Joel Pinheiro da Fonseca > Invasão dos três Poderes em 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Texto excelente! Super bem explicado e desenhado de que houve tentativa Simmmm! Não acredito ser ignorância que os bolsonaristas dizem ao contrário. Eles agem de má-fé mesmo porque são golpistas e k@ nalhas.
Que o0s fascistas nãoo se iludam. O
Errata: Os fascistas não se iludam: O deles está assando e a cúpula vai pagar também.
Quanta baboseira
Pior cego e bolsanarista mentecapto, é o q se omite, e prefere não ver o óbvio! O golpe falhou!!! Ele insuflou a massa, mas depois fugiu; achando q a eleição perdida, pelos despreparo, desgoverno e descalabro dele. Voltaria c um herói. Só q há democracia. E o fujão está inelegÃvel, será preso junto com o tal Carlos, o louco de pedra q nem o pai! Aceitem q dói menos!!
Vim aqui só para dizer que esse bigode do Joel é a coisa mais ridÃcula que existe.
Muito útil seu comentário...
Isso não é da sua conta.
Excelente artigo!
Essa guerra polarizada de narrativas entre os apoiadores de dois caudilhos sul-americanos, evidência um simples fato: qualquer opinião contrária é atacada ferrenhamente pela turba contrária. Mas o que vai prevalecer serão os ajustes de bastidores, nenhum militar de alta patente; mentores; financiadores efetivos dos acampamentos ou distúrbios de 08/01 e principalmente os verdadeiros conspiradores serão punidos. Penas draconianas serão reservadas apenas para as arraias miúdas!
Este é um comentário equilibrado. Pode-se discordar, mas os argumentos são claros e remetem aos fatos.
Os idi otas presos e os bandi dos mandantes, como o Bozo e os militares bun das sujas soltos!
O raciocÃnio: "o golpe militar só pode ser punido quando não consumado" é de uma clareza, uma limpidez, uma lógica irrefutável. Nunca pensei que elogiaria um texto do colunista. Esse é preciso, necessário, certeiro.
Joel, Excelente comentário. O medo do ex presidente dar a ordem para intervenção militar (grande objetivo há meses desta tentativa de golpe mal planejada) é muito simples, se o golpe fosse dado, porque razão um general passaria o poder para um capitão meio transloucado. Por isto mesmo ele não passou o poder ao Mourão e fugiu para os EUA . Não ia dar mesmo . Ele já tinha demitido todos os comandantes da Força para colocar seus fantoches e sabia que não iria rolar nas F. A. Não rolou!
Concordo em parte com você, Carlos Eduardo. Tenho sérias dúvidas que, assumindo o ônus do golpe, o Alto Comando aceitasse passar o poder ao Ogro, que se mostrara,a olhos vistos, um ocioso irresponsável. Mas, ainda acredito que o medo de comprometer-se pesou muito mais. O Ogro sempre se mostrou covarde. Só um covarde não compreenderia a covardia pornográfica da tortura.
Bravo. Texto perfeito. Vamos para cima desses neofascista da extrema-direita. Golpe nunca mais.
Alguém tem alguma dúvida?
Lamentavelmente, alguns milhões de brasileiros e brasileiras do bem e "patriotas".
Sob todos os aspectos as FFAA foram tidas por covardes. Por uns porque, na hora H nao deram suporte efetivo ao golpe que tantos ansiavam e ideologicamente implantado nas mentes dos fanatizados. A outros porque deram apoio velado e guarida aos manés durante meses, algo impensável se fossem professores ou os sem-terra, por exemplo. Na verdade, o comando maior e o mil icos não viraram a mesa porque o recado dos EUA, os únicos que eles temem, foi claro: não toleraremos um golpe de estado no Brasil.
É isso! As coisas poderiam ter sido diferentes se Trump tivesse sido reeleito nos EUA
Concordo em parte. Louvo o alto comando das forças armadas que não aderiram a sanha golpista de Bolsonaro. Esse sim, o verdadeiro covarde desta triste história do Brasil.
Como canta o Geraldo Vandré: é a volta do cipó de arueira no lombo de quem mandou dar. Chorem nenéns kkkkkkk
Parabéns ao autor pela clareza e objetividade do artigo! Perfeita a abordagem! Além dos financiadores do golpe, falta enjaular o mentor maior, o satanaro! Sem anistia!
