Joel Pinheiro da Fonseca > Invasão dos três Poderes em 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Sabem porque o Golpe deu errado? 1º- Não havia motivação real, guerra, fome, desastres, um paÃs detonado. Havia sim a necessidade do governo passado de continuar no Poder e escapar das punições de seus desmandos. 2º- Não havia liderança corajosa e atuante para comandar a orquestra. O maestro fez como sempre fez, tercerizou a maracutaia e foi se abrigar em lugar seguro (e agora,"eu não tenho a ver com aquilo). Estratégias toscas.
Matheus, toma vergonha.
Simples assim! Um maestro insano e covarde, vamos combinar!
Se foi tão tosco assim não foi golpe, foi simples vandalismo. Crime impossÃvel é isso.
Excelente artigo, disse tudo.
Tudo muito coerente, mas condenar a bucha de canhão à paisana à s penas superiores ao homicÃdio doloso, e passar o pano para os mentores e golpistas da caserna, sob o pretexto de apaziguamento nacional, não passa de hipocrisia!
Pior é a corrupção que seu Ãdolo foi descondenado!
Então pra vc homicidio doloso é pior do que golpismo e ir contra a CF? vai ler um pouco
HomicÃdio doloso pode dar apenas 12 anos!
Faça as contas. HomicÃdio doloso pode dar 30 anos, não 17. Quanto aos generais golpistas... seria fácil nomeá-los. Mas a justiça continua dentro do prazo, que infelizmente é sempre longo.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Cadê os mentores golpistas da caserna? Boa pergunta, não encontraram ninguém até agora
Essa turma defendeu guerra civil na porta dos quartéis por meses, presos alegam inocência, ingenuidade. Seus lÃderes foram espertos, fingem não ser com eles, viajaram pra voltar se desse certo.
Eu acredito que o golpe só não aconteceu porque não é de interesse internacional uma baderna no Brasil. Poderia acontecer uma onda de separatismo aqui, como acontece na Ãfrica... Se olharmos com atenção, as empresa instaladas por aqui, veremos que nós brasileiros não somos donos de nada, somos eternos colonos..
Matheus: Nem você acredita nessas coisas que está escrevendo. Escreve para bozominions lerem. Você é como o pastor neopentecostal que não acredita em uma palavra do diz no culto. É só tentativa de enganar outras pessoas.
Matheus se acredita que as urnas e os votos não são auditáveis então vc deve procurar ajuda
O golpe aconteceu quando impediram a impressão dos votos e tiraram, mais uma vez, a transparência da apuração. FHC só aceitou reduzir seu mandato para quatro anos graças a implementação das urnas inauditaveis, que lhe garantiram a sua reeleição em 1998.
Tentativa de Golpe? Vamos aos fatos, o governo empossado precisava de um caos para se esquecerem das fraudes eleitorais, criou um com sua total omissão aos atos, seu LÃder fugiu pra Araraquara pra não ser respingado, isso é um Golpe do Boi de Piranhas pra passar a Boiada das fraudes eleitorais e, como diria o Zagallo "Vcs vão ter de me engolir", todavia há sim 50% de brasileiros que não engolirão de jeito nenhum, isso sim é Fato.
delÃrio tem cura barnabé
Oriente-se, minimamente. Tente estender a orientação ao Matheus, comentarista abaixo. Até o ridÃculo tem limites. E observe, de antemão, que sou árduo crÃtico ao pt e lula.
Mandou quanto pra vaquinha do golpe, Barnabé? Tá com muito amigo sendo processado né? Tadinho...
Joaquim ê um histérico.
Malcaratismo tem limites, Bernabé. Consegue olhar no espelho sem vomitar? Consegue olhar seu filho nos olhos sem pedir perdão e chorar? Se sim você não é mais humano, é um ver me.
Se o sistema eleitoral está desacreditado, então que todos os filhos do mito renunciem seus cargos legislativos. Renunciem, porque o sistema foi corrompido. Isso serve para os 90 deputados do PL e todos os governadores pro milÃcia, como o TarcÃsio. Simples assim, mas são todos oportunistas e gostam mesmo é de dinheiro.
