Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Combustível fóssil é qualidade de vida presente e o aquecimento global é loteria pro futuro. Esse catastrofismo climático é puro chute. E, de mais a mais, já inventaram o ar-condicionado.

    Responda
  2. Fernando Severiano Gomes Rodrigues

    Como diria Juca Pirama: "Meninos, eu vi..." O Futuro aí está, com o aquecimento global a galope, rumo a Brasa. Mora.

    Responda
  3. Tadêu Santos

    OS SAPOS COM PODER AQUISITIVO IRÃO FUGIR DAS ÁREAS QUENTES e os sapos pobres serão cozidos na panela da fervura. Não é engraçado não, pelo contrário, é terrivelmente desesperador às classes pobres, que não poderão construir casas e escritórios climatizados ou ir pra Antártida ou para outro planeta. A humanidade entrará em colapso sem retorno, pois somente os ricos sobreviverão ao calor do inferno, qdo deveria ser o contrário, não?!

    Responda
  4. Joel Domingos

    Essa anedota do sapo em água fervente não tem base científica nenhuma. Paulo Coelho contou-a nos States, à sua maneira, como escritor de livros de autoajuda (ele não gosta de ser rotulado assim). A da águia no alto do penhasco que empurra o filhote para aprender a voar também é dele. Também não tem base na realidade. Paulo Coelho é dado a esses voos de galinha.

    Responda
  5. Luis Nunez

    Com uma população de 3 bilhões resolveríamos vários problemas, inclusive este.

    Responda
  6. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Essa anedota vi a muito tempo atrás, quando estava no que é o atual ensino médio. Era do sapo que está dentro de uma panela com água, no fogo, que gradualmente a temperatura vai subindo até que o sapo morre cozido. No outro o sapo cai numa panela com a água fervendo, o anfíbio logo salta para se salvar. O que estamos vivendo é o primeiro caso, a humanidade será mais esperta que o sapo ou não?

    Responda
  7. Ricardo Arantes Martins

    Não só viciada como dependente. e a inclusão do ser na sociedade de consumo faz com que a demanda de energia não pare de crescer. são mais de 100milhões por década e as redes de Energia mundias são dependentes dos fósseis. mais de75%da rede da China Eua, europa mundo depende de fósseis. quando acendemos uma lampada queimamos fósseis. a questão está na sociedade de consumo e na inclusão intermitente. renováveis sequer arranham o crescimento, dirá recuar.

    Responda
  8. Joel Domingos

    No intuito de colaborar com a editoração deste artigo, tenho a informar que, segundo a taxionomia oficial da biologia, o termo "batráquios" mencionado no 1º parágrafo do referido artigo, não mais existe. Os sapos, rãs e pererecas são classificados como anfíbios.

    Responda
  9. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Em 1970, lembro de especialistas dizendo que precisávamos de encontrar substituto para o petróleo, pois as reservas só dariam pra mais 50 anos: erraram feio e as grandes potências quebram a dentadura, mas não largam esse fóssil que tende a extinguir o planeta Terra.

    Responda
  10. Fernando Lima

    A transição que deveríamos começar a pensar é para alguma espécie menos dependente de energia.

    Responda