Acho que li esse mesmo texto, com variações mÃnimas, em pelo menos dez lugares. Será isso um plágio? Ah! já ouvi o mesmo pelo rádio e vi na TV, em canais abertos e por assinatura.
Não foi uma tentativa, mas um forte desejo de golpe. Os fanáticos esperavam do exército como esperavam de Deus. Só que nem um nem outro responderam a seus apelos. Aliás, se os generais assumissem o poder, porque passariam as rédeas para o já derrotado capitão?
Foi ação premeditada, não foi sonho de uma noite de verão.
Simples desejos, por mais fortes que sejam, não invadem nem vandalizam palácios. Se tivessem ficado apenas no forte desejo, não haveria 8/1. É óbvio que houve tentariva!
A covardia chegou ao ponto do golpista mor não se arriscar a acionar o mal interpretado art 142 pq sabia muiiito bem que haviam inventado essa idiotice de poder moderador, mas fugiu e colocou os thontu para ir preso. E esses mesmos thontus se acham heroi e patriota. Gostei dessa observação q golpe só pode ser punido se falhar. O cara queria fazer a Venezuela aqui.
Foi fruto de uma baixaria incrÃvel. De uma gente inconformada pela derrota patente. Produto e subproduto de uma lavagem cerebral impressionante.
Numa democracia plena, qualquer cidadão pagador de impostos pode pedir, clamar, orar e ter fé em QUALQUER outro regime. Quando este direito é cerceado, principalmente, por aquele (Estado) que deveria garantir o livre exercÃcio de pensamento e manifestação, chamamos de ditadura, Estado de exceção ou aquela democracia relativa que outro cidadão mencionou. SIMPLES ASSIM. Vandalismo é crime e os responsáveis tem que arcar com isto. J
Numa democracia plena, as escolhas do povo soberano são feitas pelos meios legais e quem perde aguarda a próxima vez. Foi o que fizeram aqueles que não queriam Jair Bolsonaro na Presidência: aguardaram a oportunidade de afastá-lo pelas vias legais. Infelizmente, falsos democratas, como você, não tiveram o mesmo respeito pela lei e, sim, devem ser punidos.
Numa democracia se faz uma consulta popular denominado pebelscito para se decidir sobe o sistema de governo (presidencialismo, parlamentarismo ou monarquia) e a forma de governo (republicano ou outro). Feita essa escolha pelo povo, como foi o caso no Brasil, é golpe sim pedir, clamar, orar e ter fé em outro regime não reconhecido pela nossa Constituição.
Ou seja: O estado Democrático tem que garantir o direito daqueles que querem derrubar este mesmo estado Democrático? E não venha com esta conversinha de "vandalismo"! Assuma que foi tentativa de golpe!!!
defender o erário era em 8/1 e é do empoeirado que ao invés de faze lo preferiram facilitar a quebradeira dos que não concordam nem com a soltura do larápio maior nem dos outros larápios já não existem corruptos neste paÃs auditoria da raposa no galinheiro da pra acreditar?
Luiz Gonzaga, ele fala do Lula mesmo! E vc fala do bozo. Cada um com seu larápio preferido.
Que falta te faz o Paulo Freire. Sequer sabe escrever e se mete a comentar polÃtica? .
Larápio? Vc fala de quem? Do Boso que fugiu para os EUA, levando 20 milhões em joias da União e depois foi obrigado a devolver?
Troféu muuuu de usado e abusado pelo outro q queria só poder e vc q ficou doente.
Muge mais alto que não dá pra te ouvir aqui de cima
Justificar a tentativa de golpe só mostra uma coisa: Mau-caratismo. De repente também pode ser estup idez, que é menos grave.
Não dá para entender o seu português. Nem o tamanho da estupidez
como está a terra plana vai bem?
Talvez esse seja o maior desafio da esquerda (e do Brasil). Como enfrentar a comunicação da extrema direita, vista até por gente da esquerda como "eficiente", mas que, no entanto, baseia essa "eficiência" na pura mentira descarada? Esse sujeito aà de cima (e muitos milhões de outros) estão lobotomizados por essas redes bolsonaristas. A realidade sapateia na cara deles inutilmente. Já tentaram debater com essa gente? É tarefa impossÃvel.