O problema não é de interpretação polÃtica. Ou é cognitivo, ou é falha de caráter mesmo
Narrativa terraplanista!
Eu, robot! Não tem registro, não tem registro...
HercÃlio, os lideres não só fugiram como esconderam as armas, né? Faz sentido no teu universo paralelo...
O mundo paralelo vive na fantasia. Assumam suas responsabilidades, são conhecidos e notórios bolsonaristas a turma que fez a baderna. Esse argumento segue a covardia dos lÃderes que fugiram pra parecer não ser com eles.
O PT é tão ruim que precisou criar um "gópi" ,um monstro pior do que ele mesmo para conseguir governar,agora seguirá de mãos dadas com o STF,e lá se vão unidos os amantes da democracia... Quem precisa de congresso não é mesmo? PT odeia "gópi" mas ama ditadores,vide a última visita do "cumpanhero" Maduro ao Brasil... só pode ser inveja.
Cara, deixa de passar vergonha! E nem é questão de "defender" o PT, que não apoio. Sua narrativa simplesmente "não é inteligente". PT que colocou os "desmiolados" patriotas em frente aos quartéis pedindo intervenção militar? Acorda!
Rotular os atos de revolta e vandalismo do 8/1 de golpe é ingênuo e errôneo. Muitos fazem isso por má-fé (caso da Folha de São Paulo). Em paÃs nenhum do mundo se dá golpe sem o uso de armas e/ou o apoio de pelo menos uma instituição do estado (em geral as FA). Golpe com quebra-quebra localizado nunca houve (nem mesmo na América Central ou paÃses subsaarianos).
Não é ingenuidade, ê cara de pau mesmo, é subestimar a inteligência dos leitores.
O bolsonaristmo além de evidenciar um déficit cognitivo a quem o partilha, também demonstra o cinismo mais crápula da essência humana. Uma campanha pedindo intervenção militar (por vezes intervenção alienÃgena) não faltaram. Cadeia para todos os terroristas e sabotadores da pátria.
E ninguém diz que FOI golpe. O que está clara é a TENTATIVA.
Tinha apoio de parte considerável das Forças Armadas, rapaz. Havia esperança difundida de que o Lula delegaria poder de intervenção às Forças e, assim, o golpe se consolidaria. Vá se informar.
A tentativa do 8 de janeiro, era golpe sim, porém o Brasil mostrou que não é tão fraco como os golpistas pensava! Eu acredito que muitos dos golpistas, hoje esteja arrependidos, se sentindo uns idiotas! Colocar o paÃs em risco para satisfazer vaidade polÃtica é ação de imbecis. No entanto todo esse imbróglio, foi plantado em 2013, com apoio da imprensa brasileira, quando armaram para destituir a Dilma Rousseff da presidência. A imprensa deve um pedido de desculpa a nação brasileira.
Joel , faço minhas suas palavras . E acrescento q nosso paÃs escapou de golpe na democracia ,tentado por um polÃtico irresponsável, ignorante e estúpido. Chega de burrice , não pode deixar impune os planejados e financiadores tentativa golpe .
RidÃculo. Muita forçada essa tese, não tem nenhum militar envolvido diretamente na invasão, exceto o General G. Dias, que abriu docilmente as portas do Palácio. Golpe foi o Supremo impedir a impressão de votos. O que houve no dia oito foi vandalismo orquestrado pela CIA para justificar perseguição polÃtica contra Bolsonaro, que se tornou inelegÃvel.
Galeno e Braga Berto não agiram porque? Medo do Lula?
Heleno, Mourão, Braga Netto, Villas Bôas. São os de maior evidência. Deveriam ser expulsos com desonra das FFAA, antes de presos.
Patético.
Só uma criança de três anos confunde prédio público com o Estado.
Quer dizer que os golpistas dependiam do Lula para decretar uma GLO? Que piada...
RidÃculo e o seu pensamento, o covarde armou e fugiu. Militares adoram um golpe.
