Elio Gaspari > É a segurança, senhores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
8 de janeiro não tem a ver com segurança pública, foi a PM do DF dentro do golpe. Era polÃtica e não segurança. O jornalista sabe disso e misturou os temas.
Não parece ter sido o caso de dono da joalheria desacautelado, mas espertalhão fracassado.
A segurança pública é o principal problema a ser discutido no paÃs. Infelizmente, para a esquerda democrática falar em segurança pública é organizar um tedioso debate sobre a sociologia do crime e a psicologia do criminoso. Para a direita neandertal é simples - para a direita tudo é simples - basta autorizar a polÃcia a matar os suspeitos de sempre (pretos, pobres). Enquanto isso, a insegurança continua, com milicianos alheios a debates intelectuais e a soldo das grandes gangues. Talkei?
Essa tentativa de jogar nas costas do Bozo o problema da Segurança no Brazil é desonestidade partidária.. O poder paralelo já vem existindo há mais de 20anoa. E não vai ser com a permissão das saidinhas de presidiários bad boys que a questão será resolvida. Em tempo: foram1 15 anos do petê no poder .
Élio nessa idade e com o prestÃgio que ele tem ainda precisa fazer essas coisas pra agradar o patrãozinho? Que decepção!
Q não se perca pelo sobrenome né maynard
Não sei a sua idade, mas imagino que seja mais de 14 anos. Portanto, está na hora de aprender a respeitar profissionais do nÃvel do Eli Gaspari. Você não é obrigado a concordar com ele ou com qualquer colunista mas, por uma questão de respeito próprio, deve expressar a sua discordância em termos civilizados, respeitando também os leitores do jornal.
Kkkk agora é etarismo mesmo. O veio caducou de vez
Quem tá parecendo mais caduca é o marido da futura presidenta....
Embora neandertal, é possÃvel não ostentar tal condição por escrito. Pega mal entre os sapiens.
Gaspari lembra quem era o Governador do DF? Lembra quem era o Secretário de Segurança do DF? Lembra de quem esses dois eram afilhados? Não lembra, não sabe nada disso - não conhece a história do Brasil atual.
Temos a impressão que o senhor Elio Gaspari não simpatiza com as governanças de esquerdas para colocar a experiência do Lula da Silva 3 em dúvida! Mas se o autor não é Lulista então não resta outra opção ideológica ser bozonazista, baseada no nome daquele dep pÃfio do baixo clero, que por ser terrivelmente ecoburro e reaça, tornou-se PR disputando com o Haddad em 2018, que é no momento o nome mais preparado à candidatura (caso o Lula não concorra), pelo Lulismo pra disputar com o bozonazismo!!!
E a culpa é sempre do Governo Federal. Esperava mais do Gasperi. Não há governos estaduais, nem governo no Distrito Federal.
...;e a petezada insistindo em defender o governo falido. Como cansa....
Governo falido? Você certamente está na página errada. As notÃcias sobre o Equador estão em outro local do jornal.
Governo falido ? Onde ?
Foi uma vergonha os polÃticos mais importantes não compareceram deixaram um belo recado.
Medo, Zelis. Medo. O diretor da PolÃcia Federal estava presente.
Abaixei atrás da cadeira, è tiro prá todo lado. Cê tá bem Elio?
Elio deu um quÃntuplo carpado para transferir para o foco da segurança (que, de resto, era de responsabilidade do GDF que, por sua vez, assegurou ao ministro da Justiça que a situação estava sob controle) algo - tentativa de golpe - que nada tem a ver em princÃpio com segurança...
Diz o autor da matéria que "Ricardo Lewandowski biografia e currÃculo, mas nunca prendeu um bandido". Tal afirmação nada tem a ver com as funções de um Ministro. Prender bandidos cabe à PolÃcia Federal, PolÃcia Civil e PolÃcia Militar, atribuições que Lewandowski jamais exerceu.
O doutor Elio Gaspari se esqueceu que a Segurança Pública da Esplanada dos Ministério é única e exclusivamente de responsabilidade do Governador do Distrito Federal, no cargo à época do oito de janeiro, o senhor Ibaneis Rocha, cujo Secretário de Segurança Pública era nada mais nada menos que Anderson Torres, ex-ministro da justiça de bolsonaro, um dos autores intelectuais do fatidico ato.
Esqueceu, não. Ele sabe muito bem. Assim como sabe muito bem que tipo de coluna os patrãozinhos gostam. Achava que a essa altura da vida e da carreira, ele não precisasse mais disso. Enganei-me.