Abusou da cloroquina, né?
O ponto de interrogação tÃtulo de seu artigo já define a sua posição, então, desnecessário ler além do tÃtulo.
Se for além do tÃtulo, verá que o colunista deixou bem claro que ele estava criticando quem acha que não foi golpe.
tbm achei que o tÃtulo deveria ser outro
Joel Pinheiro da Fonseca é essencial. Longa vida, meu caro! JK
Há alguma dúvida? Junto com o quebra-quebra, havia planos de explosão de bombas no aeroporto e em linhas de transmissão de energia.
O presidente anterior, usando seu poder de presidente, fez tudo que pode para implantar aqueles acontecimentos de dezembro e 8 de janeiro. Por isso ele é todos seus aspectos devem ser apagados da história contemporânea @
Explico, Paulo. Após a invasão da Praça dos Três Poderes e a explosão de bombas, o caos reinaria (porque o plano tabajara era incentivar a desobediência civil no Brasil todo), e com uma GLO, os generais ligados ao Coiso chegariam para "apaziguar o paÃs". Gol pe de estado.
NYT fala em "riot" e não em "coup attempt". Essa história de tentativa d golpe foi inventada por parte da imprensa nacional. O elefante na sala, que muitos fingem não ver, eh que golpe supõe a neutralizacao do incumbente(providência mais básica e elementar), e que nada disso foi tentado contra Lula.
Vc se importaria d explicar com mais detalhes como seria possÃvel assumir o poder apenas invadindo as sedes(vazias, pois era domingo) dos três poderes, explodindo uma bomba no caminho para o aeroporto da capital e interrompendo uma linha de transmissão de energia? E tudo isso com Lula bem vivo e com liberdade de movimento e comunicação?
E foi por um triz! Não fosse Joe Biden, o presidente norte-americano em exercÃcio no dia 08/01/23, e os filhotes da ditadura devotados ao golpismo teriam logrado êxito. Os chefes militares embarcariam, como um todo, no golpe de Estado. A verdade factual é que a democracia está em transe. A desconfiança mútua entre o Forte Apache e o Palácio do Planalto é indisfarçável! O DNA castrense é golpista desde Deodoro. A exceção foi o marechal Henrique Teixeira Lott, que garantiu a posse de JK em 1956.
Lula não ter decretado GLO também ajudou.
mesmo que o suposto golpe tenha sido uma esperança, deveria ter sido evitado se os donos do poder no dia tivessem cumprido seu dever. falharam esses sim, de propósito? gostam de ser vÃtimas de golpe, haja vista o empeachment. quem manda mais o PT ou o STF?
Graças a Deus existe um STF neste paÃs, e um decidido Juiz pra por ordem, senão já terÃamos uma ditadura de volta neste paÃs!
Esta cachaça foi muito mal fumada.
Pelo jeito você não andava bem informado sobre os primeiros dias do governo atual. Ou se faz de idiota? Todas sabiam que os setores de segurança estavam infiltrados com golpistas. Menos você, inocente. Cada um que aparece aqui. Parece criança.
Calma , você vai ter a chance de acampar em frente a cadeira e também pedir a soltura de Bolsonaro.
A OMS adverte: pastagens com muito cogumelo causa alucinações incuráveis. JK
O atual governo tinha só uma semana e ainda trabalhava com a turma do General Heleno.
Quem acompanha as redes sociais e mesmo em lugares onde o bolsonarismo predomina haviam conversas abertas em público, sabe que sim. Falavam, em tom eufemÃstico, na intervenção militar, nos mesmos termos que em 1964, inclusive na acusação de comunismo. Se 08/01 não foi uma tentativa de golpe, 1964 não foi golpe.
