Opinião > Ataque à liberdade Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Edimilson Volpe

    É pura aliteração direitista da folha. Do tipo bolsonarista. Deve ser o mesmo editorialista de economia, de tao ruim e histérico.

    Responda
  2. Amauri Costa

    FSP, um jornal a serviço da infâmia.

    Responda
  3. Rubens gonçalves

    A única liberdade é a do inferno. Você não pode discordar do capeta. Porque lá não existe democracia. Vou ficar só na hipótese. Porque não conheço o céu. Lá Deus é soberano. Ninguém discorda.

    Responda
  4. paulo werner

    União Europeia anda precisando de lições sobre democracia que só os editores da FS poderiam dar.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Democracia é o mínimo....

  5. FRANCISCO SALES RAMOS TESTA

    Não entendi nada pois a própria f s p regula as postagens

    Responda
  6. Artur Carmel

    Lula e Cabeça-dw-Pika, dois agasalhadores do arbítrio

    Responda
  7. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Esse editorial é um ataque à democracia.

    Responda
  8. nelson de azevedo

    Editorial está atrasado. Primeiro as redes sociais e depois a chamada grande imprensa. Não tem volta.

    Responda
  9. José Roberto Franco Reis

    Lamentável esse editorial,mas vindo da Folha nada mais me surpreende.

    Responda
  10. Márcia Meireles

    Quanta abobrinha, nenhuma das falas propõe imposição de tutela do Estado ou órgão regulador apenas apontam a necessidade de discussão de regulação dessas novas tecnologias.

    Responda
  11. Waldir Roque Maffei

    Que ataque a liberdade? Que idiotice... Quem comenta isso é porque quer falar qualquer bobagem em nome da "liberdade de expressão". Vao estudar, estudar desocupados.

    Responda
  12. Antônio João da da Silva

    Quanta bobagem dessa análise da FSP, quem acredita que Moraes e Lula farão algo contra a liberdade democrática, é mais um artigo da folha buscando aproximação com o bolsonarismo.

    Responda
  13. Alison Sales

    Mentiras, ofensas, perseguições, calúnia nunca foram e jamais serão "liberdade de expressão". Acerta mais uma vez o presidente Lula e o Ministro Alexandre ao defenderem, de forma mais que coerente, a regulamentação e os limites das redes sociais. Pessoas podem ter suas vidas destruídas por conta do ódio expresso de forma impune nas redes, já passou da hora de sociedade e governos debaterem seriamente sobre o assunto. Esse artigo histérico da Folha em nada contribui para esse debate.

    Responda
  14. LUTHERO MAYNARD

    A regulamentação das redes sociais é necessária, mas nada que signifique, nem de longe, maior tutela do Estado. O grande problema é o da punição dos promotores de fake news. Não é difícil identificá-los e levá-los à justiça, mas aqui se encontra o principal problema: a justiça é de exasperante lentidão. Claro, ela não pode ser rápida como nos países totalitários, mas deve agir dentro de um tempo razoável, que contribua para dissuadir os criminosos de sofá.

    Responda
  15. Tadêu Santos

    A FOLHA SENDO TENDENCIOSA PRA DIREITA NÃO FUNCIONA E NEM PRAS ESQUERDAS, POIS FERE BRUTALMENTE A ÉTICA!!! As mentiras do Goebbels passavam a ser verdades utilizando vários meios de comunicação durante a II Guerra Mundial. A tática nazista 'goebblelsriana' atualmente é utilizada por grande parte da humanidade, seja no cotidiano das pessoas seja pelos órgãos de comunicação, escrita, falada, televisionada e pelas redes sociais!!!

    Responda
  16. Francisco José Bezerra de Menezes

    Atentado é permitir a continuidade da desinformação em detrimento da verdade. Fake news mata.

    Responda
  17. Lourdes Barros

    Meu comentário acabou de ser enviado para a moderação. De acordo com este editorial da FSP, minha liberdade de expressão foi prejudicada. E agora?

    Responda
    1. Eleonora Gutierrez

      Agora você e nós esperamos a legítima regulamentação das redes de internet para viver mais saudavelmente, sem notícias brutais, ofensas a honra alheia, mentiras que prejudicam a sociedade como um todo, ódios irracionais, Fakes, etc. Liberdade com Responsabilidade. Boa sorte!

  18. Lourdes Barros

    Por 4 anos fomos bombardeados, via redes sociais, por notícias falsas, informações distorcidas, cortinas de fumaça, golpismo explícito. As denúncias às redes quase sempre resultavam em: "não removemos o conteúdo por avaliarmos que não fere nossas regras...". O grande responsável, que usava o termo "liberdade" para justificar suas condutas ilícitas, ainda está no patamar de "possível indiciado". Só pela negligência com a pandemia, milhares perderam a vida. Devemos aguardar a justiça, FSP?

