Wilson Gomes > Agenda para a esquerda deve incluir realismo político Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Maria Lopes

    Esse pessoal não se dá conta de que Bozo e os milicos saudosos da ditadura lhes deram muitos votos. Que não se repetirão se continuarem sectários e esquecerem de suas próprias mazelas. Porque, convenhamos, o governo Dilma foi desastroso, a crise econômica foi terrível e o peté saiu bem queimado. Melhor descer olhar a própria sombra e se preparar para as próximas eleições.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Seu Wilson, meu caro, fugirei de discutir nos termos que vossa mercê propõe. Em vez disso, ofereço os meus: em tendo lido seu segundo parágrafo, o senhor me parece honesto, o que é uma grande coisa. Eu acredito sê-lo igualmente. E digo, em contraposição, que a zesquerda peteba deveria ter feito um honesto mea-culpa das KHagadas realizadas durante seu período no trono. Em não o fazendo, abriu as pernas a um monte de coisas hidiotas e facilmente refutáveis, mas de aparência crível. Pena.

    Responda
  3. Nelia Rios

    A esquerda descer do salto é fundamental. No mais se parecerá exatamente como a direita, maniqueísta, autoritária e simplista Se não ama o Lula é porque odeia. Esquerdista amadureçam

    Responda
  4. José Cardoso

    Mas o que é a esquerda? Tem os que acham que gasto é vida e outros que é prudente buscar o equilíbrio orçamentário. Os que defendem o fundão eleitoral e os que tem um pouco de simancol. Recentemente apareceram até os que defendem proteção tarifária e subsídios tributários para diversos setores empresariais.

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    O "futuro" próximo e bem próximo vai nos dizer claramente quem são os "perdeu mané", já são, segundo pesquisa recente do fim do ano passado, 18% do eleitores do vencedor que se arrependeram do seu voto e pelo visto esse número vai crescer mais com o escancaramento da corrupção e impunidade nesse governo.

    Responda
  6. Celso Augusto Coccaro Filho

    Acrescento: a esquerda perdeu espaço eleitoral por conta dos identitários. Muitas pessoas pensaram em votar na direita por conta dessas radicais criaturas, e só não o fizeram porque o candidato da opção à direita era e é catastrófico. E a vitória da esquerda deve-se, em grande parcela, aos notórios deméritos do adversário.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Acho que falamos a mesma coisa, José. Mas a minha esquerda é a de classe, e não a identitária. Há coincidência parcial em relação ao sujeito da proteção social, mas muita diferença em relação ao método. Na minha opinião, e é apenas isso, a pauta identitária importada dos EUA é desagregadora e nada cria, exceto a vaidade intelectuais em berços universitários e no marketing. Se você defende outro enfoque, tem todo o meu respeito.

    2. jose sousa

      Eu diria que é exatamente o contrário. A direita , para crescer, precisa apelar para os tif0sos, os recalcad0s e os h!pócritas. Então, para alimentá-los, precisa apelar para questões morais, já que racionalmente não ganha seguidores. O que o senhor chama de identitários, eu chamaria de escanteados da luta de classes, a periferia da periferia.

  7. Fabrício Schweitzer

    Todos os setores/segmentos da sociedade se beneficiam com a esquerda, mas, infelizmente, há pouco apoio. Críticas não faltam. Votam em Lula e no PL nos estados e municípios, no executivo e no legislativo. Assim, fica difícil, né? Talvez os intelectuais poderiam usar melhor seus espaços de opinião para ensinar a população a votar, entender o funcionamento do Estado e, principalmente, saber cobrar os resultados. Não há política sem educação.

    Responda
  8. joão moreira

    Professor, o sr. vai ser cancelado imediatamente! Se bem que, neste caso, isto é um elogio.

    Responda
  9. Dorgival Pedroso

    A frase das escadas do metrô de SP serve aqui "deixe a esquerda livre".

    Responda
  10. Angelo Guilherme Grassi Scomazzon

    Ótimo artigo. Lúcido. A esquerda debocha dos bolsocrentes e dos bolsolarapios mas não elegeu bancada suficiente. Precisa baixar armas e negociar.

    Responda
  11. João A Silva

    Excelente artigo, para variar. O difícil é colocar um pouquinho de raciocínio lógico, equilíbrio e bom senso na mente destes militantes radicais da esquerda identitária.

    Responda
  12. Luís Bustamante

    Wilson Gomes é um dos poucos intelectuais do campo progressista e civilizado que não teme fazer críticas à esquerda, especialmente aos exageros narcisistas e autoritarios do identitarismo de esquerda. Elas são mais necessárias ao campo democrático e à propria esquerda do que os textos apologéticos.