Eu concordo com a sua descrição dos fatos. Mas a denúncia dos golpistas é falha porque não traz nela as pessoas que seriam capazes de deixar o tese do golpe de pé. O rigor das penas para os zé ruelas já demonstra que estão tentando compensar a falta de denunciados de peso. Ao excluir os militares de alta patente da denúncia, o golpe deixa de fazer sentido. Ou seja, os sinais de apoio dos militares e dos polÃticos aos golpistas é peça chave, porém, eles não estão na denúncia.
as penas deveriam ser até maiores por causa da gravidade dos atos, vc não pensou nisso, agora, para chegar nos cabeças precisam de mais provas ent]ão aguarde
Exato, Joel, está é a pergunta que não quer calar: por que só a bucha, o gado, foi punido? PossÃvel resposta: porque o congresso neofascista protege os lÃderes, muitÃssimo, aliás, estão eleitos pelas urnas que condenam fingidamente.
A PF já está no caminho aguarde e verá
O que vocês poderia esperar de uma turba que reza para pneus, manda mensagem para ETÂ’s e tem como lÃder maior um delinquente que tem dificuldade de concatenar ideias
E, sobretudo, covarde, vamos combinar. Usou os mentecaptos para seu projetinho e fugiu...
Joel, Não foi tentativa de golpe, não. Foi um churrasco promovido por beatas evangélicas e homens armados, mas de boa vontade. Os acampamentos armados nas cercanias dos quartéis, ali estavam por questão de logÃstica - internet de graça, gelo, água filtrada, banheiro quÃmicos, e, como não poderia faltar, segurança fardada. Afinal de contas os churrasqueiros não poderiam ser importunados.
Que grande golpe!!! Um bando de idosos desarmados e fanáticos polÃticos com bandeiras enroladas nas cabeças!!!! Sem apoio da mÃdia, de grandes grupos econômicos, dos meios de comunicações, dos governos estaduais ( tudo como em 64 ). Chamar a ação daqueles baderneiros de Golpe, é apenas uma narrativa pra lucrar politicamente. Aliás a única coisa de que os polÃticos se ocupam nesse paÃs.
Melhor ler mais sobre o assunto marco. Acho que você perdeu muita coisa.
Não Pedro Bó, fii um churrasco!
Vim ler para ver. Como todos, também da esquerda, acham que é possÃvel dar um golpe sem uma elite econômica. Isto não existe em nenhum lugar do mundo. O interesse do capital é muito maior que tudo isto. Milico só dá golpe mandado pelo poder econômico. Isto não é nem sequer aventado, pelos aloprados, ou pelo aloprado que escreve. Tinham vontade de dar um golpe? Desde o dia em que nasceram.
E havia apoio de vários empresários do agro, da indústria e do comércio. Leia mais sobre o assunto.
O véio da havan e os outros milionários já estavam falando no zap lembra?
o plano parece que era criar o caos a partir de brasilia e ter um efeito dominó nas demais capitais onde estavam alojados os agentes nas frentes do quarteis. Permitiria as forças armadas assumir o comando do paÃs, bolsonaro so seria usado neste momento, não assumiria o paÃs. Os agentes polÃticos externos não apoiaram, o efeito gatilho não funcionou nos demais estados. Há muito que explicar, as explicações estão nos quartéis e nos clubes de reservistas onde há muito general fazendo coisa alguma
Até o último momento o comando do movimento vacilava, buscava manter a mobilização em frente aos quartéis. Bolsonaro percebeu que, mesmo podendo desencadear o golpe, este não se consolidaria. Talvez as FFAA tenham mostrado que não se dispunham ao papel que lhes caberia: garantir a ordem na base da repressão. Mas foi, sem dúvida, o objetivo de um grupo de generais da ativa, cujos nomes é fácil citar, e que compuseram o núcleo do poder junto a Bolsonaro. Covardes? Claro! Azar do buchas de canhão.
Para dar certo teria que além de mais adesão da bagunça o Lula liberar a GLO para o exército entrar e prender todos golpistas, aà eles assumiriam mas o presidente foi bem nessa
A tentativa de golpe foi anunciada pelo Bozo há mais de duas décadas, qdo ele declarou q democracia não funciona, q fecharia o Congresso se eleito e q faria uma guerra para matar trinta mil adversários, começando pelo então presidente. Isso não impediu o ilustre colunista de afirmar q Bozo e Hadad eram iguais e lavar as mãos no p!eito q elegeu o Bozo. Se tivesse hombridade, teria se aposentado do colunismo.