É , nenhuma palavra sobre a docilidade com que os milicos trataram os golpistas por quase três meses nas portas de quarteis. Convido o Senhor Elio a parar um carro numa área dita militar na porta de um quartel. E contar por quantos minutos ficara por lá sem ser mandado circular. Pois é. A complacência de militares, que aliás protegeram os baderneiros em Brasilia até que seus iguais que estavam na arruaça fugissem pelas portas dos fundos, ameaçando a policia de BrasÃlia com blindados
O que fica pro gado eh que " o Lula não tomou providência" . Isso estraga o artigo.
Oi, Francisco, tomou sim, não declarou o GLO, a 'espinha dorsal' do golpe e a expectativa dos militares em prontidão no Planalto e a senha para os poderes no restante do Brasil.
Excelente artigo. É evidente que tivemos um apagão na segurança em BrasÃlia no dia 08, grande parte por omissão do governo do DF. Mas o governo atual errou seja por ter assumido a pouco tempo, por inexperiência do ministro da justiça , falta de iniciativa, incredulidade. Podiam, pelo menos, reforçar a segurança do palácio do planalto.
Nossa! Nem li tudo. O Sr diz que o culpado não é culpado pois culpados são os que não fizeram tombar ao chão os agressores que foram estimulados por um ano pelo que dizemos ser culpado e o Sr põe em duvida? Ê isso mesmo?
Não, aà não. Perguntar ao autor se o que ele escreveu foi o que você resumiu em poucas palavras tendo acabado de confessar que não leu o que ele escreveu é dose.
Lembro de um jornalista top q assassinou uma colega/amante e não sentiu o cheiro da cadeia. Foi condenado ? Passou quanto tempo preso ? O q não se faz por um emprego.
Rei Arthur. Convida a tubarão pra jantar na sua casa
O sr Monsores - será quié professor universitário?- citou um crime "de um jornalista" como exemplo de impunidade no paÃs. Retruquei, afirmando conhecer um presidente envolvido com um dos maiores esquemas de corrupção no paÃs (até agora, nada foi provado o contrário) e que só ficou um tempinho preso. O (a) editor da FSP censurou meu comentário. Quié quié isso...
Nesta terra com os maiores Ãndices de violência, as polÃcias estão fechadas em suas redomas, culpando cidadãs\os por transitarem nas ''perigosas ruas'', seja nas periferias, nas praias ou qualquer outro lugar que os incomodem a fazer seu trabalho, que é arriscado, obviamente, mas ninguém obriga uma pessoa a ser policial. Talvez, para a ''segurança pública'', o mundo ideal seria todos trancados em casa, trabalhando no computador sem incomodar o sossego dos batalhões, sustentado$ por impostos...
É a democracia, Élio, aquela que estava ameaçada.
Gaspari lembra a figura do engenheiro de obras feitas. O comandante da polÃcia do distrito federal e seus oficiais estão presos e apenas sairão da prisão preventiva para 30 anos de cadeia definitiva. Em 2024 veremos, voto a voto, o STF condenar Bozo a mais de 30 anos de cadeia (e a mais de 15 anos pelo roubo das joias). Generais serão julgados e condenados, empresários financiadores e polÃticos. A arraia-miúda já chegou a 17 anos de cadeia. Tudo isso com real implicação na eleição municipal.
Passaram vergonha, democracia sem povo.
Mostraram o tamanho do fiasco, uma festa só para súditos do rei, uma verdadeira decepção. PASSARAM UMA GRANDE VERGONHA! Cazuza que o diga, "Não me convidaram para está festa..."
Caro Elio Gaspari ótimo artigo sobre a insegurança pública ,seria o momento no Equador a ponta de um iceberg que contaminara td América Latina?
Eita! O Elio de sempre. Vez um quando uma vela pra Deus e centenas pro diabo...
A intentona direitista foi uma baderna organizada pela direita para provocar a decretação da GLO, transferindo todos poderes aos militares. A esquerda fingiu de sonza para emplacar essa narrativa delirante, primeiramente de terrorismo, e como não colou, de atos golpistas. Esquecem que desde a derrota declarada do seu candidato, os seus apoiadores desalentados estavam acampados nas portas dos quartéis pedindo golpe. Até então, o discurso oficial era de manifestações pacÃficas e ordeiras.
*fingiu de sonsa
Quanto ao Lewandowski nunca ter prendido um "bandido" resta saber quem foram os outros, ministros pretéritos dessa pasta que o fizeram. Seria desejável?
Evento só com a presença de petistas-gados... Até liquidação de mercado de bairro dá mais público.
Bastas os petistas para por Bozo e comparsas na cadeia.