    Responda
  13. Nilton Silva

    Perfeito. Eu mesmo e talvez uma meia dúzia votamos no Lula, não no pt. Todos sabem que Lula é muito maior que o pt. Quando Lula parar de disputar as eleições, as esquerdas terão um grande problema.

    Responda
  14. ELIAS ANTONIO NETO

    Realismo político não significa reduzir a política à negociação. Pressão popular faz parte do processo. Me parece que ou o sr. tem uma capacidade muito limitada para entender política, ou gosta de reclamar do outro para se sentir superior. Provavelmente os dois. Patético.

    Responda
  15. Bruno Sebastião Neto

    A esquerda pratica a realidade politica sim ,ao contrário dos bolsaloucos .

    Responda
  16. Fernando Alves

    Os bobalhões da direita continuam com a mesma tática do cheira pó. Perdeu, mas quer levar. Não admite a derrota, quer que o Lula entregue o comando do país na mão do Lira e sua corja. Se direitista soubesse o que é caráter, não aplaudiria quando a corja tenta destruir a economia do governo atual com suas pautas-bomba, desperdiçando bilhões do dinheiro público, tentando criar uma nova crise. Logo a direita, que se diz pragmática pró-mercado, destrói a economia. Quem precisa de autocrítica?

    Responda
  17. Anete Araujo Guedes

    O adversário de Lula utilizou da máquina publica a seu favor para cometer crimes ou diversas irregularidades durante o pleito eleitoral. Impediu que eleitores fossem votar, espalhou fakes, desinformações, distorceu fatos, liberou verbas etc

    Responda
  18. Carlos Fernando de Souza Braga

    O que o pessoal não faz pra garantir o leite das crianças, não é mesmo?

    Responda
  19. Iraia Galindo

    Dá para perceber que o sr odeia a esquerda.

    Responda
  20. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Embora se auto denomine esquerda, a "esquerda" identitária é uma nova direita; busca formas de integração diferenciada no capitalismo, adota o corporativismo como bandeira rejeitando a primazia da luta universalista, se orienta a partir do irracionalismo e é segregacionista, se isso não é comportamento de direita, o fascismo foi ficção!

    Responda
  21. ROBERTO GOMES DA S FILHO

    A esquerda ou os brasileiros comeram o pão que o diabo amassou? Se vc e os seus ficaram imunes a sujeira do desgoverno Bozo, são alienados ou falta o mínimo de empatia. Afirmar que a esquerda não vencerá outra eleição é um jogar contra a democracia.

    Responda
  22. Hercilio Silva

    Não sei onde o colunista tá vendo isso. Se o governo ceder mais, deixa de ser o vencedor pra adotar a agenda derrotada. Cedeu e muito.

    Responda
  23. Cláudio S Silveira

    Wilson, este texto é repetição de outro tão idiota como este? Ou é mesmo ladainha?. Acho que não cabe a você, um direitista, rentista, sofista, bairrista, branco, sórdido, repugnante, seja capaz de dizer o que esquerda é ou deva ser. Sr. Wilson, guarde sua viola e vá cantar em outro lugar.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Pedro, branco é todo aquele que discorda ou questiona. O Claudio está reutilizando o que os racistas do outro lado sempre falaram "É um preto de alma branca"... Acontece sempre, é só você questionar alguma coisa que vira branco. Se o Michael Jackson soubesse que era tão fácil, nem tinha feito aquele tanto de cirurgia... kkk

    2. Pedro Amaral

      Branco ?? Direitista ??

  24. victor lag

    Texto realista e didático. Excelente!

    Responda
  25. Cláudio S Silveira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Adenilson peneli

    Que por sua atitudes mata Cristo todos os dias, saia da bolha, é uma vergonha mundial um golpista ainda estar solto, o que falta mais, a sei tentar mais uma vez dar um golpe, se for para matar pobre tudo bem, desde que as elites concentre ainda mais renda. Sei que é difícil, tente acordar, saia da bolha

    Responda
  27. Bruno Araujo

    Também acho que a esquerda e a solução, Carlos. No entanto, política não se faz nem se vence com radicalismos, afinal a maior parte da população vive numa faixa de maior equilíbrio e volatilidade política e não quer nem um extremismo de esquerda nem de direita. Precisamos de coesão social, não de guerra entre grupos.