    Responda
  19. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Não vi editorial nenhum quando o tresloucado ameaçava diretamente a imprensa brasileira.

    Responda
  20. DOMIS VIEIRA LOPES

    Estão criando situações para tolher a liberdade de expressão, as leis existentes já são claras,se você falar inverdades e julgar alguém, espalhando mentiras serás jungados na forma da Lei, criar nova lei retirando liberdades é atentado contra a Democracia. Sabemos que o mesmo direito que tenho de falar, também tenho a obrigação de arcar com as consequências, criar lei amordaçando o cidadãos é por medo na sociedade que banca as regalias dos poderes. Já pensou não poder dizer que pagamos a conta?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Como assim?!

  21. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Folha. Publique logo o editorial "Vivas ao Bolsonaro".

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Aplausos!!!

  22. Paulo Luizona Castagnao

    A Folha poderia ser mais clara e dizer não queremos regulação das redes sociais, podem espalhar fake news a vontade. Mesmo que isso resulte em golpe de estado e em mortes.

    Responda
  23. João carlos Gonçalves de souza

    Este editorial precisa ser mais claro . O jornal não admite qualquer regulação da internet . É isso ? Se a Folha não aceitar críticas , fazer auto críticas , não precisaremos de nenhum jornalismo . Basta a internet como está então .

    Responda
  24. Maria Luiza Portugal Goncalves

    Só se for ataque a liberdade de propagar fake news e ódio. É isto que este jornal prega?

    Responda
  25. alonso barros

    Este editorial é a joia da hipocrisia que se tornou a Folha de São Paulo .Antes um jornal que buscava o equilíbrio de opiniões nos seus comentaristas e mais ainda no Editorial . Agora um jornal que perdeu o caminho , com análises partidárias , sem o menor equilíbrio. Foi -se a Folha , veio o Folhetim. Triste .

    Responda
  26. kenneth guimarães coimbra

    Alguém do jornal me explique, por favor. A expressão "metralhar petistas" é liberdade de expressão? Duvidosa a postura do jornal de querer que a internet continue sendo um mundo sem leis. No campo do Direito Constitucional, quando duas garantias entram em choque, uma deve prevalecer sobre a outra. Não existe direito constitucional absoluto!

    Responda
  27. Antonio Catigero Oliveira

    O direito à livre expressão é uma das bases da democracia, mas já sabemos, com experiências e sofrimentos próprios, que notícias falsas podem apodrecer todo o sistema democrático. Nunca concordei com monopólio do sistema de informações; principalmente informações tendenciosas e mentirosas, que causam instabilidades que convenientes a donos de sistemas de comunicação, como é o caso deste jornal. Aliás, quem ''flertou com o arbítrio'' na famigerada Lava Jato, deveria fazer a tal ''mea culpa''...

    Responda
    1. Uriel Wagn

      É Folha, foi mal, não acha não? Mas gente entende, Lava Jato, Ditadura ...

  28. Marcos Araujo

    É isto aí Folha. O importante é a conciliação entre as elites, o esquecimento dos malfeitos pelos golpistas, também das elites, e a plena liberdade para tudo destruir. Assim construiremos uma grande nação

    Responda
  29. Rosalino Pansica

    Ataque à democracia é ter regulamentação no uso das redes sociais. É não ter regulamentação que é um ataque à democracia. Por acaso esta Folha não tem regulamentação pra existir como jornal democrático?

    Responda
  30. Ricardo Andrade

    A Folha relativiza ataques a biografias e instituições, enfim à democracia, para que nada mude e ela mantenha sua subserviência ao fascismo.

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      É a FSP tentando tomar pra si a ca del a do fascismo.

  31. SIMONS SILVA

    Um editorial à altura do bolsonarismo!

    Responda
  32. Orasil coelho pina

    No Brasil o desejo é corrigir, proibir, censurar os erros dos outros!

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      Dejeto fascista!

  33. Ricardo Andrade

    A Folha não esconde sua subserviência ao fascismo.

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      Orasil faz discurso fascista e, quando friccionado aos dejetos de sua própria existência, faz de conta que é isentão. Orasil, sua falas somente ecoam entre os seus. Alguns ainda circulam por aqui, mas muitos se encontram na Papuda.

    2. Orasil coelho pina

      Ricardo é possível que você ainda não percebeu que a direita e esquerda são igualmente fascistas!

    3. Orasil coelho pina

      Ricardo é possível que você ainda não percebeu que a direita e esquerda são igualmente fascistas!

    4. Ricardo Andrade

      Nunca me calo. Você, fascista, nunca me calará. Já a sua face sempre friccionarei nos dejetos da sua própria existência, orasil.

    5. Orasil coelho pina

      Ricardo, porque não te calas?