Dureza, hein? Perdeu. Derrotado na eleição e no golpe..
tio elio passeando pelos limites do bom senso: "Contudo, se um sujeito tem uma joalheria e ela é assaltada, a culpa é do ladrão, mas o dono da loja deveria ter pensado na proteção de seu patrimônio". parece que a moda de ocasião em certo colunismo polÃtico é a de atribuir a culpa à vÃtima, não?
Poisé... Se a moça foi assediada, a culpa é do assediador. Mas custava ela vestir uma saia mais comprida? Tava querendo coisa, né não? Ironia on, é sempre bom avisar...
Se existissem redes sociais livres à época, não existiriam os ditadores nazistas, fascistas e comunistas que existiram no século passado. As redes sociais livres são a garantia da democracia.
Alguém explica pra Colombina? Eu não tenho mais paciência.
Golpe é o que o governo Lula e seus advogados do STF aplicam no pobre trabalhador .
Salário com aumento real, respeito aos direitos conquistados, comida mais barata, desemprego caindo... É... coitado do trabalhador
Sonegando vacina, balões de oxigênio, desmontando programas sociais, o SUS, os ministérios, os serviços de controle, de saúde, educacional etc. Comprando mansões com dinheiro vivo, ganhando joias valiosas fruto de tenebrosas transações, transportando drogas no avião da FAB etc.
Bom era gasolina a oito e óleo de soja a dez. Vá dormir e sonhar com o golpe
Seu corrupto de estimação será condenado a mais de 30 anos de cadeia pelo golpe e mais de 15 anos pelo roubo das joias. Lula disse que tem 4 anos para acabarmos com o bolsonarismo (se preciso 8 anos). Quem não acredita nisso, não acreditava em Lula livre, Lula elegÃvel e Lula eleito. A direita tem dificuldade intelectiva, despreparo cultural e psicopatia, chegando a bater continência pra pneu e querer contatar extraterrestres para o golpe kkkk
Não se trata de tentativa mas derrota! Falar em "tentativa" de golpe não minimiza a gravidade do crime praticado e a responsabilidade dos que já vinham colocando bomba para explodir caminhão tanque no aeroporto da capital, tentando invadir o prédio da PF e vandalizando no doze de dezembro, convocando os seguidores para a revolta. Tudo sob o suporte e complacência de agentes públicos e privados fiéis ao derrotado nas urnas. Temos que comemorar a data do fracasso do golpe contra a democracia!
Não...Pelamôdedeus, mas só o tÃtulo do evento em BrasÃlia já fiz tudo, "Aniversário da Tentativa de Golpe"...Se a criatividade estiver no mesmo patamar do Plano de Segurança Nacional, tamo phodidos...
Seo Elio, peço licença para discordar. Só os arrogantes, primos-irmãos da prepotência, os totalmente ingênuos e os agentes usuais de má-fé, desconhecem o ditado popular: dar corda para o inimigo se enforcar sozinho! CaÃram nessa? Ou o fato do candidato a ditador, Jair, auto exilado na Florida e seu pau-mandado, Anderson Torres, então secretario da segurança do DF também escafeder-se na Florida criaram o clima de tudo em ordem? O fulano que puxa o gatilho não se compara ao fabricante da arma. JK
Vem aà a iniciativa do esquerda para legalizar o consumo. O crime organizado agradece.
vou recomendar ao zé simão que não substitua seu lendário colÃrio alucinógeno pelo kibe psicodélico que nacib consome. que fase!!!
No,qual governo surgiu a fila pra comprar osso no açougue ?
Pelo contrário; a bancada do tráfico será a maior prejudicada com a legalização do consumo, pois isso pressupõe necessariamente a liberação também do cultivo e do comércio. Isso significa tirar o bandido do negócio (é claro que ele irá procurar outro), como aconteceu nos EUA quando revogaram a Lei Seca e liberaram o álcool.
Muito bem observado. Mas seria interessante a grande imprensa valorizar mais reportagens investigativas e implantar, a exemplo da Folha, mais ombudsman e menos editores de publicidade e propaganda.
Tem razão.
Não tem como. A publicidade é a vitta da economia de mercado.
Boris Casoy acha que o PT não é tão democrático assim e que o oito de janeiro foi um evento com intenção de enaltecer o presidente Lula. Parece que essas manifestações em prol da Democracia fracassaram, pq não havia nela o povo! E a segurança? É a fsp na marcha com lula e o sakamoto pela construção de uma Democracia com tijolos, cimento e pedreiros do PT!
Boris Casoy é tão democrático, não é mesmo? Dá um Google aà com o nome dele + garis. Depois a gente conversa.