    Responda
  28. Adenilson peneli

    Tudo em nome do liberalismo, enquanto que o secretário da educação compra milhares de equipamentos eletrônicos superfaturados e acredite de sua própria empresa, não tem problema algum, desde que massacre os professores, e enche o cofre dos amigos. Amigo saia da bolha, Lula não é Santo, mas o que temos para hoje, diante de um congresso podre, dominados por fazendeiros, que tel licença para fazer o que quiser, olhe para o Tietê l, aqui no interior, e pela bancada evangélica.

    Responda
  29. Adenilson peneli

    Meu caro, a direita é que vive de mentira e de lavagem cerebral, é fácil defender o capital, sem olhar para baixo, para milhões de desempregado, e de pessoas passando fome, os da direita os chamam de vagabundos, e acreditam fielmente que seria necessário reeditar o esquadrão da morte. Mas o capitão e seu clã, miliciano, corrupto, negacionismo e ladrão tudo bem afinal defende o capital, enquanto isto os professores se tornaram párias, empobrecidos, emburrecidos e ameaçados.

    Responda
  30. Neucir Valentim

    Lula deixou de ser esquerda há muito tempo, hoje ele é no máximo um Social Democrata, rumo ao Centro, com todas as concessões que ele tem feito e com as alianças pragmática que fez. A esquerda virou o Centro, a Direita virou extremista, e a extrema esquerda só existe em diretorio acadêmico de Faculdade de Sociologia.

    Responda
  31. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Fátima tubarão. Sem mais.

    Responda
  32. Carlos Telles

    Todos os artigos que leio trazem a esquerda como um filho problema, que tem que se reinventar. E a direita? Os articulistas têm medo de bater na direita? Ou não adianta? A sensação que tenho é que a esquerda é a salvação, ainda bem.

    Responda
  33. Rodrigo Flexa

    Na realidade, o articulista, em seu raciocínio, defende o seu patrão, a Folha, no mais, somente pirotecnia.

    Responda
  34. Rodrigo Flexa

    Na realidade, o articulista, em seu raciocínio, defende o seu patrão, a Folha, no mais, somente pirotecnia.

    Responda
  35. Rogerio toledo soller

    Hoje não temos o cunha pra abrir e comandar um impecavelmente!

    Responda
  36. ADONAY ANTHONY EVANS

    Exame perfeito. A arrogância da Esquerda é maior que a da Maria Antonieta, ou do Czar Nicolau. E tem mais, a Direita que em lugar de rastejar sobrenada o lôdo, é criação da fração da Esquerda delirante..

    Responda
  37. Fernando Alves

    A esquerda precisa aprender a fazer conta, o que eu acho muito difícil.

    Responda
  38. Felipe Vasconcelos

    O tal do "pensamento crítico" é sempre para outros, nunca para a própria esquerda.

    Responda
  39. Diego Rodrigues

    O argumento pra mim está ok, mas a quem se direciona o texto? Que esquerda? A militância digital? Partidária? O governo? Que armas devem ser baixadas? Ok, ok, todos sabemos que 'a esquerda' não venceu nada, foi o antibozoismo que prevaleceu, o país continua feito de carolas e defensores do sistema que vigora, mas governo cede anéis, dedos e braços pra governar, entrega pouco pra esquerda, e militância vai fazer o que tem fazer - gritar seus bordões e pressionar o poder, às vezes lambe-lo.

    Responda
  40. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro prof. Wilson seu artigo sintetiza td que a esquerda desprovida de autocrítica e sem espelhos no parlamento deveria saber e praticar.

    Responda
    1. Neucir Valentim

      A direita bolsonarista sabe o que significa autocrítica? Só rindo...

  41. NIEMEYER FRANCO

    E daí, perguntaria Bolsonaro. Entrelinhas enaltecendo a direita. E daí?

    Responda
  42. Ronaldo Pereira

    A arrogância é fruto da ilusão e da ignorância!

    Responda
  43. Florentino Fernandes Junior

    Professor, outro artigo brilhante. Vai ser vilipendiado como sempre.

    Responda
  44. JORGE CESAR BRUNO

    Concordo plenamente com o brilhante artigo!! O presidente Lula tem que abrir canal de diálogo com o centro e a direita democrática! Esqueçam os convertidos bolsonaristas, são uma seita que vive uma realidade paralela e torcem contra o Brasil!! A esquerda e o governo tem que abrir espaço, nos costumes e na economia com esses setores democráticos! A democracia agradece!!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Temer ?

  45. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Na mosca

    Responda
  46. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Realismo político é/são todos os golpistas, entre eles alguns jornalistas, na cadeia.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.