A coluna de hoje foi chupada pelo Joel de tudo o que foi dito e escrito sobre o nefasto, para os baderneiros, 8 de janeiro. Se isso não é plágio não sei o que seria.
O que houve no 8 de janeiro foi um encontro entre a burrice e a inteligência numa briga.
A burrice, no caso, sob o comando da esperteza covarde, não é mesmo?
Foi uma reação ao golpe que não veio, o resto é ilusão narrativa. De má fé alguns militares da reserva estafeta do ex davam a entender que tinha um golpi no ar. Como não aconteceu nada partiram para o delÃrio de uma praça de poderes sem, estranhamente, sem proteção. Eram golpistas sim porém o movimento não era golpi, farra simplesmente
Parabéns. Pela primeira vez acertou sem usar a retórica "e o PT?"
Só os peixes pequenos são punidos. Os mandantes e financiadores seguem impunes.
Aguarde que o Xandão ainda está trabalhando.
Excelente! Acreditar q os atos do 8 de janeiro foi um evento isolado, praticado por 'doidinhos' é ingenuidade ou má fé.
Do Joel são os dois
Ambas as coisas, ingenuidade de uns e má-fé de outros.
Os patriotas pensaram em salvar o Brasil,em seus cérebros de ameba, Lula fecharia as igrejas e o paÃs viraria comunista.Que pena dessa gente enganada por seus lÃderes .
Os golpistas tem cérebro de ameba
Por que ofender as amebas?
Os patridiotas pensaram em salvar o Brasil,em seus cérebros de ameba, Lula fecharia as igrejas e o paÃs viraria comunista.Que pena dessa gente enganada por seus lÃderes .
Não se pode esquecer do vandalismo de 2014 e 2017.
Não dá pra ter qualquer pena das buchas de canhão, até porque estão aqui nos comentários chorando perdão com lágrimas de crocodilo. Cadeia com penas aumentadas para todos.
Fico com a opinião do quatro vezes ministro nos governos do PT, ex deputado Aldo Rebelo que acredito que ninguém aqui tenha dúvidas da sua ideologia polÃtica. Pois bem, palavras de Aldo Rebelo; "chamar o 8/1 de tentativa de golpe é desconhecer o que é uma verdadeira tentativa de golpe." Alguém da golpe armados com facas de cozinha? Pois eram essas as armas usadas pelos "golpistas" e ainda sim, eram apenas alguns que tinham facas!!
Censura aqui.
Tentaram recriar a Marcha da FamÃlia com Deus pela Liberdade para uma vez aboletados no poder afirmarem que tinham apoio popular. Que estavam salvando a democracia, como diziam os golpistas de 1964.
Os facões e porrete eram pra quebrar BrasÃlia e abrir caminho para a GLO, aà sim golpe.
Foi tentativa de golpe ,mas faltou combinar com os russos .
Pura verdade, Antônio. Golpe eh outra coisa e por isso o NYT uso o termo "riot" e não "coup attempt". Nunca vi tentativa de golpe por civis desarmados e sem nenhuma tentativa de neutralizar o incumbente.
É possÃvel ser ainda mais mÃope. Vá. Reduza. Talvez havia alguém sem cuecas e meias. DaÃ, claro, não há como dar golpe.
Você citou uma pessoa de esquerda para tentar ter mais credibilidade à sua opinião, mas só demonstrou desespero ao tentar se agarrar a um adversário como última tábua de salvação. Coitado.
Provas aos montes, é só querer!
A lógica é absolutamente transparente, Joel. Quem sabe os editorialistas da FSP lêem seu artigo, ou o do Hélio, e finalmente se convencem, já que a evidência dos fatos não parece ser suficiente para eles...
Por enquanto este aqui, Dalton. No editorialzinho dedicado ao tema, no domingo, apenas uma referência fugidia e envergonhada a "tentativas golpistas", mesmo assim sem associar diretamente a referência ao oito de janeiro. Desde o nove de janeiro passado, apenas a denúncia dos "baderneiros". E você, que jornal anda lendo?
Qual jornal você anda lendo ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Invasão dos três Poderes em 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe? Voltar
Comente este texto