Voce não tem 4 anos de idade e já escreve? IncrÃvel! Só mesmo uma criança de 3 anos ou menos ou uma pessoa com defic iência mental severa escreveria estas palavras. Seus pais sabem o que você está fazendo, criança?
Que importa que militares não tenham invadido junto, cara? Você nem entendeu como era a dinâmica planejada do golpe. É busca de decretação de GLO e concessão de poder aos militares.
Ahahahahaahah
Terraplanista detectado bip bip
Militares brasileiros, sem o apoio dos EUA e da CIA, não dão golpe em ninguém.
. Ahhh… o bolsominion, esse ser que segue, como um deus, um sujeito covarde, incompetente, preguiçoso, ladrão e com problema mental grave. São devotos de um psicopata, desonesto e fanfarrão.
Acorda moço.
Gastão prefere o Xandao do PCC. O mentiroso de Fiumicino. Eu sou mÃnion da verdade.
Ozônio no rabo merece quem acredita que os militares precisariam do povo para dar um golpe. Bastariam tanques e aviões de guerra, como em 64. Ninguém precisou invadir prédio público no domingo.
Ahhh… o bolsominion, esse ser que segue como um deus, um sujeito covarde, incompetente, preguiçoso, ladrão e com problema mental grave. São devotos de um psicopata, desonesto e fanfarrão.
Kkkk...os efeitos da Cloroquina e ozônio no fiofó estão claros em seu comentário.
Que artigo absurdo. Que forçação de barra. Tá louco, cara?
O Golpe de Brancaleone!
Foi uma tentativa de golpe sim. Por isso a prisão do golpista ladrão de jóias precisa ser encarada com muita seriedade pelo poder judiciário. ImpossÃvel que sairá impune.
Assisti aos documentários da Folha e da BBC, muito bons. O Brasil esteve à beira de um golpe militar que só não se concretizou devido ao instinto e habilidade polÃtica de Lula. Não foi um favor dos militares não terem se amotinado contra a democracia. O beneficiário da frustrada rebelião ainda não foi punido, aguardemos justiça breve.
Nossa, o Lula molhou a mão de quantos generais? O documentário da Folha provou?
Sonhe Marcelino! Fizeram acordos espúrios com o Centrão, e em nome da tal governabilidade, Bozo e seus asseclas serão poupados de inconvenientes maiores!
Quase sempre discordo do Joelzinho, garoto Faria Lima. Dessa vez, concordo? Golpe só "punido, quando falha", quando o golpista é incompetente e não tem credibilidade. Assim, mandam os gnus, ou "buchas de canhão", vai que dá?! Punição para financiadores, estrategistas, comunicadores, principalmente os de maior relevância.
Isso que dá um jornal se desfazer do janio e ter estes ilustres em seu folhetim
Melhor não ler quem não sabe lê com cre. Então vou pela pergunta. Sim, foi. O um ser con um qi . Já saberia.
Não tenho a mesma certeza. O fato de alguns aloprados acharem que uma invasão de prédios públicos vazios(era domingo) poderia causar uma intervenção militar não transforma invasão e vandalismo em tentativa de golpe. Golpe tem que ter organização e envolve muito mais coisas que a tomada de sedes de poderes. O cerne de qualquer tentativa de golpe é a neutralização do incumbente, e nada foi tentado contra Lula.
Paulo César, já assistiu Não olhe para cima? Assista, você vai se identificar...
Cobrir os próprios olhos para não ver é sempre uma escolha possÃvel, Paulo César.
Vc está fazendo conjecturas, José Bernardo, imaginando coisas q poderiam ou não ter ocorrido. Devemos avaliar o q de fato ocorreu. Eu fico com o NYT: não foi tentativa de golpe e sim um "riot", uma acao violenta e ilegal promovida por uma multidão. Golpe eh outra coisa.
