia em relação à s estrelas fixas? O que permitiu a Kepler concluir que suas órbitas eram elÃpticas? Sem nada disso portugueses e espanhóis já tinham feito as grandes navegações. A ciência não está sempre a reboque das demandas práticas.
"o progresso da humanidade não está nos aparelhos que fazemos ou nos dados que coletamos, mas nos problemas que aprendemos a identificar, entender, e então resolver." O que a colunista precisa perceber é que, hoje em dia, é muito mais lucrativo gerenciar um problema do que resolvê-lo. Indústria farmacêutica já percebeu isto há muito tempo.
"...mas que sentido tem o conhecimento, senão resolver os problemas que nos interessam?" Ohhh, Suzana, mas então como fica na foto a Ciência Básica? Aparente/ baseou-se em alguns casos especÃficos -com razão- para generalizar. É possÃvel que tenha faltado a Suzana exata/ o que ela critica nos exemplos mencionados: tempo disponÃvel para refletir, analisar, criticar e elaborar sobre o que escreveu. Never mind, Suzana...assim caminha a Ciência, aos trancos e barrancos.
Tem toda a razão. Boa parte dessas novas técnicas são soluções em busca de problemas para resolver
Talvez essa crÃtica proceda no caso especÃfico mencionado mas, em geral, a Ciência não se desenvolve sob demanda. Há alguns anos um pesquisador, ao receber o Prêmio Nobel em Medicina, disse: Já temos a solução, agora falta o problema.
Alguém já disse, em algum momento, que as inovações tecnológicas nos prometeram carros voadores em massa no século 21 e até agora só nos entregaram 148 caracteres. Mas me parece que agora tá liberado o uso de mais letras na tal rede social "mais influente do mundo". Então tudo bem no ano que vem!!!!
Muito bom!
brasil sempre despreparado e sem recursos em tudo há séculos, cultura da preguiça o que o mantêm sempre cada vez mais para trás.
Concordo plenamente. Caracterizar o transcritoma sem saber a função não gera conhecimento.
Quem desenvolve sistemas e sites aprende que há um grande volume de dados num contexto a ser informatizado, mas é preciso descartar o que é excedente para que permaneça apenas o que é relevante. É preciso saber o que se quer (produto final ou resultado) e daà identificar os requisitos para obtê-lo (que vai além das funcionalidades e recursos desejados).
não tenha pena dos jovens, eles acham isso legal. tenho pena é de nós, que vamos depender deles prá poder sair de cena.
Sou bem otimista neste ponto, cara Suzana, e acredito que os jovens cientistas darão a volta por cima disso tudo. Só espero que a geladeira da foto não desperte os jovens com mensagens pitorescas, do tipo: "Escutei você roncando a noite toda... Gostaria de dicas para melhorar seu sono?..." Hahahahah
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Suzana Herculano-Houzel > Não estamos equipados para tantos dados Voltar
Comente este texto