O achismo
O que fazia e dizia Boris Casoy durante a dita dura? Sabes?
Boris Casoy está "caducando", infelizmente. Não fala coisa com coisa. Está numa realidade paralela.
Seguir prendendo e matando bandidos é necessário. Acontece que muitos inocentes morrem nessa guerra. Aqui nossa legislação não permite a pena de morte. Ainda bem. Se prendem, eles saem mais afiados da prisão, se matam, outros vêm ocupar esse lugar. Os governos necessitam pensar algo, fora desse imediatismo, que atinja as causas, não apenas os efeitos.z
A melhor definição para a segurança pública de todo o pais: bichada.
Só a turma do andar de cima esteve presente. Nas redes sociais, vÃdeos dos violentos atos "não golpistas" promovidos por sindicalistas e movimentos sociais, há alguns anos, estão disponÃveis e assistidos por milhões de brasileiros. O povo sabe o que de fato acontece. As redes sociais livres são a verdadeira salvação da democracia.
Enviesado? Qual o olhar certo? O da Globo?
Que olhar enviesado !
Pertinente análise, Elio. O problema da segurança publica é complexo e o governo federal tem grande parcela de culpa, desde minimizando furtos (lembremos a fala célebre sobre o roubo de celular), passando por uma justiça leniente com crimes de menor impacto (mas que quando combatidos inibem os que agem motivados pela impunidade) e pelas nossas fronteiras desguarnecidas. A indicação do Lewandowski para a pasta da Justiça e Segurança Publica será um tiro no pé do governo de plantão.
E enquanto isso..., nossas Forças Armadas encontram-se concentradas nas capitais e grandes cidades, pintando e faxinando os quartéis, quando não estão praticando esportes, e nossa fronteira e litoral entregues à própria sorte!
As celebrações, salvo as minorias dos vândalos presentes como sempre, foram e são contra a Corrupção que tomou conta da Nação desde o Mensalão, passando pela Petrobrás e os irmãos da free boi, todas com assinatura do pt, o resultado das impunidades é esse que o prefeito do Rio disse ontem que o pcc exige pagamento de propina para permitir obras da prefeitura. No pleito passado perdeu o mané da honestidade e venceu os manés da Corrupção. Triste Nação.
Não sei nem por onde começar
Vc é ingênuo assim mesmo? Ou é o gosto pelo cultivo da tolice e da ignorância? Acha mesmo que a corrupção aqui começou há vinte anos?
E sobre a venda da refinaria da Petrobras na Bahia por 11 BILHÕES de reais abaixo do valor de avaliação o que o senhor tem a dizer? E sobre a compra das vacinas pelo governo do corrupto capitão com sobrepreço de 1 dólar por unidade? Negociata tipo 400 MILHÕES de dólares. E só não aconteceu por causa da imprensa q divulgou essa tentativa de roubo. Corrupção não foi só no governo do PT mas pelo menos não foi o governo mais incompetente na gestão da economia como o do capitso e Guedes.
Quem seria o "mané da honestidade"? Seria o mané das jóias e racahadinhas?
Crônica lúcida e pertinente...está aà o Equador com a derrocada das Instituições de Segurança frente ao Crime.
O colunista parece estar confundindo alhos com bugalhos. Segurança pública é uma coisa, e segurança das instituições é outra. Enquanto as deficiências e falhas da primeira podem prejudicar qualquer cidadão, as da segunda, na medida em que prejudiquem um grupo polÃtico, vão certamente beneficiar o grupo que lhe seja adverso.
Paulo Dufrayer, data vênia, seo Elio não confunde alhos com bugalhos, ele age politicamente e adora tons de verde-oliva. JK
Há decadas, graças à legislação penal arcaica e ultrapassada, as polÃcias enxugam gelo e o prende-e-solta faz a alegria da bandidagem. Bandidagem que inclui suspeitissimos juÃzes (plantonistas, em sua maioria) que soltam criminosos com extensas fichas corridas (ou "capivaras", no jargão popular). E os magistrados correm soltos. Como os marginais!
Excelente artigo.
imagine minha supresa com mad max.
Elio, se no Rio prendem quem nada devia à justiça, em BrasÃlia foram presas presas pessoas que nem participaram dos atos do dia 8. Uma arbitrariedade bananeira e vc nada. A polÃcia em vários paÃses faz arbitrariedades e isso não pode acontecer, mas nosso problema não é só esse, é a complacência do Estado com o crime. Deixaram correr solto em décadas de demagogia e conversa fiada como a sua.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > É a segurança, senhores Voltar
Comente este texto