Melhor não se apoiar em tecnicidades, Paulo César. Se não era já o golpe, era preparação para. A decretação de uma GLO em BrasÃlia seria provavelmente a senha para que outras "insurreições", se você quer assim, ocorressem em outras capitais. O apoio claro das FFAA aos acampamentos (até extensão de energia elétrica fornecida) permite imaginar o que viria a seguir: estado de sÃtio ou defesa, com afastamento ou coisa pior para Lula. Mais claro impossÃvel.
Arruda, eu não disse que militares não apoiaram o ocorrido. Eu disse q invasão e vandalismo não eh suficiente para caracterizar golpe. Todo golpe exige neutralização do incumbente e um plano para tomar o poder(controle de rádios e tvs, telefone,internet, portos aeroportos, centrais elétricas, refinarias, etc, além de confirmar apoio das 3 forças mais polÃcias). Em 08/01 não houve nada disso. Foi um "riot",como disse o NYT.
Bota um boné do MST e junta 5 amigos pra tentar armar uma tenda na calçada de um quartel, aà tu vais tirar todas tuas dúvidas se o apoio das Forças Armadas era dissimulado ou concreto e escancarado a esse golpre fracassado, que não virou realidade porque Lula não botou o principal ingrediente da receita: GLO.
Eu não tinha observado isso! Os aloprados invadiram prédios vazio! Se fosse macho como queria mostrar, invadiria num dia com tudo funcionando... Subestimaram a capacidade de Lula e seus apoiadores. Vergonha para membros do exército brasileiro que compactuou com a tentativa de golpe. Até Bolsonaro deve está rindo disso...
Pela forma como o beneficiário governou o paÃs dava para intuir a qualidade do golpe que sairia. Falhado, sem pé nem cabeça.
Prezado, certeza nunca teremos- Diferente do caso da Dilma, onde havia uma articulação harmonizada e em várias frentes (Temer no executivo, Cunha no legislativo e parte da mÃdia inundando a cabeça do povo com lava jato, dando apoio popular). No caso do 8/01, a coisa estava restrita aos fanáticos alucinados, a uma parte das forças armadas, comprada com aumento de salário e prestÃgio polÃtico e do legislativo inflado pelo mundo de deputados e senador da extrema direita burra e radicalÂ… era pouco.
NYT também fala em "riot" e "insurrection" em vez de "coup attempt".
O The Guardian noticiou a cerimonia de ontem e falou em "uprising" e "insurrection" e não em "coup attempt".
Nos 4 anos trágicos do desgoverno do miliciano psicopata o genocida Capitão Cloroquina só se preocupou em preparar o golpe caso perdesse a reeleição. Detonou 300 bilhões de reais de formal ilegal 6 meses antes da eleição e mesmo assim conseguiu a façanha de ser o primeiro presidente depois da redemocratização do paÃs que não se reelegeu,de quebra se tornou inelegÃvel e será preso. Impunidade para golpista jamais
Perfeito Joel Pinheiro da Fonseca, sua coluna retrata com fidelidade, toda a tentativa de golpe frustrada!! Deveria ser leitura obrigatória, para todos os negacionistas, tolos e incautos, que por má fé ou mau caratismo, tentam a todo custo relativizar o 8 de Janeiro!! Contra as imagens do absurdo golpistas, não prosperaram narrativas falsas!! SEM ANISTIA!!
Enchem a boca para falar em DEMOCRACIA, e rasgam a constituição, está faltando é gente com caráter numa terra onde só reina a hipocrisia !!!!
O miliciano psicopata genocida ganhou a eleição de 2018 e começou criticar as urnas eletrônicas afirmando que deveria ganhar no 1º turno dando inÃcio à elaboração do golpe caso perdesse a eleição de 2022. Nos 4 anos trágicos de desgoverno atacou sistematicamente o STF, as urnas , trouxe milhares de milicos para o governo chegando colocar um general obtuso como ministro da Saúde.Armou a população com a intenção de formar milÃcias paramilitares à exemplo de Chaves na Venezuela.cont
Porquê o ponto de interrogação no tÃtulo da matéria?