  34. Glauber Lorenzini

    Querida Folha: internet não é terra sem lei, devassada ao cometimento de crimes, beleza? Lembrar de quantas vezes esse Jornal foi violentamente atacado por extremistas. Espero ter ajudado.

    Responda
  35. Uriel Wagn

    Não tenho dúvidas de que o que querem o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes é colocar limites à bandalheira que infestou a internet e redes sociais. Se esqueceram do famigerado "gabinete do ódio" Folha?

    Responda
  36. Uriel Wagn

    Mentiras na internet e redes sociais já mataram, destruíram, distorceram e difamaram. Colocar limites não é ataque a liberdade, é proteção à pessoa e à vida.

    Responda
    1. Maria Lima

      E também elegeram, além de presidente, a maioria dos políticos do congresso e da câmara. Uma lástima.

  37. Uriel Wagn

    Ataque à liberdade FSP? Fazem censura prévia nos comentários e vem com essa? Agora foi de lascar o cano mesmo.

    Responda
  38. Matias Santos

    O editorial parece desconectar-se da realidade. A regulação da mídia é crucial para conter máquinas de destruição de reputação, criadores de gatilhos de violência e linchamento virtual por fakes. A internet não pode ser uma terra sem lei. Defendo a necessidade de leis rígidas para regulamentar seu uso. As redes sociais disseminam diariamente informações falsas, iludindo os menos privilegiados, tirando-lhes o pouco que têm na esperança de uma vida melhor. Vivemos em um país abandonado pelo Estado

    Responda
  39. NIvalde Castro

    Defender a democracia, que foi sujeita a um golpe, é um ataque a democracia!!!! No editorial da FSP. Nesta linha editorial vou acabar cancelando minha assinatura.

    Responda
  40. Maurício Guimarães

    Que justiça dona Folha? Após um devido processo legal contra fake news, que leva tempo, o estrago já estará feito e o projeto de ditador da hora já estará eleito ou a reputação de alguém já estará na lixeira. Em que mundo esse editor vive?

    Responda
    1. Lourdes Barros

      Exatamente. Poupou meu comentário.

  41. Daniel Barbosa

    Editorial sob encomenda para ser compartilhado pelos seguidores de bolso, deliciosamente atacando o STF inimigo da liberdade de mentir e o Lula, como sempre. Tá sertim, tem que agradar os eleitores de bolso, maioria no estado do bolsoquistão. Esse editorial já está ajudando uma nova festa da selma. Amém e anauê!

    Responda
  42. Fernando Palhares

    A Folha podia se mirar na sua própria crítica ao governo e ao STF e deixar de regular nossos comentários também. "Pau que dá em Chico, tem que servir pra Francisco ".

    Responda
  43. Daniel Barbosa

    Que editorial ridículo! A União Europeia E os EUA, líderes do liberalismo, já entenderam que a Internet não pode ser terra sem lei e a folha vem defender o direito de mentir, trapacear, discriminar, incitar crimes, propagar calúnias e difamação. É como os editorialistas encastelados dissessem: temos o direito de dar notícias falsas de vez em quando. Vergonhoso. Um acinte ele editorial.

    Responda
  44. Jove Bernardes

    Ainda que concorde em classificar a ação da horda de vândalos de "estupidez golpista de uma turba de bolsonaristas desvairados", dona Folha pisa no tomate quando sugere ser possível remediar os abusos das redes sociais usando processos judiciais longos e condenações sujeitas a recursos a perder de vista. Não é assim. Há risco, admito, mas é preciso ousar, valer-se de ferramentas inteligentes, rápidas, eficazes, afiadas. Ou perecer.

    Responda
  45. PAULO ROBERTO HASSE

    Perigo real para a democracia são estes totalitários disfarçados de democratas . Enquanto clamam por democracia , querem implantar seus planos de poder autoritários , unicamente para consolidar vontades e vaidades pessoais de permanência e controle da vida pública como velhos Caciques políticos . O Brasil não pode cair neste conto .

    Responda
  46. Edailson Monteiro Rodrigues

    Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço né FSP, basta ver a censura nos comentários.

    Responda
  47. Edemar Afonso Gonçalves

    Nesse editorial a FSP se superou. Em nome de uma falácia encoberta por um chavao chamado " Liberdade de expressão" defende a terra sem lei da internet. Tudo na vida é regulado, porque a internet não pode?

    Responda
  48. José Cardoso

    Como disse o luizinho sobre o Zelenski, o careca do STF está se achando.

    Responda
  49. Edailson Monteiro Rodrigues

    Vou repetir, "perdeu FSP, tenta de novo em dois mil e trinta".

    Responda
  50. Fábio Enéias Luz

    É sério esse editorial, FSP? Ou foi um infiltrado da Jovem Pano que escreveu? Em que se transformou esse jornal! Que horror!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.