Ler o que? Quantas estu podez
É verdade Geraldo ,tens razão
Bem explicado Gerado., tens toda razão.Abs
Para instigar o leitor a ler. Se afirmasse, metade não teria a curiosidade.
Não há dúvidas que o golpe era a opção certa caso perdesse nas urnas. Esse cenário foi construÃdo durante os quatro anos e executado no dia oito de janeiro. Hoje negam, mas acredito que na época tinha muita gente graduada fazendo parte do grupo "não querendo querendo". A dúvida agora é: quando todos os envolvidos serão punidos. A sociedade democrática aguarda.
Foi no ponto. O dia 08 de janeiro não deve ser analisado de forma isolada, desconectado de todos os estÃmulos e eventos que o antecederam. Golpes não precisam ser executados com tanques e bombas. Basta desacreditar as instituições, estimular o caos e a desobediência para abrir caminho para tomada do poder. Se não der certo, ao menos serviria para arrancar acordos de "pacificação" e anistias. Só não contavam com a firmeza e resiliência de alguns agentes públicos.
A coluna está irrepreensÃvel!! A riqueza de informações e detalhes são excelentes!! Parabéns ao colunista!!
Caráter é o que falta a pessoas que ainda defendem o ex PR como se nada tivesse acontecido. Você disse tudo, Joel: um golpe só é punido quando falha! Excelente!
não, foi só brincadeirinha de ciranda cirandinha, uma doçura
Foi um passeio no parque.
Golpe foi descondenar o gremlin
O gado parece aquelas bonecas de brinquedo dos anos 80. Botava uma pilha e ela repetia duas ou três frases gravadas. As Fascistinhas da Estrela também. "Vai pra Cuba!", "Cloroquina!", "Descondenado!" Dá uma preguicinha...zzzzzzz
Michelin, você deve estar careca de saber que ninguém pode ser descondenado. Se foi condenado e foi anulada a pena, então o cidadão é inocente.
tem muita gente afirmando que não teve nenhuma tentativa de golpe. miro teixeira, por exemplo. alegam que não tinham armas com eles. eram maioria idosos.
è bem provável que tinha armas apontadas sim, apenas mandaram a frente os bucha de canhão!
Quando eu era criança, também era bacana acreditar no Papai Noel. Não deu pra continuar depois de adulto. Seria constrangedor.
Também gostaria de saber. Será que o judiciário tem a resposta?
A gente sabe muito bem porque só os buchas de canhão foram punidos. Porque sempre foi assim no Brasil. Os militares continuam fazendo o que querem, os ricos e poderosos não são punidos. Alguém duvida que gente como Lira, Toffoli, Kassio, Mendonça, Aras iam apoiar o golpe e barganhar suas posições por uma falsa manutenção das instituições para tentar enganar os outros paÃses de que não foi uma quartelada? Ninguém vai sequer investigar esses
Verdade! Não vão investigar, vão fazer como fizeram com os militares criminosos da ditadura.
Só não vê quem não quer.
Costumo discordar do articulista. Mas esse texto foi perfeito. Faltou coragem a Bolsonaro e apoio mais explÃcito das Forças Armadas. E como creio em Deus, creio que Ele ouviu as orações daqueles que pediram o melhor para o paÃs. Bolsonaro: pior presidente que o Brasil já teve.
Valdir, não só foi o pior como foi capaz de criar um rebanho de dinossauros desmiolados que com certeza vão atazanar nosso mundinho polÃtico por um perÃodo de tempo nada desprezÃvel, infelizmente!
Valdir, assino embaixo do que você escreveu! Foi tudo tão óbvio antes e durante o 8 de janeiro, que até o Joel enxergou !!!!
Análise sóbria e que qualquer homo sapiens em seu juÃzo normal consegue deduzir com facilidade; mas para o neandertais cognitivos e de caráter é uma tarefa hercúlea; mas pouco importa, as hipóteses absurdas deles precisam ser provadas para o Xandão e seus pares; . Nesses tempos de trevas é preciso parabenizar pelo artigo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Invasão dos três Poderes em 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe? Voltar
Comente este texto